VALORES INEGOCIÁVEIS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5,202 views

A partir da vida de Daniel e seus amigos, aprendemos que é possível mantermos os nossos valores mesmo sendo influênciados, perseguidos e mortos. Sabendo que Deus honra aquele que busca a santidade, que é fiel e que se aproxima constantemente dele.

Notes
Transcript
Daniel 1.8 RA
Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

De onde vim e para onde vou?

Deus chamou a Abraão. Ele constituiu uma família. A família tornou-se uma nação. Esta desceu ao Egito, onde permaneceu quatrocentos anos. Deus tirou Israel do cativeiro com mão forte e poderosa. Dez pragas vieram sobre o Egito, desbancando as divindades do maior império do mundo. Israel perambulou no deserto quarenta anos sob a liderança de Moisés. Durante sete anos conquistou a terra, sob a liderança de Josué. Surge a Teocracia no período dos juízes. Esse tempo durou cerca de trezentos anos, quando Israel oscilou entre pecado, juízo, arrependimento e restauração. Depois da Teocracia veio a Monarquia. Cento e vinte anos de Reino Unido sob Saul, Davi e Salomão. Com a morte de Salomão em 931 a.C., sob o governo de seu filho Roboão, o reino se dividiu em: reino do Norte e Reino do Sul. O Reino do Norte, formado por dez tribos teve dezenove reis, com 8 dinastias e nenhum rei piedoso. Por causa de sua obstinação e desobediência foram levados cativos em 722 a.C., pela Assíria, e jamais foram restaurados. O Reino do Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamim, procedia da dinastia davídica. Esse reino teve vinte reis e experimentou altos e baixos, momentos de glória e tempos de calamidade, reis piedosos no trono e reis perversos e maus. Esse reino alternou momentos de volta para Deus e momentos de rebeldia. Porque o povo abandonou a Deus e não quis ouvir sua Palavra, Deus enviou seu juízo sobre a nação. Os caldeus vieram contra eles, e Deus os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
Daniel – Tinha entre 14 e 16 anos.
Tema do livro. Deus revela o profundo e o escondido, e governa os reinos dos homens, como está escrito: "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz" (2.22). "Até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer" (4.25).
Após Daniel, vem o relato de Esdras, Neemias e Ester, se bem que a história de Ester ocorre entre os capítulos 6 e 7 do livro de Esdras.

Introdução

A mensagem do livro de Daniel pode não ser popular e palatável, mas é desesperadamente necessária. Ela faz uma radiografia da própria alma, investiga os recessos do coração e lança luz nos corredores sombrios da vida. Daniel viveu num tempo em que a verdade estava sendo pisada, os valores morais estavam sendo escarnecidos e a religião tinha perdido sua integridade. Este livro trata da soberania de Deus na história e também do cuidado de Deus por aqueles que se agradam de temer o seu nome. Deus se importa com o destino das nações e também com o seu destino. Aquele que sustenta o universo, dirige a história e governa a igreja é o mesmo que cuida de você e lhe conduz em triunfo. Ele conhece cada célula de seu corpo e cada fio de cabelo dE sua cabeça. Todos seus dias foram contados e determinados por Ele. Daniel é um livro histórico e profético. Olha para o passado, interpreta o presente e descobre o futuro. Nada escapa ao controle de Deus, mesmo quando Sua presença ou Sua providência parecem não ser vistas na terra.
A mensagem de Daniel nos ensina que em vez de uma corrida frenética atrás de milagres, deveríamos buscar avidamente a integridade. Em vez de buscar sofregamente as bênçãos de Deus, deveríamos ansiar por conhecer mais profundamente o Deus das bênçãos. Deus é mais importante que Suas dádivas. O Abençoador tem mais valor que a bênção. O Doador é mais importante que a dádiva. Aqueles que conhecem a Deus são ativos e fortes3 e jamais se curvam diante dos homens
O diabo ataca sim a mocidade crente, direta e indiretamente, buscando destruir a sua fé em Deus. Fazendo isso, ele conseguirá tudo o mais.
Deus se manifesta quando o jovem se mantém firme. Capacitando, livrando e salvando.
Filhos de Israel – linhagem real, nobres, jovens sem defeitos, boa aparência, com sabedoria, doutos em ciência, com conhecimento e competentes no palácio e para aprender a língua local.
A comida determinada pelo rei – finas iguarias da mesa real e o vinho que o rei bebia por três anos.
Destaques de Judá – Daniel, Ananinas, Misael e Azarias (Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego).

Não negocie a sua SANTIDADE

RESOLVEU DANIEL, FIRMEMENTE NÃO CONTAMINAR-SE.
Posso perder meu lar, meus familiares e meu nome, mas jamais negociarei meu caráter.
Daniel, o jovem que devemos ser.
Daniel, o amigo que todos nós precisamos ter.
ENTÃO PEDIU AO CHEFE QUE LHE PERMITISSE NÃO CONTAMINAR-SE.
Como se comportar perante aos desafios?
RESULTADO DA ATITUDE DE DANIEL
Deus deu aos quatro jovens o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria
Deus deu a Daniel inteligência de todas as visões e sonhos.

Não negocie a sua FIDELIDADE

NÃO SERVIREMOS A TEUS DEUSES, NEM ADORAREMOS A IMAGEM DE OURO QUE LEVANTASTE.
Eles sabiam das consequências que viriam;
Eles sabiam que podiam morrer ali mesmo;
1. Se o Senhor quiser Ele fará – Dependência
2. Fica sabendo – Fé inabalável
Condenados a serem jogados na fornalha;
Fornalha sete vezes mais forte;
RESULTADO DA ATITUDE DOS TRÊS JOVENS:
Deus se fez presente no fogo e salvou a vida dos três jovens.
Não negocie o seu RELACIONAMENTO COM DEUS
Daniel é perseguido por conta de sua fé. 6.5
Um decreto é estabelecido pelo rei Dário. 6.9
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. Daniel 6.10
.Daniel é condenado e jogado na cova. 6.16
RESULTADO DA ATITUDE DE DANIEL:
Deus livrou Daniel da boca dos leões. 6.21-22.
Related Media
See more
Related Sermons
See more