Sem título Sermão (4)
Sermão em Filipenses • Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Texto: Filipenses 1:1-11
Texto: Filipenses 1:1-11
Grande Ideia: A saúde do Evangelho entre os filipenses......
INTRODUÇÃO
Em Atos 16:12, Lucas relata como a igreja foi fundada pelo Apóstolo Paulo. Filipos era uma cidade da Macedônia, hoje Grécia. Cidade que ficou muito conhecida, por ser palco de grandes batalhas envolvendo César, Antônio e Otávio. Grandes líderes romanos.
SAUDAÇÃO (1-2)
- Essa saudação tem muito a nos ensinar, pois como fez em outras cartas, Paulo não precisa reforçar sua autoridade apostólica. Isso demonstra o respeito que a igreja tinha pelo apóstolo. Esse respeito era devido ao ensino dos lideres da igreja. Pode ser, por isso, que Paulo, juntamente de Timóteo faz questão de cumprimentar a liderança da igreja, a saber: Bispos (mesma palavra para presbíteros) e os diáconos.
Aplicação: Uma boa liderança, conduz a igreja ao caminho da submissão a Cristo. Essa submissão a Cristo é demonstrada por meio do respeito que a igreja tinham ao testemunho apostólico.
- Outra lição, ensinada aqui, é que Paulo e Timóteo se apresenta como escravo (Essa é a Palavra certa aqui - explicar porque em algumas traduções é usado servo e não escrevo).
Aplicação: Uma boa igreja, é uma igreja que sabe servir.
2. PAULO ORA AGRADECENDO A DEUS PELO ENVOLVIMENTO DOS FILIPENSES COM O EVANGELHO (3-8)
Verso 3: A igreja de Filipos era uma igreja que trazia saudade ao coração do apóstolo. Uma igreja, comprometida com evangelho, sempre será uma igreja agradável e que deixa saudade.
Verso 4: Tanto é verdade que Paulo tinha saudade desta igreja, que as recordações que ele tinha no coração trazia alegria ao seu coração. Era algo tão marcante que ele sempre mencionava essa igreja em suas orações.
Verso 5: Ele passa a falar do porque ele agradece a Deus, o agradecimento era devido ao fato dessa igreja ser envolvida com o evangelho e de como perseverava constante nesse Evangelho. Lembre que muitas igrejas se desviaram do verdadeiro evangelho. Contudo, eles estavam firmes desde o primeiro dia. Aplicação: O recebimento do evangelho é importante, mas continuar nesse evangelho é importante também.
Verso 6: Ele passa a mostrar que a obra do Evangelho é uma ação Soberana de Deus na vida do homem. Deus é aquele que começa a obra e o que termina a obra. Foi ele quem nos escolheu, atribuir a salvação a uma vontade livre do homem, mostra dois equívocos: O não conhecimento de Deus e não conhecimento do Homem. Deus é Soberano, isso é afirmado aqui. É o homem natural, nunca chega a Deus. Se não for uma ação de Deus, não podemos ser salvos. É Deus quem começa e quem termina. E tudo isso, por sua livre e Soberana vontade.
Verso 7: Essa igreja está firme em todos os momentos, tanto nos de alegria, como os de tristeza. Uma igreja fiel é perseverante em meio a todas as circunstâncias.
Verso 8: Todos esses adjetivos fazem o apóstolo ter saudade desta amada igreja.
3. PAULO ORA PARA QUE O AMOR E O DISCERNIMENTO CRESÇA ENTRE ELES (9-11)
Verso 9: Paulo ora para que o amor deles aumente. Uma igreja nunca pode ser acomodar. Sempre tem que querer ser melhor. Uma igreja que se acha boa demais, está correndo o risco de não ser bem vista aos olhos de Deus.
Pede ainda que eles tenham discernimento. Discernimento ajuda nos relacionamentos. mas também em identificar, heresias que podem afastá-los do caminho bom.
Verso 10: Paulo clama pela maturidade e santidade dos irmãos. E que eles perseverem assim até a volta do Senhor. Aqui podemos destacar também a perseverança até a morte.
Verso 11: Paulo ora ainda para que eles tenham frutos de justiça. A frase é alto explicativa, para que suas obras reflitam a glória de Cristo. Afinal de Contas as obras acompanham os eleitos, pois decretou essas obras, antes da fundação do mundo (Ef. 2)
CONCLUSÃO
Logo, pode-se concluir que a igreja de Filipos tem muito a nos ensinar. Precisamos ser uma igreja envolvida com a causa do Evangelho, pois uma igreja, só é igreja se vive e proclama o Evangelho de Jesus, nosso compromisso não está nas coisas desse mundo, mas nas coisas de Deus.
Nunca achemos que não existe nada que precise melhorar, a igreja mesmo sendo uma boa igreja terá aspectos que precisam ser melhorados cada dia mais, para que chequemos a uma maturidade.
Que essa também seja nossa oração.