AS MARCAS DO NATAL ( Lc 2. 8-20).
Sermon • Submitted
0 ratings
· 35 viewsNotes
Transcript
I. A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS ( v. 8,9).
I. A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS ( v. 8,9).
Não pode existir Natal sem a glória de Deus. O Natal é a manifestação da glória de Deus. Perto de Bélem, uma cidade construída nas encostas de um monte, Deus revelou sua glória.
Detalhes: Era verão. Possivelmente os pastores estão a leste de Belém no lugar que hoje é chamado o “ Campo dos pastores” ( mesmo lugar que muitos anos antes, Davi havia pastoreado seu rebanho). Esses pastores moravam em barracas ( v. 8).
Um Anjo do Senhor ( Gabril v. 26?) os visita de subito. A glória de Deus os iliminou. A glória de Deus os ilumina naquela noite de verão. Ficam tomados de grande temor ( Lc 1. 11, 12 ) . O silencio entre Deus e os homens foi rompido!
Por que Deus manifestou sua glória logo a esses pastores ? Não aos ecribas ou fariseus? Os pastores eram desprezados, viviam cerimonialmente impuros, eram pessoas obrimidas e desprezadas, e Deus se manifestou aos marginalizados ( Is 61. 1,2).
Lucas é o evangelho dos marginalizados, dos sofridos, dos abandonados, dos desprezados.
Aplicação:
A glória de Deus se manifestou primeiramente aos humildes. A glória apareceu aos pobres, para os tornar ricos da graça de Deus ( 2Co 8. 9 ).
A glória de Deus é a beleza de Deus, é sua manifestação, às vezes visivel, às vezes invisivél.
O Natal é a oportunidade para a glória de Deus brilhar no coração dos pobres homens pecadores e marginalizados, é uma oportunidade para que o brilho de Deus nos ilumine.
O Natal é a oportunidade para se ver a glória de Deus manifestada. Para que o divino se encontro com o humano. Para que o trascedente se encontre com o terreno.
II. BOAS NOVAS DO EVANGELHO ( 10,11).
II. BOAS NOVAS DO EVANGELHO ( 10,11).
1. No Natal as famílias se empenham para fazer alguma coisa. É oportunidade para festas, para alegria, para viagens, para trocas de presentes, mas o natal também é uma oportunidade para a melhor noticia do Mundo. Nasceu o Salvador.
2. Aqui está a essência do Natal” Nasceu o Salvador” . A palavra favorita de Paulo e Lucas é “Salvador” e “salvação”, aparecem mais de 40 vezes nos seus escritos.
3. Aqui temos um resumo de cristologia: Salvador, Cristo e Senhor. Ele é Salvador, é o que significa o seu nome, Ele é o Cristo, o Ungido de Deus e também ele Senhor, que se manifestou em carne.
4. O que significa essas boas novas? Deus havia enviado seu Filho para resgatar os perdidos. esta era sem dúvidas a melhor notícia para a humanidade caida e afastada de Deus. Talves os pobres pastores acharam qeu a salvação anunciada fosse política e material; mas logo entenderiam que era espiritual e moral.
Aplicação: O mundo está se tornando um mundo muito triste. Vivemos a era do desencanto. Do desespero e da confussão. vivemos uma era perigosa na humanidade. O ser humano perdeu o limite, se sente um deus, independente de tudo e todos, ao mesmo tento, é vázio, se sente desorientado, com medo e perdido. O homem de hoje precisa ouvir sobre um Salvador. o Mundo clama por um salvador. O Salvador nasceu a mais de 2 mil anos atrás e seu nome é Jesus.
III. ADORAÇÃO ( 13, 14,20).
III. ADORAÇÃO ( 13, 14,20).
O verdadeiro Natal não tem apenas comida, festa, alegria, pessoas, arvóre de Natal, papel Noel, e outras coisa, nele também encontramos adoração. Não existe Natal verdadeiro sem adoração.
O êxtase do céus se rompe, temos aqui um acontecimento súbito. Uma multidão do exército celestial. o Emanuel havia chegado. O principe da paz, O Senhor, O Messias, a Estrela de Davi, o Salvador.
3. Vamos nos deter no cântico. Que coral maravilhoso! Nunca um coral desses cantou na terra. se você já viu um coral em alguma igreja cantando e se maravilhou , você não viu esse coral. Primiero Deus enviou um anjo apenas com uma mensagem. Esse anjo se coloca ao lado dos humildes pastores, agora, eus manda um grande exercito que se coloca ao lado desses homens! Que consideração da parte de Deus!
4. Eles cantam “ Glórias a Deus nas maiores alturas e, e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem”. Esses anjos sabiam desde a eternidade do plano da salvação. “Esses anjos, tendo vivido em associação com Cristo no céu antes de sua encarnação” (Hendriksen)
5. Os elementos que aparecem no cântico não se contradizem Deus e homens, alturas e a terra. Os najos louvaram a Deus na criação ( Jó 38.7). Em Isaías 9:6 o Messias é chamado de príncipe da paz. Em Ef 2:14 consta: “Ele”, a saber, Cristo, “é a nossa paz.” A última palavra que o Senhor diz aos discípulos na despedida (Jo 14:27) é: “A minha paz vos dou.” E a primeira palavra do Ressuscitado é: “Paz seja convosco!” (Jo 20:19,21,26). A carta aos Romanos declara (Rm 5:1) “… temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
6. Não apenas os anjos, masos pastores voltaram adorando a Deus ( v. 20). No Natal anjos e homens adoram ao Salvador.
Aplicação: Neste Natal, aproveite para adorar a Deus. Neste Natal aproveite para reconhecer o que deus fez por você quando enviou o seu Filho. Neste Natal nosso Cântico será “ Glórias a Deus nas maiores alturas e paz aos homens a quem elequer bem”.
IV. ENCONTRO (15, 16).
IV. ENCONTRO (15, 16).
Natal é um momento de encontros. O nascimento de Jessu levou Maria e José a Belem ( 1-7); trouxe os anjos dos ceus à terra ( 8- 14); levou os pastores do campo a Belém ( 15- 20). É um momento de encontros.
2. eles dizem “vamos até Bélem” e foram apresadamente e se encontraram com o rescén nascido (v. 16). Eles estão impactados pela glória de Deus, não tem como esperar. Não tem como postegar o Encontro com o Filho de Deus.
3. encotraram o menino crianças, deitada na manjedoura. Pensemos nesse cena tão humilde e sublime. Eles deixaram seu rebanho e foram procuraronde tinha um menino recém-nascido numa majendora. Halford Luccoock chama esse epísódio de “ a primeira correria do Natal”.
Aplicação:
Oremos para que muitos procurem por Jesus neste final de ano e no Natal. Esses humildes homens receberam pela fé a mensagem e foram em busca do Messias. Nós predendmos que após Deus se revelar a nós e falar conosco, devemos imediatamente buscar o seu Filho, o Logos divino, o Verbo de Deus.
O Natal precisa ser um aoportunidade de buscar pelo salvador.
Na vida nós teremos muitos encontros estraordinários. Testemunho.
V. EVANGELIAÇÃO ( V.17,18).
V. EVANGELIAÇÃO ( V.17,18).
VI. MEDITAÇÃO ( V. 20).
VI. MEDITAÇÃO ( V. 20).