Pedro
Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Relacionamento.
Relacionamento.
seguindo nosso tema da Juventude falando sobre amor e amor entre irmão vamos observar um pouco do relacionamento de dois grandes amigos, Jesus e Pedro. mas antes vamos conhecer um pouco sobre esses dois homens, o primeiro é Jesus Cristo e não vamos falar quem ele é agora vamos deixar Pedro definir ele mais a frente. agora vamos falar sobre Pedro, segundo o livro de Mateus no capitulo 4 vamos ter a primeira aparição de pedro, dentro do livro de Mateus, com isso podemos saber onde ele morava, pois ele Jesus esta na galileia ( falar do Periodo inter bíblico!), podemos ver a profissão de pedro como pescador, a ai vemos o seu chamado, imediato ele largou as redes e foi seguir a Jesus, pedro já conhecia a cristo, ja o tinha visto pregar. livro de João fala sobre isso, pedro ouviu da boca de João que aquele homem era o Cordeiro de Deus. e a partir disso temos a primeira interação dentro os dois e o inicio de sua amizade.
vamos definir uma amizade hoje em 3 momentos: união, discursão e reunião. toda a amizade passa por esses momentos e vamos ver isso através da vida de pedro. vamos passar por algumas passagens.
União
primeiro a União, podemos ver no cap 4 de Mateus e os correlatos de João cap 1 verso 40 a forma que Pedro começou a seguir jesus e no relato de João podemos ver que pedro ja conhecia a jesus, e que ele ja o havia visto pregar, por isso se torna compreensível o ato dele de largar tudo para seguir jesus. A partir deste ponto vemos pedro presente em todos o momentos junto com cristo, nos capítulos 5 6 e 7 Jesus faz uns de seus maiores discursos em mateus e logo depois disso no cap 8 verso 14 vemos jesus curando a sogra de pedro, e esse é o primeiro evento milagroso que acontece com pedro, ele provavelmente ja tinha visto outros milagres mas esse acontece com alguém de sua família, isso tudo vai fortalecendo essa relação de amizade entre jesus e pedro. no cap 14 a partir do verso 22 logo apos pedro ter visto cristo multiplicar os pães e os peixes eles enfrentam outra situação sobrenatural que é pedro andando sobre as aguas, e nesse ponto cristo e pedro ja tem seu primeiro momento difícil, pois a fé de pedro foi questionada. e logo depois disso nos temos o ápice da relação de pedro e cristo, mas também o inicio de sua queda, no capitulo 16 de mateus temos um dialogo onde Jesus coloca a prova a relação entre eles e os discípulos, e pedro se destaca anunciando a que Cristo era o filho do Deus vivo, mas logo en seguida na narrativa ele Nega a essa afirmação pois não queria que cristo morresse. e nesse ponto começamos a ver o inicio do momento de divisão.
andes de olharmos de fato o momento de quebra desse relacionamento vamos olhar mais um momento, que pra mim é fundamental, no cap 17 que é a transfiguração Pedro vive uma experiencia sobrenatural naquele momento que nenhum homem jamais havia visto, o único relato minimamente semelhante a isso foi o de Moises muitos séculos antes e agora esses homens viram, a cristo glorificado, eles viram dois grandes homens e figuras históricas importantíssimas eles represavam a lei e os profetas, aquilo é a base da fe daqueles homens, mas o mais incrível disso, é que eles não entenderam.
guarde isso que no fim vamos pensar sobre isso.
mas agora vamos olhar o breve momento de quebra desse relacionamento, podemos ver que Pedro sabia quem era Jesus. mas ainda não tinha entendido seu proposito, ele ainda não tinha sido salvo, ainda não tinha entendido o sacrifício de cristo, ele era apenas um participante das obras de cristo. nos capítulos 18 a 20 temos outra serie de discursos de jesus. e mais uma vez afirma que teria que morrer e ser crucificado, logo depois disso ele cumpre a profecia de
Zacarias 9.9
onde o rei entraria montado em um Jumento. E agora estamos nos momentos finais da vida de Cristo, temos seu ultimo discurso em mateus ate o verso 26 que é onde vamos observar a quebra. nesse momento Pessoas ja estavam conspirando para matar jesus e ele vai ate a casa de um de seus amigos para ficar na casa e fazer a ceia da pascoa. temos toda a santa Ceia feita por cristo e cristo segue para o monte das oliveiras onde ele seria preso. mas nesse momento em
Mateus 26 31
temos essa quebra, e Pedro mostra de fato ainda não te entendido quem era Jesus. e então Jesus sobe ao monte para orar, e essa pra mim é uma das passagens mais fantásticas da biblia, pois anteriormente fomos aparentados a o Cristo o filho do Deus vivo, e agora somos apresentados a Jesus o Homem. e jesus clama a Deus pedindo por misericórdia, não que ele estivesse fugindo de seu chamado, mas com um mais forte clamor de um homem desesperado. e então mais uma e pela ultima vez Pedro não entende quem era Cristo Pois a ordem foi fiquem aqui e orem e eles dormiam ele ainda não tinha entendido, mesmo que jesus tenha falado varias vezes, mesmo que cristo tivesse ensinado, ele ainda não sabia quem era o verdadeiro Cristo, ele não sabia quem era jesus. e nesse momento ele é separado de cristo e jesus é preso. e em
Mateus 26 69
temos o ápice da separação de pedro e Jesus. pedro por 3 vezes nega a Jesus, e nesse ponto ele chora amarga mente, e esse choro, não é dado o motivo por esse choro mais eu na minha burrice interpreto que Pedro naquele momento entendeu, Quem era Cristo, naquele momento onde eles estava o mais distante possível de deus e foi nesse momento que ele entendeu quem era jesus foi nesse momento. nesse exato momento que ele entendeu o sacrifício. e para fechar essa historia vamos olhar agora pro momento de união deles.
agora deixamos o livro de mateus e vamos para João. no fim do livro nos vamos ler todo o cap 21 o ultimo de João.
aqui nos vamos ver a ultima interação de jesus e Pedro, e agora temos novamente a união, e é incrível essa passagem, pois mais uma vez Jesus encontra pedro na beira do mar, pedro larga seu barco e vai ao encontro de jesus e agora nada precisava ser perguntado, agora Pedro conhecia não o Homem jesus, mas o verdadeiro Cristo, ele ja sabia o significado do sacrifício de cristo e por esse motivo ele entendia que nada precisava ser dito ou perguntado, ele estava novamente unido com o Mestre, Jesus começa restaurar os laços com Pedro e por 3 vezes agora Pedro afirma seu amor Por jesus e com esse relacionamento restaurado agora eles podem Jesus passa para pedro o ultimo ensinamento, chamando pedro para compartilhar de seu sacrifício, de ser um pedaço do reino de Deus, de ser uma parte desse reino e de viver esse reino. e com isso agora pedro esta novamente ligado, mas não com o Jesus homem mas com Deus o Cristo Glorificado.
APLICAÇÃO
quando olhamos a vida de Pedro e seu relacionamento com Cristo. podemos traçar alguns paralelos com a nossa vida, pois por mais que nos não tenhamos a oportunidade de viver com cristo encarnado, temos o privilegio de viver com seu espirito em nos.
nos somos iguais a pedro muitas vezes vemos as maravilhas que Deus faz mas não temos um relacionamento com esse Deus, muitas vezes andamos Junto com Jesus sem nem sequer conhecer jesus, e por muitas vezes conseguimos dar boas explicações e chama-lo de filho do Deus Vivo mas não o conhecemos. nos não sabemos quem ele é e quando ele se revela de forma verdadeira e isso vai contra ao jesus que nos idealizávamos nos o abandonamos, negamos ele, vamos contra ele, para que no momento certo ele nos constranja, ele nos quebre e nos mostre quem ele é e da mesma forma de pedro nos choramos. mas mesmo assim ele vai novamente ate nos, e nos chama para comer um peixe na brasa e pra nos mostrar quem de verdade ele é, e pra nos dizer assim como pedro que devemos segui-lo e viver de maneira a espelhar o seu sacrificial.