O Custo do Discipulado
Sermon • Submitted
0 ratings
· 70 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Discipulado é o ato de ajudar pessoas a seguirem a Jesus a partir do ato de seguir a Jesus. Mark Dever
Temos portanto dois atos: o primeiro ato é ajudar alguém a seguir a Jesus e o segundo ato é seguir a Jesus. Em outras palavras, o ato de ajudar pessoas a seguirem a Jesus, pressupõe o ato de seguir a Jesus.
É impossível ajudar outras pessoas a seguirem a Jesus, se nós não seguimos a Jesus. É interessante perceber que, se nós seguimos a Jesus é porque outras pessoas nos ajudaram nesse processo. E essas pessoas que nos ajudaram a seguir a Jesus, só puderam investir tempo em nossas vidas porque elas seguiam a Jesus.
Se nós continuarmos essa regressão, chegaremos nos primeiros discípulos de Jesus. Isso significa que o discipulado na igreja jamais poderia ser um conjunto de informações, mas um produto de imitação que atravessa os séculos. O que fazemos hoje é uma reverberação dos primeiros discípulos de Jesus.
O compromisso
O compromisso
Pra gente entender toda a dinâmica do discipulado dentro do contexto da igreja, nós precisamos olhar para um dos fundamentos do ato de seguir a Jesus. Ser um discípulo de Jesus tem um custo. é por isso que o discipulado cristão é ao mesmo tempo maravilho e desconcertante.
É uma marca de Deus que faz com que aqueles que o seguem não sejam confundidos com aqueles que não o seguem. O discipulado estabelece uma diferença entre os filhos do Rei e aqueles que não são filhos do Rei. O discipulado é a marca que qualifica o povo de Deus e, essa marca exige o custo do comrpromisso.
26 “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
O ato de seguir a Jesus requer lealdade e devoção. O discipulado de Jesus demanda amar a Deus sobre todas as coisas.
Aplicações
Aqui, Jesus toca em um ponto espinhoso para todos nós latinos. Nós criamos um altar familiar... Para muitos de nós a família se tornou um ídolo. As frases de efeitos mais comuns na internet são:
i. família é tudo
ii. família é a minha base
Essas frases são legítimas e muito bonitas, entretanto, elas não podem sobrepor o amor ao discipulado deJesus.
O grande ensinamento que Jesus nos traz é que o discipulado reorganiza a ordem de prioridade do nosso amor. A melhor maneira de você amar a sua família, é amando Deus.
Quando compreendemos a dimensão do discipulado, a nossa familia passa ser alvo de um amor que se compromete ao discipulado.
i. um pai comprometido amar a sua família ao discipular sua esposa e seus filhos
ii. uma esposa comprometida em amar a sua familia ao se permetir ser discipulada por seu marido
iii. filhos comprometidos em amar sua familia ao se submeterem ao discipulado de seus pais
iv. um avô e uma avó comprometidos em amar os seu netos assumem a responsabilidade de serem modelos de vida cristã para os seus netos
O discipulado cristão é algo valioso, mas como todo empreendimento valioso, ele tem o seu custo, o custo do compromisso.
O sofrimento
O sofrimento
27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
O segundo custo do discipulado que Jesus apresenta é o sofrimento. Se não for possível se comprometer com o evangelhp ao ponto de sofrer por causa dele, Jesus está dizendo: você não pode ser meu discípulo
O discipulado de Jesus demanda a prontidão para sofrer por amor a ele, não é um sofrimento qualquer.
Aplicações
i. é o sofrimento que surge quando professamos a fé em Jesus
ii. é o sofrimento de pagar o preço em viver os princípios e valores do Reino de Deus em uma cultura totalmente secularizada
Ilustração: Deltan Dallagnol (procurador da república e coordenador da operação lava jato em Curitiba)
Ser um discípulo de Jesus é estar disposto a carregar a prórpia cruz e sofrer por amor a Ele
Movimento Cristocêntrico
Porque Ele não poupou uma gota de sangue ao sofrer numa cruz por amor a nós. O sangue vertido naquela cruz pagou um preço incalculável para nos reconectar ao Deus Criador
Jesus sofreu o castigo e foi pregado numa cruz por amor a cada um de nós. O sofrimento de Cristo foi o custo da nossa redenção
Quando compreendemos a beleza do evangelho, a nossa vida é transformada de dentro para fora. Éramos homens e mulheres alienados de Deus, que agora foram alcançados pela graça e transformados por Jesus.
A renúncia
A renúncia
Por fim, Jesus apresenta o custo da renúncia pelo discipulado:
33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
É interessante notar que antes dessa última reivindicação de Jesus há duas parábolas. A parabola do tolo construtor e do rei que é prudente.
A parábola desse tolo construtor trata-se daqueles que começam a seguir a Jesus sem ter compromisso. São pessoas que não calculam o preço de seguir a Jesus. Por outro lado, o rei que é prudente ilustra aqueles que compreendem o custo e se colocam em posição de rendição.
Aplicações
Pessoas querem seguir a Jesus, sem antes de calcular o preço do que é ser um discípulo. Quando chega o momento de sacrificar o eu, para continuar a jornada do discipulado, essas pessoas desistem. Jesus está falando sobre os ídolos do coração.
A renúncia do eu é fruto daqueles que entendem que tudo pertence a Deus
C. S. Lewis em Cristianismo Puro e Simples diz algo interessante sobre isso: “Quanto mais nos libertamos de nós mesmos e deixamos que seja Cristo quem nos direja, tanto mais verdadeiramente nos tornamos nós mesmos […] Busque-se a si mesmo e a longo prazo só encontrará ódio, solidão, desespero, medo, rancor, ruína, ganância, vaidade, orgulho e decadência. Busque a Cristo e você o encontrará. e com ele, você e tudo mais”.
Aqui está a compreensão do que Jesus diz acerca de negar a si mesmo. Na jornada do discipulado é preciso desapergar-se daquele que é o maior de todos os seus bens: o seu eu.
Negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga a Jesus. Só assim podemos ser discípulos de Jesus e ajudar outras pessoas a seguirem a Jesus
Conclusão
Quem é o seu modelo de discípulo que te ajuda a seguir a Jesus?
Você segue a Jesus a ponto de ser um modelo para outros seguirem a Jesus?