Saudações finais e doxologia
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Esse é o último sermão de Romanos, depois de algum tempo. Estamos finalizando no capítulo 16: 21-27 é a parte final onde ele faz mais uma saudação e então, finaliza com uma doxologia. Não é a única que Paulo faz, pois quando ele encerra o capítulo 11, faz um momento de louvor, glorificação a Deus por tudo o que havia escrito e sido revelado ao apóstolo.
fsf
I. SAUDAÇÃO E LEMBRANÇA DE AMIGOS MINISTERIAIS - vv. 21-24
O quanto “essencial” somos para a igreja loca?
Timóteo - um amigo muito próximo de Paulo;
Tércio que escreveu aquela carta;
Gaio, hospedeiro (homem que apoiava o ministério Paulino) e recebia a igreja em sua casa.
II. UMA EXPRESSÃO DE LOUVOR A DEUS POR SUA OBRA - vv. 25-27
Deus é poderoso para nos confirmar:
a. Segundo o meu evangelho - que consiste na pregação de da pessoa de Cristo - v. 25
b. Segundo a revelação do mistério que estava em silêncio - a igreja unificada em Cristo - foi dado por meio das Escrituras proféticas.
c. Segundo o mandamento do Deus eterno - é o decreto de Deus na eternidade fosse revelada às nações para a obediência por fé por meio de Jesus.
Conclusão.
A sabedoria de Deus (único) em dirigir todas as coisas;
Cristo é o meio e alvo de nossa adoração;
Para todo o sempre!
O que torna um cristão vibrante no culto, na vida na piedade é o conhecimento teológico. Paulo é um exemplo de que sua teologia se tornou em doxologia.
Ceia do Senhor.
Neste momento tomaremos a ceia do Senhor. Ficamos longe por meses sem poder tomar a ceia do Senhor. Transmitimos online, mas não existe culto online, porque o culto é congregacional ou seja, configura comunhão. Não servimos a ceia online porque tomar a ceia significa “comer juntos” anunciar Cristo.
O principal assunto da Santa Ceia, conforme apresentada por Paulo em 1 Coríntios, diz respeito à união do Corpo de Cristo. Vimos que essa união dizia respeito (1) ao ajuntamento; (2) a lutarem contra divisões humanas, (3) à comunhão de todos com o único pão que é Cristo e (4) ao dever de se examinar se estamos sendo dignos do corpo de Cristo (igreja) ao comermos.
Tomar a ceia online faz com que se perca a beleza e o significado onde cada um prepara o seu pão e o cálice, por isso, retomar a ceia do Senhor deve ser motivo de alegria e contentamento para nós!
I Co 11: 28 - avaliação pessoal sobre a ceia do Senhor..
Há um convite para sentar à mesa do Senhor!
Tomar a ceia.