Sem título Sermão (4)
Avulsa • Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
O CAMINHO DA VERDADEIRA VIDA
O CAMINHO DA VERDADEIRA VIDA
lc8.40-43
Quando Jesus voltou, uma multidão o recebeu com alegria, pois todos o esperavam. Então um homem chamado Jairo, dirigente da sinagoga, veio e prostrou-se aos pés de Jesus, implorando-lhe que fosse à sua casa porque sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte.
Estando Jesus a caminho, a multidão o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.
INTRODUÇÃO
Imagine esta cena: Um casal está saindo do hospital, com semblante tão radiante que não consegue disfarçar tamanha luz. Isso por conta do que a esposa carregava nos braços. Uma linda menina, rostinho rosado, toquinha na cabeça e corpinho bem agasalhado. Estavam felizes pela chegada da primeira filhinha. Na saída do hospital, eles encontram uma amiga sentada na recepção. Ela logo se aproxima e os parabeniza pelo nascimento da pequena. Indagada sobre o que a levara a estar ali no hospital, ela conta que estava preocupada com um incômodo sentido durante aquela semana. O casal deseja melhoras, a amiga deseja felicidades, e eles se despedem. A história segue de forma distinta. O casal vive os melhores dias de suas vidas. Passam os anos e a fala deles é: “tempo, vai com calma!” Eles querem saborear devagar a alegria da vida. A mulher segue seus dias dizendo: “tempo, passa depressa!” Ela vive dias de dores, marcados por uma enfermidade que não lhe dá trégua, e tira sua alegria. Doze anos se passam, e a pequena menina agora é uma linda jovenzinha, e a mulher uma amarga senhora desiludida. Só que, de repente, a menina sente dores, e é levada às pressas ao hospital. Depois de doze anos, o casal volta ao mesmo hospital, e encontra ali, a mesma amiga, aguardando mais uma sessão de quimioterapia.Estão todos no caminho do desespero!
Claro que toda essa narrativa é fruto da minha imaginação, para vermos um drama acontecido nos nossos dias, semelhante ao drama verídico ocorrido no texto bíblico que lemos. O texto lido apresenta
A FAMÍLIA DE JAIRO E A MULHER HEMORRÁGICA NO CAMINHO DA DOR
A FAMÍLIA DE JAIRO E A MULHER HEMORRÁGICA NO CAMINHO DA DOR
Jairo é um chefe da sinagoga, e talvez tenha sido testemunha de alguns milagres de Jesus naquela região. O texto diz que ele implora a Jesus que vá à sua casa. Ele está trilhando o caminho da dor, pois “sua única filha, de cerca de doze anos, estava à morte” (v.42). Jesus o acompanha, mas durante a caminhada, cercado por uma multidão que o apertava, Jesus para, e faz uma pergunta intrigante: “quem me tocou?” (v.45) Uma mulher, que há doze anos estava no caminho da dor com uma hemorragia intensa, havia tocado na borda do seu manto. A família de Jairo e a mulher hemorrágica trilham o caminho da dor, e suas histórias se encontram, buscando solução. Quero traçar aqui outra história paralela a essas. A minha e a sua história, quando
NÓS ESTAMOS NO CAMINHO DA DOR
NÓS ESTAMOS NO CAMINHO DA DOR
Alguns de nós, como a mulher hemorrágica da verdade bíblica, (ou a mulher da minha imaginação) carregamos uma dor há muitos anos. Algo pesado, extenuante, de abatimento exacerbado. Para muitos o caminho da dor é longo e tenebroso. Mas para outros, o caminho da dor se apresenta de súbito, repentino, sem pedir licença, como no caso da família de Jairo (ou do casal da minha imaginação). Assim aconteceu com uma senhora em Minas há cerca de 15 dias. Ela estava na Igreja, conduziu a liturgia do culto, cantou e quando sentou, sentiu uma dormência no braço, e desmaiou. Teve um AVC, e está no hospital desde aquele dia. A família foi levada para o caminho da dor de uma forma repentina. Sejam 15 dias ou 15 anos, o certo é que todos trilhamos esse caminho angustiante. O que fazer em meio a essas situações de dor e sofrimento? Buscar o que a família de Jairo e a mulher hemorrágica buscaram...
JESUS, O CAMINHO DA VERDADEIRA VIDA
JESUS, O CAMINHO DA VERDADEIRA VIDA
Jairo havia convidado Jesus para ir a sua casa, e no caminho existe uma interrupção ao intento de Jesus. Uma mulher que há doze anos havia perdido a saúde, o dinheiro, o respeito por estar cerimonialmente impura, toca na borda do manto de Jesus, o caminho da verdadeira vida. O CAMINHO DA DOR NÃO PREVALECE DIANTE DO CAMINHO DA VIDA.
Lc8.47
Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.
Uma doença que a atormentava por doze anos era eliminada instantaneamente. Este é Jesu, o caminho da verdadeira vida. Agora ela vai saber o que é de fato VIVER!
No momento que acontecia a cura maravilhosa da mulher, uma notícia chega da parte de um servo de Jairo:
Lc8.49
Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”.
Vejam o drama do momento. Uma mulher passa de um estado de lamento e dor para um estado de vida e paz. Jairo é naquele instante sentenciado a viver o resto da vida lamentando a morte da filha unigênita. Mas Jairo convidou Jesus para ir a sua casa; e Jesus foi. Chegou lá, encontrou muitos chorando. Disse para que não chorassem pois ela estava dormindo. E Lucas relata o seguinte:
Lc8.53-55
E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.
Quando o nosso caminho de dor se envolve com o caminho da verdadeira vida, cura e ressurreição vêm ao nosso encontro. Por isso ...
CREIA E PROCLAME O CAMINHO DA VIDA
CREIA E PROCLAME O CAMINHO DA VIDA
Dor e sofrimento nos acompanharão na caminhada, e Jesus não nos deixou enganados quanto a isso:
Jo16.33
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
No mundo tereis aflições. Algumas em longos períodos, outras em curtas, outras tão intensas que virão acompanhadas do luto. Conduto, ÂNIMO! JESUS VENCEU O MUNDO! VENCEU A MORTE! Todos os que Nele creem, também vencem, a despeito do caminho de dor que estão trilhando.
Creiam em Jesus, e divulguem a vida que Nele há!
Muitas pessoas estão como aquela mulher e aquele casal da minha imaginação. Lembram que nós os deixamos sentados na recepção do hospital com seus dilemas? Muitas pessoas estão sentadas em seus dilemas, sem saber o que fazer. É hora de chegarmos e anunciarmos que JESUS É O CAMINHO DA VERDADEIRA VIDA.