Qual final você quer para sua história de vida?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 61 views
Notes
Transcript
Handout

INTRODUÇÃO - A HISTÓRIA DA BÍBLIA

Às vezes, quando olhamos para a bíblia, pensamos que é um livro que contém várias histórias, diversos personagens, um enredo que contém múltiplas narrativas.
Mas na verdade, a bíblia é um livro que conta apenas uma única história, a redenção, e seu único personagem é Jesus. Do início ao fim, de Gênesis a Apocalipse, a bíblia conta apenas uma única história da redenção, cujo protagonista é Jesus.
Jesus Cristo é o personagem principal e protagonista da narrativa histórica da bíblia.
Citar os exemplos de:
· Bereshit
· O primeiro adão era sombra de Jesus Cristo
· Gênesis 3:15
· Abraão e Isaque
· A 10ª praga do Egito
Jesus é o personagem principal da história do mundo, da história do universo. A história da Redenção só faz sentido com Jesus.
O problema é que às vezes somos acometidos da síndrome de Forrest Gump. Essa síndrome é aquela em que nos colocamos no centro da narrativa da história de nossa vida, e Deus passa a ser um mero coadjuvante.
Essa síndrome nos rouba a maravilhosa experiência de sermos coadjuvantes na história de Deus.
Hoje veremos como fazer de nossa história de vida, uma história melhor, sem corrermos o risco de nos contaminarmos com babilônia.

1. O QUE NÃO FAZER PARA SER BEM AVENTURADO

ACF2007 - Salmos 1:1: BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2.1. Bem aventurado

Quem é que não quer ser bem aventurado, ser feliz, ser abençoado? Todos nós queremos isso para as nossas vidas. O problema é que nós queremos isso, mas a construção da nossa história de vida parece nos empurrar, ou nos impulsionar para o sentido oposto da bem aventurança.
É como se internamente no nosso espírito desejasse ser abençoado, ser feliz, mas algo fora do nosso espírito, fora do controle do nosso espírito, nos direcionasse para o sentido oposto da bem aventurança, da felicidade.
Fica claro que a nossa carne, a nossa carnalidade, a nossa humanidade caída, nos direciona para um caminho que “aparentemente” é de uma vida boa, de uma vida feliz, de uma vida abençoada, mas é só aparência. Somos enganados pelos nossos sentidos.
Mas esse salmo irá nos ensinar como resolver isso. Como de fato, podemos alcançar a bem aventurança, a felicidade, como sermos abençoados.
Todos querem ser bem aventurados. O salmista vai ensinar como ser bem aventurado, mas primeiramente ele vai ensinar o que não devemos fazer para depois ensinar o que devemos fazer.

2.2. Não anda segundo o conselho dos ímpios

Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios.
· Quais os conselhos que têm definido a sua história de vida?
· De onde vem os conselhos que define sua trajetória de vida?
· Quem você anda escutando?
· Quem está pautando a narrativa de sua história?
E quando eu digo aqui, quem você anda escutando, eu não estou apenas dizendo sobre escutar uma pessoa um indivíduo, mas qual a fonte o que você tem bebido para definir a sua história de vida, o seu modo de viver, a sua conduta de vida.
Hoje muitas pessoas são definidas pelos conselhos de gente que ela nem conhece, são influenciadas pelas mídias sociais, por blogueiros, por youtubers, por pessoas ímpias que não tem Deus no coração.
Aquilo que ouvimos, determina os nossos pensamentos, os nossos pensamentos determinam as nossas crenças, as nossas crenças determinam as nossas ações, e as nossas ações determinam quem somos, e em última análise a história da nossa vida.
· Quem está pautando a narrativa de sua história?
Tem muitas histórias de vida de cristãos sendo escritas por conselho de ímpios.
Se quem está pautando a narrativa de sua história são pessoas ímpias, não importa o quanto de santidade você busque, o resultado será sempre o contrário de bem aventurado, de felicidade, o resultado será morte.
· Recordemos o cenário do Jardim do Éden.
Eva poderia pautar a narrativa de sua vida pelo conselho de seu esposo, Adão, ou até mesmo pelo conselho do próprio Deus. Mas Eva deu ouvidos a serpente, ao conselho dos ímpios. O resultado inevitável foi a morte.
· O que define a sua história cristã? O seu cristianismo?
Você tem buscado na fonte direta (Bíblia)? Ou o seu cristianismo é aquele definido por memes das redes sociais?
Qual é sua base de fé? Quais são as doutrinas da sua fé?
Sua base de fé, sua doutrina é aquela montada apenas através de vídeos de internet, vídeos estes que você sequer conhece os pregadores?
Vídeos de pessoas que você nunca viu, ou que você não conhece a vida cristã?
Ou a sua base de fé é fundamentada diretamente na palavra de Deus?
· Onde você recebe o conselho dos ímpios?
· Muito cuidado porque hoje você não recebe o conselho dos ímpios apenas quando você conversa com uma pessoa e essa pessoa lhe dá algum conselho.
· Você recebe o conselho dos ímpios quando você abre o celular e navega numa mídia social;
· Você escuta o conselho dos ímpios quando você liga a televisão e assiste uma novela;
· Você escuta e segue o conselho dos ímpios quando você assiste um jornal que tem uma linha editorial subversiva;
· Você escuta o conselho dos ímpios até mesmo quando você coloca o seu filho na frente de uma televisão para assistir um desenho com mensagem subliminar;
· O conselho dos ímpios hoje está disseminado na cultura, no entretenimento, nos filmes e nas músicas;
Obviamente existem momentos em que você está, por exemplo, num ônibus em que você não escolhe o que você está vendo ouvindo, mas o que tem que ficar claro pra você o seguinte, você não pode deixar se influenciar pelo conselho dos ímpios.
Veja, o salmista não diz: “não ouça o conselho dos ímpios”, mas diz “não ande segundo o conselho dos ímpios”. Mesmo ouvindo, o que pode ser inevitável em alguns momentos, isto não pode pautar sua vida.
· Quais os conselhos pelos quais você define quem você é?
Se a sua história de vida é pautada pelos conselhos dos ímpios, tenha uma certeza. O seu caminho não será o mesmo caminho dos justos.
· Nenhum conselho dos ímpios é isento de finalidade
Citar o exemplo da editora de uma revista feminina. Engajada fortemente em destruir o conceito de família tradicional.
Não existe pessoas neutras nesse mundo. Ponha isso na sua cabeça. Ou a pessoa é de Deus, e anda segunda a palavra de Deus, ou a pessoa é do mundo, e anda segundo o espírito que domina do mundo.
Ah, mas aquela pessoa é tão inteligente, tão sábio. Se for ímpio, o conselho dele pode até lhe parecer agradável num primeiro momento, mas ao final vai lhe custar muito caro.
Se você quer ser bem aventurado, não siga o conselho da impiedade.

2.3. Não se detém no caminho dos pecadores

Veja aqui que o salmista descreve uma progressão para perversidade. Ele utiliza 3 verbos: andar, parar, sentar-se. As 3 sentenças descrevem uma progressão no pecado.
Andar no conselho dos ímpios, logo depois, aqueles que andam no conselho dos ímpios, acabam parando e se detendo no caminho dos pecadores e por último ele acaba sentando-se na roda dos escarnecedores.
O que o salmista então está querendo dizer com essa progressão é que aquele que primeiro escuta conselhos ímpios, acaba se tornando um pecador. E ao se tornar pecador em última análise se tornará também um escarnecedor.
Essa é a escada do pecado. Quando você pensa que apenas ouvir conselho de ímpios não tem importância, o próximo passo será a prática inconsciente de pecados e por último começará a escarnecer do próprio Deus.
· Então o que significa não se deter no caminho dos pecadores?
É o próximo passo depois de ouvir conselhos ímpios. Após muito ouvir conselhos ímpios, aquilo começa a parecer normal. E quando achamos que a impiedade é normal, iremos praticá-la sem temor.
· Qual é o caminho dos pecadores?
O caminho do mal, da impiedade, da perversidade, do engano, da mentira, do adultério.
A palavra detém, עמד a-mad também pode significar, “ficar no lugar de alguém”. Sendo assim, não se deter no caminho dos pecadores, significa, não ficar como pecadores.

2.4. Não se assenta na roda dos escarnecedores

Se assentar na roda dos escarnecedores é o último degrau da Escalada da iniquidade. Depois de muito ouvir conselhos dos ímpios, depois de começar a praticar os pecados, a pessoa se torna tão insensível e tão acostumada com a prática do mal, que ela já começa a escarnecer daqueles que não praticam aquela mesma conduta.
Ou seja, depois que a pessoa já ouviu muito, já se tornou pecadora, ela começa a zombar daqueles que não praticam aquele mesmo ato.
Exemplo de uma empresa corrupta.
Quando se diz em assentar na roda dos escarnecedores, é porque você já esta tão a vontade em pecar, que já se sente confortável com o pecado, e agora até zomba dos que não fazem o mesmo.

2. O QUE FAZER PARA SER BEM AVENTURADO

ACF2007 - Salmos 1:2: Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Na primeira parte nós vimos o que não fazer para ser bem aventurado. Agora, no versículo 2, o salmista nos ensina o que devemos fazer para ser bem aventurado.

3.1. Tem seu prazer na lei do Senhor

· O que mexe com seu coração?
Eu fico impressionado com o que mexe com o coração das pessoas em nossos dias. As pessoas se empolgam, fica felizes com ciosas tão banais, tão passageiras.
A primeira coisa que o salmista diz que devemos fazer para ser bem aventurado é ter nosso centro de prazer na lei do Senhor, é sentir prazer e satisfação em ler, estudar e aprender a lei do Senhor.
E quando o salmista diz aqui “lei do Senhor” não está se referindo apenas as leis de Moisés, ou os 10 mandamentos, mas está se referindo a toda palavra do Senhor. É aquilo que hoje conhecemos como bíblia.
Parafraseando esse versículo para os dias de hoje seria mais ou menos o seguinte: “antes tem prazer e satisfação em estudar a bíblia”. A lei do Senhor tem que mexer com seu coração.
Mas não basta simplesmente ter prazer na lei do Senhor, porque se eu perguntar aqui quem é que tem prazer em estudar a bíblia, todos vão levantar a mão. Portanto, não é simplesmente ter prazer em ler a bíblia, tem algo mais.

3.2. E na sua lei medita dia e noite

É preciso meditar nessa lei dia e noite, e quando a bíblia diz “dia e noite” ela quer dizer exatamente isto, “dia e noite”, em todos os momentos da sua vida, e cada parte do seu dia.
Meditar na lei do Senhor não pode ser somente uma agenda do nosso dia, em que tiramos uma hora certa de ler a bíblia. Isso também é importante, mas não é isso que significa meditar na lei do Senhor. Não adianta nada você tirar 01 hora por dia para ler a bíblia e no restante você levar a vida como se nunca tivesse lido a palavra de Deus, como se Deus e a sua palavra fosse apenas um mantra, que você acorda, lê, e vai para a vida.
Meditar da lei do Senhor dia e noite, é estar com a lei de Deus em sua mente o dia inteiro, a noite inteira.
No trabalho, ao fechar um negócio, a lei do Senhor tem que estar em sua mente, para você não vender sem Nota Fiscal.
Na escola, a lei do Senhor não vai deixar você colar.
Em casa com a família, a lei do Senhor tem que permear todos os cantos da casa, da conversa.
Se falarmos com o Senhor sobre a Palavra, a Palavra falará conosco sobre o Senhor.
Como povo de Deus, devemos preferir a Palavra
· aos alimentos (Salmos 119:103 - (ACF2007) - Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Mateus 4:4 (ACF2007) - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.),
· ao sono (Salmos 119:55 (ACF2007) - Lembrei-me do teu nome, ó SENHOR, de noite, e observei a tua lei.),
· às riquezas (Salmos 119:72 - (ACF2007) - Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.)
A maneira de tratarmos a Bíblia é a maneira de tratarmos Jesus Cristo, pois a Bíblia é a Palavra dele para nós na verdade Ele mesmo é o próprio logos vivo que desceu do céu.
No original, os verbos do versículo 01 encontram-se no tempo perfeito e se referem a um modo de vida determinado, enquanto no versículo 2, "meditar" está no tempo imperfeito e indica uma prática constante.

3. O RESULTADO DOS QUE SEGUEM O VERSO 02

ACF2007 - Salmos 1:3: Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

4.1. Pois será como árvore plantada

Uma das descobertas mais maravilhosas que este versículo 03 nos mostra é que nós não somos uma árvore que nasceu por acaso, que nasceu ao ermo, sem nenhum cuidado.
O ímpio é assim, uma árvore que nasceu no deserto. Jeremias 17:6: “Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.”
Pelo contrário nós somos uma árvore plantada, teve um jardineiro que nos plantou, e não só nos plantou mas cuidou para que fossemos plantados junto à uma fonte inesgotável de água, junto ao Ribeiro de águas vivas, para que as nossas raízes pudessem estar constantemente irrigadas por esta água viva que é Cristo.
Assim como uma árvore, a pessoa temente a Deus é cheia de vida, beleza, frutos e é proveitosa e duradoura.
Todavia, mesmo uma pessoa tendo sido plantada junto ao Ribeiro de água viva, pode ocorrer de não se tornar uma árvore bela e cheia de frutos.
Porque a formosura e a grandeza dessa árvore dependem do desenvolvimento saudável de suas raízes profundas. Se por algum motivo as raízes dessa árvore não se desenvolverem em direção a água viva ela pode morrer antes do tempo.
A parte mais importante de uma árvore são suas raízes que ficam dentro do solo e retiram dele a água e os nutrientes. Assim também, a parte mais importante da vida de um cristão são suas "raízes espirituais", que se alimentam dos recursos ocultos que possuímos em Cristo. É isso o que significa "permanecer em Cristo" (Jo 15:1-9 – Videira).
É isso que Paulo quis dizer em Efésios e Colossenses.
Efésios 3:17 (ACF2007) - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Colossenses 2:7 (ACF2007) - Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

4.2. Junto a ribeiro de águas

Não somos capazes de nos nutrir nem de nos sustentar por nossa própria conta; precisamos estar arraigados em Cristo e nos alimentar de seu poder espiritual. Uma das fontes de energia é a meditação na Palavra (v. 2).
Com frequência, um rio retrata a provisão divina de bênçãos espirituais e de ajuda para seu povo
Salmos 46:4 (ACF2007) - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Salmos 78:16 (ACF2007) - Fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios.
Apocalipse 22:1 (ACF2007) - E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro..

4.3. Que ao tempo certo da frutos e suas folhas não secam

Outra promessa maravilhosa deste salmo é que as árvores plantadas dão frutos, no tempo certo elas irão frutificar, é uma promessa de Deus.
Infelizmente muitas pessoas ao ler este Salmo 01 querem muito se apropriar dessas promessas do verso do verso 3, mas se esquecem que para se apropriar dessas promessas, ou seja, para dar frutos, precisam passar pelo verso 01 verso 02.

4.3.1. Não se trata de bênçãos materiais

Uma coisa bem triste que certas vezes ouvimos da interpretação deste Salmo, é que certas pessoas consideram que esses frutos são bênçãos materiais para a sua vida, riqueza, fortuna, coisas que alimentam apenas a matéria. Mas os frutos aqui desde salmo não são bênçãos materiais.
Os "frutos" referidos são bênçãos na vida do cristão, por exemplo:
· ganhar pessoas para Cristo (Rm 1:13),
· ter um caráter piedoso (Rm 6:22, Gl 5:22, 23),
· servir e realizar boas obras (Cl 1:10)
· e louvar ao Senhor (Hb 13:15).
Lembre-se que a árvore não come os seus próprios frutos: eles são para outros.
Também não podemos esquecer que frutos têm dentro de si as sementes para mais frutos. São decorrentes da vida de Deus fluindo por nós.

4.4. E tudo quanto fizer prosperará

Outro erro conceitual que nós temos é confundir prosperidade com dinheiro. Esse erro conceitual é decorrente do pensamento marxista de mais valia, ou de lucro. Toda vez que pensamos em prosperidade associamos prosperidade com o conceito de mais-valia ou de lucro, como se prosperidade tivesse que ser especificamente um conceito associado as finanças.
Nesse conceito marxista de mais valia ou de lucro à prosperidade viria a ser o lucro obtido do trabalho, ou seja, tirando todo o custo e as despesas de produção do produto ou do esforço o que sobra seria o lucro.
Mas prosperidade é muito mais do que simplesmente lucro, porque prosperidade não está limitada ao conceito capitalista de dinheiro.
O conceito bíblico de prosperidade é muito mais amplo que o conceito de lucro financeiro.
· Vamos pensar a seguinte hipótese:
Você chega pro seu chefe pede um aumento. Você quer ser promovido e ganhar mais. Na sua cabeça se você for promovido e ganhar um aumento salarial você estará prosperando.
Todavia, ao invés de ganhar o aumento e ser promovido, o seu chefe lhe demite.
Poucos dias depois, você encontra outro emprego, mas agora para ganhar a metade do que você queria ganhar, mas em contrapartida você também trabalha menos do que você trabalhava.
Para muitos essa pessoa teve um retrocesso. Mas para Deus isto pode ser à prosperidade, porque agora ele vai ganhar menos dinheiro, mas ele terá mais tempo para sua família, para cuidar dos seus filhos, pra ficar com sua esposa, pra se dedicar a Deus.

4. O FINAL DOS IMPIOS

ACF2007 - Salmos 1:4-5: (1:4) Não são assim os ímpios; mas são como a palha que o vento espalha. (1:5) Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
A primeira metade do salmo descreve uma pessoa temente a Deus, enquanto a segunda metade concentra-se nos ímpios - aqueles que os cristãos devem procurar alcançar com o evangelho. Como essas pessoas precisam conhecer a Deus e receber suas bênçãos em Cristo!
Ao contrário dos justos, que são como árvores, os ímpios são mortos, sem raízes, espalhados por toda parte e destinados ao fogo. A palha não tem valor algum. Quando os grãos são selecionados, o vento leva a palha embora e toda a palha que ainda resta é queimada.
Os perversos deste mundo parecem ricos e fortes, mas do ponto de vista de Deus, são desprezíveis, frágeis e destinados ao julgamento.
Quando o dia do julgamento chegar, o Senhor, o Justo Juiz, separará o trigo do joio, as ovelhas dos bodes e os grãos da palha, e nenhum incrédulo poderá reunir-se com os justos.

5. O RESULTADO DE CADA CAMINHO

ARA - Salmos 1:6: Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more