A tristeza

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

O que é tristeza?

De acordo com o dicionário: tristeza é a qualidade ou estado de triste; estado afetivo caracterizado pela falta de alegria, pela melancolia.
TEXTO BASE: 2Co 7.9-11
Nosso amado apostulo Paulo em sua carta em primeiro a Corintios exorta em amor a igreja de Corinto, e em sua segunda carta a igreja ele diz que suas duras palavras deixaram a igreja triste contudo isso não era uma coisa ruim, isto é no minimo curioso.
Vejamos:

Porque ficamos tristes?

A vezes a sircuntâncias da vida nos derruba, perdemos alguem que amamos, a doença, a solidão, as vezes somos machucados, alguem que amamos nos põe para baixo, somos PERSEGUIDOS, e na maior parte das vezes nós nos machucamos, nos diminuimos, erramos feio com alguem, ou fazemos pessimas escolhas.
Tudo isso contribui para esse esse sentimento, sobrio e tenebroso que nos assola.
A palavra de Deus traz exemplos de homens e mulheres que foram atormentados por esse sentimento.
Jó 3.7 diz : “ Seja estéril, e nela não se ouça voz de alegria”
A tribulação faz parte da nossa caminhada cristã, e pode ocorrer em qualquer periodo da vida, a tribulação na vida de Jó marcou sua história com muita tristeza. No capítulo 3 do livro de Jó apos dias de silêncio, se corroendo, ele finalmente fala, logo no início do seu discurso ele cheio de dor e melancolia ele amaliçoa sua vida, tudo que mais queri era jamais ter experimentado o fôlego da vida. Mas essa história é bem conhecida, tudo foi tirado de jó, e a tristeza parecia ser sua única compainha.
1 Sm 1.8
Nessa narrativa conhecemos Ana mulher muito amada, porém o o fato de não poder gerar filhos lhe entristecia, e nessa época gerar filhos era ser abatarda. Seu esposo faz tudo que está em seu alcance para ajuda-la, mas nada alegrava seu coração.
Essas duas histórias vão falar de tristeza sircunstânciais, as aflições da vida desses personagens biblicos trazem a tona a melancolia e a tristeza.
Ana não pode gerar, Jó gerou, criou, e os perdeu, ambos estão aflitos e buscam respostas, os dois não sorriem, não comem, apenas choram.
Jz 11.35
Nessa passagem um homem forte, faz uma voto tolo, e perde sua alegria.
Jefté homem mui valente, despresado por sua casa é lembrado em dias de guerra, infelizmente comete uma tolice tão grande, apesar de conhecer os feitos de Deus faz um voto tolo, voto esse que Deus não receberia.
Quem nunca cometeu um erro?
O erro desse homem forte e tolo custou a vida de sua filha, e a tristeza acompanha toda a Israel naqueles dias.
2 Sm 12.16-17
Davi homem segundo ao coração de Deus em meio a sua pompa, deixou-se levar pela lacivia e pecou, e do pecado gerou, e ele com o coração endurecido mais uma vez pecou. Ao ouvir a adivertência de Deus através da vida do profeta, ele temeu, e se entristeceu.
Muitas coisas podem nos deixar tristes, mas a tristeza deve existir na vida do cristão, DEVEMOS NOS ENTRISTECER POR CAUSA DOS NOSSOS PECADOS, nossos pecados nos afastam de Deus, e fere a Cristo, quando temos esse sentimento após o pecado é uma coisa boa, assim podemos nos ajoelhar clamar e suplicar por perdão. NÃO IRMÃO, NEM TODO TRISTE PECOU. Mas todos pecamos, e as vezes nos esquecemos de nos entristecer por causa dos nossos pecados, e então não confessamos, não choramos e por isso não somos consolados. Paulo em na sua primeira carta aos corintios assim como o profeta Natã expõe o pecado da negligência daquela igreja, e ela se etristece.
Quando não percebemosos nossos erros vivemos cegos asssim como davi, temos esse costume, focamos no cisco do olho do irmão e esquecemos da catarata que cobre os nossos olhos. NO MOMENTO EM QUE FICAMOS APATICOS AOS NOSSOS PECADOS, DEVEMOS NOS ANALISAR, PODE HAVER ALGO ERRADO.
“Percebi esses dias que estou triste e sinceramente não sei o porque,só deixo os meus dias passarem, sem pespectiva, tomada da ansiedade, me sinto paralisada, estou no trem da vida estou inerte enquanto observo na janela dos meus olhos tudo passar. Percebo que não cofessei meus pecados paa Deus , o acumulo deles fazem minha alma gritar de dor.”
Como disse antes nem toda tristeza é por causa do pecado, mas todo pecado deve causar a tristeza.

Deus é quem devolde a alegria

Rogamos a Deus em meio a tristeza.
Salmo 7.1–10 RA
Senhor, Deus meu, em ti me refugio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me; para que ninguém, como leão, me arrebate, despedaçando-me, não havendo quem me livre. Senhor, meu Deus, se eu fiz o de que me culpam, se nas minhas mãos há iniquidade, se paguei com o mal a quem estava em paz comigo, eu, que poupei aquele que sem razão me oprimia, persiga o inimigo a minha alma e alcance-a, espezinhe no chão a minha vida e arraste no pó a minha glória. Levanta-te, Senhor, na tua indignação, mostra a tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-te em meu favor, segundo o juízo que designaste. Reúnam-se ao redor de ti os povos, e por sobre eles remonta-te às alturas. O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, segundo a minha retidão e segundo a integridade que há em mim. Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus. Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração.
Ele nos esculta:
Salmo 34.6–8 RA
Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

A esperança

Apocalipse 21.4 RA
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Related Media
See more
Related Sermons
See more