Sem título Sermão (2)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Apesar de poder receber visitas e doações, Paulo está preso, provavelmente vivendo em condições precárias. Mas, ele percebe que sua prisão tem contribuído para que o Evangelho avance! E essa percepção dele se dá por alguns motivos, sendo o primeiro deles o fato de que a guarda pretoriana e, por consequência, todos os demais, sabem que Ele está preso por causa de Jesus Cristo, veja o final do verso 13.
[as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais.]
A Guarda Pretoriana era uma unidade relacionada ao Imperador. E eles, certamente se revezavam no plantão que cuidava do Apóstolo Paulo. Sendo assim, à medida que se revezavam, cada um dos soldados deste grupo conhecia Paulo e, consequentemente, o motivo da prisão dele; isto é, seu amor e dedicação pelo Evangelho de Cristo.
Era comum para Paulo ser preso e demonstrar um sentimento totalmente oposto ao de qualquer outro preso. Nós sabemos que ele costumava adorar e orar ao Senhor, mesmo diante das maiores ameaças. E com certeza não foi diferente nesta ocasião. E veja, não seria absurdo se cada um dos Guardas que se deparava com este servo leal, se impressionasse a ponto de questionar como este homem permanece fiel ao seu Deus estando preso e buscassem entender as razões da lealdade de Paulo ao seu Deus.
Não necessariamente toda a guarda pretoriana sabe porquê Paulo esta preso, mas pelo menos todos aqueles que de alguma forma tiveram acesso a ele sabiam. E alguns, possivelmente, podem até ter seguido o mesmo caminho do carcereiro de Filipos e se convertido. O Evangelho
A única explicação para que os "demais" aí citados cheguem ao mesmo conhecimento é se, estes guardas, os únicos com acesso à rotina de Paulo na prisão os comunique. Impressionados com o que estão vendo, passam a fazer o marketing boca a boca. Sabe quando você ouve alguém falar entusiasmado, impressionado sobre aquele produto que limpa o fogão e deixa brilhando? Ou então alguém te fala sobre aquela cera que você passa no carro e tira aquele arranhado que la no carro te incomodando a mais de um ano? E, então, levado por sua curiosidade você vai pesquisar sobre este produto e ler a respeito dele e do que ele pode fazer... é isso que tá acontecendo aqui.
A reação de Paulo em relação a sua prisão chama tanto a atenção dos guardas, que eles passam a contar pros outros sobre este prisioneiro diferente. Ele está preso por causa de Cristo, todos ficam sabendo; e, desta forma, buscam entender melhor quem é este Cristo que Paulo prega e ama incondicionavelmente. As cadeias de Paulo tem contribuído para o progresso do Evangelho, mas isso certamente não é novidade pra ele já que em muitas outras oportunidades colheu frutos em meio a sofrimentos.
Os sofrimentos são parte da vida cristã. Ser um cristão não nos torna imune aos sofrimentos. Crente fica doente, desempregado, bate o carro... e, veja, a Bíblia nunca disse o contrário. A Bíblia nunca disse que um filho de Deus não sofreria. Por isso, uma primeira lição para nós aqui, é que Deus é soberano em tudo que nos acontece. Tudo que acontece conosco serve a um propósito excelente: completar a boa obra. Todas as coisas cooperam para o bem, para que a boa obra seja completada, naqueles que amam a Deus e são chamados segundo o propósito de Deus.