O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SALVO?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SALVO?

Introdução: A pergunta existêncial, filosófica e espiriual que o homem pode fazer é esta: O QUE DEVO FAZER?

I. Termos o nosso coração tocado pela palavra ( 37, 41).

Os ouvintes de Pedro, tiveram seus corações compungidos. O verbo grego usado aqui é muito forte e usado uma única vez no NT. Significa perfurar, espetar agudamente, alfinetar e ferir. Era uma palavra usada para descrever emoções dolorosas, que penetra no coração como um agilhão. A tradução da versão trasformadora diz: “ As palavras partiram o coração dos que ouviam” .
Os ouvintes estão completamente comovidos no íntimo, porque eles são culpados da morte do Salvador - entenderam que Jesus era o Messias prometido e que eles o mataram! São tomados por um grande sentimento de culpa ( Atos 2. 23)
Eles estão tão transpassados pela culpa e tão perturbados com o sermão que ouviram, que nao precisou Pedro fazer apelo. Eles mesmos perguntam: “Que faremos, irmãos?” Esta é a pergunta do Jovem Rico ( Lc 18. 18), esta é a pergunta do carcereiro de Felipos ( At 16. 30)
No verso 41 mostra que eles aceitaram a Palavra. Eles reagiram favoravelmente. O verso 41 indica que nem todos aceitaram a Palavra. Esses que aceitaram, foram batizados e temos o grande crescimento extraordinário da Igreja. Provavelmente de 120 pessoas, a Igreja passou a ter 3 mil membros. "O crescimento da igreja continuou sem cessar" ( Kistemaker). Há uma estimativa de que a Igreja tinha 20 mil membros antes da perseguição com a morte de Estevão. Deus usou a Palavra.
Aplicação:
Pregamos alguns sermões no sermão de Pedro. Mas, fica a pergunta: como a igreja tem reagido as pregações e como eu tenho pregado?
Avivamento acontece, quando há exposição das Escrituras. A única vez em que aparece a palavra púlpito na Bíblia está em Nee 8.5 , quando Esdras abriu o livro da Lei diante das pessoas e a expos e elas adoraram com o rosto em terra.
Em 1 Tss 1, Paulo agradeceu a Deus pela operosidade da fé daquela comunidade. Eles receberam “No poder do Espirito Santo e em plena convicção” (πληροφορία v.5) o Evangelho. Paulo afirmou aos tessalonicenses que “repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte” entre eles ( 1Ts 1.8 ).
A palavra de Deus precisa compungir os nosos corações, precisamos orar por avivamento para que os corações duros, sejam tocados pela palavra de Deus ( Jr 23. 29).

II. Nos arrepender ( 38).

Quando Jesus ressuscitou, Ele ordenou aos seus discípulos que se pregasse arrependimento ( Lc 24. 47). O que significa arrependimento? Pedro vai direto ao ponto: arrependam-se. Arrependimento significa uma mudança de si mesmo ( do coração e mente), que abandona as disposições anteriores e resulta em uma nova pessoa, um comportamento novo, um arrependimento sobre disposições e comportamentos anteriores ( Atos 26. 20).
Pedro profere a mesma palavra dita por João Batista no Jordão e por Jesus durante seu ministério: “Arrependam-se” (veja Mt 3.2; 4.17)
Aplicação:
É uma virada, uma guinada completa na vida , é siguir os ensinamentos de Jesus. Arrependimento significa que a mente do homem é mudada completamente, de forma que ele, conscientemente, vira as costas ao pecado (Atos 3.19).
De qual pecado nós precisamos nos arrepender?
Precisamos aprender orar: “ Senhor, nos ajude na nossa falta de arrependimento”.

III. Sermos batizados ( 38).

O batismo não é apresentado aqui como uma opção. Aqui nós temos uma ordem. Um mandamento para que o crente que se arrependeu seja batizado.
O cristão deve ser batizado para ser um seguidor de Jesus Cristo, pois o batismo é o sinal que indica que a pessoa pertence ao grupo do povo de Deus. O batismo é um sinal visível de uma graça invisivél. Arrependimento, batismo e fé estão teologicamente interligados. Quando o crente arrependido é batizado, ele faz um compromisso de fé. Há 2 ordens no texto. Arrependimento e batismo, as duas ordens precisam ser obdecidas.
Quando Pedro diz que se deve batizar em nome de Jesus, Ele está indicando que Jesus de Nazaré, com certeza, é o Messias. Pedro não está contrariando a formula batismal de Mt 28. 19).
Aplicação:
Algumas pessoas se dizem cristãs e não querem ser batizadas, isto não é correto. Batismo não é opção, é mandamento. O verdadeiro cristão deseja ser batizado.
Alguns alegam: “mas o ladrão da cruz não foi batizado”. Sim concordo, porém, ele é a exeção, o ladrão da cruz foi privado de muitos outros benêficios.
Nos diz a CFW sobre o batismo: “servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo a fim de andar em novidade de vida.

IV. Receber o dom do Espírito Santo ( 38).

Afinal o que é esse dom do Espírito Santo? É toda a obra do Espirito Santo. Na medida que vou me aprofundando no estudo exegético de Atos, mais fico admirado com este livro maravilhoso! Os 3 mil convertidos através da pregação de Pedro ( Atos 2. 14- 36), receberam o mesmo dom ( no singular) dos apóstolos em Atos 2. Pedro diz: "e vocês receberão o dom do Espírito Santo" ( Atos . 2. 39). Receberam o mesmo dom, não de maneira espetacular como no início em Atos 2.2, mas de modo normal, diferente do evento na casa de Cornélio ( Atos 10). Não falaram em línguas, não receberam o Espirito com imposição de mãos dos apóstolos.
Aplicação:
Possivelmente, portanto, falar em línguas e impor as mãos não eram considerados pré-requisitos para se receber o Espírito. Se o padrão para movimentos carismáticos são os 120 discípulos, como fica os 3 mil convertidos que não manifestaram esse padrão? Parece que em Atos não temos uma padrão definido para a experiência do Espírito Santo. Deus age como quer!

V. Nos apropriar das promessas de Deus (V. 39).

Os 120 que estavam no Cenáculo, receberam a promessa do Espírito Santo ( Atos 1.4). A universalidade da Promessa.
Aqui nós temos uma maravilhoso elemento de graça. Essas pessoas crucificaram Jesus e dizeram “caiu sobre nós o seu sangue e sobre os nosso filhos”, ao invés de receberem a vingança de Deus, receberem o dom o do Espírito Santo.
A promessa é para os filhos. Aqui vemos como Deus tem compromissos em salvar nossos filhos. Aqui vemos ecos da promessa de Deus em ( Gn 17. 7 Ato 3. 25).
Aqui a um elemento que nós diz respeito. A promessa não é apenas para os Judeus convertidos ( Ef 2. 17). Eleitos de outras nacionalidades serão chamados. Outras pessoas pessoas seriam chamadas ( no texto grego tem a ideia de chamar para si mesmo).
Aplicação:
Nós precisamos entender que Deus chama nossos filhos. Que devemos acreditar que Deus tem promessas de salvação para nossa família ( Atos 16. 32). Devemos acreditar que nosso filhos profetizaão ( Jl 2. 28). Devemos entender que Deus ainda chamará muitas pessoas que não estão aqui nesta noite.
É maravilhoso vermos os elementos constuintes da Aliança de Deus com nossa familia em Atos. Ouvimos sobre filhos e filhas que profetizarão ( 2. 18), sobre a promessa do dom do Espírito para nossos filhos ( Atos 2. 38), de filhos da aliança, a qual Deus estabeleceu com os pais ( At 3. 25).

VII. Salvarmos dessa geração perversa (40).

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.