A FÉ QUE VENCE O MUNDO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Apresentação

Introdução

1ª Característica, é: Crer que Jesus é o Cristo

com essa afirmação o apóstolo João ratifica e sintetiza aquilo que ele vem dizendo ao longo dessa espístola, ele retorna ao conteúdo de abertura, no qual ele relata o testemunho acerca de Jesus de Nazaré, onde ele disse:
O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. (1João 1:1‭-‬3)
João diz que todo aquele que acredita que Jesus é o MESSIAS é nascido de Deus. João está dando ênfase a isso desde o início da epístola porque no meio daquela igreja existiam falsos mestres que estavam pregando um falso ensino acerca de Jesus, eles estavam ensinado o DOCETISMO, um ensino que declarava que o Cristo não havia encarnado verdadeiramente. Isso vai ficar claro para a gente no capítulo 4: 2-3 onde João diz:
1João 4.1–3 RA
Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
Bem irmãos, quando João traz essa questão acerca de não dar crédito a qualquer espírito, ele não está tratando a problemática do falso ensino como uma questão meramente humana, ele se refere a esses espíritos como forças sobrenaturais que influenciavam os falsos mestres que se infiltraram na igreja. Esse problema não diz respeito apenas ao intelecto humano, mas está diretamente ligodo a influência exercida pelo inimigo das nossas almas.
Resumindo esse ensino do DOCETISMO: eram pessoa que acreditavam que Cristo o Salvador era um espírito divino que começou a habitar no "homem Jesus de Nazaré" no seu batismo, mas que o deixou antes de sua crucificação. Outros acreditavam que Jesus era apenas um espírito que parecia ser humano e que passou pelas experiências humanas, mas que não era de fato plenamente homem.
Tanto em 1 João quanto em 2 João, o problema principal é a presença desses falsos mestres. Em 1 João, eles parecem ter começado na igreja e saído (1 João 2:19). Esses professores estavam negando que Jesus era Deus em carne (4: 1-3) e que a morte de Jesus expiava os pecados (4:10; 5: 6-8). Aparentemente, eles também alegaram possuir conhecimento especial de Deus e que não pecaram (por exemplo, 1: 8, 10; 2: 3, 11; 3:24; 4: 2, 6–7). Por causa de sua negação da encarnação de Jesus, eles podem ter minimizado a importância da existência física e elevado a vida espiritual.
João sabe que se seus leitores interpretarem errado esse ensino, todo o resto desmoronará. Porque Jesus se tornou humano, ele foi um verdadeiro sacrifício pelos pecados. Porque Deus é luz, os crentes podem andar na luz. Porque Deus é amor, os crentes sabem como é o amor e podem responder com amor.
Isso estava abalando a certeza da salvação dos irmãos daquela igreja. Porque e onde é isso fica claro?

2ª Característica, é: Amar Deus e os nascidos dEle

3ª Característica, é: Praticar a palavra

Aplicações
Related Media
See more
Related Sermons
See more