1tess 5 23-24 santifiquem em tudo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 56 views
Notes
Transcript

1Tess 5.23-24 FIEL É AQUELE QUE NOS CHAMA

1Tessalonicenses 5.23–24 RA
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Mensagem da carta: “A conduta cristã em meio a provações e tristeza precisa ser continuamente caracterizada por pureza, esperançosa alegria e ordem à luz da verdade do evangelho que os tessalonicenses receberam de Paulo e da iminente manifestação de Cristo.”
1Tessalonicenses 5.1–3 RA
1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.

4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios

PROPÓSITO

Como ocorre também em outras escrituras paulinas, 1Tessalonicenses apresenta o mesmo fenômeno de uma multiplicidade de subpropósitos que se combinam para formar um objetivo que abrange toda a epístola.

Assim o primeiro capítulo expressa a alegria e a gratidão pelo progresso e a firmeza dos tessalonicenses. Consagração é uma palavra que pode resumir o propósito desse capítulo.

Vindicação é uma palavra adequada para os capítulos 2 e 3, onde Paulo defende a legitimidade do seu ministério e a pureza das suas intenções para com os tessalonicenses. A primeira parte do capítulo 4 apresenta várias exortações relacionadas à caminhada cristã dos tessalonicenses.

A seção doutrinária da carta (4.13–5.11) poderia ser descrita como Informação ou Revelação, com outro conjunto de Exortações logo em seguida, a maioria das quais está ligada à vida eclesiástica.

Ao discutir o propósito de 1Tessalonicenses é necessário enfatizar o papel importante da segunda vinda de Cristo. Todos os cinco capítulos contêm referências a ela, e, ademais, todos os cinco capítulos terminam com uma referência à παρουσία (1.10; 2.19; 3.13; 4.16–17; 5.23).

Assim, o propósito geral do livro pode ser formulado da seguinte maneira:

Encorajar uma igreja vibrante a perseverar na conduta cristã adequada em meio a tribulações em vista da esperança da manifestação iminente de Cristo.

O Arrebatamento precede o Dia do Senhor.

5.2–como ladrão de noite.

O Dia do Senhor virá num tempo de complacência.

5.3–Paz e segurança.

O Dia do Senhor é um tempo de juízo para a humanidade.

5.3–repentina destruição.

Os cristãos estão isentos da ira do Dia do Senhor.

5.9–não nos destinou para a ira.

B. A vida eclesiástica dos tessalonicenses em meio a provações e tristezas precisa ser caracterizada por equilíbrio (5.16–22).

1. A alegria deve ser uma atitude constante (5.16).

2. A oração deve ser uma ação constante (5.17).

3. A gratidão deve ser constante, de acordo com a vontade de Deus (5.18).

4. Assuntos espirituais precisam ser tratados com discernimento (5.19–22).

• As manifestações do Espírito não devem ser menosprezadas (5.19).

• As comunicações da vontade de Deus não devem ser rejeitadas (5.20).

• Ideias e conceitos precisam ser todos examinados com vistas à retenção do que é moralmente bom (5.21).

• Todas as formas do mal precisam ser expurgadas (5.22).

C. A oração confiante de Paulo é que Deus santifique completamente os tessalonicenses até a vinda do Senhor (5.23–24).

1. A oração de Paulo é que Deus os santifique completamente (5.23).

2. A confiança de Paulo na santificação dos chamados se baseia na fidelidade de Deus (5.24).

1Tessalonicenses 5.23–24 RA
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Mensagem desta perícope:
C. A oração confiante de Paulo é que Deus santifique completamente os tessalonicenses até a vinda do Senhor (5.23–24).
1. A oração de Paulo é que Deus os santifique completamente (5.23).
2. A confiança de Paulo na santificação dos chamados se baseia na fidelidade de Deus (5.24).
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo;
Nesta passagem, o autor aponta para a fonte de poder do crente. É como se ele quisesse dizer: “Com a sua própria força não puderam cumprir os preceitos que lhes tenho ordenado.
João 15.5 RA
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Filipenses 2.13 RA
13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Hebreus 12.1–3 RA
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
2Coríntios 10.3–6 RA
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, 6 e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
2. Necessitam de Deus, o Deus de paz (cf. Rm 15.33; 16.20; 2Co 13.11; Fp 4.9; 2Ts 3.16; Hb 13.20), uma paz estabelecida através da cruz, uma paz que implica prosperidade espiritual na plenitude de seu sentido (veja a exposição de 1.1).
somente aqueles que experimentam desta paz com Deus, tem direito a esta palavra;
1Tessalonicenses 1.1 RA
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
2Tessalonicenses 3.16 RA
16 Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós.
Hebreus 13.20 RA
20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,
Colossenses 1.20 RA
20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
1Pedro 1.2 RA
2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo
3. Que este Deus os santifique, ou seja, que ele lhes separe da vida de pecado e opere em vocês o desejo de consagrar-se a ele (cf. Rm 15.16; 1Co 1.2; 6.11; 7.14; Ap 22.11; veja acima a exposição de 3.13; 4.3,7; também CNT Jo 17.17,19) inteiramente. Este “plenamente” (ὁλοτελεῖς de ὅλος completo, inteiro, e τέλος fim) a “totalidade de cada um de vocês, cada parte de cada um de vocês”
SANTIFIQUE em tudo

37 αγιαζω hagiazo

de 40; TDNT 1:111,14; v

1) entregar ou reconhecer, ou ser repeitado ou santificado

2) separar das coisas profanas e dedicar a Deus

2a) consagrar coisas a Deus

2b) dedicar pessoas a Deus

3) purificar

3a) limpar externamente

3b) purificar por meio de expiação: livrar da culpa do pecado

3c) purificar internamente pela renovação da alma

nos separar da vida de pecado
operar em nos desejo de consagrar a Ele
Romanos 15.16 RA
16 para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.
1Coríntios 1.2 RA
2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
1Coríntios 6.11 RA
11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Apocalipse 22.11 RA
11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo

ÍNTEGROS
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3648 ολοκληρος holokleros

3648 ολοκληρος holokleros

de 3650 e 2819; TDNT - 3:766,442; adj

1) completo em todas as suas partes, em nenhuma parte deficiente ou enfermo, inteiro, íntegro

1a) de um corpo sem mancha ou defeito, seja de um sacerdote ou de uma vítima

1b) livre de pecado, sem culpa

1c) completo em todos os aspectos, consumado

IRREPREENSÍVEIS
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 274 αμεμπτως amemptos

274 αμεμπτως amemptos

de 273; adv

1) irrepreensivelmente, de tal forma que não existe razão para censura

23........e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
4. Ora, esse processo de santificação ocorre ao longo da presente vida, esta vida terrena. Paulo expressa um desejo estreitamente relacionado, o qual pertence ao dia do juízo. Ele expressa o desejo – o qual tem a solenidade de uma oração – de que também “na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (veja, neste livro, a exposição de 2.19), quando os outros forem sentenciados à condenação eterna, tanto sua alma como seu corpo (a pessoa inteira), o espírito dos crentes de Tessalônica (juntamente com todos os demais crentes, naturalmente) seja sem defeito; deveras, que sua alma-e-corpo seja preservada desta terrível condenação, ou seja, guardada irrepreensivelmente (2.10; cf. 3.13).
o mundo será destruído, os cristãos serão guardados;
Mateus 3.12 RA
12 A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
Mateus 25.31–34 RA
31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
2Pedro 3.8–13 RA
8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
seremos guardados por toda a eternidade; “ conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
A idéia de totalidade é enfatizada por toda a passagem. Isso é demonstrado pela posição em evidência da palavra “total” ou “sem defeito”, bem como pelas expressões “plenamente” e “sua alma e corpo”. Embora determinadas pessoas na Grécia e Macedônia mantivessem um baixo conceito de corpo, considerando-o uma mera prisão da qual a alma deveria libertar-se, e ainda que os crentes tessalonicenses, ao chorarem a perda de seus entes queridos, se sentissem dominados pela incerteza de seus corpos já sepultados chegariam de alguma forma a participar da glória do retorno de Cristo (veja a exposição de 4.13–18), Paulo assegura aos leitores que Deus em Cristo é um Salvador perfeito.
Judas 24 RA
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
5. . Segue-se uma maravilhosa expressão de segurança. O que Paulo expressou tão admiravelmente é um desejo, sim, mas não um mero desejo. É um desejo cujo seguro cumprimento está garantido pela soberana graça de Deus: “Fiel é aquele que os chama, o qual também o fará.” Os tessalonicenses não precisavam sentir medo. Aquele que os (veja a exposição de 2.12; 4.7; 2Ts 2.14) chama (ὁ καλῶν particípio presente sem tempo) certamente que também completará o que começou a respeito deles (cf. Fp 1.16). Seguramente, os santificará e os preservará. Ele é fiel (πιστός), digno de confiança (cf. 1Co 1.9; 10.13; 2Co 1.18; 2Ts 3.3; 2Tm 2.13). O que ele promete, realmente cumpre.
FIEL

4103 πιστος pistos

de 3982; TDNT - 6:174,849; adj

1) verdadeiro, fiel

1a) de pessoas que mostram-se fiéis na transação de negócios, na execução de comandos, ou no desempenho de obrigações oficiais

1b) algúem que manteve a fé com a qual se comprometeu, digno de confiança

1c) aquilo que em que se pode confiar

2) persuadido facilmente

2a) que crê, que confia

2b) no NT, alguém que confia nas promessas de Deus

2b1) alguém que está convencido de que Jesus ressuscitou dos mortos

2b2) alguém que se convenceu de que Jesus é o Messias e autor da salvação

2Timóteo 1.12 RA
12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Judas 24 RA
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,
Mateus 24.10–14 RA
10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; 11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. 12 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. 13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
NOSSO SENHOR
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2962 κυριος kurios2962 κυριος kurios de kuros (supremacia); TDNT - 3:1039,486; n m 1) aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor 1a) o que possue e dispõe de algo 1a1) proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre 1a2) no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano 1b) é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores 1c) título dado: a Deus, ao Messias
Related Media
See more
Related Sermons
See more