O real Crescimento
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
O real crescimento
O real crescimento
INTRODUÇÃO:
(DOMINGO PASSADO)
Completa Humanidade e Completa Deidade de Jesus
Ele se desenvolvia com constância
Para se desenvolver com constância, Ele dependia 100% e vivia sob 100% da
influência do Espírito Santo
Para viver assim, Jesus passou por um processo de esvaziamento e humilhação
→ “Sem a constante humilhação, não há constante evolução”
Hoje vamos falar sobre o primeiro dos passos que envolvem esta evolução: “Crescimento”
[Você da fruto do que planta, você é o que você come]
EU: Durante muito tempo eu fui uma pessoa que buscou estar na média. Passar na escola na média, passar na faculdade na média, tocar violão na média, tudo na média.
Percebi: que eu não subia degraus, que a vida ficava meio estagnada sem avançar. Começava muitos projetos e não conseguia concluí-los, tudo ficava pelo caminho, uma vida pelo caminho
WE: A gente tende a ser um pouco assim, estagnado, parado, sem buscar muita evolução, sem buscar crescimento. Muitas vezes nos satisfazemos com a média, com nível básico. O problema é que isso só vai nos incomodar quando começarmos a ver os resultados que isso gera na vida prática.
uma alimentação média: gera uma saude média, vulnerável, sujeita a mais doenças;
estudar na média: forma profissionais desqualificados, com poucos resultados;
ter uma vida espiritual médiga: gera uma pessoa instável, inconstante, que está sempre voltando aos mesmos erros aos mesmos vacilos; que está sempre sendo mimada e ensinada, mas nunca está preparada para servir e ensinar.
[Você da fruto do que planta, você é o que você come]
[Trasinção]: Olha com atenção o texto que estamos estudando, olha o que ele fala sobre Jesus:
GOD: Lucas 2.40: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.
1) O que precisam saber?
A) O que é crescimento?
subir de posição: “fisicamente, mentalmente, moralmente e espiritualmente”.
[Ilustração]: um time que é campeão do campeonato brasileiro, ele sobe todas as posições até alcançar o primeiro lugar, mas no meio do caminho tem derrotas, tem empate, tem jogador machucado, arbitragens injustas, mas o time permanece subindo em número de pontos até alcançar a posição que deseja.
Dar frutos: Quando Deus alcança cada um de nós, e nosso coração reconhece Jesus como Salvador, Ele nos envia para sermos cada dia mais semelhantes a Jesus na nossa vida cotidiana.
[Ilustração]: A frutificação é facil de ser entendida é semelhante a uma semente, que você coloca num vazinho cheio de terra, e você espera que ela gere bons resultados, bons frutos. Agora, essa semente vai criar raízes se eu não expor o vazinho ao sol? vai criar suas primeiras folhas e galhos se eu não regar?
Outra coisa, podemos plantar mangas e colhermos jaca? (citar a árvore da igreja)
2) Por que é importante saber disso?
Sem essa compreensão, nós podemos ser levados a acreditar em crescimento sem obstáculos, sem sofrimento, sem dores no meio do caminho e isso não é uma verdade.
Outra compreensão que é importante evitar, é a de que podemos cuidar da semente que Jesus colocou no nosso coração de qualquer jeito, não a alimentamos com o sol, nem com a água, e achamos que tudo vai dar certo no final.
Colocamos qualquer coisa na nossa mente, deixamos nosso coração vulnerável a diversos sentimentos, alimentamos a nossa vida espiritual de uma maneira descontrolada ou irregular, e acreditamos que vamos ter uma manga docinha para comer ao final de algum tempo. Pode acontecer assim? Acho impossível.
Quando você deixa de crescer, você não tem margem para manter estabilidade, é muito provável que você enfraqueça e perca o que conquistou.
[Transição]
YOU: “Por que devemos buscar o crescimento?”
Deus em seu infinito ser, em seu infinito poder e sem sua inifinta sabedoria, é alguém que conhece todas as coisas. Não há nada de que Deus não tenha conhecimento. - Onisciência.
Conhecimento Criacional, Factual e Intelectual - Absolutos, profundos, pleno. - Manifestação do Seu Poder.
Deus quer que nós sejamos como Ele, quer que a gente participe desta característica dele, levando em consideração as nossas limitações.
Deus compartilha bondade, amor, graça, misericórdia (explicá-los), e quando Ele nos salva por meio de Jesus a sua intenção não é só que a gente tenha uma morada no céu.
Nós estávamos distantes de Deus, por causa do nosso pecado, Jesus nos reconectou com Deus, através da sua morte e ressureição, e derramou Seu Santo Espírito em nós, com o objetivo de que agora, nós não só sejamos salvos e possamos ter livre acesso à presença de Deus, mas que tenhamos a capacidade de partilhar em nossa vida e com as pessoas que nos cercam um pouco da divindade.
Atributos incomunicáveis (só pertencem a Deus) e Atributos Comunicáveis (que faz com que sejamos o reflexo de Deus para os que vivem perto de nós).
O que não fazer?
Não deixe a vida te levar. Não se deixe levar pelo momento. Não permita que qualquer um lance qualquer coisa no “vaso” do seu coração, para não “matar” a sua semente.
Não como de tudo o que cabe no prato. As vezes nós somos imprudentes da maneira como alimentamos nossa mente e nosso coração. Assistimos qualquer pregação, queremos receber oração e reza de qualquer grupo religioso, lemos qualquer livro, usamos rede social sem filtro (grupos de whatsapp), assistimos televisão em excesso - Tudo isso passa pela nossa mente cria morada, passa para o nosso coração e vai refeltir as nossas atitudes.
[ILUSTRAÇÃO] comemos só bala e doce: como fica o açúcar? comemos sem a variação necessária de nutrientes: ficamos fracos, pálidos, imunidade baixa. - fazemos isso com nosso físico, nosso espírito, e nossa mente.
O que devo fazer?
Alimente-se
a) Espiritualmente: Nós muitas das vezes estamos deixando nosso espírito morto de fome. Perdemos a habilidade de ler a Bíblia, de estudar a Bíblia, de colocar um bom livro sobre a vida cristã, sobre a vida devocional, sobre doutrinas bíblicas na nossa cabeceira. Estamos deixando nosso espírito, a nossa alma faminta.
b) Intelectualmente: Muitas das vezes nós trabalhamos num local há anos, nunca buscamos uma maneira de ter mais conhecimento sobre o que fazemos. Nunca pesquisamos na internet um texto que permita a gente fazer melhor o nosso trabalho, não lemos sobre como podemos alcançar melhor o nosso potencial, sobre “como nos organizamos melhor, como alcançamos determinados objetivos, de que maneira realizaremos melhor uma tarefa, como ter um comportamento que seja saudável para as pessoas ao nosso redor na empresa”.
c) Mentalmente: Será que temos buscado ter emoções mais saudáveis de fato, buscado ter uma mente equilibrada, sensata, ou a nossa cabeça se tornou um lugar em que nós não armazenamos nada de bom, a fim de que o espaço não fosse preenchido por qualquer coisa que é falada?
2. Alimente-se com qualidade
Quantas vezes nós temos permitido ouvir qualquer pregação na internet, sem filtrar aquilo que vai alimentar o nosso espírito. As vezes nós esquecemos de que Jesus afirmou que “Ele é o caminho, a verdade e a vida”, e achamos que qualquer ensino filosófico, científico e religioso é bom.
Se querermos ser iguais a Jesus, devemos saber que o alimento mais saudável para a nossa espiritualidade é a presença do Pai, quando clamamos em oração em nome de Jesus, na força e no poder do Espírito Santo.
Muitas vezes, nós perdemos muito tempo diante de uma TV e do celular, sem filtrar aquilo que estamos assistindo e daqui a pouco, nós nos tornamos pessoas medrosas, acovardadas, apavoradas (porque só tomamos conhecimento de violência, coronavirus, desgraças familiares), isso tem acabado com a nossa mente.
A gente tem assistido novelas, filmes, séries e até mesmo ouvido músicas que nos incentivam a seguir caminhos que nos levam para longe de Deus (explicar: não é sobre música ser apenas secular), que colocam nosso coração com outros deuseus: “deus dinheiro”, “deus vaidade”, “deus do sexo”, “deus da egocentrismo/egoísmo”, “deus do poder”.
Alimentação/ Saúde: Meus irmãos, Deus nos deu um corpo que é para ser usado para glória dele, nós temos que cuidar desse corpo da maneira mais saudável possível! Nesse contexto de pandemia: usar o gel, a máscara; cuidar da nossa alimentação diária, adquirir novos hábitos.
CONCLUSÃO
Desafio você a aderir uma rotina de Leitura da Bíblia a partir dessa semana, para alimentar a sua mente e seu espírito, na direção de começar a se alimentar igual a Jesus, para ser igual a Ele. (Sugestão: Provérbios, Gálatas, Efésios, Filpenses) 1 cap/dia
Desafio você a remover uma programação de TV, uma música, um prática espiritual ruim da sua vida: murmuração, fofoca, maledicência, mentira.
Desfio você a retirar um hábito, pelo menos um hábito, alimentar ruim. Algo que você está comendo que você as vezes nem gosta tanto assim e sabe que faz mal a saúde.