O Sábado

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Razões Para a Guarda do Mandamento Esquecido

HASD: 526 (A Lei do Meu Senhor); 525 (Obedecer é Melhor)
TEMA:
PROPÓSITO: Conscientizar os irmãos da impotância do sábado na vida cristã.
TEXTO BASE: Isaías 58:13,14
Isaías 58.13 RA
13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
Isaías 58.14 RA
14 então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.
INTRODUÇÃO:
A) Por que foi escolhido este título?
1. Porque este é o mandamento que tem sido esquecido na vida de muitos adventistas ou não tem sido observado de modo correto.
a) Não me refiro as outras denominações que não aceitam o sábado.
b) Refiro-me aos nossos membros que possuem os seus nomes no rol de membros, mas que não atentam para a observância correta do sábado, na qual o Senhor separou para uso exclusivo Seu.
2. Preocupo-me com a forma em que o sábado tem sido considerado pelos nossos irmão e de como tem sido considerado este mandamento.
a) Não preciso aqui explicar tudo sobre este mandamento, pois que a maioria dos que estão aqui tiveram os estudos bíblicos no passado e entendem bem do assunto.
b) Alguns podem dizer que não tiveram os estudos completos ou que nunca tiveram e por isso decidiram parar no tempo.
c) Hoje temos muitos materiais que explicam sobre este assunto. O que falta realmente na vida de muitos é o interesse na busca do conhecimento.
d) Provérbios 2:4
Provérbios 2.4 RA
4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,
I - Que razões são apresentadas no quarto mandamento para a santificação do sábado?
A) O sábado é o grande memorial da criação.
1. Êxodo 20:11
Êxodo 20.11 RA
11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
a) “Sendo o sábado original uma perpétua lembrança de Deus, e convidando o Criador ao homem para imimtar a Deus na observância desse dia, o homem não pode observar o sábado original e se esquecer de Deus”. Prof. E.W. Thomas, M.A., Herald of Gospel Liberty, de 19 de junho de 1890.
b) Um comentário diz: “Ao lembrar-nos de que dois terços dos habitantes domundo são hoje idólatras, e que, desde a queda, a idolatria, com seu séquito de males associados e resultantes, tem sempre sido um pecado dominante; e pensarmos, então em que a observância do sábado, conforme foi ordenada por Deus, teria evitado tudo isso, podemos melhor apreciar o valor da instituição do sábado e a importância de observá-lo”.
B) O sábado é o sinal entre Deus e o Seu povo.
1. Ezequiel 20:12, 20
Ezequiel 20.12 RA
12 Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.
Ezequiel 20.20 RA
20 santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus.
a) Os adventistas são reconhecidos até mesmo pelo o mundo pela guarda do sábado.
b) Isso é uma evidência que deve ser considerada pelos nossos irmão e ser levada a sério.
c) O texto inicial que abriu a nossa mensagem nesta mensagem deve ser considerado e aplicado a vida (Is 28:13, 14).
2. Nos dias em que vivemos o sábado é uma prova de lealdade a Deus.
a) “Deus concedeu aos homens o sábado como sinal entre Ele e eles, como uma prova da fidelidade deles. Os que, na grande crise que está perante nós, depois de receberem iluminação no tocante à lei de Deus prosseguem desobedecendo e exaltando as leis humanas acima da de Deus, receberão o sinal da besta”. Evangelismo, p. 235.
b) “O sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem”. Eventos Finais, p. 225.2.
II - Existe algum perigo de os escolhidos de Deus O esquecerem?
A) O Senhor tem advertido ao Seu povo de que esse é o perigo.
1. Deuteronômio 8:11.
Deuteronômio 8.11 RA
11 Guarda-te não te esqueças do Senhor, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno;
a) Assim como foi Israel no passado, o povo que tem os “mandamentos de Deus e a fé e o testemunho de Jesus” (Ap 12:17; 14:12), corre o risco de cair no mesmo pecado.
b) Como tem sido considerado este mandamento?
c) Temos demonstrado isso nas conversas frívolas, nos comentários sobre negócios ou coisas seculares, ficamos no sábado a tarde dormindo o restante do dia. Alguns saem dos cultos para cuidar de seus próprios interesses pessoais e etc.
Related Media
See more
Related Sermons
See more