OS SINAIS DOS ÚLTIMOS DIAS.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Introdução:

Muitas pessoas sempre perguntam sobre o fim dos tempos, sobre como os últimos dias. E alguns pensam que os últimos dias são os que antecedem os dias antes da volta de jesus, porém, esse conceito é equivocado. Porque os últimos dias segundo a Bíblia é um pérido desde o nascimento de Jesus até sua volta. A Bíblia fala dos últimos dias e fala do último Dia. E quais são os acontecimentos, o que marca esses últimos dias? Vamos ver 3 sinais dos últimos dias.

I. AVIVAMENTO (17,18).

O A.T preve que nos ultimos dias, na era Cristã, Deus derramaria do seu Espírito (Is 32. 15, Is 44. 3; Ez 39. 29). O A.T preve grandes momentos de avivamento na era Cristã.
A linguagem usava é de “derramento”, isto nos lembra a água líquida, pense na imagem de uma extensa chuva que cai sobre todos. A ideia aqui é de abundância, uma metafora de dá e destribuir amplamente e nesse caso, o Espírito é que está sendo derramado.
Ilustração: o desejo de Moisés que todos fossem profetas ( Nm 11. 26- 30).
Na Antiga Alinça o Espirito Santo vinha habitar temporariamente com poder de capacitação sobre clases especias: Reis, Sacerdotes e Profetas. Agora isto mudou, o avivamento chegou para todos na era Cristã. Não há distinsões sociais como:
Sexo: “Vossos filhos e vossas filhas” ( v.17).
Idade: “ Vossos Jovens ... nossos velhos” ( v.17).
De categorias: “ Até sobre os meus servos e minhas servas”.
5. Perceba que todos agora tem acesso a visões, profecias e sonhos - uma dádiva universal do Espirito Santo.
6. O que significa profecias aqui? Há muita discução sobre isto. Porque no NT não diz que todos são profetas, mas que algumas pessoas são chamadas de profetas. Acontece que profecia aqui tem um sentido de conhecimento do Senhor: como conhecimento de Deus através de Cristo que o Espírito Santo ascende e faz queimar através da palavra do evangelho”. Nesse sentido, todos nós agora em Cristo somos reis, profetas e sacerdotes.
Aplicação:
Pensemos na necessidade de avivamento urgente.
"Avivamento não é ação da igreja, mas de Deus. Avivamento é obra soberana e livre do Espírito Santo. A igreja não promove e nem faz avivamento. A igreja não é agente de avivamento. A igreja não agenda e nem programa avivamento. A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho da sua chegada. A igreja não produz o vento do Espírito, ela só pode içar suas velas em direção a esse vento".( Hernandes Dias Lopes, Avivamento Urgente)
Movidos por um avivamento, os irmãos moravios, Iniciaram em Hernhut, Alemanha, no século XVIII, o movimento de oração contínua (24 horas), que durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a serem a resposta. Mais de 2150 membos de sua igreja foram enviados como missionários.
Cometemos um erro quando achamos que apenas a liderança da igreja precisa de avivamento.
O avivamento é para os jovens da nossa Igreja. Para os idosos. Para as mulheres e homens. Como está sua vida espiritual?

II. EVENTOS CÓSMICOS ( 19, 20).

Segundo John Sttot esses eventos começaram já na sexta-feira santa, quando Jesus morreu ( Lc 23. 44,45). Jesus também disse que antes da sua volta, esses sinais seriam visiveis ( Lc 21. 25).
Prodigios falam de atos sobrenaturias operados por Deus. Além do derramamento do Espirito Santo, há sinais mencionados no texto que devem acontecer: sangue, fogo e nuvem de fuma,esses sinais trarão conseguências para o sol e a lua ( v. 21).
3. A Bíblia prevé eventos catastroficos sobre a Sol e Lua antes da vindad e Cristo ( Is 13. 10, Mc 13. 24, Ap 6. 12).
4. Ilustração: A 9º praga no Egito.
5. O grande e glorioso Dia do Senhor ( 1Ts 5.2, 2 Pd 3. 10 )
Aplicação:
Estamos "nos últimos dias", mas ainda não chegou "o último Dia"; devemos aguardar eventos catastróficos da grande tribulação, antes da vinda de Cristo.
Dentro de 5 bilhões de anos, o Sol vai começar a se expandir. Daqui a 7,5 bilhões de anos sua superfície alcançará a órbita terrestre, “engolindo” a Terra. O texto que lemos fala de fogo e vapor de fumaças. Mas será que vai demorar tanto? Como isto será? O que irá acontecer daqui para frente?

I. SALVAÇÃO (21).

Nos útlimos dias aconterá Salvação. Pregação do evangelho também é um sinal dos últimos dias ( Mt 24. 13, 14).
Talvez o contexto desse verso em Joel, esteja relacionado à guerra, a ideia de sangue, equivale a um massagre, alguns enxergam incluisve se refugiar do massagre na cidade de refugio. No Novo Testamento o Senhor, pode ser identificado com Cristo.
Entre o nascimento de Jesus e seu retorno estende-se um período de uma longa oportunidade, durante o qual o evangelho será pregado.
Aplicação:
Nos estamos vivendo o tempo da salvação ( Hb 3. 8).
É uma oportuniadde para pregarmos o evangelho.
O Testemunho de Agostinho de Hipona.
Related Media
See more
Related Sermons
See more