Sem título Sermão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Gálatas 1.6–10
Gálatas 1.6–10
6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho
7 que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
8 Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
9 Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
10 Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.
existe um falso evangelho, a palavra por diversas vezes apresenta a possibilidade e a realidade de falsos mestres e um falso ensino sendo ministrado na igreja, essa é uma realidade da igreja, esse falso evangelho é apresentado e entra dentro da igreja de diversas maneiras, podemos olhar o exemplo da igreja de galatas, vemos uma igreja que abandonou os ensinos de cristo e agora vive as conseguencia disso uma dessas conseguencias é a carta que paulo escreve a essa igreja. e podemos ver que essa falso evengelho vem a partir de um falso ensino, um ensino que perverte o evengelho de cristo e dentro desse falso evangelho temos, a criação de dois movimentos dentro da igreja primitiva, que se extendem ate o dia de hoje, como os Judaizantes e os gnosticos.
qual o sentido de falar sobre esses grupos e destacar eles dentro dessa passagen? é para que a igreja de hoje não repita o mesmo erro da igreja de galatas.
mas quem são esses grupos nos dias de hoje? temos o primeiro grupo dos Judaizantes, eles são um grupo de pessoas que pregam que as tradiçoes da religião judaica deveriam ser continuados dentro do cristianismo, dando a essas tradiçoes uma importancia de salvação. nos dias de hoje temos esse mesmo espirito, rodendo nossas igrejas, acreditamos que quem vai nos salvar é a nossa ação ou ritual, como por exemplo: falamos, claro que Deus vai nos perdoar afinal vamos pra igreja e dizimamos todos os domingos, ajudamos as campanhas missionarias e fazemos tudo que é preciso dentro da igreja e tambem reciminamos quem não faz. muitas vezes ensinamos que pra quem da, ou faz muito a ele muito sera dado de recompensa por seu esforço.
mas isso não é a realidade, assim como os judaizantes tentavam pregar um evangelho atraves de obras e nos dias de hoje muitas vezes vivemos um evangelho de progamações, e paulo nos lembra esse não é o verdadeiro evangelho, isso é maldiação.
o segundo grupo apresentado aqui eram o gnosticos, uma seita religiosa que saiu do cristianismo judeu que pregava a ideia de um conhecimento elevado ou que so se acansava a Deus atraves de iluminção divina de um ser espiritual, e que somente um grupo selaeto de pessoas seria capaz de alcançar esse gral de espiritualidade. nos dias de hoje fazemos exatamente a mesma coisa nos Idolatramos algumas figuras ou então santificamos pessoas e objetos, como por exemplo a figura do pastor ou de um missionario, nos olhamos para aquela pessoas e começamos a pensar o quanto esse homem fala bem e isso gera em nos um sentimento de que so aquele homem é inspirado por Deus que somente ele pode falar por deus em nosso lugar e que ele é o canal de Deus pra conosco.
mas graças ao Sacrificio de Cristo nos não vivemos mais dessa forma, nos somos convidados a ter um relacionamento com cristo atraves de seus sacrificio e não atraves de seres celestias ou conhecimentos ocultos, todo o conhecimento oculto de Deus ja foi revelado nas escrituras. paulo tambem chama esse evangelho de anatema.
mas então ja que o evangelho que paulo anunciou não foi o de obras, nem o de conhecimento qual foi ?
1Coríntios 1.20–25
20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;
23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios,
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.
nos pregamos a cristo, o evengelho de Paulo é o envagelho de Cristo a mensagem trasmitida aos galatas, aos corintios e a todos que pregam as escrituras é o evangelgo de Cristo, que não vem de obras pois toda a obra Ja foi consumada em Cristo e nem de conhecimento sobrenatural, pois todo o conhecimento foi revelado nas escrituras. que nos possamoas lembrar qual é o verdadeiro evangelho.