O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SALVO?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 41 viewsNotes
Transcript
O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SALVO?
O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SALVO?
Introdução: A pergunta existêncial, filosófica e espiriual que o homem pode fazer é esta: O QUE DEVO FAZER?
I. Termos o nosso coração tocado pela palavra ( 37, 41).
I. Termos o nosso coração tocado pela palavra ( 37, 41).
Os ouvintes de Pedro, tiveram seus corações compungidos. O verbo grego usado aqui é muito forte e usado uma única vez no NT. Significa perfurar, espetar agudamente, alfinetar e ferir. Era uma palavra usada para descrever emoções dolorosas, que penetra no coração como um agilhão. A tradução da versão trasformadora diz: “ As palavras partiram o coração dos que ouviam” .
Os ouvintes estão completamente comovidos no íntimo, porque eles são culpados da morte do Salvador - entenderam que Jesus era o Messias prometido e que eles o mataram! São tomados por um grande sentimento de culpa ( Atos 2. 23)
Eles estão tão transpassados pela culpa e tão perturbados com o sermão que ouviram, que nao precisou Pedro fazer apelo. Eles mesmos perguntam: “Que faremos, irmãos?” Esta é a pergunta do Jovem Rico ( Lc 18. 18), esta é a pergunta do carcereiro de Felipos ( At 16. 30)
No verso 41 mostra que eles aceitaram a Palavra. Eles reagiram favoravelmente. O verso 41 indica que nem todos aceitaram a Palavra. Esses que aceitaram, foram batizados e temos o grande crescimento extraordinário da Igreja. Provavelmente de 120 pessoas, a Igreja passou a ter 3 mil membros. "O crescimento da igreja continuou sem cessar" ( Kistemaker). Há uma estimativa de que a Igreja tinha 20 mil membros antes da perseguição com a morte de Estevão. Deus usou a Palavra.
Aplicação:
Pregamos alguns sermões no sermão de Pedro. Mas, fica a pergunta: como a igreja tem reagido as pregações e como eu tenho pregado?
Avivamento acontece, quando há exposição das Escrituras. A única vez em que aparece a palavra púlpito na Bíblia está em Nee 8.5 , quando Esdras abriu o livro da Lei diante das pessoas e a expos e elas adoraram com o rosto em terra.
Em 1 Tss 1, Paulo agradeceu a Deus pela operosidade da fé daquela comunidade. Eles receberam “No poder do Espirito Santo e em plena convicção” (πληροφορία v.5) o Evangelho. Paulo afirmou aos tessalonicenses que “repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte” entre eles ( 1Ts 1.8 ).
A palavra de Deus precisa compungir os nosos corações, precisamos orar por avivamento para que os corações duros, sejam tocados pela palavra de Deus ( Jr 23. 29).
II. Nos arrepender ( 38).
II. Nos arrepender ( 38).
Quando Jesus ressuscitou, Ele ordenou aos seus discípulos que se pregasse arrependimento ( Lc 24. 47). O que significa arrependimento? Pedro vai direto ao ponto: arrependam-se. Arrependimento significa uma mudança de si mesmo ( do coração e mente), que abandona as disposições anteriores e resulta em uma nova pessoa, um comportamento novo, um arrependimento sobre disposições e comportamentos anteriores ( Atos 26. 20).
Pedro profere a mesma palavra dita por João Batista no Jordão e por Jesus durante seu ministério: “Arrependam-se” (veja Mt 3.2; 4.17)
Aplicação:
É uma virada, uma guinada completa na vida , é siguir os ensinamentos de Jesus. Arrependimento significa que a mente do homem é mudada completamente, de forma que ele, conscientemente, vira as costas ao pecado (Atos 3.19).
De qual pecado nós precisamos nos arrepender?
Precisamos aprender orar: “ Senhor, nos ajude na nossa falta de arrependimento”.
III. Sermos batizados ( 38).
III. Sermos batizados ( 38).
O batismo não é apresentado aqui como uma opção. Aqui nós temos uma ordem. Um mandamento para que o crente que se arrependeu seja batizado.
O cristão deve ser batizado para ser um seguidor de Jesus Cristo, pois o batismo é o sinal que indica que a pessoa pertence ao grupo do povo de Deus. O batismo é um sinal visível de uma graça invisivél. Arrependimento, batismo e fé estão teologicamente interligados. Quando o crente arrependido é batizado, ele faz um compromisso de fé. Há 2 ordens no texto. Arrependimento e batismo, as duas ordens precisam ser obdecidas.
Quando Pedro diz que se deve batizar em nome de Jesus, Ele está indicando que Jesus de Nazaré, com certeza, é o Messias. Pedro não está contrariando a formula batismal de Mt 28. 19).
Aplicação:
Algumas pessoas se dizem cristãs e não querem ser batizadas, isto não é correto. Batismo não é opção, é mandamento. O verdadeiro cristão deseja ser batizado.
Alguns alegam: “mas o ladrão da cruz não foi batizado”. Sim concordo, porém, ele é a exeção, o ladrão da cruz foi privado de muitos outros benêficios.
Nos diz a CFW sobre o batismo: “servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo a fim de andar em novidade de vida.
IV. Receber o dom do Espírito Santo ( 38).
IV. Receber o dom do Espírito Santo ( 38).
Afinal o que é esse dom do Espírito Santo? É toda a obra do Espirito Santo. Na medida que vou me aprofundando no estudo exegético de Atos, mais fico admirado com este livro maravilhoso! Os 3 mil convertidos através da pregação de Pedro ( Atos 2. 14- 36), receberam o mesmo dom ( no singular) dos apóstolos em Atos 2. Pedro diz: "e vocês receberão o dom do Espírito Santo" ( Atos . 2. 39). Receberam o mesmo dom, não de maneira espetacular como no início em Atos 2.2, mas de modo normal, diferente do evento na casa de Cornélio ( Atos 10). Não falaram em línguas, não receberam o Espirito com imposição de mãos dos apóstolos.
Aplicação:
Possivelmente, portanto, falar em línguas e impor as mãos não eram considerados pré-requisitos para se receber o Espírito. Se o padrão para movimentos carismáticos são os 120 discípulos, como fica os 3 mil convertidos que não manifestaram esse padrão? Parece que em Atos não temos uma padrão definido para a experiência do Espírito Santo. Deus age como quer!
V. Nos apropriar das promessas de Deus (V. 39).
V. Nos apropriar das promessas de Deus (V. 39).
Os 120 que estavam no Cenáculo, receberam a promessa do Espírito Santo ( Atos 1.4). A universalidade da Promessa.
Aqui nós temos uma maravilhoso elemento de graça. Essas pessoas crucificaram Jesus e dizeram “caiu sobre nós o seu sangue e sobre os nosso filhos”, ao invés de receberem a vingança de Deus, receberem o dom o do Espírito Santo.
A promessa é para os filhos. Aqui vemos como Deus tem compromissos em salvar nossos filhos. Aqui vemos ecos da promessa de Deus em ( Gn 17. 7 Ato 3. 25).
Aqui a um elemento que nós diz respeito. A promessa não é apenas para os Judeus convertidos ( Ef 2. 17). Eleitos de outras nacionalidades serão chamados. Outras pessoas pessoas seriam chamadas ( no texto grego tem a ideia de chamar para si mesmo).
Aplicação:
Nós precisamos entender que Deus chama nossos filhos. Que devemos acreditar que Deus tem promessas de salvação para nossa família ( Atos 16. 32). Devemos acreditar que nosso filhos profetizaão ( Jl 2. 28). Devemos entender que Deus ainda chamará muitas pessoas que não estão aqui nesta noite.
É maravilhoso vermos os elementos constuintes da Aliança de Deus com nossa familia em Atos. Ouvimos sobre filhos e filhas que profetizarão ( 2. 18), sobre a promessa do dom do Espírito para nossos filhos ( Atos 2. 38), de filhos da aliança, a qual Deus estabeleceu com os pais ( At 3. 25).
VII. Salvarmos dessa geração perversa (40).
VII. Salvarmos dessa geração perversa (40).
