Sem título Sermão (13)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

O Mashiach é a Escada de Yaakov

וֵַצֵ֥א יַעֲקֹ֖ב מְִאֵ֣רָ֑בַע וֵַ֖לֶךְ חָרָֽנָה׃
Gn 28:10: E saiu Yaakov de Beer Sheva e foi a Charana.
Rashi explica que as filhas de Kenaan eram más aos olhos de Yitschak. Essav foi a Yishmael para procurar uma nova esposa.
Rashi: E saiu. A Escritura só tinha que escrever: “E Yaakov foi para Charan”. Por que falar de sua partida? Para ensinar que a saída de um tsadik de um lugar deixa uma marca, pois durante o tempo em que o tsadik está na cidade, ele é a sua glória, ele é o seu esplendor, ele é a sua grandeza. Quando ele sai de lá, a sua glória vai embora, seu esplendor vai embora e sua grandeza vai embora.
R. Nachman: “Quando um judeu deseja ascender de um nível para o outro, surge uma grande quantidade de obstáculos que o confronta. Esses obstáculos se encontram principalmente em sua imaginação e ilusões. E surgem da ira de Deus. Assim, quando Yaakov quis ascender ao sétimo nível, isto é, Beer Sheva (literalmente “o poço de sete”), havia um nível espiritual superior, ele saiu para Charan (חרן), que é similar a Charon Af (חרון אף, a ira Divina), significando os obstáculos que enfrentaria antes de alcançar seu objetivo.
Sem embargo, Yaakov estava resoluto em sua determinação de servir a Deus e chegou a HaMakom (O Lugar) (...) Cada pessoa tem um ‘lugar’, um ponto na vida em que encontra dificuldades para continuar”.
Romanos 5: 3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Elohim está derramado em nossos corações pela Ruach HaKodesh que nos foi dada.
וִַפְַ֨עַָק֜וֹם וַָ֤לֶןָםִ֙י־בָ֣א הֶַ֔מֶוִַַח֙ מֵבְנֵ֣י הַָק֔וֹם וֶַָ֖ם מְרַֽאֲֹתָ֑יו וְִַַ֖בַָק֥וֹם הַהֽא׃
Gen. 28:11: E chegou no lugar, e permaneceu lá, porque tinha ido o sol, e pegou pedras do lugar e as colocou como travesseiros, e deitou-se naquele lugar.
E chegou (וִַפְַ֨ע). Com base em Jr 7:16, em que o verbo “פגע” é usado com sentido de súplica, Rashi ensina que Yaakov orou no local, instituindo a oração da noite.
R. Nachman: Prevendo a longa noite de exílio que deveriam enfrentar seus filhos, Yaakov estabeleceu a oração da noite. Com ela, ele nos ensinou que até mesmo na absoluta escuridão é possível encontrar esperanças, retornando-se para Deus.
וַַֽחֲלֹ֗ם וְהִֵ֤ה סָֻם֙ מָֻ֣ב֔רְצָה וְרֹא֖וֹ מִַ֣יעַ הַָמָ֑יְמָה וְהִֵה֙ מַלְאֲכֵ֣י אֱלֹהִ֔ים עֹלִ֥ים וְיֹרְדִ֖יםֽוֹ׃
Gen. 28:12: E sonhou, e eis que uma escada estava em pé na terra, e seu topo chegava aos céus, e eis que anjos (mensageiros) de Elohim subiam e desciam por ela.
R. Nachman: Todo o relato do sonho de Yaakov alude aos passos que são necessários para ascender a escala espiritual e experimentar cada vez mais níveis elevados de santidade.
Rashi explica que os anjos que subiam eram aqueles que acompanhavam Yaakov.
1. A Entrega da Torá
Radak cita a opinião de rabinos no sentido de que Yaakov teve uma visão da entrega da Torá no Monte Sinai, quando os mundos superiores e os inferiores se uniram.
סיני = לסם = 130
2. Os níveis espirituais dados por HaShem
Aryeh Kaplan: A escada representava todos os níveis espirituais, os quais tinham sido dados agora a Jacó e seus descendentes. Foi-lhe mostrado agora, quando Jacó estava prestes a iniciar uma família.
3. A confirmação das promessas feitas a Avraham Abarbanel leciona que talvez Yaakov estivesse arrependido de ter usurpado as bênçãos de seu irmão e o direito de primogenitura, e que sua conduta não seria correta perante Deus. Então, o Santo lhe deu esta visão para confirmar que as promessas feitas a Avraham lhe foram transmitidas.
4. A visão de Deus e a companhia de Deus R. Nachman: Sonhou com uma escada pela qual subiam e desciam os anjos, aludindo ao fato de que essa é a missão do homem no mundo, ascender de um nível a outro e não permitir que os obstáculos o desviem. Aquele que aceita esta missão pode reconhecer qual é a ascensão e quais são os obstáculos que causam as descidas. Pensando nos obstáculos que tinha que enfrentar, Yaakov continuou adiante e mereceu a visão de Deus, que prometeu que estaria com ele para sempre, pois esta é a recompensa daquele que busca a Deus.
5. Os quatro reinos e a esperança da Era Messiânica Ramban explica que Yaakov viu os quatro reinos.
Ao analisar tal explicação de Ramban, ensina o Rabino Charles Chavel que os quatro reinos representam os poderes do mundo descritos por Daniel (Dn capítulo 7), “que sucessivamente subjugarão Israel até o tempo em que a derradeira e completa libertação de Israel será efetivada pelo Mashiach. O poder do quarto reino, que é Roma, ainda está no domínio” (Ramban, Gênesis, página 350, nota de rodapé 8).
R. Nachman: Uma escada – isto faz referência à capacidade de Yaakov para chamar a Deus, pois Sulam (סולם, escada) tem o mesmo valor de Kol (קול, voz) [= 136]. Essa ‘voz’ é uma referência aos dois tipos de clamores: os de alegria e os daqueles que buscam a salvação em meio às dificuldades.
R. Nachman: Sulam tem o mesmo valor numérico que Kol. Isto significa que é preciso despertar a voz para orar a Deus, e a única maneira de fazê-lo é quando alguém se estabelece com firmeza sobre a terra, pois a verdade surgirá da terra (Sl 85:12). Se a pessoa expressa as suas orações com maior verdade e sinceridade possíveis, também poderá perceber ‘anjos subindo e descendo’ – suas orações serão elevadas a Deus e descerão com as suas respostas.
Aliás, segundo o Zohar, a tefilá é chamada de escada!
Baal HaTurim. Escada (סֻלָם) A guematria de סֻלָם (136) é igual a קוֹל, voz/som. Porque o som das orações dos justos serve como uma escada pela qual os anjos ascendem.
Baal HaTurim: Sonho (חֲלוֹם). A guematria desta palavra (84) é igual a זֶהוּ בִּנְבוּאָה, isto significa através da profecia.
וְהִֵ֨ה יְהוָ֜ה נִָ֣ב עָלָיו֮ וַֹאמַר֒ אֲנִ֣י יְהוָ֗ה אֱלֹהֵי֙בְרָהָ֣םבִ֔יךָ וֵאלֹהֵ֖י יִצְחָ֑ק הָ֗רֶץ אֲֶ֤ר אַתָּהֹ֙כֵ֣ב עָלֶ֔יהָ לְךָ֥ אְֶנֶָ֖הלְזַרְעֶֽךָ׃
Gen. 28:13: E eis que YHWH estava sobre ela, e disse: eu sou YHWH, o Elohim de Avraham, teu pai, e o Elohim de Yitschak, a terra a qual tu estás deitado sobre ela, eu darei a ti e a tua descendência.
וְהִֵ֨ה יְהוָ֜ה נִָ֣ב עָלָיו֮.
E eis que YHWH estava sobre ele (a sulam). Abarbanel: ele [o Santo] estava sobre ele. Isso representa a providência divina que continuaria a cuidar de Yaakov.
וִַיקַ֣ץ יַעֲקֹב֮ מְִנָתוֹ֒ וַֹ֕אמֶרכֵן֙ יֵ֣יְהוָ֔הַָק֖וֹם הֶַ֑ה וְנֹכִ֖י לֹ֥א יָדָֽעְִי׃
Gen. 28:16: E acordou Yaakov de seu sono, e disse: certamente há YHWH neste local, e eu não sabia.
Rashi: Mas eu não sabia. Pois se eu soubesse, eu não teria dormido em lugar tão sagrado.
Efésios 5:14: Desperta, ó tu que dormes.
וִַירָא֙ וַֹאמַ֔ר מַה־וֹרָ֖א הַָק֣וֹם הֶַ֑ה אֵ֣ין זֶ֗הִ֚י אִם־ֵ֣ית אֱלֹהִ֔ים וְזֶ֖הַ֥עַר הַָמָֽיִם׃
Gen. 28:17: E temeu, e disse: Qual temível é este lugar, e não é outro senão a Casa de Elohim, e este é o portão dos céus.
ܐܳܡܰܪ ܠܶܗ ܐܰܡܺܝܢ ܐܰܡܺܝܢ ܐܳܡܰܪ ܐ݈ܢܳܐ ܠܟ݂ܽܘܢ ܕ݁ܡ݂ܶܢ ܗܳܫܳܐ ܬ݁ܶܚܙܽܘܢ ܫܡܰܝ̈ܳܐ ܕ݁ܰܦ݂ܬ݂ܺܝܚܺܝܢ ܘܡܰܠܰܐܟ݂̈ܰܘܗ݈ܝ ܕ݁ܰܐܠܳܗܳܐ ܟ݁ܰܕ݂ ܣܳܠܩܺܝܢ ܘܢܳܚܬ݁ܺܝܢ ܠܘܳܬ݂ ܒ݁ܪܶܗ ܕ݁ܐ݈ܢܳܫܳܐ
YOCHANAN 1: 51 Ele disse-lhe: Verdadeiramente, verdadeiramente eu lhes digo que, a partir de agora, vocês verão os céus abertos, e os anjos de Elohim subindo e descendo para [até/através] o Filho do Homem.
1. Yeshua é o Amen, a Verdade
2. O Filho do Homem é um título do Mashiach divino
3. Yeshua é a conexão entre a realidade celestial e a terrena
4. A Escada é a Shechiná, o Mashiach
Baal HaTurim: Escada (סֻלָם). A guematria desta palavra (130) é igual à frase זֶה כִּסֵא חַכָּבוֹד, isto se refere ao trono de glória.
Baal HaTurim: סֻלָם מֻצָב - a escada estava posta. A gematria de (286) é igual a מֶרְכָבוֹ, a sua Carruagem. OBS: este comentário implica que Yaakov recebeu a visão das carruagem divina tal como Ezequiel.
הסלם יעקב אבינו = 386 = ישוע
A escada de Yaakov, nosso Pai = Yeshua = 386
Tsvi Sadan : “Esta escada simboliza a ponte entre os céus e a terra, espiritual e terrena, divina e humana”.
HaGra: “Uma escada estava em pé na terra, e seu topo chegava aos céus (Gn 28:12). Esta é a qualidade de Yossef [Mashiach]... pois todos os seus atos que despertam [a redenção] desde baixo [da terra] são sustentados a partir de cima [dos céus]” (Kol HaTor 62).
Tsvi Sadan: Também está claro que a imagem do Mashiach como a Escada faz com que ele seja entendido como meio pelo qual se dá acesso aos céus. Se alguém busca alcançar os céus, ele somente pode fazer isso subindo a Escada.
Related Media
See more
Related Sermons
See more