Untitled Sermon

FIRMEZA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Matthew 7:25 BEARA
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
O nosso texto base são as palavras de Jesus na conclusão do Sermão do Monte, que fala de chuvas, inundações e ventos que castigam a casa — provações de todo tipo que assolam, inclusive os cristãos, mas que não a derrubam, não abatem o cristão, posto que ela — a casa, a vida do crente — está construída sobre a rocha firme das palavras de Cristo (Mt 7.25). O cristão é ouvinte e praticante da palavra de Cristo, não apenas ouvinte:
Matthew 7:24 BEARA
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
E pela Palavra ele se sustenta. Ele ouve e ele pratica a Palavra. Sustenta-se pela e na Palavra de Deus.
podemos comparar a doença do coronavirus a um vento, que começa como uma brisa, vai ganhado força, ganhando força, até que chega num determinado momento que faz um movimento espiral, que é quando uma pessoa vai transmitindo para outra, transmitindo para outra, e essa espiral forma como se fosse um ciclone. Aí você faz um gráfico em que há um aumento muito rápido no número de casos.
Como é reconfortante ler esta comparação! Primeiro, porque disse Jesus (Mt 7.25): Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos [os vírus, as enfermidades, o coronavírus, por exemplo] castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme.
O Senhor Jesus diz que ventos virão e castigarão, doenças e vírus e tantos outros males nos sobrevirão de forma castigadora, sem dó nem piedade, mas a casa construída sobre a rocha firme da palavra de Deus não cairá. E ainda que morra, viverá.
Lembremo-nos das palavras dos discípulos sobre Jesus (Lk 8.25):
Luke 8:25 BEARA
25 Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?
Isso é tão verdadeiro hoje como foi antes.
Hebrews 13:8 BEARA
8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
John Piper escreveu o seguinte sobre a pandemia de COVID-19:
Jesus tem todo o conhecimento e toda autoridade sobre as forças naturais e sobrenaturais deste mundo. Ele sabe exatamente onde o vírus começou e para onde vai a seguir. Ele tem poder total para impedi-lo ou não. (1)
(1) https://www.desiringgod.org/interviews/how-do-we-make-sense-of-the-coronavirus
E é isso que está acontecendo. Nem pecado, nem Satanás, nem doença, nem sabotagem são mais fortes que Jesus. Ele nunca se recuou em um canto; ele nunca é forçado a tolerar o que não quer.
Psalm 33:11 BEARA
11 O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações.
Job 42:2 BEARA
2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Portanto, a questão não é se Jesus está supervisionando, limitando, guiando, governando todos os desastres e todas as doenças do mundo, incluindo todas as suas dimensões pecaminosas e satânicas. Ele está. A questão é, com nossas Bíblias abertas, como devemos entender tudo isso? Podemos fazer sentido disso tudo?
A vista disto precisamos:

1. Tomar consciência das consequências do pecado;

Romans 8:20–23 BEARA
20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Nossa experiência com essa corrupção não é condenação.
Romans 8:1 BEARA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
A dor para nós é purificadora, não punitiva.
1 Thessalonians 5:9 BEARA
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
“Porque Deus decidiu nos salvar por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, em vez de derramar sua ira sobre nós” (NVT)
Nós morremos de doenças como todas as pessoas por causa da queda. Mas para aqueles que estão em Cristo, a vitória e o aguilhão da morte foram removidos.
1 Corinthians 15:55 BEARA
55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

2. Saber que algumas doenças são atos de misericórdia divina;

1 Corinthians 11:29–32 BEARA
29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Alguns de nós morrem de doenças “para que não sejamos condenados com o mundo”.
O Senhor Jesus tira a vida de alguns de seus filhos amados usando fraquezas e doenças.
Matthew 4:23 BEARA
23 Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reinoe curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.
Matthew 8:17 BEARA
17 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Matthew 14:14 BEARA
14 Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.

3. Entender que doenças podem ser atos de julgamento divino;

Acts 12:23 BEARA
23 No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.

4. Conscientizar-se de que Deus troveja graça, chamando o pecador ao arrependimento, através de enfermidades e tragédias como o coronavírus.

Luke 13:1–5 BEARA
1 Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. 2 Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? 3 Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. 4 Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.
A pandemia global do coronavírus está nos desmascarando, mostrando-nos o quão frágeis somos como seres humanos.
Psalm 103:15–16 BEARA
15 Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; 16 pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.
Como esta verdade a respeito de nossa fragilidade deve nos fazer pensar e mudar? Talvez lembrando-nos de não tomar a vida nesta terra como garantida:
Psalm 90:12 BEARA
12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
A vida é breve como um vapor e nós não temos controle sobre ela. Nossa única esperança é Cristo.
John 11:25–26 BEARA
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
Que reconheçamos a brevidade da vida; Que admitamos o quão frágeis somos; Que entendamos que não temos o controle da vida; Que arrependamos do pecado e nos voltemos com fé para Cristo; Que o SENHOR repreenda essa (e outras enfermidades), que ele nos guarde do COVID-19 e que em tudo se cumpra seu propósito soberano e gracioso de salvar e santificar o pecador; Que nós descansemos naquele que “Quando ele ordena, até os ventos [do coronavírus, por exemplo] e o mar [de tragédias] lhe obedecem!” (Lk 8.25).
Luke 8:25 BEARA
25 Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?
Related Media
See more
Related Sermons
See more