O CASAL JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
Sermon • Submitted
1 rating
· 30 viewsA confiança no poder do evangelho para a salvação daqueles que creem deve levar os casais a andarem pela fé, dia pós dia.
Notes
Transcript
O CASAL JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
O CASAL JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Onde está a esperança para que um casal de pecadores possam desfrutar um casamento feliz e abençoador? A resposta a essa pergunta está no Evangelho!
Quando um casal escolhe o dia 31/10 para casar, o fazem na certeza de que serão lembrados anualmente de que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que devemos nos sujeitar, unicamente, à Sua autoridade.
Neste ano de 2020, comemoramos os 503 anos da reforma protestante. No dia 31 de outubro de 1517 Lutero pregou as suas 95 teses nos portões da igreja de Wittemberg. Um pouco antes deste acontecimento, Lutero, que havia se livrado de um raio, fora atingido em cheio por outro que se encontrava em Romanos 1.17. Esse raio ao invés de destruí-lo, lhe salvou. Ele disse: "Noite e dia eu ponderei, até que vi a conexão entre a justiça de Deus e a afirmação de que o ‘justo viverá pela fé’. Então eu compreendi que a justiça de Deus era aquela pela qual, pela graça e pura misericórdia, Deus nos justifica através da fé. Com base nisso eu senti estar renascido e ter passado através de portas abertas para dentro do paraíso. Toda Escritura teve um novo significado, e se antes a justiça me enchia de ódio, agora ela se tornou para mim inexprimivelmente doce em um maior amor. Essa passagem de Paulo se tornou para mim um portão para o céu".
“Quando a Palavra de Deus é negligenciada, a religião pura e verdadeira desaba. Quando ela desaba ninguém pode, nem será salvo” (Erasmus Sarcerius (1501 – 1559). Lutero escreveu em sua tese de número 62 dentro das 95 teses que ele pregou na porta da igreja do castelo de Wittenberg: “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.”
O que é salvação? Que salvação o Evangelho nos trás?
NEGATIVAMENTE:
o Evengelho resgata os homens do pecado de:
culpa (Ef 1.7; Cl 1.14);
Contaminação (Rm 6.6,17; 7.21-25a);
Escravidão (Rm 7.24-25; Gl 5.1);
Castigo:
Alienação de Deus (Ef 2.12);
Ira de Deus (Ef 2.3; Rm 1.18);
Morte eterna (Ef 2.5-6);
POSITIVAMENTE:
Conduzir os homens ao estado de:
Justiça (Rm 3.21-26; 5.1);
Santidade (Rm 6.1-4; 12.1-2);
Liberdade (Gl 5.1; 2Co 3.17);
Bem-aventurança:
Comunhão com Deus (Ef 2.13);
O amor de Deus "derramado" no coração (Rm 5.5).
Vida eterna (Ef 2.1-5; Cl 3.1-4).
Romanos 1. Tema (1.16–17)
Fé é o tronco da árvore cujas raízes representam a graça e cujo fruto simboliza as boas obras. É o acoplamento que conecta o trem do homem com a locomotiva de Deus. É a mão vazia do homem estendida para Deus, o Doador. É, do começo ao fim, dom de Deus