O Deus que Intervém!

Mensagens Avulsas  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Texto

Gênesis 45.1–9 RA
1 Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2 E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. 3 E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele. 4 Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. 7 Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. 8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. 9 Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores.

Contexto.

Escrito por Moisés.
Gênesis é o livro dos começos, das origens, o livro tenciona registrar como tudo começou.
Dividido em duas partes. História Primeva 1-11 e História Patriarcal 12-50.
Após a criação descritas nos cap 1e 2 temos o relato da queda.
A conclusão do relato da queda é uma promessa de Deus de que da semente da mulher nasceria um que pisaria a cabeça da serpente, ou seja, lhe daria um golpe mortal. Ainda que fosse ferido no calcanhar, um ferimento não mortal.
Após alguns desdobramentos somos levados à história patriarcal, que tem como objetivo introduzir os desdobramentos que intencionam culminar na vinda do Messias, esse é o ponto, uma vez que é da sementa da mulher que virá a redenção, logo o texto sagrado se ocupa em informar-nos como Deus trabalho na história e moldou a história para cumprir os seus desígnios.
Com isso temos a história de Abraão, Isaque e Jacó.
12 filhos de Jacó: Rubens, Simeão, Judá, Levi, Issacar, Zebulom, Naftali, Aser, Gade, Dã, José e Benjamim.
E dentre os filhos de Jacó dois possuem uma ênfase especial na narrativa, um deles é José e o outro é Judá cuja história está em relação coma história de José, basta ver que a história de José começa no cap 37 e no cap 38 a história de José é interrompida e o texto no fala de Judá e Tamar, para no 38 voltar a falar de José, a ideia é provavelmente fazer uma comparação entre as ações de José e Judá.
Vamos a história de José.
...
Muitos tendem a interpretar e aplicar a história de José à suas vidas de uma forma muito pessoal e individual, porém, uma das regras básicas de interpretação de texto é respeitar a intenção do autor. E o autor aqui não tem a mínima intenção em dizer que assim como José venceu vc e eu tbm vamos vencer. Ou que assim como José governou, vc e eu tbm vamos governar, de jeito nenhum! A Intenção do autor com essa história é mostrar o que Deus estava fazendo por meio da vida de José.
Gênesis 45.5 RA
5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Gênesis 45.7 RA
7 Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento.
Gênesis 45.8 RA
8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.
Gênesis 45.9 RA
9 Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores.
Gênesis 50.20 RA
20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Aplicação!
Deus sabe de todas as coisas e cuida de tudo de antemão.
Assim como sabedor da fome que viria enviou José ao Egito vários anos antes da catástrofe acontecer e livrou seu povo para que a promessa de Gn 3.15 se cumprisse. A promessa feita à Abraão se cumprisse, a promessa feita à Isaque e a Jacó se cumprisse.
Por meio dessa preservação a nação de Israel não foi extinta na sua gênese, e centenas de anos depois, numa bela noite, uma menino nasceu, um menino que não era um bebê comum, mas era o menino Deus, que cresceria e por meio de sua morte seria ferido no calcanhar, mas por meio de sua ressurreição causou a ferida de morte na serpente, no proporcionando salvação.
Mas se a história de José não se aplica diretamente à mim, o que posso aprender com ela?
Aprenda que o Senhor te ama, e Jesus Cristo foi enviado para te salvar!
Aprenda que Deus conhece todas as coisas e preserva o seu povo!
Aprenda que nada foge ao domínio e ao controle de Deus!
Aprenda que esse momento difícil que vivemos, Deus está no controle, Deus tem seus objetivos, e todas essas coisas, ainda que não compreendamos, cooperam para o bem daqueles que ama a Deus! Você ama a Deus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more