O Precursor da Grande Reforma
Heróis da Fé • Sermon • Submitted
0 ratings
· 273 viewsJerônimo de Savonarola: O precursor da Reforma Protestante, que havia recebido os primeiros raios desse movimento no século XV e viveu uma vida de fé e piedade ao estar em contato com a Bíblia. Levou a mensagem de Cristo e os apóstolos, com o intuito de reformar a Igreja e o povo, levando-os a mudança do estilo de vida e da religiosidade de seu tempo.
Notes
Transcript
Jerônimo Savonarola (1452-1498): O Precursor da Grande Reforma
Jerônimo Savonarola (1452-1498): O Precursor da Grande Reforma
HASD: 157 (O Santo Espírito Desceu) / 172 (Na Cruz Morri por Ti).
TEMA: Luzes da Reforma
PROPÓSITO: Impressionar os ouvintes com o testemunho de pessoas que foram transformadas com o contato com a Bíblia e que impactaram outras pessoas com a mesma mensagem.
TEXTO: Atos 19:17-19
17 Chegou este fato ao conhecimento de todos, assim judeus como gregos habitantes de Éfeso; veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. 18 Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. 19 Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários.
INTRODUÇÃO:
A) A Reforma Protestante.
1. Antes de 1517, Deus levantou pessoas tementes a Deus que viveram também para a glória do Senhor.
a) Assim como João Batista fora o precursor de Cristo, Deus também teve os Seus precursores do passado que abriram o caminho para a Grande Reforma.
b) A lista dessas pessoas é grande, mas podemos falar de alguns que também marcaram as épocas em que viveram e que ajudou a revolucionar o mundo ocidental de então.
2. A Reforma Protestante ajudou a moldar o mundo nas áreas conhecidas como a economia, a sociedade e as relações tanto no mundo filosófico como no religioso.
a) Sabemos que a Reforma tem uma data de aniversário: 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero fixou as 95 Teses na porta da igreja de Wittenberg, denunciando a venda das indulgências e os abusos da Igreja romana, que dominava o mundo secular e religioso de sua época.
b) Hoje iremos falar de um personagem que viveu em um período em que as trevas religiosas e morais dominavam e que a superstição e o engano presentes na sociedade reinavam.
c) Jerônimo Savonarola é conhecido como o Precursor da Grande Reforma e sua história merece uma atenção especial de nossa parte, pois histórias assim deve nos servir de inspiração para que possamos ser mais cristãos e corajosos em denunciar o mal e a corrupção.
d) Savonarola faz parte da galeria dos reformadores bíblicos e nacionalistas, como Wycliffe e Huss.
TESE: Devemos sempre ler e apreciar histórias de homens e mulheres do passado nas quais entregaram suas vidas a Cristo e servir de inspiração para cada um de nós, em uma época em que a fé e o amor estão se tornando artigos de escassez no mundo.
I - Em que contexto e época Jerônimo de Savonarola viveu?
A) Façamos uma viagem ao tempo e vejamos como foi a época em que viveu esse pioneiro da fé reformada.
1. Florença, Itália, século XV:
a) Nesta cidade italiana a famosa catedral Duomo chegou a não poder mais comportar as enormes multidões, pois estava o grande pregador Jerônimo Savonarola trazendo a mensagem do Céu, com muita eloquência e poder do Espírito Santo para aquelas pessoas.
b) Precisamos aqui ver que o contexto dessa época era de vícios, crimes e corrupção, tanto na política como na vida religiosa da igreja e isso era também refletido para a sociedade, que estava em uma situação lamentável.
c) Sabemos que no decorrer da história eclesiástica aquela igreja pura de Cristo e dos apóstolos foi perdendo o seu brilho e com a morte daqueles que viveram pessoalmente com o Salvador e Seus apóstolos a igreja começou a declinar espiritualmente.
d) Com isso, a igreja se paganizou e até o período da Idade Média a Igreja apresentou várias falhas com respeito aos ensinamentos puros e santos das Escrituras Sagradas.
II - Pregações, resultados e vida pessoal de Savonarola.
A) As pregações.
1. Pregava com ousadia, mas sem o orgulho ou presunção humana.
a) Segundo o autor Orlando Boyer, Savonarola era ousado e conduzia o povo à fonte genuína das verdades apostólicas contidas nas Sagradas Escrituras.
b) Em resultado das mensagens bíblicas, o povo abandonava a leitura e publicações pecaminosas e mundanas para ler os sermões do ardente pregador.
c) Além disso, as pessoas deixavam as cantigas mundanas a fim de cantar hinos de Deus.
d) Conta-se que em Florença as crianças sairam em procissões, coletando as máscaras carnavalescas, os livros obscenos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade.
e) Devido a isso, formaram em praça pública uma pirâminde de vinte metros de altura com todos esses objetos e atearam fogo a tudo isso.
f) Enquanto isso, o povo cantava hinos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória.
2. Se olhássemos hoje, será que veríamos resultados semelhantes?
a) Como lemos no texto inicial de Atos 19:17-19, será que as pregações de Paulo e de Jerônimo Savonarola surtir os mesmos resultados nas pessoas como fora no passado?
b) Como eu disse em uma outra ocasião, às vezes eu me pergunto (ou poderia dirigir a minha pergunta a Deus) se no presente século em que vivemos ainda veremos homens, mulheres e crianças levando a mensagem do Evangelho com toda ousadia a fim de que as pessoas decidam por elas mesmas eliminar o mal de suas vidas.
c) Jamais possamos perder as nossas esperanças em ver isso acontecer, pois temos a promessa da cheva serôdia na igreja de Deus nos últimos dias.
d) Mas para que isso ocorra, precisamos orar e permitir que o Espírito Santo faça em nossas vidas o reavivamento e a reforma.
B) Vida e testemunho.
1. Família.
a) Savonarola era o terceiro dos sete filhos da família.
b) Seus pais eram pessoas cultas mas eram mundanos, apesar de possuíram grande influência e eles queriam que o filho seguisse a carreira do avô paterno, que era um famoso médico na corte do duque de Ferreira.
c) Apesar de ser um excelente aluno e esmerado, Savonarola começou a abrir a sua alma através conhecimento das Escrituras e dos escritos dos filósofos Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino e que influenciaram a sua vida.
2. Vida espiritual.
a) Conforme os anos de sua vida, Savonarola ia crescendo em conhecimento das coisas celestes e desde que era menino costumava orar e jejuar.
b) Passava horas seguidas em devoção a Deus e aproveitava para apresentar ao Senhor as suas mágoas e ressentimentos ao ver a decadência da Igreja, que estava cheia de toda qualidade de vícios e pecados.
c) Nessa época a Igreja estava mergulhada no luxo e ostentação dos ricos em contraste com a profunda pobreza do povo.
d) Ele passava muito tempo sozinho nos campos ou a beira do rio, contemplando a beleza da criação. Ora falava com Deus em oração, ora cantando, ora chorando, pois a oração e devoção era a sua consolação.
3. Vida pessoal.
a) Em sua juventude, Jerônimo começou a namorar certa moça de Florença, mas com o tempo ela começou a mostrar o quanto era desprezível que um membro da sua família pudesse se unir a ele e sua família.
b) Decepcionado, Jerônimo abandonou para sempre a ideia de casar-se e com isso seguiu uma vida monástica, vivendo no cláustro e passou a viver sete anos no mosteiro de Bolonha.
c) Após isso, mudou-se para o convento de São Marcos, em Florença, onde também seguiu a vida de professor dos noviços e fez muitas obras, achando que com isso iria alcançar o favor divino.
d) Somente com os estudos da Bíblia soube realmente o sentido da vida cristã, apesar de possuir uma excelente biblioteca.
III - Como as pregações de Jerônimo Savonarola impactavam as pessoas?
A) Ele tentou inicialmente escapar da responsabilidade.
1. A fuga.
a) Sabemos que quase sempre ou a maioria das vezes as pessoas que são chamadas por Cristo tentam negar a responsabilidade do chamado divino.
b) Como Jerônimo Savonarola estava se dedicando ao ensino dos noviciados, isso pode ter causado nele uma “zona de conforto”, mas assim como Moisés tinha um chamado para libertar Israel do Egito, Jerônimo também foi chamado para uma obra especial de levar a verdade ao povo que estava escravo do pecado e do vício.
B) As pregações inicialmente não apresentavam muitos resultados.
1. Ele sentia cada vez mais o terror da ira divina que se aproximava do mundo pecador.
a) Suas mensagens impactantes inicialmente interessavam poucas pessoas.
b) Mas com o tempo, Savonarola havia apresentado suas mensagens com poder e oração que conseguiu mover muitas pessoas e sua vida de comunhão com Deus era tal, que pessoas percebiam nele um homem de oração e dedicado.
c) Conta-se que certa ocasião, estando ele sentado no púlpito, sobreveio-lhe uma visão a qual ele ficou imóvel por cinco horas.
d) Todos os presentes na igreja contemplaram o rosto do pregador brilhando.
2. Seus sermões causavam grande impacto.
a) Produziam algumas vezes profundo terror devido aos pecados e corrupção de sua época.
b) O povo se levantava à meia-noite e esperava na rua até a hora de abrir a catedral, a fim de ouvirem a mensagem de Jerônimo.
3. Os incomodados.
a) As mensagens, além de operar grande mudanças na vida do povo comum, começou também a causar incômodo em algumas pessoas da alta patente, como o corrupto regente de Florença, Lorenzo Médici.
b) Este por sua vez tentou impedir a obra de Jerônimo usando de suas armas, tais como a bajulação, as peitas, as ameaças e os rogos, fazendo com que o corajoso pregador desistisse de sua missão de pregar.
c) Lorenzo até mesmo contratou o famoso pregador Frei Mariano para falar contra Savonarola, mas sem sucesso, pois o povo não prestou atenção a mensagem e eloquência deste.
d) Conta-se que a essa altura, Savonarola havia profetizado que Lorenzo, o papa da época e o rei de Nápoles morreriam dentro de um ano, e assim sucedeu.
e) Após isso, Carlos VIII, da França, invadiu a Itália e a influência de Savonarola aumentou ainda mais e as conversões aumentaram.
IV - Que resultados a mais ocorreram no povo e como foi o sucesso deste precursor da Reforma?
A) Resultados ocorridos como resultado das mensagens e atitudes cristãs.
1. Abandono do pecado e responsabilidade social.
a) O povo abandonou a literatura torpe e mundana, passando a ler os sermões do famoso pregador que exaltava a Cristo e Sua justiça.
b) Os ricos socorriam os pobres ao invés de oprimi-los.
B) Sucesso muito curto.
1. Intelizmente o sucesso de Jerônimo Savonarola foi muito curto.
a) Ele tentou reformar o Estado e a Igreja em Florença, mas suas pregações contra a vida desregrada do papa provocou sua morte por enforcamento. O Cristianismo através dos Séculos, p. 228.
b) Ficou registrada as suas palavras: “O Senhor sofreu tanto por mim!” e assim terminou a sua carreira como um dedicado mártir da verdade de todos os tempos.
c) Sabemos que no decorrer dos séculos houve muitos mártires e ainda há mais nos dias de hoje, mas todos eles levaram a sério o texto de Apocalipse 2:10.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
2. Apesar de um aparente sucesso curto, ele deixou também um legado espiritual resgistrado.
a) A vida de Jerônimo Savonarola era alimentada continuamente com a Palavra de Deus e as margens das páginas da sua Bíblia eram cheias de notas escritas, enquanto ele meditava nelas.
b) Conhecia uma grande parte das Escrituras de cor e podia abrir o livro instantaneamente e achar qualquer texto.
c) Em sua comunhão com Deus passava noites inteiras em oração e recebia a porção do Céu para transmitir a mensagem divina ao povo que sofria com as corrupções e maldades de pessoas gananciosas.
d) Há uma frase que o autor Orlando Boyer apresenta em seu livro, a respeito desse herói da fé: “Destruíram o corpo desse precursor da Grande Reforma, mas não puderam apagar as verdades que Deus, por seu intermédio, gravou no coração do povo”. Heróis da Fé, p. 11.
CONCLUSÃO:
Vimos que na história de Jerônimo Savonarola está um dos muitos exemplos de cristãos de todos os séculos de como deve servir para nós de inspiração e coragem.
Podemos ver também a mudança na atitude das pessoas após a mensagem da Palavra de Deus, pois a intenção da mensagem bíblica é impactar e causar mudanças no caráter de cada indivíduo.
Com a mensagem sendo explícita publicamente, poderá causar duas reações: 1. Uma mudança radical dos ouvintes, fazendo com que estes voltem-se para o Senhor Jesus em busca de perdão e mudança no estilo de vida ou: 2. Provocando aqueles que amam e gostam do pecado, fazendo com que estes atentem contra a integridade moral e física de quem está apresentando a mensagem do Senhor.
Mas uma lição de vida que Jerônimo Savonarola apresenta é que devemos ser guiados pelos Espírito Santo e não fugir à responsabilidade divina do chamado para apresentar a mensagem do Senhor as pessoas que estão perdidas em seus pecados e vícios, que corrói e destrói a vida e a moral dos indivíduos. E mesmo que fiquemos sob ameaças, devemos seguir a orientação divina de Isaías 51:7:
7 Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias.
Este é o conselho e orientação divina para aqueles que realmente seguem a Cristo Jesus.
APELO:
Hoje apelo a vocês, que desejam realmente serem cristão de fato e de verdade.
Estamos em um tempo em que as trevas morais e espirituais estão arregimentando suas forças contra o povo de Deus e a humanidade. O Espírito Santo tem várias vezes enviado a Sua mensagem ao Seu povo remanescente para que levante com firmeza e proclame ao mundo a mensagem do evangelho eterno (Ap 14:6, 7).
Deus está chamando você, instruído ou não para que leve os seus pensamentos cativos à Palavra de Deus e proclame as verdades essesnciais a este tempo. Não fique parado enquanto muitas almas estão perecendo e consagre a sua vida a Deus, abandonando o pecado e seus vícios. Assim você se tornará um vencedor pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Ap 12:11; Jo 1:29).
Amém!