Sermão de Prova - Vida em santidade

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 789 views
Notes
Transcript
Texto: 1Ts 5.23,24
Exórdio
Joel Beeke em seu artigo, A visão puritana da Santidade diz:
A definição Puritana clássica de santificação é bem conhecida; nós a encontramos no Breve Catecismo de Westminster, questões 35 e 36:
“O que é santificação?”. Santificação é a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.
Quais são as bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, a adoção e a santificação, ou delas procedem? As bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, a adoção e a santificação, ou delas procedem, são:
• Certeza do amor de Deus. • Paz de consciência. • Alegria no Espírito Santo. • Aumento de graça. • Perseverança até o fim.
Destas duas questões é óbvio que santificação na mente Puritana envolve todo o viver Cristão — todo o processo de ser conformado à imagem de Jesus Cristo. É um processo que começa no momento do novo nascimento, e continua durante toda a vida do crente até o seu último fôlego.
Introdução
- Contexto histórico e literário do livro e da passagem –
Segundo FEE, Gordon e STUART, Douglas. No livro Como ler a Bíblia livro por livro a carta de 1 Tessalonicenses tem:
• Conteúdo: uma carta de ação de graças, encorajamento, exortação e informação para cristãos gentios recém-convertidos
• Autor: o apóstolo Paulo, junto com seus companheiros de viagem Silas e Timóteo
• Data: 50 ou 51 d.C., enquanto Paulo está em Corinto, provavelmente o documento mais antigo do Novo Testamento
• Receptores: recém-convertidos a Cristo em Tessalônica, a maioria deles gentios (1.9,10)-Tessalônica era uma cidade portuária situada à margem norte do mar Egeu que ocupava, também, ambos os lados da Via Egnácia; na época de Paulo, era a principal cidade da Macedônia
• Ocasião: o retorno de Timóteo a Paulo e Silas em Corinto; Timóteo tinha sido enviado a Tessalônica para ver como estavam os novos cristãos (v. 3.5-7)
• Ênfases: a preocupação amorosa de Paulo pelos seus amigos em Tessalônica; o sofrimento como parte da vida cristã; a necessidade de se realizar o próprio trabalho, não vivendo da generosidade alheia; a ressurreição dos cristãos que morreram; a prontidão para a vinda de Cristo
• Tessalônica: Segundo Rev. Hernandes Dias Lopes citando William Barclay em seu Comentário Expositivo de 1 e 2 Tessalonicenses diz: - William Barclay relata que o nome original dessa cidade era Thermal, que significa “fontes quentes”. Seiscentos anos antes, Heródoto já a descrevia como uma grande cidade. Aqui Xerxes, o persa, estabeleceu sua base naval ao invadir a Europa. Em 315 a.C., Cassandro reedificou a cidade e colocou nela o nome de Tessalônica, em homenagem a sua mulher, filha de Filipe da Macedônia e irmã de Alexandre Magno. Tessalônica, como Filipos, era uma cidade antiga que recebera nova vida na era helenística. Os romanos fizeram dela uma cidade livre em 42 a.C., e ela possuía os direitos garantidos de governo próprio nos padrões gregos mais que romanos.
• Esboço da Carta: Segundo MARSHALL, I. Howard. Introdução e Comentário 1 e 2 Tessalonicenses.
1. Saudação1.1
2. Ações de Graças Iniciais - 1.2-10
O Comportamento dos Apóstolos em Tessalônica - 2.1-12
3. A Recepção dada à Mensagem - 2.13-16
A Contínua Preocupação de Paulo com a Igreja - 2.17-3.13
4. Exortação ao Progresso Ético - 4.1-12
5. Instrução e Exortação acerca da Parousia - 4.13-5.11
6. Instruções para a Vida na Igreja - 5.12-24
7. Pedidos e Saudações Finais - 5.25-28
- Resumo do texto lido
Assim como essa igreja, necessitamos viver uma vida de santidade. E vemos que o Deus da paz é o que santifica a nossa vida por inteiro; o apóstolo é enfático em usar aqui espírito, alma e corpo, sendo ser a única vez que é apresentada desta forma, mas vemos a preocupação dele para com a igreja para a vinda de Cristo e assim ressalta a fidelidade de Deus para com a igreja que ele chamou, que assim o fará, virá e reinará com sua igreja.
- O que isso pode nos apresentar para os dias de hoje
Somos a igreja do Senhor Deus e, deseja que o seu povo seja santo como ele é Santo. Vejo que este desejo que Paulo teve pela igreja de Tessalônica é o mesmo que devemos ter em nós firmado, uma vida de santidade, pois a vinda de Cristo é certa e devemos ser achados íntegros e irrepreensíveis quando Cristo assim vier, por entendermos que Ele é fiel.
Tema:
Vida em santidade
Nós devemos viver a vida em santidade. Como fazemos isso? 3 resposta que esses versículos nos dá:
I Resposta: Deus é quem santifica a vida
II Resposta: A santidade resulta em tudo
III Resposta: Santidade expressa a fidelidade
Desenvolvimento
I Resposta: Deus é quem santifica a vida
a) Observar
Quero aqui olhar para dois aspectos em sermos santificados:
a.1- Primeiro aspecto é: por Deus - O mesmo Deus da paz vos Santifique
Deus: θεὸς - Termo usado para o nosso Deus. Não é um deus qualquer em mundo politeísta, mas o Deus em que o apóstolo está ensiando a igreja em Tessalônica.
Paz: εἰρήνης - esse termo é sobre relações harmoniosas e liberdade de litígios; especialmente durante a ausênsia de guerra.
Santifique: ἁγιάσαι - fazer-se como dedicado a Deus; em tornar-se mais distinto, dedicado ou moralmente puro; ser separa do meio.
A chamada à total santificação deve ser levada com toda a seriedade, mas não pode nem deve ser transformada numa doutrina da salvação final mediante as obras. Segundo MARSHALL, I. Howard. Introdução e Comentário 1 e 2 Tessalonicenses.
a.2 - Segundo aspecto é: em tudo:
Tudo: ὁλοτελεῖς - totalmente perfeito; ser inteira e totalmente completo (em todos os aspectos)
b) Ilustrar
Neste aspecto me faz lembrar de Samuel, o quel fora sacerdote, profeta e juiz de Israel, seu chamado é para viver uma vida santa e em tudo. Ainda mais quando o povo pede um rei ele diz para avaliarem sua vida em tudo. 1 Sm 8
c) Aplicar
Assim como o apóstolo Paulo fala aos irmãos de Tessalônica, convido você a pedir ao pai, ao mesmos Deus da paz que nos santifique em tudo, que nos purifique em tudo. Que toda a nossa vida, corpo e alma sejam Dele para alegria dele e glória dele no presente e no porvir, amém.
II Resposta: A santidade resulta em tudo
a) Observar
Há dois aspectos na ação de Deus na santificação:
a.1 - Primeiro: a santificação abrange todo o ser:
Espirito: πνεῦμα - a alma estendida especialmente de acordo com sua composição: sendo feito de uma existencia transcendental, imaterial conhedido como espírito.
Alma: ψυχὴ - a parte imaterial de uma pessoa que é a causa atuante de uma vida; o local de todas às aptidões psicológicas (tais como o coração, mente, e consicência).
Corpo: σῶμα - Toda a estrutura de um organismo, animal ou ser humano. Nosso físico, nossos membros.
Segundo Rev. Hernandes Dias Lopes em seu comentário expositivo de 1 e 2 Tessalonicenses diz: A referência a “espírito”, “alma” e “corpo” tem suscitado muito debate, visto ser este o único lugar no Novo Testamento em que parece haver uma descrição tripartite da natureza humana. Em outros trechos, no entanto, parece que Paulo pensa no homem como sendo corpo e alma ou como corpo e espírito sem nenhuma diferenciação muito clara entre a alma e o e s p í r i t o . Entendo que a posição dicotômica tem maior respaldo no ensino geral das Escrituras. Creio, portanto, que a ênfase de Paulo neste versículo é revelar que a santificação deve abranger a totalidade da nossa personalidade.
a.2 - Segundo: Ela resulta em sermos conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Jesus Cristo.
Conservados: τηρηθείη - ser ou tornar-se mantido em um determinado estado, posição ou atividade.
Íntegros: ὁλόκληρον - perfeito e completo em todos os aspectos; ter todas as qualidades necessárias.
Irrepreensíveis: ἀμέμπτως - de um modo livre de culta; que não acha motivo para repreensão; de tal forma que não exista razão de censura. (lembrar do conselho aos bispos)
Vinda: παρουσίᾳ - o ato de se chagar a um determinado lugar; a vinda de Cristo Jesus.
b) Ilustrar
Quero destacar aqui a relação de sermos achados íntegros e irrepreensíveis. Pois o apóstolo usa sempre para os seus obreiros, que os Bispos, presbíteros, pastores sejam homens assim, íntegros, irrepreensíveis e agora ele estende a toda a igreja. 1Tm 3.1-13; Tt 1.5-9;
c) Aplicar
O nosso Deus não chama apenas a liderança a conservar uma vida em santidade que reflete uma totalidade de integridade e irrepreensão. Nós como povo de Deus necessitamos em Cristo Jesus, atenta a sua vinda e viver essa vida no mais alto nível de viver. HOMENS E MULHERES ÍNTEGROS E IRREPREENSÍVEIS.
III Resposta: Santidade expressa a fidelidade
a) Observar
Essa expressão de fidelidade está em quem é fiel e que santifica a todos nós mediante a sua palavra. Dois aspecto são apresentados aqui
a.1 - Primeiro aspecto é: Fiel é o que vos chama
Fiel: πίστος - caracterizado por inabalável afeição ou lealdade. Fiel - Jesus é que nos chama.
Chama: καλῶν - comunicar com autoridade uma exigência pela presença ou a participa de.
Fiel é quem vos chama: só pode se referir a Deus (cons. I Co. 1:9; 10:13; II Co. 1:18; II Ts. 3:3; II Tm. 2:13 ; Hb. 10:23; 11:11). A única garantia que qualquer crente terá de um relatório digno no juízo final é a fidelidade divina. Sua chamada carrega em si o complemento bem sucedido dos seus propósitos (Rm. 8:30; Fp. 1:6). Segundo MOODY em seu Comentário de 1 Tessalonicenses.
a.2 - Segundo aspecto é: a Promessa - também o fará.
Fará: ποιήσει - realizar ou executar uma ação ou um curso de ação.
Aque­les que confiam nEle podem ter a certeza de que experimentarão Seu po­der de preservá-los até ao fim. O crente, portanto, pode ter certeza não somente da sua presente aceitação por Deus (Rm 5.1), como também da sua “perseverança final;” embora Paulo insistiria que aqueles que perseveram são aqueles que colocam em Deus a sua confiança e não se desviam dEle. Segundo MARSHALL, I. Howard. Introdução e Comentário 1 e 2 Tessalonicenses.
b) Ilustrar
Eu vejo como o processo que tenho vivido. Hoje como licenciado ao Sagrado Ministério do Senhor pelo PRAM, creio nesta fidelidade de quem me chamou e vocacionou ao seu ministério e que ele fará no tempo oportuno para manifestar a sua boa, perfeita e agradável vontade dele.
c) Aplicar
Nós somos convidados ao olhar esse texto a ver o nosso coração para que esteja firme naquele que é fiel, não em coisas, em nosso braço, em nossas certezas, pois quem nos chama é fiel, Jesus é que nos chama para servi-lo e por isso deve também sermos fiéis a ele por meio da sua graça e misericódia olhando para essa promessa que ele fará todas as coisas.
Conclusão
- Resumo
I Resposta: Deus é quem santifica a vida
II Resposta: A santidade resulta em tudo
III Resposta: Santidade expressa a fidelidade
- Aplicação Geral
Como Joel Beeke em seu artigo, A visão puritana da Santidade diz:
Em ordem, portanto, para fazer progresso o crente deve orar ao trono da graça: “Ajude-me a ser forte hoje, Senhor. Ajude-me a ser puro hoje. Ajude-me a ser justo hoje”. Este é o constante desejo do Cristão que está fazendo progresso na santificação.
Amém!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more