Uma Jornada de Fé
Notes
Transcript
Hb 11.1-7
Exórdio
Somente ponho a minha fé
Na graça excelsa de Jesus,
No sacrifício remidor,
No sangue do bom Redentor.
A minha fé e o meu amor
Estão firmados no Senhor,
Estão firmados no Senhor.
Se não lhe posso a face ver,
É pela fé que vou viver;
Em cada transe a suportar
Eu hei de nele confiar.
A sua graça é mui real,
Abrigo traz no temporal;
Ao vir cercar-me a tentação,
Me fortalece a sua mão.
Quando a trombeta ressoar,
Irei com ele me encontrar;
E com os salvos cantarei
Louvor eterno ao grande Rei!
Introdução
- Contexto histórico e literário do livro e da passagem – data: Escrita dentro do primeiro século, é mais provável que Hebreus tenha sido escrita durante a perseguição sob Nero, talvez um pouco antes da destruição do templo antes de 70 d.C, principalmente por não citarem a queda do templo e por se referir a questão de muitos querem voltar as antigas práticas.
autor: O texto de Hebreus não identifica o seu autor. O que sabemos é que ele era um cristão da segunda geração, pois ele disse que a mensagem de Cristo foi-lhe entregue pelos “que ouviram” do próprio Jesus (2.3). Quando Origines, o teólogo do século 3“, foi questionado sobre a autoria de Hebreus, disse: “Mas só Deus sabe com certeza quem escreveu a epístola.” Ele disse isso em 225 d.C. Se os estudiosos no alvorecer da Era Cristã não sabiam quem escreveu Hebreus, nós certamente não sobressairemos a eles. - Temos então por alguns teóricos 4 opçao de quem possa ter escrito Hebrues: Apolo; Paulo; Barnabé; e Priscila.
estilo de escrita: Hebreus é uma epístola pastoral ou doutrinária? Facilmente podemos responder, “é ambas”. Mesmo assim, admitimos que, apesar de tudo, o propósito do escritor de Hebreus é fazer uma exortação pastoral aos destinatários. Ele reforça suas admoestações com doutrinas sobre a superioridade de Cristo, o sacerdócio, o pacto e a fé.
ocasião: Temos o autor apresentando a superioridade, excelencia de Jesus Cristo, tendo um termo grego em destaque KREITTON, que significa “mais excelente”, “superior”, ou “melhor”. Vemos uma comunidade necessitada da afirmação e a certeza de Cristo em suas vidas.
destinatário: Uma comunidade em persiguição, cristãos em tempos de perseguição. Em Hb 10.32-34 é mencionada uma perseguição pública e também eruditos têm especulado que aquele a quem o livro foi endereçado contituíam um grupo dissidente, como uma igreja em casa que se separara da igreja principal. Outra teoria sustenda que os destinatários eram ex-sacerdotes judeus que haviam se convertido ao cristianismo, e que estavam considerando retornar ao judaímos a fim de evitar perseguição por parte por parte dos judeus e também poderia ser uma grupo de prosélitos, uma vez que cristãos gentios também acatavam o AT como Escritura.
estrutura: 1.1-4 1. Introdução
1.5-2.18 2. Jesus é superior aos anjos
3.1-4.13 3. Jesus é maior que Moisés
4.14-7.28 4. Jesus é o sumo sacerdote maior
8.1-10.18 5. Jesus é o mediador de uma nova aliança
10.19-12.29 6. A obra de Jesus é aplicada pelo crente
13.1-25 7. Conclusão
- Resumo do texto lido -
Nos versículos de 1 à 3 temos a iluminação do que é fé, como o autor definiu fé e assim a temos como conceito. Somos instruídos que é pela fé que os antigos tiverma bom testemunho e que tudo fora criado por Deus nosso Senhor e pai.
Já nos versículo de 4 à 7 adentramos à história e somos levados a olhar para homens cheios de fé, relacionamento com Deus, Abel, aprendemos sobre fé com esse homem; Enoque, homem cheio de fé que andou com Deus e fora tomado para si e por fim Noé, que creu em uma promessa de chuva em tempo que a terra era regada com orvalho e assim somo admoestado que sem fé, a certeza, sem esse presente de Deus é impossível agradar a Deus.
- O que isso pode nos apresentar para os dias de hoje -
Estamos iniciando um novo tempo como igreja do Senhor, as lutas tem se intensificado, podemos ver igual ao nosso Personal Trainning Jeferson Bandeira, cada segunda, terça e sexta ele aumenta, dificulta o treino da nossa jornada à uma vida mais saudável, porém nós estamos em uma jornada de Fé, que nos leva para junto do pai, com os olhos fitados em nosso Autor e consumador nossa fé Jesus Cristo e nesta jornada da fé surge uma pergunta, talvez você está pensando uma apenas irmãos Weslley, várias porém hoje desejo falar sobre uma pergunta:
Tema: Como nossa jornada da fé é realizada?
3 resposta para essa pergunta:
Iª Resposta: Saber O que é fé - Hb 11.1,2,3.
IIª Resposta: Olhar para a história dos Heróis da fé: Abel, Enoque e Noé - Hb 11.4,5-7.
IIIª Resposta: Sem fé há impossibilidades - Hb 11.6.
Desenvolvimento
Iª Resposta: Saber O que é fé - Hb 11.1,2,3.
a) Observar
a.1 - Definição do que é fé - v.v 1
certeza (ὑπόστασις termo original é: aquilo que tem um fundamento, é firme) e convicção (ἔλεγχος termo orinal é: erificação, pela qual algo é provado ou testado)
a.2 - O efeito da fé aos olhos dos outros - v.v 2
antigos (πρεσβυτερος, termo original é: ancião, de idade; avançado na vida, ancião, sênior; líderes) e testemunho (μαρτυρεω termo original: 1a) dar (não reter) testemunho 1b) proferir testemunho honroso, dar um informe favorável)
a.3 - O efeito da fé em nós - v.v 3
entendemos (νοέω termo original é: 1) perceber com a mente, entender, ter entendimento 2) pensar sobre, prestar atenção, ponderar, considerar)
b) Ilustrar
Vemos essa fé nos evangelhos, o evangelista Lucas, ao escrever a Teófilo o chamado de Pedro, André, Tiago e João em Lc 5.1-11, somos levados a imaginar Jesus imprimindo nos corações daqueles homens essa certeza, essa convicção, esse testemunho esse entender. Pedro depois de ter trabalhado toda noite diz: “sob a tua palavra lançarei as redes.” Ele não via cardume de peixe, mas cre
c) Aplicar
Então, hoje eu lhe pergunto: Como está a sua jornada da fé? O que você sabe sobre fé? Como você tem vivido em relação a sua fé? Assim como os discípulos já disseram, Senhor aumenta-nos a fé? Hoje lhe digo que Jesus é aquele que lhe fazer ser convicto, ter certeza, ele lhe pede para olhar para os homens de fé e passar a compreender que ele é o nosso Deus, nosso Senhor, o Autor e consumador da fé.
IIª Resposta: Olhar para a história dos Heróis da fé: Abel, Enoque e Noé - Hb 11.4,5-7.
a) Observar
a.1 - Precisamos olhar para Abel (Gn 4.1-10) que pela fé foi aprovado - v.v 4
aprovado (μαρτυροῦντος termo original: proferir testemunho honroso, dar um informe favorável)
a.2 - Precisamos olhar para Enoque (Gn 5.22-24) que pela fé agradou a Deus - v.v 5
transladado (μετετέθη termo original é: transferir tirar de um lugar e colocar em outro) e agradado (εὐαρεστηκέναι termo original: estar muito contente com algo)
a.3 - Precisamos olhar para Noé (Gn 6.11-22) que pela fé foi temente a Deus - v.v 7
instruído (χρηματισθεὶς termo original: ser divinamente ordenado, admoestado, instruído) e temente (εὐλαβηθεὶς termo original: tomar cuidado, temer 3) reverenciar, ter temor de)
b) Ilustrar
Jesus já apresentado por Deus a Adão como o descendente da mulher que tira o pecado o mundo, o Aprovado, aquele que sendo o sacrifício vivo e santo oferecido por nós; em Cristo vemos Deus o pai compartilhando o seu agrado e dizendo Esse é meu filho a quem eu me comprazo, tenho prazer; e Cristo não usurpando ser Deus, passa o que tem que passar, sempre apresentando o Pai, fazendo o que o pai assim já tinha determinado, cumprindo o seu papel na economia da trindade, trazendo a redenção aos seus.
c) Aplicar
Ao olhar para essas histórias, me surge uma pergunta: Como eu estou vivendo a minha jornada de fé? Tenho alcançado a aprovação de Deus? Tenho agradado a Deus em minha caminha com ele nesta jornada de Fé? Tenho sido temente ao Deus que é santo, santo, santo Senhor dos Exércitos? Hoje é dia de mudança, hoje é dia de passar a agradar a Deus, ser aprovado por Deus e temer a Deus em tudo que fazemos.
IIIª Resposta: Sem fé há impossibilidades - Hb 11.6.
a) Observar
impossível (ἀδύνατον termo original: sem força, impotente, fraco, sem poder, incapaz)
necessário (δεῖ termo original: necessidade com referência ao que é requerido para atingir algum fim)
agradar (εὐαρεστῆσαι· termo original: estar muito contente com algo)
creia (πιστεῦσαι termo original: usado no NT para convicção e verdade para a qual um homem é impelido por uma certa prerrogativa interna e superior e lei da alma)
galardoador (μισθαποδότης termo original: alguém que paga salário, recompensador)
b) Ilustrar
Aqui podemos ver em Jo 3.16-21, quando João vem apresentando o amor de Deus ao Mundo, e aos seus eleitos enviando Jesus, para morrer por aqueles que crêem que ele é o Cristo, pois o crer é o que agrada a Deus, e olhar para Jesus e ver nele a nossa razão de fé.
c) Aplicar
Em um mundo onde vivemos, cercados por dias difíceis é impossível viver sem fé em Cristo Jesus, e ainda mais olhando para esse texto, pois se o vivemos estamos em desagrado com Deus. Mas eu não consigo ou não quero, talvez seja a sua afirmação. Hoje Jesus lhe diz é necessário crer, nessa sua jornada de fé é necessário você crer para se tomar posse do seu galardão.
Conclusão
- Resumo
Nesta noite Deus por sua misericórdia nos apresenteou 3 resposta para a pergunta Como nossa jornada da fé é realizada?:
Iª Resposta: Saber O que é fé - Hb 11.1,2,3. aprendemos o que é fé e seus efeitos em nós;
IIª Resposta: Olhar para a história dos Heróis da fé: Abel, Enoque e Noé - Hb 11.4,5-7. e olhamos para esses heróis da fé que pela fé foi aprovado, agradou a Deus e foi temente a instrução de Deus.
IIIª Resposta: Sem fé há impossibilidades - Hb 11.6. sendo assim que devemos crer no nosso Deus, pois sem crer, sem fé é impossível agradar a Deus e muito menos dizer que estamos perto dele se não cremos
- Aplicação Geral
Ef 2.8,9 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
A nossa jornada da fé que iniciou quando o Espirito de Deus nos encontrou tem que ser trilhada com esse entendimento que é pela graça, por isso tome posse destas respostas e trilhem a jornada da fé em Cristo Jesus pela graça dele mediante a Fé que está em vós.