A GRAÇA NOS ATOS
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Texto: Rute 3
Texto: Rute 3
Objetivo: (1) Entender a preparação do casamento, (2) Ver a nossa preparação para o casamento com Cristo, (3) Ver a diferença entre Ló, Judá e Boaz e (4) Decidir agir com atos de fé.
Objetivo: (1) Entender a preparação do casamento, (2) Ver a nossa preparação para o casamento com Cristo, (3) Ver a diferença entre Ló, Judá e Boaz e (4) Decidir agir com atos de fé.
Proposição: Rute é um livro sobre graça, uma graça que corrige e abençoa nossos atos.
Proposição: Rute é um livro sobre graça, uma graça que corrige e abençoa nossos atos.
Contexto:
Contexto:
Nas últimas semanas estudando Rute vimos desde seu momento mais trágico, com a viuvez daquelas três mulheres, bem como sua chegada amarga a Belém, até a fidelidade Rute para com Noemi e a de Boaz para com o Senhor, tornando cada um deles benção para os outros. Hoje continuaremos nossa história, uma história de amor, mas principalmente uma história sobre a graça.
Em
Assim, passou ela à companhia das servas de Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou; e ficou com a sua sogra.
Vimos que a colheita estava acabando, Boaz continuou sendo uma fonte de bençãos para Rute, e Rute uma fonte de benção para Noemi. Nos encontramos no final da colheita, aquelas duas viúvas, podiam louvar ao Senhor que não as havia desamparado, Boaz podia louvar a Deus por cada grão com o qual o Senhor o tinha abençoado. E agora, nesse ponto da história, nós começamos tirar uma lição importante para todos nós.
A graça agiu até aqui, dando um recomeço para aquelas duas mulheres, agiu ao abençoa-las, agiu através de Boaz, Deus continuava agindo através de Rute. Deus queria agir ainda mais, porém para Ele agir, alguem precisava se mover.
Noemi, já não era mais a mesma desde que fora abençoada por Deus naquele primeiro dia de trabalho da sua nora. Seu coração havia sido derretido, sua amargura havia ido embora e ela sabia que Deus ainda a acompanhava.
Quando as das haviam chegado a Belem Rute havia prometido cuidar de Noemi até sua morte, porém agora, Noemi providenciaria para ela uma nova vida. Ela traça planos para que Noemi se casasse com Boaz, tendo quase certeza de que ele aceitaria, devido a sua bondade e graça até o momento. Na época, os pais arrumavam o casamento para seus filhos e filhas, Noemi, agia verdadeiramente como mãe de Rute.
Corpo
Corpo
Eu gostaria de começar o sermão hoje chamando sua atenção para os detalhes da preparação do casamento, é bonito quando lembramos que Jesus escolhei várias vezes simbolizar sua união eterna conosco, como povo de Deus, a uma festa de casamento, onde ele é o noivo e nós somos a noiva. Veja então como a noiva se preparava, e como nós também podemos aprender a nos preparar.
1. PREPARO (1-5)
1. PREPARO (1-5)
A. NOEMI (v.1)
A. NOEMI (v.1)
Noemi é a primeira da história a tomar uma atitude, se dependesse de Rute ou Boaz a história não teria avançado, mas Noemi demonstra o claro princípio do livro de Rute, Deus sempre responde as orações e manda suas bençãos por meio das iniciativas humanas. Noemi tinha abençoado Orfa e Rute para que elas encontrassem lares, agora ela estava se dispondo a realizar essa benção na vida de Rute.
Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?
Ela promete buscar um lar para que ela pudesse ser feliz. A palavra feliz aqui é muito bonita ppis significa descanso, a mesma raiz de sábado. É bonito ver o que Noemi queria para sua nora, ela queria vê-la em um lar que pudesse ser um local de repouso.
Vemos na fala de Noemi, o princípio de Deus, o lar, a família, assim como o sábado, as duas grandes instituições do Éden, são locais de repouso.
No sábado descobrimos mais sobre o amor de Deus e demonstramos nosso amor por ele, descansando no seu dia.
No casamento descobrimos o amor do nosso conjuge e demonstramos nosso amor por ele, o casamento não deveria ser uma guerra, mas um lugar de descanso.
O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
B. SEU PLANO (2-4)
B. SEU PLANO (2-4)
Noemi decide então explicar seu plano, Boaz estaria na eira, um lugar de 12-15 metros de diâmetro, onde as pessoas faziam a sacudidura dos grãos, separavam a palha da semente. Rute deveria se preparar como para um noivado, deveria lavar-se, se perfumar e trocar as vestes.
Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha.
Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.
Deus comparou sua relação com seu povo como um casamento desde o noivado até a aliança eterna.
Outros homens poderiam se casar com Rute, mas apenas Boaz cumpriria o papel de redimi-la.
I. LAVADOS
I. LAVADOS
Nós do Brasil estamos acostumados a nos banhar todos os dias, herdamos isso dos nossos amados índigenas, esse não era um hábito comum na Europa, tanto que os primeiros europeus a chegarem no Brasil, deixaram bem claro sua estranheza e até mesmo se perguntaram que doença os indios deviam ter por tomar tantos banhos ou se a pele deles não caia.
No oriente as pessoas precisavam se lavar com frequência, mas não havia água encanada e os poços não permitiam que grandes quantidades de água ficassem dentro de casa. O calor e a poeira eram intensos, então eles se limpavam frequentemente com panos úmidos. A lei ordenava banhos e trocas de roupas antes de cerimonias especiais. Rute não se banhou em uma banheira, muito menos com um chuveiro, mas naquele ato, com um pano e uma bacia de água, a noiva se preparava, eliminando a poeira e o suor, para se encontrar com o noivo.
Como Cristãos, entendemos que também precisamos
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito,aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
Devemos clamar, o Senhor lava-me, e Ele nos alerta
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
Ele é a água que nos purifica para estarmos limpos na cerimonia do casamento do seu povo com Ele.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Mas lembrem-se, Deus não nos obriga a agir, muito menos faz o que podemos fazer, ou o que é nosso dever fazer. Somente nós podemos clamar e tirar de nossa vida as coisas que nos contaminam, e o pior é que geralmente sabemos quais são essas coisas. É somente pelo poder dEle, mas é apenas por meio da nossa decisão e permissão.
Pode ser que eu precise limpar minha biblioteca para isso, mudar as minha músicas, mudar as revistas que eu compro, os sites que eu acesso, os jogos que eu jogo, os programas que eu assito na TV. Precisamos tomar cuidado para não achar que a única diferença em ser cristão é ter Jesus e aceitar Jesus. Pois quando eu o tenho e o aceito Ele muda todo o resto.
Precisamos buscar orientação de Deus por meio da oração e do compromisso com a submissão a Ele, para descobrir e nos afastar de tudo aquilo que nos separa da vontade de Deus e que entristece nosso Pai
Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
Os israelistas e os sacerdotes sabiam que precisavam chegar a Deus purificados, ou seriam mortos diante da glória, a santidade era necessária para adorar ao Senhor. Fica claro por que muitas vezes pessoas reclama de cultos chatos e como uma rotina vazia, Deus pode não nos fulminar hoje, mas muitas vezes nos priva da sua glória. Não falo aqui sobre um moralismo periférico e simplesmente teórico, precisamos ser mais submissos a Deus e sua vontade. Precisamos buscar cada vez serví-lo e adorá-lo melhor, não pela visão de fanáticos, hereges ou legalistas que vez ou outra surgem no rebanho do Senhor tocando berrante, mas como verdadeiros filhos e filhas de Deus.
II.PERFUMADOS
II.PERFUMADOS
Logo em seguida Rute se perfumou ou se ungiu, pessoas do Oriente usavam e usam óleos perfumados para se protegerem da poeira, além de melhorarem tornarem seu odor mais agradavel, assim como fazemos com perfumes, cremes ou desodorantes. Uma noiva usava vários perfumes para seu noivo. Quem sabe Rute não estava usando aqueles mesmo óleos que usou no seu noivado com Malom, aquilo que antes era um simbolo da tristeza e da saudade de Rute, agora era um agradavel perfume de esperança e amor.
Como cristãos, que estão se preparando para o casamento do povo de Deus com Cristo, precisamos estar perfumados, precisamos ser ungidos
Graças, porém, a Deus, que, em Cristo,sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.
Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?
O Esp. Santo é nossa unção que nos guarda e protege,
E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.
Quanto a vós outros, a unçãoque dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidadede que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas,e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
Quanto mais nos aproximamos de Cristo no nosso caráter e na nossa conduta, mais amamos nosso Pai.
Esses dias estava com meus filhos, brincando, a Aylla começou a me explicar que a partir de agora ela era o pastor das igrejas, com suas duas pequenas mãozinhas ela segurou meu rosto barbudo e disse, presta atenção papaizinho eu sou o pastô; pegou sua biblia abriu e começou a falar, batizado, Esp. Santo, Jesus, Batizado (até hoje não sei se ela estava falando sobre o batismo de Jesus ou sobre o batismo do Espírito Santo, seja o que for, já está pregando direito).
Naquele momento entendi algo que eu acho que ainda não tinha entendido claramente, meus filhos não conseguem demonstrar amor por mim como nós adultos geralmente fazemos, dando algo especial ou significativo, escrevendo ou falando algo bonito, compreendendo as angústias e aflições. Sua única e quem sabe a mais genúina e simples forma de demonstrar amor é me observando e buscando agir como eu, me tendo como modelo e porto seguro.
Jesus viveu e trabalhou ungido pelo Espírito, não agiu um momento sequer sozinho. Se o Filho de Deus precisou, quanto mais eu e você, seres humanos falhos e pecadores.
Lembro-me de uma frase de Tozer que foi sendo adapatada com o tempo: Se o Espírito Santo fosse tirado do livro de Atos 95% do que estava ali, não mais estaria. Se o Espírito Santo fosse tirado de nós, 95% continuaria da mesma maneira que está.
III. VESTIDOS
III. VESTIDOS
Ela precisava vestir-se para o casamento, Rute não devia ter muitas roupas, mas devia ter uma mais excelente que as outras, e essa deveria ser a escolhida.
Somos pobres, não temos muitas roupas, mas ao nos apresentarmos como povo diante de Deus, devemos trajar nossa veste mais excelente. Depois que Adão e Eva pecaram eles tentaram se cobrir , mas somente Deus pode realmente vesti-los, e para isso o cordeiro precisou ser morto. Ser salvo é torcar as vestes
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus;porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.
Como Paulo ensina em Colossenses, precisamos tirar nossas roupas de morte e nos vestir com as vestes da graça.
Nossa justiça não vale nada
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.
Só a de Cristo nos prepara para esse evento
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
pois lhe foi dado vestir-se
de linho finíssimo, resplandecente e puro.
Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
C. A RESPOSTA (4-5)
C. A RESPOSTA (4-5)
Rute não devia apenas preparar, ela devia aprender como agir, as ações eram arriscadas, mas Deus a agiria com Graça.
1. AOS PÉS (v.4)
1. AOS PÉS (v.4)
Rute deveria ir a eira na surdina, esperar o sol se por e aguardar que todos fossem embora, ela deveria então deitar-se aos pés dele.
As pessoas ficavam fazendo a sacudidura no final da tarde, quando o vento era mais forte. Elas depois desse trabalho, dormiam em uma tenda que ficava próximo aos grãos, impedindo então que fossem roubados, os grãos na outra manhã, seriam levados para os celeiros ou então seriam ensacados e vendidos. Boaz como homem trabalhador, mesmo tendo muitos servos, decide ficar também na eira. Noemi sabia disso, afinal era o último dia de colheita. Rute deveria saber esperar o momento certo.
Deitar-se aos pés não era algo informal ou estranho como nos parece hoje, mas era a forma de acordá-lo e também se colocar como serva disposta a se casar. Alguns dizem que ela podia através desse ato, estar se dispondo a casar com Boaz, ele entende assim.
2. COM SUBMISSÃO (v.5)
2. COM SUBMISSÃO (v.5)
Gosto muto desse verso, Rute responde ao plano de Noemi assertivamente, de maneira segura, sem hesitar. Lembra a resposta de Maria, façam tudo que ele vos disser. Rute podia não conhecer os procedimentos em Israel, mas se submente aos conselhos de sua mãe e a vontade do Deus que a havia conduzido até ali.
2. AÇÃO (6-18)
2. AÇÃO (6-18)
A. OBEDIÊNCIA (6-7)
A. OBEDIÊNCIA (6-7)
Rute age de maneira obediente ao palno de sua mãe, Boaz se encontra alegre, vários comentaristas concordam que ele não estava embriagado, mas feliz pela colheita.
Nós conhecemos bem a história sabemos o que acontece, mas existe um paralelo muito interessante entre Elimeleque/Boaz, Judá e Ló que as vezes passa desapercebido aos nossos olhos.
Moabe, filho de Ló é citado no começo do Livro, Tamar, “esposa” de Judá é citada no final. Rute é descendente de Ló, Boaz é descendente de Judá.
I. SEMELHANÇAS
I. SEMELHANÇAS
1.SEPARAÇÃO
1.SEPARAÇÃO
Elimeleque, Judá e Ló se separam do povo de Deus. Ló deixa Abraão para morar em Sodoma, Judá deixa a casa de Israel para morar em Canaã e Elimeleque abandona Belém para morar em Moabe.
2. TRAGÉDIA
2. TRAGÉDIA
Os três experimentam tragédias ao se separar do povo, Ló perde a esposa e tudo que ele tem é destruido, salvando sua vida por pouco, Judá perde a esposa e filhos, Elimeleque e seus filhos morrem.
3. ESTERELIDADE
3. ESTERELIDADE
Nas três histórias, os que ficam tem perspectiva de esterelidade, as filhas de Ló não teriam com quem se casar, Tamar recebe ordens para ficar como viúva na casa de seu pai e Noemi e Rute esperavam morrer viúvas.
4. O PARENTE CHEGADO
4. O PARENTE CHEGADO
Nas três histórias um parente chegado aparece na história. Na de Ló, elas forçam seu pai a se tornar o parente chegado, na de Tamar, ela engana Judá, para ele se tornar o parente chegado e na de Rute, Boaz decide se tornar o parente chegado.
5. A MULHER TOMA A INICIATIVA
5. A MULHER TOMA A INICIATIVA
Ló é embriagado pelas filhas e levado a se deitar com elas, Tamar se veste de prostituta cultual e espera Judá na beira do caminho, Rute vai em segredo a eira, tomando a iniciativa para o casamento.
6. EXISTE CLIMA DE FESTA
6. EXISTE CLIMA DE FESTA
Ló estava se embriagando com vinho, Judá estava indo para a festa da tosquia apesar de estar enlutado e Boaz está comemorando a colheita.
7. NASCEM HOMENS
7. NASCEM HOMENS
Moabe e Amom (1º ancestral de Rute), Perez e Zerá (1º ancestral de Boaz) e Obede (avô de Davi).
II. DIFERENÇAS
II. DIFERENÇAS
As semelhanças se tornam mais importantes por causa das diferenças sociais e morais nas três histórias.
1. O PARENTE CHEGADO
1. O PARENTE CHEGADO
O parente chegado tem uma moralidade cada vez mais elevada, Ló e Judá são obrigados/enganados para serem resgatadores. Boaz se sacrifica para ser o resgatador de Elimeleque.
2. A INICIATIVA DA MULHER
2. A INICIATIVA DA MULHER
As filhas de Ló são rudes e animalescas, Tamar, embora se passando por prostituta, é mais civilizada e é declarada justa posteriormente, Rute, porém, comporta-se com inocência e delicadeza, age com decência ao se retirar antes que ela e Boaz sejam vistos e recebe aprovação pública.
3. O CLIMA DE FESTA
3. O CLIMA DE FESTA
Ló perde o controle diante da bebida, Judá não perde o controle mas é lascivo e levado pelos prazeres da carne, Boaz vive alegre, mas tem auto controle e se casa corretamente com Rute, dentro da Lei.
4. A UNIÃO
4. A UNIÃO
As filhas de Ló não tem justificativa moral para o que fizeram com o pai ao se “casarem” com ele, Tamar seduz o injusto Judá e é declarada justa, Boaz e Rute porém casam publicamente e de maneira pura.
5. OS FILHOS
5. OS FILHOS
Os filhos se tornam cada vez mais importantes na história da salvação:
Moabe e Amom são rejeitados, Perez vira pai de Boaz, porém Boaz e Rute se tornam pais do rei, mas especialmente do Rei dos reis.
Em suma, Ló é uma imagem negativa, Judá um exemplo falho, Boaz um exemplo ideal.
B. SINCERIDADE (8-9)
B. SINCERIDADE (8-9)
Boaz acorda a meia noite, apavorado e se assenta. Quem é aquela mulher? Assustado ele a indaga, Rute se apresenta como serva, falamos na semana passada que esse termo significa uma serva disposta a casa. O nome Rute aparece 12 vezes no livro, 5 ela é apresentada como Moabita, ela já estava tendo a esperança do recomeço.
Ela pede que ele estenda a asa sobre ela,
O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.
C. JUSTIÇA (10-14)
C. JUSTIÇA (10-14)
Aqui nos vemos o ato da graça, Rute poderia se casar com quem ela quisesse, certamente já haviam pretendentes, mas ao se casar Rute deixaria Noemi abandonada. Rute não se casou por amor a Rute, legalmente ninguem nem o parente chegado era obrigado a se casar com Rute. Mas Rute aqui faz uma proposta para Boaz, se eles se casassem, o filho seria como filho de Noemi, não deles, para que as terras ficassem na família de Elimeleque e de Noemi.
Por isso Boaz vê a bondade em Rute, ela não estava vendo o que aos olhos humanos seria melhor para ela, mas para sua sogra.
Boaz faz uma promessa pelo nome do Senhor, assim como Rute tinha feito a Noemi
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Boaz deseja Rute pelo seu caráter, unicamente pelo que ela é e não pelo que ela pode lhe oferecer.
Ele ama Rute e decide preserva-la moralmente, esperando que Deus atue com sua graça e realize seu planos.
D. PROMESSA (15-18)
D. PROMESSA (15-18)
Boaz a presenteia com 44kg de cevada, o máximo que ela poderia carregar sobre a cabeça ou sobre os ombros, se você já carregou peso por alguns kilometros sabe o que isso deve significar, ele não queria castigar Rute, mas abençoa-la, esse também era um agrado para sua futura sogra, como gratidão, pois ele provavelmente sabia que ela havia ajeitado a situação.
Conclusão
Conclusão
Deus age, realizando o impossível, recomeçando nossas vidas, agindo no acaso, na providência e através da nossa fidelidade.
Precisamos porém entender que devemos nos mover, as bençãos e os presentes de Deus chegam até nós quando somos obedientes, agimos de maneira correta e não ficamos apenas sentados, esperando algo acontecer.
Michael Jordan foi cortado do time de basquete de sua escola.
Churchill repetiu a sexta série. Só virou primeiro ministro da inglaterra aos 62 anos depois de uma vida de perdas e recomeços. Sua maior contribuição só veio quando ele já era um cidadaão idoso.
Einstein não sabia falar até os 4 anos, e só aprendeu a ler aos 7. Sua professora o qualificou como mentalmente lerdo e perdido em devaneios tolos. Foi expulso da escola e não pode foi aceito na faculdade de Zurique.
Pasteur, dentre 22 alunos era o 15º.
Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem reporter perguntou o que ele achava de tantos fracasso, Edison respondeu, não fracassei nenhuma vez, inventei a lâmpada, acontece que esse foi um processo de 2.000 passos.
Alguns de nós temos tanto medo de errar que não tomamos atitude nenhum , precisamos nos lembrar Deus quer operar em sua vida através das suas atitudes, através de suas ações.