O BISPO É O PASTOR DOS PASTORES?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
BISPO: É a tradução da palavra grega “Epsicopo” (ἐπίσκοπος). Siguinifica literalmente “supervisor” (Formado de ἐπι “por cima de” e σκοπή “olhar, vigiar”). “Referindo-se ao líder da Igreja, aparece 5 vezes no Novo Testamento, sendo 4 vezes nos escritos de Paulo ( cf. I Tm 3:2).
Vale ressaltar que apenas Paulo e Pedro usam ἐπίσκοπος tendo em mente a natureza da tarefa daqueles anciãos (presbíteros), ou seja, a tarefa de supervisionar o rebanho
O “bispo” é o “pastor dos pastores”, como é ensinado pelas igrejas Neo-pentecostais? Os títulos de “bispo” e “presbítero”, pelo menos durante a maior parte do primeiro século, eram termos intercambiáveis. Não havia no principio o bispo no sentido moderno, mas um grupo de vários oficiais recebia algumas vezes o título de “bispo” e outras vezes de “ancião”.
O surgimento do “bispo monárquico” se deve a situação política da igreja entre 100-313. Para ele o bispo era uma espécie de garantia da unidade na constituição da Igreja.
Na época dos pais apostólicos, em especial em Inácio de Antioquia, o bispo começou a ganhar proeminência em relação aos anciões ou presbíteros. Em 341 “o sínodo de Antioquia declarou que o bispo da capital era metropolitano, com precedência na hierarquia e os outros nada de extraordinário podiam fazer sem ele.
Segundo o presbítero Francisco Martins em “Ofício de Presbítero”; Ed Cultura Cristã, a proeminência do bispo sobre o presbítero se deu da seguinte maneira:
Presbítero,
Presbitero-bispo,
Presbítero e bispo.
Bispo e presbítero,
Bispo local, das igrejas da cidade e
6º Bispo Metropolitano.
Mas a final, o que as Escrituram dizem? A Bíblia afirma que o bispo e presbítero são termos para o mesmo ofício. Vemos isto, quando o Paulo orienta aos presbíteros dizendo que é dever deles pastorear a igreja de Deus.
Primeiramente Paulo manda chamar os Presbíteros: “De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros (πρεσβυτέρους) da igreja” (Atos 20.17). Depois lhes diz: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos (ἐπίσκοπος), para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue”. (At 20.28).
A Constituição da Igreja Presbiteriana em seu art. 30, Parágrafo único, esclarece o seguinte sobre os títulos mencionados na Bíblia para o pastor: “Os títulos que a Sagrada Escritura dá ao ministro, de Bispo, Pastor, Ministro, Presbítero ou Ancião, Anjo da Igreja, Embaixador, Evangelista, Pregador, Doutor e Despenseiro dos Mistérios de Deus, indicam funções diversas e não gruas diferentes de dignidade no ofício”
Related Media
See more
Related Sermons
See more