1 Corintios 1 18-31

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Louco Amor

Hoje vamos observar o o fim desse mês da Juventude e nosso tema é sobre amor o amor que nos leva a fazer, tudo por nosso irmãos baseado em 1 João. e hoje baseado também no livro que estamos estudando na ebd mais precisamente no titulo do Livro por que o livro em si eu ainda não li que é o Louco amor do Francis Chan. hoje eu quero olhar com vocês sobre esse amor que João fala que é cristo, mas eu quero dar uma olhada nele a luz de 1 corintios. Hoje vamos olhar 3 grupos de Pessoas os Judeus, Gentios e Cristão cada um segundo o que Paulo fala em sua carta aos corintios sobre a manifestação máxima do amor que é a mensagem do evangelho o cristo encarnado.
introduzir a carta
le o texto inteiro 1 Corintios 1 18-31
destacando 1 corintios 1 20 -24
vamos falar sobre os dois primeiros tipos de pessoa, o Judeus.
vamos primeiro entender quem é Jesus para os Judeus. primeiro vamos entender esse o titulo Cristo, quem era o Cristo, se voce consegui lembrar comigo, os Judeus desde o fim do reinado de Davi, temos os Judeus tem a esperança de um reinado eterno do filho de davi, mas isso não se concretiza, pois logo depois de Davi os reis começam a se distanciar de Deus e profeta a tras de profeta prometem que vira alguém pra livrar as dores do povo judeu, temos zacaris prometendo o mésias vindo em um jumento, temos isaias prometendo o servo sofredor , temos os salmos falando sobre a esperança que viria. mas em determinado momento essa revelação profética se silencia e temos 300 anos de silencio de deus, e nesse periodo o povo judeu passa por grande dificuldades, temos profanações e do templo, revoltas sociais e politicas criação de seitas e movimentos radicais e extremistas dentro e os judeus começam a criar leis em cima das leis de moises o exemplo mais claro disso são os fariseus, que é uma organização de Judeus que nasceu nesse período, e eles eram pessoas que presavam pela Santidade o significado do nome fariseu vem desse sentido de ser santo ou separado, mas ate os que queria ser santos estavam se corrompendo. e no meio de todo esse contexto de revolta politica e de grupos radicais, surge de Nazare, uma cidade onde nada de bom viria, um marceneiro, junto com um grupo de pescadores, cobradores de impostos e outros homens simples e se intitula o messias, isso para o Judeu não tinha cabimento pois eles estavam esperando por um Reis da linhagem de Davi, por um lide militar e politico que iniciaria o reino milenar de Davi mas jesus não é nada disso, e ainda mais Jesus faz alegações muito serias contra pilares da fe Judaica, ele durante boa parde do livro de mateus Declara eu sou aquele a quem os profetas falavam, por varias vezes ele afirma a lei de moise fala eu porem vos digo, afirmando tambem ser maior que Jaco, ao conversar com a mulher samaritana, Jesus estava se colocando acima da Lei, dos profetas e dos Patriarcas. isso era uma Loucura. e porque eu to falando dele, é por que dentro de nos existe muito desses homens, jesus é chamado de loucura para os Judeus e é pra muitos de nos tambem, pois por muitos colocam uma expectativa em jesus que ele não vai suprir, como por exemplo que seus problemas acabaram, que voce vai consegui riquezas, ou que agora tudo vai dar certo na sua vida, Jesus nos promete tudo isso mais em seu reino eterno que virá, ate lá a vida é sofrida. por muitas vezes colocamos sobre cristo expectativas, que não são bíblicas, e ele não irar cumprir essas expectativas, ele não é um gênio da lampada que nos da tudo aquilo que pedimos a nosso bel prazer pelo contrario ele ja deixou bem claro quem ele é, e o que seus seguidores passariam e qual seria a sua recompensa. portanto nos hoje não devemos ser como esses Judeus colocando cristo em um caixa de religiosidade.
o segundo grupo de pessoas são os gentios. para voce que não conhece essa palavra gentio é como o judeu intitula uma pessoa que não judeu, então eu e voce somos Gentios somos estrangeiros, mas somos de certa forma bem diferentes desses Gentios a qual a carta fala, paulo esta falando de pessoas de outras nacionalidades principalmente romanos e gregos que estavam se convertendo ao cristianismo, podemos ver no livro de atos o crescimento da igreja, que saiu de um grupo de 11 pescadores e tomou proporções globais em poucos seculos, então nesse momento com as viagens e o ministério de paulo direcionado pra os gentios tínhamos diversos povos se convertendo a cristo, e sofrendo certo tipo de pressão dos judeus conhecido como judaizantes, que foi uma ceita que surgiu dentro da igreja crista que perseguia esses gentios, colocando sobre eles o a conta da lei de moises que ja havia sido paga em cristo e esses povos que agora se convertem a cristo são apresentados a um novo tipo de rei, o messias, o cristo. e esse novo rei choca eles pois o grego esta acostumado com a figura heroica, se voce gosta de mitologias voce vai lembra do grande hercules, ou perseu, ou odiseu grande homens grandes exemplos, para o homem grego e Jesus não era como eles, Jesus não tinha atos heroicos, Jesus era o homem simples, o pregador que fala a respeito de um reino eterno, e principalmente um homem que morreu como prisioneiro. para os gentios esse rei é vergonhoso, é fraco. existem ainda muitos gentios como esses aqui, em nosso meio, pessoas que aceitam em cristo mais se agarram em outras coisas, que creem que cristo salvas mais precisa também fazer sua fezinha, que acreditam que Deus tem poder so ate onde a ciência ainda não explica, e que olha pra figura de cristo como um simples homem com boas historias e boas lições de moral, um homem que falou de forma enigma a para que todos entendessem. mas cristo esta muito alem disso ele é o mais poderoso heroi ele é aquele que venceu o mais poderoso dos inimigos que é a morte, ele tomou sobre si o peso por nossos pecados, ele é o rei que esperamos. existem muitas pessoas com vergonha de deus pois pesam que ele é apenas um conto de fadas, mas a verdade é que ele é o senhor de toda a historia.
terceiro grupo os cristão.
chegamos aqui nos cristãos esse grupo o texto vai afirmar que foi escolhido por Deus não por sua força ou sabedora, mas escolheu para nos somos chamados a pregar a mensagem que escandalo para os religiosos e que é loucura para os gentios, mais vamos entender o que pregamos, somos chamados a pregar o Cristo que veio ao mundo em forma humana e se tornou servo, e foi morto pelo seu e pelo meu pecado e ao terceiro dia ele ressuscitou eu e voce somos chamado a pregar essa mensagem. e quando eu digo chamado eu quero dizer que devemos fazer isso da mesma forma que convido voce a respirar, a pregação da loucura que é cristo, tem que ser o ponto mais importante da nossa vida, tem que ser fundamental, tem que ser nosso ar não é uma função somente minha como seminarista, ou somente do pastor, mais sim de todos. preguem todos os dias e cada dia mais e vivam essa mensagem.
por tanto para finalizar.
a mensagem de Cristo e o próprio cristo em si, é tão importante que que é o motivo central de nossas vidas. o cristo verdadeiro diferente do que a religiosidade prega não esta preso a rituais, ou em cultos e coisas que podemos considerar sagradas, ele é muito superior que isso, e muitas vezes olhamos as escrituras com tanta vontade e não conhecemos a Deus, assim como os Judes que por seculos esperavam o messias e quando eles tiveram o próprio deus encarnado entre eles eles prefeririam ficar abraçados em um deus que eles mesmos criaram, da mesma forma que eu e voce, por muitas vezes idealizamos um deus que não é o da escritura, pregamos um deus que não o das escrituras e quando somos apresentados a ele, nos o negamos pois ele não é nosso padrão que ja pensamos. somos chamados a falar desse escândalo. e somos chamados a ser loucos em um mundo normal, somos chamados a dizer não a tudo o que é normal para o mundo, pois nos dizemos não ao pecado, que habita no mundo, nos pregamos e vivemos uma vida sem pecado que para o mundo é loucura, pense o qual doentiu para o mundo é um jovem retirar seu sábado a noite para esta na igreja? ou qual loco é voce dar sua vida no lugar de outra pessoa, ou amar essa pessoa como cristo nos convida a fazer, ou de pregar que um homem crucificado, que pode nos livrar da morte eterna, isso é insano. nos criotãos somos chamados a pregar a viver uma vida chamada cristo, somos chamados a pregar sobre o Deus encarnado e que isso seja o principal motivo das nossas vidas é assim que demonstramos o amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more