Satisfação em Jesus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Em 2018 este clássico da literatura infantil, “a parte que falta” foi um dos livros mais vendidos na Amazon. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez.
E, enquanto rolava, com uma voz suave cantava…
“Oh, busco a parte que falta em mim, a parte que falta em mim. Ai-ai-iô, assim eu vou, em busca da parte que falta em mim”.
Qual é a parte que falta em você?
O segredo desse livro é que ele faz um raio-x perfeito da natureza humana… Porque todos nós estamos naquilo que fazemos em busca da parte que nos falta
O grande problema é que nesse projeto de querer achar a peça perfeita, nós acabamos construindo e tentamos lapidar peças de prazer se encaixem no vazio que existe dentro de nós. E a consequencia dessa tentativa de ter preenchimento, significado, sentido para vida e felicidade plena nesses nossos projetos é fadado ao fracasso. Essa tentativa insana de satisfazer o nosso vazio existencial gera ainda mais vazio
Todas as vezes que tentarmos buscar um substituto de Deus para dar sentido a nossa existência, nós seremos devorados por ídolos.
P.1 Uma mulher com vazio existencial
P.1 Uma mulher com vazio existencial
Jesus estava numa viagem longa, do sul ao norte de Israel, e surpreendentemente o evangelista João diz: “Era-lhe necessário passar por Samaria”. É surpreendente porque judeus odiavam samaritanos. Um judeu jamais passaria por Samaria. Então qual era a necessidade de passar por Samaria? A necessidade não era geográfica, porque todas as viagens feitas do sul ao norte ou norte ao sul, não passavam por Samaria.
Mas o narrador enfatiza que era necessário passar por Samaria. E a necessidade diz respeito a agenda de Jesus. Na agenda de Jesus havia um encontro com a mulher que possuía um coração extremamente seco. Alguém que andava pela vida em busca da parte que lhe faltava. Uma mulher com vazio existencial.
Uma mulher exluída socialmente, com caráter questionável e de péssima reputação devido ao seu histórico de relacionamentos. Esse é o motivo pelo qual ela tem que buscar água ao meio dia, o horário mais quente do dia, o horário que nenhuma outra mulher estaria presente no poço.
Com sede e cansado, Jesus pára a beira de um poço na cidade de Sicar e ali o texto narra o encontro com a mulher samaritana. Um encontro inimaginável para o contexto do primeiro Século. Um homem como Jesus jamais conversaria com uma mulher em público e, muito menos uma samaritana.
O que me impressiona nesse texto é que Jesus inicia o diálogo com essa mulher: “Dê-me um pouco de água”. A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?”
Ao travar esse diálogo, Jesus está quebrando todos os paradigmas existentes naquela sociedade. Para qualquer judeu, essa atitude de Jesus era considerada como promíscua. Mas para Jesus, era uma atitude de compaixão.
Esse ato incomum de Jesus, supreende aquela mulher, causando estranheza.
O pedido de Jesus foi intencional para gerar questionamentos. Aquela mulher precisa mais do que água.
EJesus conduz o diálogo para algo mais específico. Ele desafia aquela mulher a uma reflexão interior.
“Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
A intenção de Jesus é conduzir aquela mulher a olhar para dentro de si e reconhecer a sua verdadeira necessidade. A necessida não era apenas física para saciar a sua sede… A necessidade daquela muher é espiritual. Jesus quer completar a parte que falta naquela mulher.
As buscas infindáveis daquela mulher em preencher o seu vazio existencial ao longo da sua vida era marcada por sucessivos fracassos. Isso a tornava uma mulher com vazio existencial.
Ela já tivera 5 maridos e o homem com quem ela estava vivendo não era o seu marido. O desejo dessa mulher de encontrar sentido e satisfação, fez com que ela caísse nos braços de homem que não era o seu marido
Essa mulher está escravizada pelos ídolos que ela construiu. Ídolos que prometer prazer e satisfação, mas que promovem prisão.
P.2 Muitas pessoas hoje possuem vazio existencial
P.2 Muitas pessoas hoje possuem vazio existencial
Assim como essa mulher Samaritana, muitas pessoas hoje são vazias de sentido.
No anseio em preencher o vazio existencial, nós somos capzes de fazer as coisas mais terríveis. Nós perdemos os limites nas buscas infindáveis por satisfação pessoal.
Buscamos irrigar o nosso coração seco através de ídolos funcionais. Constamente nós cometemos os mesmos erros do povo de Israel e o erro que essa mulher está cometando aqui.
A nossa sociedade tem buscado preencher o vazio existencial nos relacionamentos.
Pessoas casam simplesmente para se sentir felizes ou desejam casam por isso. Relacionamentos com amigos, relacionamentos entre pais e filhos.
Nós buscamos felicidade e preenchimento existencial nos relacionamentos. Essa é uma grande trajédia
Nas palavras do escritor Earnest Becker: “Nenhum relacionamento humano pode suportar esse fardo de divindade”.
i. a sua relação com seus filhos não podem suportar esse fardo de divindade
ii. a sua relação com seus amigos não podem suportar esse fardo de divindade
iii. o seu casamento não pode suportar esse fardo de divindade
Ninguém pode ser matéria-prima da sua felicidade, porque isso é sufocante. Ninguém tem a capacidade de ser um deus funcional em sua vida porque em algum momento ela vai decepcionar você.
Não podemos saciar a nossa sede no poço do relacionamento, porque ele sera incapaz de saciar o seu vazio existencial
O entretenimento também não pode saciar o nosso vazio existencial. Infelizmente, o entretenimento deixou de ser lazer para se tornar o sentido da nossa vida.
Pessoas têm passado horas na frente de um celular; pessoas que passam horas na frente do netflix; pessoas que passam horas em frente ao computador para consumir jogos
A sexta-feira se tornou o dia nacional do entretenimento. A segunda-feira mal começou e nós já estamos pensando no que faremos sexta-feira. O entretenimento se tornou um anestésico para enfrentar os dissabores da vida e, quando nós buscamos no entretenimento o alívio para a nossa sede existencial é como se estivéssemos no deserto tentando saciar a nossa sede com conta gotas
Vivemos como cegos tateado pelo escuro em busca de saciar o nosso vazio existencial através de ídolos funcionais. O tempo todo estamos buscando a parte que nos falta.
A nossa sede existencial jamais será saciada por ídolos funcionais. É por isso que muitas pessoas hoje possuem vazio existencial. Porque buscam saciar a sua sede em cisternas rachadas, em poços que não retém água.
P.3 Jesus é a fonte de sentido da mulher samaritana
P.3 Jesus é a fonte de sentido da mulher samaritana
Ela já teve 5 maridos e o homem com quem ela estava vivendo não era o seu marido. A mulher samaritana precisa mais do que água
P.4 Jesus é a nossa fonte de sentido
P.4 Jesus é a nossa fonte de sentido