DEVOCIONAL 1 TIMOTEO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
AS BRIGAS ENTRE FAIXA ETÁRIA
AS BRIGAS ENTRE FAIXA ETÁRIA
As relações interpessoais nem sempre são fáceis. Isto é uma realidade em muitos setores, em especial no mercado de trabalho (mexer com gente dá nisso)
Uma das dificuldades que muitas vezes é vista diz respeito a faixa etária (mais velhos x mais novos). Nem sempre a relação é tranquila, exemplos:
Mais velhos não possuem paciência em ensinar mais novos
Mais novos não respeitam e não tem paciência com mais velhos
Mais velhos possuem dificuldade com a liderança dos mais novos
Este último ponto merece destaque, pois era uma realidade no contexto dessa carta.
Timóteo tinha por volta de 35 a 40 anos, e estava recebendo a missão de exercer liderança em uma igreja, o que faria com que muitos torcessem o nariz, levantando questionamentos.
Nós que estamos aqui hoje também podemos ser considerados jovens, pelo menos em um contexto de liderança eclesiástica (em uma assémbleia dificilmente vocês seriam considerados velhos)
Há sempre um olhar de desconfiança com relação a uma liderança jovem. (ele não tem experiência, ele nem conhece a vida, etc.). Como devemos agir?
as exortações de Paulo a Timóteo também são para nós. E em cima deste v. 12 eu gostaria de destacar duas coisas: Procedimento e Pureza.
PROCEDIMENTO, CONDUTA
Paulo diz a Timóteo que ele deveria cuidar do seu modo de viver, cuidar da maneira que ele conduzia sua vida, se apresentava as pessoas. Timóteo seria o alvo das observações de muitos.
Mas como Timóteo iria conduzir sua vida então? Onde ele deveria buscar o modo correto de viver, qual o padrão, seria a cultura grega tão exaltada na época?
A resposta a essas perguntas é uma só: o Evangelho. Ele era o padrão pelo qual Timóteo deveria conduzir sua vida. Observe que aquilo que ele aprendeu teoricamente, deveria ser vivido na prática.
APLICAÇÃO: Meus irmãos nós precisamos estar cientes e nos acostumar com a ideia de que estamos constantemente sendo observados. Tanto pelos da Igreja como também pelos de fora da igreja.
Por ser cristão isso já se torna natural, mas essa observação se torna ainda mais intensa quando você assume um ofício na igreja. (Pastor, presbítero, diácono, professor, etc.)
Exercer um desses ofícios é certamente uma grande honra e alegria, poder servir a casa do Senhor, mas é também uma grande responsabilidade (TG 3: 1). Nós estamos enganados e corremos grande perigo se pensarmos que podemos proceder de qualquer forma e está tudo bem, ninguém se importa.
Qual a nossa segurança então? Qual o padrão em um mundo em que a onda é quebrar padrões?
A nossa segurança e pdrão é o mesmo de Paulo e de Timóteo: o evangelho, é a fidelidade a ele, é tê-lo como o nosso guia.
Percebam que Paulo não diz que o desprezo pela juventude seria vencido pela força ou pela astúcia, ou pela sabedoria humana, mas por um proceder digno do Evangelho.
Que no ano de 2021 cada um de nós busque conhecer mais a respeito do evangelho, e vivê-lo, desta forma estaremos sendo exemplo do bom proceder.
PUREZA
PUREZA
A pureza é uma das virtudes que devem estar presentes em nosso modo de viver.
ela é certamente algo bem abrangente, mas eu queria destacar apenas duas maneiras em que ela deve se apresentar:
Uma pureza no campo físico, envolvendo os relacionamentos: as nossas conversas, a forma com que nos aproximamos das pessoas, principalmente as do sexo oposto (visitantes principalmente). Há pessoas que só de ouvi-las e observá-las por alguns minutos você já consegue perceber que ela é maliciosa e coisas do tipo. Nós precisamos estar atentos a isso tbm.
Uma pureza de mente sem a qual será muito dificil uma pureza comportamental. Se enxermos a nossa mente de coisas impuras, isto tende a ser descarregado nos olhos, na fala e nos atos. Tenhamos cuidado com isso também.
O EVANGELHO É JESUS
O EVANGELHO É JESUS
Por fim, lembremos que se possuímos algum ofício de liderança, este ofício é para servir o povo daquele que é o Oficial dos oficiais, o grande e supremo Pastor, Jesus.
Nós aprendemos que o evangelho é o padrão a ser seguido, e não podemos nos esquecer que Jesus é o evangelho, logo, ele é o nosso grande exemplo.
Que Deus nos ajude!