OLHE E SEJA SALVO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

OLHE E SEJA SALVO

TEXTO:
Isaías 45.22 RA
Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

INTRODUÇÃO:

Um homem pediu emprestado uma grande soma de dinheiro; um amigo rico assinou o bilhete com ele. Houve reversões financeiras e o mutuário estava com graves problemas quando chegou a data de vencimento. Em grande aflição, ele foi até seu amigo, profundamente triste. Seu amigo disse: “Assinei com você sabendo que essa situação poderia surgir; ponha de lado seus medos e peça a mim o pagamento integral. ”
E então Deus diz: "Olhe para mim ..."
LEMBRE-SE
Provérbios 20.12 NVI
Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor.
Mateus 6.22–23 NVI
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Lucas 11.34–35 NVI
Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
Provérbios 28.22 NVI
O invejoso é ávido por riquezas, e não percebe que a pobreza o aguarda.
Atos dos Apóstolos 26.15–18 NVI
“Então perguntei: Quem és tu, Senhor? “Respondeu o Senhor: ‘Sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, fique em pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei. Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

I. Olhe e viva.

Pense na serpente de bronze: quando “ele olhava para a serpente de bronze”, ele vivia Números 21: 4-9
Números 21.4–9 NVI
Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!” Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá”. Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.
Lembre-se da conversa de Jesus com Nicodemos (ver João 3: 14-15).
João 3.14–15 NVI
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
E João disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29).
João 1.29 NVI
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

II. Mantenha seus olhos em Jesus.

A. Pedro “andou sobre as águas e foi ter com Jesus; mas quando viu o vento, teve medo ”e afundou. Ele parou de olhar para Jesus (ver Mat. 14: 25–31).
Mateus 14.25–31 NVI
Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”
Veja: Era o EU SOU
Êxodo 3.14 NVI
Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.
João 8.58 NVI
Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”
B. “Volte seus olhos para Jesus” e não desvie o olhar por causa da dificuldade. Continue olhando para ele.
C. “Corramos ... olhando para Jesus ... a corrida que está colocada diante de nós” (Hebreus 12: 1-2).
Hebreus 12.1–2 NVI
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Miquéias 7.7 NVI
Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.
Filipenses 3.20 NVI
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

III. O olhar firme sobre Jesus é um olhar transformador.

A. “Olhe para ele e resplandeça” (Salmos 34: 5). Cristãos radiantes são aqueles que olham para ele. Eles estão “brilhando com o Espírito”.
Salmo 34.5 NVI
Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.
B. “Contemplando a glória do Senhor, [nós] somos transformados em sua semelhança de um grau de glória para outro; pois isso vem do Senhor que é o Espírito (2 Coríntios 3:18).
2Coríntios 3.18 NVI
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
LEMBRE -SE de MOISES
Êxodo 34.33–35 NVI
Quando acabou de falar com eles, cobriu o rosto com um véu. Mas toda vez que entrava para estar na presença do Senhor e falar com ele, tirava o véu até sair. Sempre que saía e contava aos israelitas tudo o que lhe havia sido ordenado, eles viam que o seu rosto resplandecia. Então, de novo Moisés cobria o rosto com o véu até entrar de novo para falar com o Senhor.
Aplicação: O duplo benefício de estar em CRISTO
1- Justificação
Romanos 5.1 NVI
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
2-Transformação
Romanos 8.29 NVI
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Filipenses 3.14 NVI
prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3.21 NVI
Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
1João 3.2 NVI
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

CONCLUSÃO:

Como Spurgeon encontrou Cristo
Achei que o sol estava apagado do meu céu - que havia pecado tanto contra Deus que não havia esperança para mim. Eu orei - o Senhor sabe como eu orei - mas nunca tive um vislumbre de uma resposta que eu conhecesse. Eu pesquisei a Palavra de Deus; as promessas eram mais alarmantes que as ameaças. Li os privilégios do povo de Deus, mas com a maior persuasão de que não eram para mim. O segredo da minha angústia era este: eu não conhecia o evangelho. Eu estava em uma terra cristã; Tive pais cristãos; mas eu não entendia a franqueza e simplicidade do Evangelho.
Eu sabia que se dizia: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”, mas não sabia o que era acreditar em Cristo.
Às vezes penso que poderia ter estado em trevas e desespero agora, não fosse pela bondade de Deus em enviar uma tempestade de neve em uma manhã de domingo, quando eu estava indo para um local de culto. Quando não pude ir mais longe, encontrei uma pequena capela com quinze pessoas. O ministro não veio naquela manhã por causa da neve. Um homem pobre, um sapateiro, subiu ao púlpito para pregar. Seu texto era: “Olhai para mim e sede salvos, todos os confins da terra”. Houve, pensei, um vislumbre de esperança para mim em seu texto. Ele começou assim: “Meus queridos amigos, este é um texto muito simples. Diz: ‘Olha’. Agora, isso não exige muito esforço. Não é levantar o pé ou o dedo; é apenas 'olhar'. Bem, um homem não precisa ir para a faculdade para aprender a olhar. Qualquer um pode olhar; uma criança pode olhar. Mas é o que diz o texto. Em seguida, diz: ‘Olhe para mim’. Muitos de vocês estão olhando para si mesmos. Não adianta olhar para lá. Você nunca encontrará conforto em si mesmo.
Então o bom homem seguiu seu texto da seguinte maneira: “Olha para mim; Estou suando grandes gotas de sangue. Olhe para mim; Estou pendurado na cruz. Veja! Estou morto e enterrado. Olhe para mim; Eu me levanto novamente. Olhe para mim; Eu ascendo; Estou sentado à direita do Pai. Oh, olhe para mim! Olhe para mim!"
Então ele voltou sua atenção para mim. Ele disse: “Jovem, você parece muito infeliz. E você sempre será infeliz - na vida e na morte, se não obedecer ao meu texto. Mas se você obedecer, agora, neste momento, você será salvo. ”
Então ele gritou: “Jovem, olhe para Jesus Cristo; olhe agora!" Ele me fez começar no meu assento; mas olhei para Jesus Cristo. Naquele momento, a nuvem se dissipou e, naquele momento, vi o sol. Eu poderia ter me levantado naquele momento e cantado com o mais entusiasta deles o precioso sangue de Cristo e a fé simples que só olha para ele. Oh, aquele alguém me disse isso antes - confie em Cristo, e você será salvo!
Galaxie Software, 10.000 ilustrações do sermão (Biblical Studies Press, 2002).
Conte a história de The Great Stone Face, de Nathaniel Hawthorne com aplicação adequada.
Related Media
See more
Related Sermons
See more