DISCIPLINA DE DEUS

0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Nos anos noventa, mais precisamente entre julho de 1995 a março de 1996, a banda de rock Mamonas Assassinas fazia grande sucesso no Brasil. Em apenas 7 meses o grupo, que se caracterizava por um humor debochado, vendeu três milhões de cópias de um único CD. No dia 02 de março, a carreira meteórica da banda terminou de forma trágica. O avião que os transportava para shows em todo o país caiu na Serra da Cantareira, em Guarulhos.
Em abril de 2013, foi postado na internet um vídeo em que o deputado federal e pastor Marcos Feliciano afirma que o acidente que causou a morte dos Mamonas Assassinas foi provocado por Deus. Para Marcos Feliciano, a "banda tocou na santidade das crianças" pois, por causa de suas músicas, "as crianças estavam falando palavrões. Ele disse que:
"o avião estava no céu, região do ministro do juízo de Deus, lá na Serra na Cantareira, ao invés de virar para um lado, o manche virou para o outro. O anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aqueles que tentavam colocar palavras torpes nas bocas das nossas crianças”.
Tremo quando escuto declarações como esta. Será que foi Deus quem provocou aquele acidente? Que base ele tem para afirmar que foi Deus quem puniu aqueles jovens?
O conceito de Deus de muitas religioes é que Deus está lá no céu com um chicote na mao, pronto para punir quem não o obedece. Para multas pessoas, Deus é um ditador cruel, sem misericórdia de ninguém, pronto para jogar no inferno quem não faz o que é certo.
Certamente você iá ouviu este tipo de comentário: "Está vendo esta situação, está vendo esta doença, Deus está pesando a mão sobre ele”. Se você fala assim é muito provável que esteja se referindo a alguém com quem você não sedá muito bem.
Será que nos dias de hoje Deus castiga alguém? Pode vir algum tipo de sofrimento diretamente de Deus sobre nós? É possível vir de um Deus de amor algum tipo de disciplina ou punição?
Deus pode sim, ser um dos agentes do nosso sofrimento!
Não é difícil entender que o sofrimento humano está vinculado à queda, decisões equivocadas, incompetência, Satanás, uma sociedade violenta e injusta, desconexão espiritual e compromisso com Deus. Porém, dizer nos dias de hoje que Deus é aquele que nos envia algum tipo de sofrimento parece uma heresia.
Quando defendo a ideia de que Deus é responsável por uma parcela de nossos sofrimentos o faço com muita cautela porque sei que corro o risco de ser mal interpretado. Mal interpretado por dois grupos. Uns dirão: "É isso mesmo, Deus castiga, Deus é justo, Ele é mesmo durão, não ande na linha não, para ver o que acontece”. Por outro lado, outros argumentarão: "Deus é amor, não pune ninguém, não. Isso ele fazia só no Antigo Testamento. Estamos no tempo da graça e não da lei”.
O que você acha? Deus hoje envia o sofrimento para alguém ou não?
Confira este texto da Palavra de Deus:
Hebrews 12:5–11 NVI
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
O que você acha deste texto bíblico? Quem pensa que Deus nunca envia nenhum tipo de sofrimento deve ter muita diflculdade em explica-lo.
Não podemos permitir que os abusos e interpretações erradas da Bíblia nos fechem os olhos para entendermos toda a revelação das Escrituras.

Disciplina para os filhos

O autor aos Hebreus começa citando um texto de Salomão:
Proverbs 3:11–12 NVI
Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
A disciplina de Deus é ministrada exclusivamente sobre os seus filhos.
Hebrews 12:6–8 NVI
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Se um garoto na rua disser um palavrão posso ate chamar a atenção dele, mas não tenho como discipliná-lo. Se o filho de um vizinho mentir, posso repreendê-lo, mas não tenho como puní-lo. Por quê? Porque ele não é o meu filho.
Uma das responsabilidades de um pai é é ensinar ao seu filho o que é certo ou errado. Mas, nem sempre o filho atende às orientações paternas. O pai, dependendo da situação, conversa de novo com ele, orienta, mostra o que deve fazer. Se o filho continuar insistindo em desobedecer, qual é o dever do pai? Disciplina-lo.
Todos que tiveram o privilégio de nascer em uma família estruturada, com certeza foram disciplinados por seus pais. Será que existe alguém "tão bonzinho" que nunca foi repreendido pelo pai, nunca tomou umas "palmadas': ou perdeu um privilégio?
Precisamos de disciplina porque somos teimosos. Eu me recordo muito bem de algumas vezes que o meu pai me disciplinou com um chinelo de couro bege. Quando ele pegava aquele chinelo...
Como pai tenho que disciplinar também os meus filhos. Nunca disciplinei os filhos de outras pessoas, mas os meus, sim. Por que fiz isso? Porque são meus filhos! Esta é minha responsabilidade! Só pais irresponsáveis deixam os filhos por conta própria. Assim também é Deus. Ele é um pai responsável. Ele tem todo o direito de nos disciplinar simplesmente porque somos seus filhos. Ponto final! Deus nunca vai disciplinar uma pessoa que não é o seu filho. Ele a ama a todos, mas com os seus filhos, tem um relacionamento diferenciado.
Se você é filho de Deus, recebeu Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, esteja absolutamente certo de que em algum momento de sua vida, Deus vai disciplinar você por algum erro que você esteja cometendo e que insiste em continuar nele.

Disciplina revela amor

O que está por trás da disciplina divina? Raiva? Sentimento de vingança? Uma mera punição? Não. Esta disciplina que é ministrada por Deus é fruto do seu especial amor por nós.
Disciplina é mais do que a punição por um erro. Ainda que a punição se assemelhe muito à disciplina, ela transcende a mera punição. Na punição o foco é a justiça. A justiça revida. Na punição o que se espera é o pagamento de uma penalidade, retribuição por uma falta cometida. É importante lembrar que a pena por nossos pecados já foi paga por Cristo. Na cruz, o castigo que deveria ser nosso foi transfcrido para Ele. Deus não requer um duplo pagamento pelos nossos pecados: pagos por Cristo na cruz c depois por nós mesmos.
Içami Tiba, famoso psiquiatra e palestrante escreveu um livro que se tornou um best seller: “Quem Ama Educa”. Ele assinala que educar dá trabalho, é uma tarefa difícil, mas é unia manifestação de carinho de amor paternal. No processo educacional, a primeira fase é a instrução: eu digo o que é certo ou errado e quais são os limites e o que fazer. A segunda fase: a advertência, quando há um erro, um vacilo. Terceira fase: disciplina corretiva. Filho deliberadamente desobedece, então o pai, num gesto de amor, disciplina.'
Hebrews 12:6 NVI
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
Vivemos em uma sociedade em que a disciplina não é valorizada. A repressão e o exagero na disciplina em décadas passadas geraram novas gerações de pais que perderam o controle sobre os seus filhos. Meninos de 02, 03, 04 anos manipulam toda família com suas birras e gritadas.
Tem pais que erroneamente pensam: "eu não quero perder o amor de meu filhinho': Deixe Ihe dizer algo muito importante para você que é pai ou mãe: quem ama, disciplina. Você não perderá o amor de seus filhos se disciplinar na medida certa, com justiça e coerência.
O pai que ama sofre quando tem que disciplinar o seu filho. Ele orienta, fala, aconselha e o filho continua desafiando. Quando o pai amoroso precisa usar a vara, ele mesmo sofre ao usá-la. Sei disso por experiência própria. Quando o filho percebe que você foi Justo e coerente e que está sofrendo ao disciplina-lo, ele aceita a disciplina.
O problema é que os pais nem sempre são coerentes e sábios na disciplina dos filhos O autor aos Hebreus diz assim sobre os pais. "Eles nos disciplinaram durante pouco tempo, como bem lhes parccia" (Hebreus 9.10a). Nem sempre os pais disciplinam os filhos da maneira correta , mesmo aqueles que amam os seus filhos. Às vezes o pai simplismente perde a cabeça e agride o seu filho de uma forma que não é adequada. Isso Já aconteceu comigo. Um dos meus filhos me irritou muito com uma atitude de displicência contínua, quando fui chamar sua atenção ele me respondeu e aí o sangue subiu, passei dos limites e exagerei a dose. Tive que Ihe pedir desculpas pelo excesso.
Como pais, humanos que somos, às vezes falhamos, por omissão ou por excesso na disciplina. Porém, a disciplina de nosso Pai Celestial é perfeita. Ele é sábio. Nunca erra na medida. Jamais "passa do ponto”. Sua disciplina não é fruto de uma raiva súbita, de um descontrole emocional. E sempre resultado do seu amor. Quando nos disciplina sempre sofre conosco. Muitas vezes, no Antigo Testamento, quando Deus tinha que disciplinar o seu povo, Ele revelava quão grande era o seu sofrimento.
Uma coisa tem que ficar muito clara. A motivação de Deus quando nos disciplina nunca é o ódio ou um sentimento de desforra. Ele não age como um juiz que deseja fazer justiça contra um criminoso, ou um sargentos que deseja ver seus subordinados sofrendo tudo que ele mesmo viveu quando era ainda um soldado raso.
Deus nos ama tanto que não fica de braços cruzados permitindo que fiquemos atolados em nossos pecados, sem uma nutdança de coração e de ação. Porque deseja muito o nosso bens é que nos disciplina.
Quem é pai pode entender melhor o que Deus faz conosco como seus filhos. Que pai amoroso, vendo o seu filho fazer um monte de besteiras afundando a sua vida nos vícios ou qualquer outro comportamento pecaminoso, fica inerte, deixando que o filho siga o seu próprio caminho dominado por desejos que levam à destruição?
Se nosso filhos pequenos ou adolescentes se envolverem com coisas erradas temos o dever de advertí-los. Se eles insistirem no erro, a única opção é discipliná-los. O tempo todo a motivação do nosso coração é o amor e não um sentimento de vingança ou desforra. Queremos o melgor para eles!
Para disciplinar os seus filhos rebeldes na antiguidade, Deus permitiu o exílio babilónico. No ano 597 a.C, o templo foi destruído, Jerusalém ficou em ruínas. Porém, depois de 70 anos, quando os propósitos de Deus se cumpriram, chegou ao fim o tempo da disciplina. Deus mesmo se encarregou de libertar e trazer os seus filhos de volta para casa.

Disciplina dolorosa

O sofrimento que experimentamos quando somos disciplinados é real. Ninguém gosta de ser disciplinado. Quando crianças testávamos os limites e tínhamos atitudes tão irritantes que parece até que estávamos "pedindo para apanhar'; mas de modo geral, não queremos ser disciplinados.
"Nenhuma disciplina parece no momento motivo de alegria, mas de tristeza" (Hebreus 12.1 1a).
A Bíblia versão A Mensagem traduz assim este texto: “A disciplina nunca é divertida quando está sendo aplicada. É sempre dolorosa”.
Uma das versões mais antigas traduz assim Hebreus 12.6 : "O Senhor disciplina a quem anta e açoite a qualquer que recebe como filho': O termo aqui é forte.
Hebrews 12:6 NVI
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
Sejamos sinceros, não gostamos de ser castigados. Nenhum filho vem correndo para o lado do pai e diz: “Pai, me castiga, por favor, eu estou merecendo”: Eu nunca fiz este tipo de oração.
Disciplina implica em sofrimento, não tem como ser de outra mancira.
Há determinadas atitudes que, infelizmente, somente são alteradas depois de uma ação disciplinar. Quem é pai e disciplinou o seu filho sabe que, por incrível que parcça, depois de uma ação disciplinar mais dura, frequentemente o menino fica “macio como uma seda”.
Isso acontece conosco também em relação ao Pai Celestial. Enquanto estamos apenas ouvindo mensagens nos cultos, que nos convidam a mudanças, muitas vezes permanecemos estacionados, sem alterar nada em nossas vidas. Mas, quando enfrentamos a disciplina de Deus, não demoramos muito para tomarmos de verdade novos propósitos e mudarmos nossas intenções e ações. Não deveria ser assim, mas infelizmente é assim que acontece.
Por isso afirmo que existe uma parcela de nossos sofrimentos que provém diretamente de Deus. Estes sofrimentos, frutos da disciplina, podem ocorrer de diferentes maneiras: Deus deixa o Diabo nos atingir, deixa que a lei de causa e efeito, quando pisamos na bola, se concretize sem Sua intervenção, ou envia algum tipo de problema, de aflição, para que possamos tomar consciência que precisamos mudar e iniciar um novo processo em nossas vidas.
Deus não nos disciplina por todos os nossos pecados. Já pensou se fosse assim: "Bateu, levou!"? Com certeza nossa vida seria muito mais atribulada. Ele perdoa todos os nossos pecados. Mas, quando insistimos em fazer o que é errado, em permanecer no erro, e o tempo vai passando.
A correção está vinculada uma disciplina em que há uma desobediência deliberada. não apenas deliberada, mas persistente. Quando a gente sabe que está errado e insiste em permanecer no erro. São práticas pecaminosas que nos prendem, mesmo sendo salvos. Já ouvimos a voz do Espírito Santo, mas insistimos em não dar ouvidos de verdade. Deus já disse: "não é asiim que você deve fazer; mas a gente acaba seguindo aquela flosofia: "vou fazer as coisas do meu jeito” . Nestes casos, Deus resolve agor e exerce sobre nós a disciplina corretiva.
Estamos refletindo sobre a disciplina na perspectiva de que algumas vezes erramos e Dues nos pune. A disciplina está ligada a correção dc um crro, quando estamos seguindo em um caminho perigoso e não nos arrependermos, Dues pode enviar ou permitir um sofrimento, visando nos trazer de volta para junto de si e evitar um sofrimento maior no futuro.
Contudo, existe outro aspecto da disciplina que não tem a ver diretamente com um pecado específico ou a uma atitude de rebelião contra Deus.

Disciplina molda

Um dos sentidos da palavra disciplina no original grego é o de “treinamento”: A ideia é que Deus envia sofrimentos que nos aperfeiçoam. Somos como uma pedra bruta que precisa ser talhada para o que existe de melhor de nós possa surgir.
Existem determinadas virtudes que somente vão se desenvolver em um ambiente de dificuldades. É na adversidade que nos fortalecemos, após termos nos quebrantado diante de Deus.
Além dos pecados explícitos temos uma natureza pecaminosa que deve ser dominada. Há área em nossas vidas em que temos riquezas, limitações. Deus quer nos burilar, Deus quer trabalhar em nós estas áreas.
O salmista reconhece o valor do sofrimento para sua vida: "Antes de ser anigido andava errado, mas agora guardo a sua palavra...Foi-me bom ter eu passado pela aflição para que aprendesse os teus decretos" (Salmo 119.67,71).
Psalm 119:67 NVI
Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra.
Psalm 119:71 NVI
Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.
Um pai percebe que um filho tem dificuldades de andar. O que ele faz? Pega o filho pela mão, vaí segurando, vai soltando devagarinho, o filho cai. O pai pega de novo, vai caminhando, cai outra vez. É um processo de treinamento. Erros c acertos. Nem todo a erro é necessariamente um pecado.
Todos temos limitações que são superadas através do treinamento, da disciplina. Quem é o nosso trcinador, quem é o pai que vai nos treinando, nos disciplinando? Deus. Como um professor de natação que corrige um movimento errado, Ele diz: "Repete. É assim”, Ele demonstra. Algumas vezes Ele incentiva, quando você acerta. outras vezes ele diz: "Não, assim não. Está errado. Faça outra vez”. O que este professor está fazendo? Ele está nos discipulando, disciplinando, nos ensinando e treinando, ao nosso lado. Nem sempre gostamos das suas intervenções. Ele nos faz sofrer, com exercícios repetitivos e cobranças, mas ele quer ensinar algo, quer nos aperfeiçoar.
Eu era jovem e fui ensinar a Joice, minha irmã mais nova, que ainda era uma criança, a andar de bicicleta. Foi impossível ensínar- Ihe sem que houvesse algumas quedas. Joelhos ralados. Lágrimas. Mas, tudo isso fazia parte do processo de aprendizagem. Não desistimos e ela aprendeu a pedalar sem cair.
Quando contratamos um personal treiner para desenvolver alguma habilidade física, ele vai nos apresentar uma tarefa difícil. Os exercícios propostos ficam cada vez mais difíceis. Se estivermos treinando salto em altura a barra será posicionada cada vez mais distante do solo. Por que ele faz isso? Por que ele exige mais? Por que nos faz sofrer? Estamos sendo testados. Seu objetivo é nos aperfeiçoar e extrair de nós o nosso melhor. Processo frequentemente difícil e doloroso.
Assim também Deus prova os seus filhos, Deus precisa saber o quanto eu sou fiel? Ele precisa saber qual o tamanho e a qualidade de e. As provas divinas nao sao para Deus descobrir algo que Ele não sabe. Quando provou a Abraão, pedindo que sacrificasse o seu filho lsaque, será que Deus realmente não sabia qual seria o resultado daquele teste? Será que Deus não sabia o resultado da aposta com o diabo em relação a Jó? Deus sabe de tudo. Ele nos prova para que nós possamos avaliar a dimensão de nossa fé nele, a consistência e intensidade de nosso amor por Ele.
As provas de Deus servem para nós mesmos. Servem para que reconheçamos onde estamos. Lembra aqueles testes nos livros de matemática e física? Você fazia e depois conferia as respostas nas últimas páginas do livro. O objctivo dels é apenas prover uma autoavaliação.
Os testes de Deus não envolvem conhccimento, mas a nossa reação aos problemas difíceis, situações dolorosas que revelam áreas de nossa vida que precisam sermelhoradas, aperfeiçoadas e moldadas.
Exames muitas vezes dolorosos indicam se estou com um problema em uma determinada área do meu corpo. Endoscopia, exame de próstata, contraste e tantos outros. Assim também há exames e provas desagradáveis que fazem parte do tratamento de Deus para nos curar e aperfeiçoar.
A Bíblia apresenta esta verdade através da imagem do agricultor que poda a árvore. Poda os galhos inúteis para que eles possam dar mais fruto. É isso que Deus quer fazer conosco.
E dificil admitir, mas há determinadas lições que somente aprendemos por meio do sofrimento. Não existe outro jeito.

Disciplina conduz a santificação

Qual é o objetivo final da disciplina? Qual o objetivo de nosso Pai Celestial ao permitir a experiência do sofrimento?
Um pai humano, mesmo amando um filho, pode ter motivações para disciplina-lo que não são as mais adequadas. O pai nunca corrige o alho, mas quando ele aprenda uma na frente de outras pessoas. O menino fala um palavrão. Até imitando o pai. O pai nunca diz nada. Recebem a visita da vovó e do vovó. Então, na frente avós, o menino solta um palavrão. O pai fica envergonhado, não quer "perder a moral" e briga com o menino: "seu boca suja"!
Dá um tapa na boca da criança. Por que ele fez isso? Quer mostrar autoridade.
Nosso Pai Celestial nunca faz assim conosco. Ele não nos disciplina para "fazer bonito" na frente de ninguém ou por medo de perder autoridade. O objetivo da disciplina divina é sempre a nossas santificação.
Hebreus 12.10-11
Hebrews 12:10–11 NVI
Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
O grande objetivo de Deus para nós é sermos discípulos que se assemelham ao Mestre Jesus. Somente seremos discípulos de Jesus se estivermos dispostos a ser disciplinados por Ele. Discípulo e disciplina. São conceitos interligados.
Um grupo de mulheres estudando o livro de Malaquias se deparou com a seguinte expressão: "Ele assentar-se-á como fundidor e purificador da prata" (Malaquias 3.3 ). Elas ficaram intrigadas sobre o que esta afirmação significava quanto ao caráter e natureza de Deus. Uma delas se prontificou a buscar descobrir como ocorria o processo de refinamento da prata e compartilhar o resultado de sua pesquisa no próximo encontro.
Malachi 3:3 NVI
Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.
Naquela mesma semana, ela entrou em contato com um ourives. Foi ver como ele trabalhava. Não Ihe disse a razão pela qual estava interessada sobre o processo de refinamento da prata. Enquanto ela observava, o ourives mantinha um pedaço de prata no fogo e deixava-o aquecer. Ele explicou que era necessário manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes, a fim de que fosse devidamente purificada e refinada. Desta maneira as impurezas eram todas quimadas. A mulher imaginou Deus mantendo-nos em um lugar bem quente para nossa purufucação. Ela se lembrou do versículo: “Ele se assenta como fundidor e purificador da prata”.
Ela então, indagou ao ourives se ele tinha mesmo que se sentar em frente ao fogo durante o tempo em que a prata estivesse sendo refinada. Ele respondeu afirmativamente e disse que não apenas tinha de se sentar ali segurando a prata, mas também que era imprescindível manter os seus olhos fios na prata o tempo todo. Se a prata fosse abandonada, apenas por um momento, nas chamas, ela poderia ser destruída. A mulher ficou em silêncio por um instante e depois perguntou:
- Como você sabe quando a prata está completamente refinada?
O ourives respondeu:
- Oh, é fácil! O processo está pronto quando vejo minha imagem refletida nela.
As dolorosas provações são como estas labaredas de fogo. Elas nos refinam, fazem refletir em nossas vidas a imagem do Criador. O grande ourives nos refina para que sejamos cada vez mais semelhantes a Jesus.

ACEITAR A DISCIPLINA

Creio que é muito difícil sabermos se o problema que estamos passando, de alguma forma, representa de fato uma disciplina de Deus sobre noss as vidas. Nos dias do Antigo Testamento me parece que era mais fácil. O profeta alertava. Quando não havia mais jeito, Deus anunciava a açao disciplinar. Quando o sofrimento chegava, o povo sabia o porquê. Era evidente a relação de causa e efeito.
Jeremias mesmo alertou o povo sobre o exílio eminente. Deus nunca puniu o seu povo sem avisar. A paciência de Deus que retardava o castigo. Hb 12.5
Hebrews 12:5 NVI
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
Que tipo de filho você tem sido? Tanto no relacionamento com seus pais humanos quanto com seu Pai celestial?
O autor aos Hebreus faz um alerta muito interessante: "Tínhamos nossos pais humanos para nos disciplinar e nós os respeitávamos. Logo, não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos e assim viveremos"? (Hebreus 12.9 ).
Hebrews 12:9 NVI
Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!
Os filhos desobedientes aos seus pais aqui na terra são também aqueles que geralmente se rebelam contra o Pai que está nos céus. Não despreze, não se revolte e nem se desanime quando for disciplinado por Deus. Lembre-se: Ele o ama e quer sempre o seu bem. Ainda que você o entristeça, Ele nunca vai agir com ódio ou para revidar uma ofensa, porque a essência divina é o AMOR.
Reaja positivamente a todo aquele sofrimento que você identificar como sendo disciplina do Pai para a sua vida. Procure aprender as lições que Ele quer Ihe ensinar. Dependência completa, humildade, solidariedade com o outro, autonegação por amor a Jesus.
Por outro lado, seja cauteloso quanto ao sofrimento do outro. Na maioria das vezes não temos elementos para dizer: “este sofrimento foi Deus que enviou para você”
Não se esqueça de que as fontes de sofrimento podem ser várias. Não se apresse em julgar ninguem ou dar explicações sobre o sofrimento dos outros. Se você fizer isto, estará cometendo o mesmo erro dos amigos de Jó. Eles imaginaram que Jó estava sendo do por Deus por algum pecado e ficaram batendo nesta tecla o tempo todo, trazendo mais sofrimento ao pobre homem.
Não julgue as razões do sofrimento de seus irmãos. Não tente explicar o que você não sabe com certeza.
Se conseguir compreender quando o seu sofrimento pessoal é resultado de uma ação disciplinadora de Deus, você já terá progredido muito. Através do sofrimento, se permita ser moldado ou corrigido. Não despreza jamais a sábia disciplina do seu amoroso Pai Celestial e você será cada vez mais parecido com Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more