Sola Fide

Reforma Protestante  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript
Handout

Texto

Hebreus 11.1–3 RA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. 2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
O quarto Sola é o Sola Fide, que significa: Somente a Fé. A fé é o alicerce do cristianismo, tudo o que temos e vivemos no cristianismo, temos e vivemos por meio da fé. Ainda que se tenham ideia muito errada a respeito do que é fé segundo a bíblia, fato é que, sem fé é impossível ser cristão, como diz o escritor aos Hebreus “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Hb 11.6.
O que é fé?
Primeiro então precisamos entender biblicamente o que é fé. Faço uma pergunta para você nessa noite:
O que é fé?
Você tem fé?
Você é uma pessoa de fé?
O que significa ser uma pessoa de fé?
As respostas à essas perguntas são fundamentais para sabermos se somos, realmente, servos de Deus, ou se somos apenas seguidores de um movimento.
Vamos ao que a Bíblia diz:
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que se não veem”. Hb 11.1
Essa definição dada pelo autor da carta aos hebreus nos abre a mente para algumas coisas, observe os termos que ele usa.
“Certeza”. Certeza do quê? Certeza de coisas que se esperam! Isso é muito interessante, o autor está dizendo que fé é ter certeza de que as coisas que esperamos vão acontecer. Veja, ele não diz simplesmente que a pessoa tem certeza de que está esperando, porque ora, ele sabe que está esperando. Mas a ênfase repousa na certeza de que aquilo que se está esperando é algo que certamente vai acontecer.
“Convicção”. O dicionário define convicção da seguinte maneira: “crença ou opinião firme a respeito de algo, com base em provas ou razões íntimas, ou como resultado da influência ou persuasão de outrem; convencimento”. Veja, “prova ou razões íntimas”. E o autor aos Hebreus afirma que a fé é a convicção de fatos que não se veem. Ou seja, você não está vendo, mas sabe que é real e que vai acontecer.
Percebeu, fé não é se perguntar: “será que vai?”, fé é afirmar: “Eu sei que vai!”.
Fé tem em si um grau de certeza, de concretude. Não é algo abstrato.
Após essa definição o autor aos Hebreus vai nos mostrar vários exemplos de fé, veja como os exemplos que ele nos mostra atestam essa definição.
Ele segue no versículo dois dizendo:
Hebreus 11.2 RA
2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
Hebreus 11.3 RA
3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Observe esse versículo, “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus”. Isso é interessante, se levarmos em conta que na definição de fé está contido a ideia de que a “fé é convicção de fatos que não se veem”. E junto a isso levarmos em conta que o apóstolo Paulo diz em 2Co 5.7 que “andamos por fé e não pelo que vemos”. Fica claro pra nós que o autor aqui de Hebreus diz em outra palavras que: a certeza que temos de que Deus criou o universo por meio de sua Palavra é somente pela fé, pois ninguém estava lá pra ver. Não existe nenhuma testemunha ocular. E qualquer um que pense de forma diferente relacionado a essa questão da criação, significa automaticamente que é alguém que não tem fé.
Após esse exemplo da criação, o autor segue usando os exemplos de Abel, Enoque e Noé. (Falar um pouco da vida de cada um e mostrar que o que fizeram foi totalmente pela fé, sobretudo Noé).
Uma vez que entendemos o que é fé, cabe a nós agora entendermos o papel da fé na vida do cristão, sobretudo no que se refere à justificação pela fé.
Justificação pela Fé.
A carta de Paulo aos Romanos é o que consideramos como o primeiro exemplo de sistematização do evangelho, ou seja, organização ordenada da mensagem do evangelho. Sendo assim o apóstolo inicia a carta apresentando:
1- Depravação Total dos Gentios. (Cap 1)
2- Depravação dos Judeus (apesar de possuírem a revelação de Deus). (Cap 2)
3- Todos, judeus e gentios são depravados, inimigos de Deus e condenados ao inferno, pois todos são transgressores da lei de Deus (Rm 3.9-18).
4- O verdadeiro papel da lei. Rm 3.19-20. Apenas mostrar o pecado, apontá-lo, mas nunca redimi-lo.
Perceba que o texto afirma que: “A lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus”.
O “para que” denota objetivo. E qual o objetivo, que o homem se cale e veja que ele é culpado!
Como diz o comentário da Bíblia Shedd: “O objetivo desta passagem não é só demonstrar a culpabilidade dos judeus e gentios como também julgar os seus sistemas religiosos, todos incapazes de salvar o homem”.
O que é a Lei?
O termo lei aqui se refere a todos os requisitos propostos nos livros do Antigo Testamento relativo a religiosidade judaica. Podemos resumi-los nos 10 mandamentos.
Êxodo 20.1–17 RA
1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11 porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. 13 Não matarás. 14 Não adulterarás. 15 Não furtarás. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Agora veja a culpabilidade do homem, olhe o que Tiago diz:
Tiago 2.10–11 RA
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.
A lei vem para mostrar, apontar o pecado do homem, mas não tem nenhuma condição de salvar o homem, veja o que diz Paulo:
Romanos 7.7–12 RA
7 Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. 9 Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. 10 E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. 11 Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. 12 Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
Como esse homem, ou seja nós, conseguimos então nos reconciliar com Deus?
Como conseguiremos servir a Deus?
Como conseguiremos agradar a Deus para que possamos ir ao céu?
A justificação do pecador acontece somente por meio da fé.
Romanos 3.21–31 RA
21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29 É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.
Irmãos, este texto deixa bem claro algumas coisa para nós!
1- Nossa incapacidade de nos reconciliarmos com Deus por meios próprios. (Rm 3.23).
2- A Justificação vem pelas mãos do próprio Deus, em outras palavras, é Deus quem disponibiliza, efetivamente, a justificação. (Rm 3.21-22).
3- A justificação acontece somente por meio da fé. (Rm 3.24-26; 28). Observe a ênfase da Paulo no vs 28 no termo “concluímos, pois”, ou seja, após tudo isso que apresentei, minha conclusão é...
O que é Justificação?
A ideia Bíblia de Justificação diz respeito ao fato de Cristo ter morrido em lugar dos pecadores, e os méritos de cristo serem lançados na conta desse pecador, de maneira que, seu saldo que estava no vermelho perante Deus, a partir da obra de Cristo a conta fica no verde e esse homem, justificado tem acesso a Deus. Veja o que Paulo diz em Rm 5.1 “Justificados pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Perceba que a linguagem é uma linguagem toda de mediação, “por meio da fé”, “por meio de Cristo”. A ênfase é sempre em mostrar que nunca é por causa do homem, é sempre pela obra de terceiros.
E como o crente se apropria disso? Em outras palavras, como tudo isso beneficia o crente, como ele toma posse disso tudo? Como fazer isso ser realidade na vida do crente?

Sola Fide

Definição de Fé segundo Kevin J. Vanhoozer: “A fé é o meio pelo qual o crente se apropria pessoalmente dos benefícios da obra de Cristo; é a forma pela qual tomamos posse de Cristo, a forma pela qual tudo o que ele é e fez se torna nosso. Calvino define fé como ‘um conhecimento firme e seguro da benevolência divina para conosco, alicerçado na verdade da promessa concedida livremente em Cristo, revelada à nossa mente e selada em nosso coração pelo Espírito Santo’. A fé não deriva de nada que exista dentro de nós - como se a credulidade fosse uma virtude que Deus então recompensa -; antes, ela é uma resposta à mensagem do evangelho efetuada pela Palavra (proclamação do evangelho) e pelo Espírito (1Co 12.3; 1Ts 2.13). De fato, a fé ‘é a principal obra do Espírito Santo’. O Espírito usa meios humanos para criar a fé: ‘Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17), O Sola fide se refere, por conseguinte, à forma pela qual os cristãos conhecem e tomam posse do presente que é Jesus Cristo, por meio das palavras humanas da Escritura”. (Kevin J. Vanhoozer. Autoridade Bíblica Pós-Reforma, Vida Nova, p. 106-107).
Uma vez que ficou claro para nós o que é a fé, conseguimos então entender que, ser justificado pela fé, implica em crermos que verdadeiramente tudo o que Cristo fez na cruz, fez por nós, cada gota de sangue derramado, foi por nós, e não existe mais inimizade entre eu pecador, e Deus santo. Mas não por eu ter sido bom, ou por eu ter feito algo, mas sim porque Cristo foi perfeito e ele fez tudo!
Você crê nisso?
Você entende que Cristo orou por você na oração sacerdotal?
João 17.20 RA
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
Se você não crê verdadeiramente nessas coisa, hoje é tempo de mudar. Ore, peça ao Senhor, peça como aquele homem pediu a Jesus:
Marcos 9.24 RA
24 E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
Vamos orar, assim como o senhor ajudou o pai daquele menino ele pode te ajudar nesta noite e pode fazer de você um crente de verdade. Oremos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more