O Evangelho do Reino
Sermon • Submitted
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
O Evangelho do Reino
O Evangelho do Reino
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Analisando o Texto;
Estamos no finalzinho da ultima parte do sermão de Jesus;
O capítulo sete faz quatro vezes uma descrição de dois extremos (Porta estreita x porta larga; árvore boa x árvore má; fé verdadeira x fé falsa; fundamento de pedra x fundamento de areia);
Jesus está exortando ardentemente o homem a entrar em seu reino, nas diversas analogias Jesus está descrevendo o caráter de quem pertence ao reino e de quem não pertence;
Leitura e ênfase - ouve e prática;
Vele lembrar que os cidadãos do reino, enfrentam adversidades na vida - chuva, rios e ventos. Mas não caem.
“Assim também para todo ouvinte do evangelho, seja ele sensato ou insensato, a prova ou crise seguramente chega. Ela chega de várias formas: tribulação (Gn 22.1; o livro de Jó), tentação (Gn 39.7–18; Mt 26.69–75), luto (Gn 42.36; Jó 1.18–22; Lc 7.11–17; Jo 11.1ss.), morte (At 7.59,60; 9.37)”
Hendriksen, W. (2010). Mateus. (V. G. Martins, Trad.) (2a edição em português, Vol. 1, p. 472). Cambuci; São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
A promessa de segurança vem se repetindo no capítulo sete - porta estreita pode ter dificuldade, mas leva a vida. A árvore má pode até enganar o olhar, mas a árvore boa é que dá bons frutos. A casa edificada na areia pode até ser bonita, mas a que permanece é a da rocha.
2. Cidadãos do Reino;
Possue um padrão de caráter descrito nas bem aventuranças muito elevedo - humildade, senso de perdão, mansidão, justiça, misericórdia, puros, pacificadores;
É a contra mão do mundo, a lei do mais esperto não existe, o mundo é do mais espertos não está inserido no evangelho do reino;
Os cidadãos do Reino possuem um relacionamento com o mundo - Ele é sal e luz;
A justiça do Reino - ja inicia dizendo que ninguém deve julgar ninguém. Mas diz como tem que ser o relacionamento do homem com Deus e com o próximo. Amor a deus e amor ao próximo.
3. O sermão de Jesus e a igreja moderna:
Identidade - A bíblia não está apenas descrevendo os princípios de Jesus para os discípulos e a multidão. Mas está prescrevendo como que a igreja moderna deve viver nos ultimos dias. Identidade se mantém conhecendo sua história, sua fonte de regra e fé que é a bíblia e o profeta contemporâneo; ???
Missão - O sermão de Cristo diz que precisamos ser sal e luz. nossa missão está muito relacionada com uma mensagem que temos que anunciar. Precede uma igreja consagrada. A força da igreja não se mede pela qualidade do culto e sim pela quantidade de pessoas comprometidas com a missão;
Ética - Uma grande necessidade do momento. O resumo aqui seria tudo que diz respeito com Deus deve ser feito por amor a Ele e tudo que diz respeito ao homem deve ser feito por amor ao homem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As palavras de Jesus devem ser ouvidas e praticadas;
O sermão do Monte tem três ênfases o caráter do cidadão do reino, a missão do cidadão do reino e um chamado a viver a justiça do reino;
O sermão de Jesus é uma prescrição para que a igreja moderna seguindo os princípios estabelecidos possa manter a identidade, cumprir a missão e ter uma ética biblica diante dos homens.
APELO
Na reta final do sermão de Jesus encontramos 4 exortações. O desejo dEle era que o homem pertencesse ao seu reino.
Em sua ultima exortação, Jesus não promete facilidade. Vão ter dias que o sol não vai brilhar, outros que os ventos virão com ímpeto.
Mas Jesus diz que precisamo edificar sobre a rocha.
Uma grande tentação aqui é “falar sem agir…crer no nível do discurso…falar de amor sem amar…Falar de Jesus sem nuca se aproximar dEle. Será que nessa manhã essa descrição se ajusta ao seu cristianismo?
Hoje Jesus te exorta a cavar profundamente e dar atenção aos fundamentos da sua vida. Cavar até que sua experiencia cristã esteja ancorada na Rocha (Cristo). Seja praticante e não somente ouvinte.