OS BENEFÍCIOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO:

Hoje vamos receber novos membros. Isto jamais aconteceria se Cristo não houvesse ressussitado. Se não houvesse ressurreição, não estaríamos aqui nesta noite. Hoje vamos falar sobre os benefícios da Ressurreição de Cristo. Cristo ressuscitou para nos trazer: Segurança, Alegria e Esperança.

I. SEGURANÇA ( V. 25).

Davi se revela como alguém que deposita sua confiança totalmente em Deus. Fala como filho de Deus que sabe que ele nunca está longe de si. De fato, Davi enxerga o Senhor na sua frente; o texto hebraico diz “o SENHOR, tenho-o sempre na minha presença” (Sl 16.8).
Uma das grandes vantagens de se adorar a Deus, tê-lo ao nosso lado. Na estrofe de número 4 do Salmo 16, Deus é descrito como um conselheiro que se posiciona ao lado direito do salmista. Não foram poucas às vezes que Davi precisou recorrer a Deus em busca de uma palavra para o orientar, principalmente quando tinha de enfrentar os exércitos inimigos ( Sl 16. 7,8).
Há muitas passagens bíblicas que falam dessa segurança, principalmente nos salmos (Sl 109.31; 121.5, 17. 8)
Aplicação:
Nós vivemos um tempo de uma profunda inquietação. As pessoas estão inquietas e inseguras. Nós precisamos de um referêncial que dê conta das nossas crises. O ser humano precisa de um resposta que a modernidade não lhe deu. Olhando para o Cristo ressurreto, vemos nele a solução para nossas crises existenciais. A solução não está aqui na terra, ela está lá nos Ceus, quando olhamos para Jesus e percebemos que Ele está do nosso lado.
Jesus está ao lado de Deus e está exercendo sua função sacerdotal e está intercedendo por cada um de nós e ao mesmo tempo está ao nosso lado ( Jo 1.18, Rm 8. 34).
Se você se sente só, existe alguém que está do seu ao lado. Te protegendo, te ensinando, te guiando, te auxiliando. Não imposta o que acontecerá, Ele sempre estará ao seu lado nos momnentos dificieis da vida.
Ilustração: O Jovem que orava como se Jesus estivesse na sua frente.

II. ALEGRIA ( 26, 28)

O tema da alegria é muito importante para nós nestes dias tristes e de nóticias ruins. Apesar de todas as intemperies, Davi se sente alegre e exultante. Coraçao alegre e espírito exultante se tornam uma realidade após as dificuldades e a certeza de que o futuro está nas mãos de Deus.
“Portanto meu coração se alegrou e a minha língua exultou”. Devido à estreita comunhão que Davi tem com Deus e a confiança que nele deposita, seu coração está cheio de alegria e felicidade. Ele expressa seus sentimentos entoando cânticos de louvor. Davi faz referência ao seu coração, que é o centro de seu ser. Na Bíblia, coração é o lugar do pensamento, da vontade, das emoções e conhecimento do certo e errado ( conciência). É o centro da existência humana.
“me encherás de alegria na tua presença” ( v.28). A presença de Deus é fonte de alegria para o Cristão regenerado ( Sl 16. 11) O verbo aqui é pleroma, ou seja, está completo de alegria, trasbordar de alegria.
Aplicação:
Vivemos a era do desencanto. As pessaos estão se sentindo muito tristes. Desoladas.
No Brasil, 5,8% da população sofre de depressão, taxa acima da média global, que é de 4,4%. Isso significa que quase 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, colocando o país no topo do ranking no número de casos de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto no mundo houve uma redução nas mortes por suicídio nos últimos anos, em cerca de 32%, o Brasil segue na contramão desta tendência, tendo registrado, entre 2006 e 2015, um aumento de 24% no número de suicídios cometidos pela população de 10 a 19 anos. 
Quando olhamos para o Cristo ressurreto, temos razões suficientes para nos alegrarmos no SENHOR. Jesus nos ressuscitou para nos trazer também felicidade.
Neemias encorajou o povo: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10). Ele estava lembrando-os de que seu Deus e a alegria dEle os fariam fortes.

III. ESPERANÇA ( 26,27, 29).

A primeira coisa que nós precisamos fazer é uma distinção, na última parte no verso v. 26, Davi estava se referindo a Ele. Estava falando sobre sua esperança de que mesmo após sua morte, se encontraria com Deus, na segunda metade, ele profetiza acerca do Messias e sua ressurreição. Davi expressa sua confiança de que o sepulcro não marcará o fim de sua comunhão com Deus. E Paulo teve esta mesma interpetação do Salmo 16 em Atos 13. 36, 37). Cf. Atos 2. 29-32.
Ilustração: Aula de química de 2 professoras, tudo na vida se decompõe, menos o corpo do “Santo de Deus” ( v. 27). O corpo do Senhor não se desisntegraria.
3. Davi diz: “ Não deixará minha alma na morte”. Esse é o termo para o hebraico Seol, que significa “cova” ou “túmulo”. Em seu sermão, Pedro emprega a palavra Hades, não no sentido de “morada dos mortos”, mas como sepultura. Mesmo no sepulcro, Deus não abandona seu próprio filho, mas assegura-lhe a ressurreição: “porque não deixarás a minha alma na morte”.
4. Isto nos foi revelado: “Fizeste-me conhecer os caminhos da vida” ( v.28).
Aplicação:
O nosso conceito ocidental de esperança pode divergir e muito, do conceito apresentado aqui por Paulo – o seu conceito bíblico de esperança. Esperamos que certas coisas vão acontecer, mesmo que duvidemos que elas vão realmente acontecer. O conceito bíblico de esperança não tem nada a ver com tal incerteza. O conceito do Novo Testamento de esperança tem a ver com a absoluta certeza de que as promessas de Deus para o futuro irão se concretizar.
A fé olha para trás, confiando e contando com o que Deus fez no passado. Mais a fé também olha para a frente e encontra a sua âncora para a alma, no futuro, nas promessas de Deus. Essa é a base para nossa alegria.
Quando olhamos para Jesus ressurreto, percebemos que não importa, não importa o quão doloroso o momento presente possa ser, ainda podemos ter alegria, pois sabemos que a dor, o sofrimento e tribulação que suportamos agora, é apenas por um momento.
CONCLUSÃO
Esta semana, recebemos a nóticia triste da morte do ator de Hollywood, Chadwick Boseman, que intepretou a Pantera Negra nos cinemas. Ele era menbro de uma Igreja Batista, na Carolina do Sul. Algguém inteligentmente postou nas redes sociais” A Pântera foi se encontrar com o Leão”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more