Quando o caro vale a pena
Notes
Transcript
Prelúdio
Prelúdio
Tema: Sacrifício expiatório de Cristo
Título: Quando o caro vale a pena
Propósito Geral: Devoção cristã
Propósito específico: O cristão deve recorrer ao seu Deus com certeza e gratidão.
Introdução: No geral, todos nós fugimos dos produtos caros. Podemos até gostar, mas comprá-los é outra história. E quando descobrimos que havia uma opção pela metade do preço?! Lembro-me de que quando fui comprar a aliança de casamento para minha noiva, encontrei algumas com preços exorbitantes. Eu queria dar o melhor a ela, mas alguns valores estavam completamente fora de meu orçamento. Sabemos que no geral, as melhores marcas entregam produtos de qualidade por um preço elevado. No entanto, ainda assim tais decisões levam tempo e ponderação. Há na Bíblia, também, decisões de Deus que foram caras, mas valeram a pena.
Proposição: Deus fez tudo que podia por você.
Pergunta de transição: O que Deus fez?
Palavra reguladora: Ações
Encarnar
Encarnar
Lição: O messias é descrito na passagem de maneira degradante. Tem uma aparência ruim e é desprezado por toda a humanidade. Decidiu vivenciar as ruas poeirentas dessa Terra, deitar em desconfortáveis leitos e sofrer com mentiras e traições. Aquele que, no céu, nunca teve calos em suas mãos, agora experimenta dor e decepção.
Texto prova: Isaías 53.1-3; Filipenses 2.5-11;
Ilustração: Existe um vício do qual homem algum está livre, que causa repugnância quando é notado nos outros, mas do qual, com a exceção dos cristãos, ninguém se acha culpado. Já ouvi quem admitisse ser mau humorado, ou não ser capaz de resistir a um rabo de saia ou à bebida, ou mesmo ser covarde. Mas acho que nunca ouvi um não-cristão se acusar desse vício. Ao mesmo tempo, é raríssimo encontrar um não-cristão que tenha alguma tolerância com esse vício nas outras pessoas. Não existe nenhum outro defeito que torne alguém tão impopular, e mesmo assim não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos. Quanto mais o temos, menos gostamos de vê-lo nos outros. O vício de que estou falando é o orgulho ou a presunção. A virtude oposta a ele, na moral cristã, é chamada de humildade. […] A devassidão, a ira, a cobiça, a embriaguez e tudo o mais não passam de ninharias comparadas com ele. E por causa do orgulho que o diabo se tornou o que é. O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe. Parece que estou exagerando? Se você acha que sim, pense um pouco mais no assunto. Agora há pouco, observei que, quanto mais orgulho uma pessoa tem, menos gosta de vê-lo nos outros. Se quer descobrir quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntar-se: "Quanto me desagrada que os outros me tratem como inferior, ou não notem minha presença, ou interfiram nos meus negócios, ou me tratem com condescendência, ou se exibam na minha frente?" A questão é que o orgulho de cada um está em competição direta com o orgulho de todos os outros. Se me sinto incomodado porque outra pessoa fez mais sucesso na festa, é porque eu mesmo queria ser o grande sucesso. Dois bicudos não se beijam. (Cristianismo Puro e Simples, pg. 148 e 149)
Aplicação: Que o Cristo se dispôs a sofrer tamanha humilhação por amor de seus Filhos deveria constranger-nos a fazer o mesmo. O orgulho não tem lugar na vida do cristão, a não ser como intruso.
Sofrer até a morte
Sofrer até a morte
Lição: O Cristo que é recebido com desprezo e lhe conferem como “ferido de Deus”. No entanto, Ele está, na verdade, assumindo a posição dos humanos. Sofre para que seus Filhos tenham paz e cura. Aplicasse-lhe a figura da ovelha que morre calada, sem resistir. Tiram-lhe a linhagem e fica sem descendência. Morre por aqueles que são desgarrados e desviados do caminho, alguns sem nem sequer saber para aonde vão. A figura da ovelha é novamente empregada para com relação a esses que necessitam de um pastor e estão a deriva.
Texto prova: Isaías 53.4-9; Romanos 5.1;
Ilustração: As ovelhas, quando perseguidas, ao sentirem algum toque, se jogam no chão e esperam a morte.
Vídeo da viagem, no qual alimentamos ovelhas.
Aplicação: Quanta segurança devia isso nos dar! O próprio Deus nos amou tanto que se entregou em nosso lugar. Ele entregou seu Filho, mas também o Filho “tomou sobre si nossas enfermidades”. Temos paz através do castigo sobre Ele, paz que o mundo não pode dar. É a paz com Deus a que realmente nos permite descansar em meio as turbulências da vida. Confie em seu Salvador! Sua salvação está garantida! Descanse! Aproveite a nova vida que Ele lhe dá, uma vida nal qual todos os dias aprendemos a nos afastar dos pecados ultrajantes e desonrantes.
Interceder
Interceder
Lição: Agora, inverte-se completamente o Messias e o povo. Se antes, Ele era o humilhado, ferido por Deus, sofredor, não mais. Mostra-lhe como um ser que se levanta desse estado e assume uma posição próspera. Deixa de ser alguém sem linhagem e passa a ser pai de toda uma posteridade e cheio de dias. Haverá um fruto para todo seu esforço e Ele encontrará nisso satisfação. Descrevesse-lhe como Servo de Deus e Justo. É Aquele que justifica e intercede pelos demais. Intercerder é mediar e defender alguém diante de outrem, nesse caso Deus.
Texto prova: Isaías 53.10-12; Romanos 8.34;
Ilustração: Arquivos da Luana e Tiago sobre a venda da casa; precisaram que meu pai fosse aquele que intercedesse por eles.
Aplicação: A obra de Cristo estaria incompleta se se resumisse a cruz. Não porque sua morte vicária não bastasse para perdoar todo aquele que lhe roga perdão, mas sem a apresentação de seu trabalho, seria vazio de sentido. Isso nos traz um trunfo inigualável! Apesar de tentarmos viver uma vida sem pecado, é-nos impossível conseguir durante essa caminhada não cair. Nesses momentos de angústia, clame a Deus perdão, tendo a certeza de que seu intercessor de levantará por ti.