Apegado à Palavra Fiel

Homens  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views
Notes
Transcript

Apegado à Palavra Fiel

Tito 1.9 RAStr
9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
A Bíblia deixa claro que o homem bíblico, o líder que Deus deseja usar deve ser alguém apegado às Escrituras:
A palavra traduzida por "apegado" é a palavra grega ἀντεχόμενον que está ligada a devoção a algo. É usada para alguém que se apega com afinco a alguém ou a alguma coisa. Essa pessoa presta cuidadosa atenção àquilo que ama. Ela não tem pressa para se ausentar, seu prazer é estar com o objeto ou pessoa que ama.
Ao quê o homem de Deus deve estar apegado? A Palavra fiel, que é segundo a doutrina para que tenha poder para realizar duas coisas:
Exortar pelo reto ensino (Tt 1.9)
Convencer os que contradizem o reto ensino (Tt 1.9)
Da mesma forma que precisamos ter paciência para que o sachê de chá, imerso na água quente, tenha o seu sabor extraído e mude a propriedade da água, nós precisamos premitir que a Palavra de Deus, imersa no nosso coração tenha as suas riquezas extraída e altere a natureza do mesmo. Isso não vai acontecer com alguém que tenha pressa.
O objetivo da meditação nas Escrituras, da devoção às Escrituras, não é preencher o cérebro, mas transformar o coração. Enquanto estudamos as Escrituras, elas nos estudam. Fazemos a exegese dos textos e Ela faz a exegese da nossa alma, sugere novos pensamentos para a mente e rotas para os pés.
Stephen Yuille disse: "Nossa mente está constantemente pensando em algo. Infelizmente, muitos de nós permitimos que ela vague de maneira perigosa pelo reino dos pensamentos sedutores, dos pensamentos que desanimam, pensamentos que distraem, pensamentos preocupantes e outros mais. O que realmente precisamos é de meditação bíblica, por meio da qual fixamos nossa mente inquieta na Palavra de Deus para que ela governe nossa vida."
Guardar a Palavra no coração nos livra do pecado! O pecado nos afastará da Palavra de Deus ou a Palavra de Deus nos afastará do pecado! Qual tem sido a nossa experiência pessoal em relação a esse assunto?
O homem de Deus precisa guardar a Palavra de Deus no Seu coração!
Deuteronômio 6.4–9 RAStr
4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Guardar a Palavra de Deus:
Revela nosso amor por Deus (Dt 6.5-6);
Devemos nos submeter - Ele é o Senhor (Dt 6.4);
Devemos nos relacionar - Ele é o nosso Deus (Dt 6.4);
Devemos adorar - Ele é único (Dt 6.4);
Amando-O de todo coração, alma e força (Dt 6.5)
Revela nosso amor pelos filhos (Dt 6.6-7);
Transmitir a Palavra de Deus aos filhos:
Exige esforço dos pais no estudo pessoal das Escrituras (Dt 6.6);
Exige esforço dos pais em investir tempo com os filhos (Dt 6.7);
Num contexto formal - "assentado em tua casa";
Num contexto informal - "andando pelo caminho"
Revela sinceridade espiritual (Dt 6.7-9);
A fé precisa ser autêntica e transparente:
A Palavra faz parte das conversas do dia a dia;
A Palavra é lida em casa e valorizada na decoração;
Chris Brauns compartilha sete bênçãos da memorização sistemática das Escrituras a longo prazo (https://web.archive.org/web/20191231172639/http://coalizaopeloevangelho.org/article/7-beneficios-da-memorizacaeo-sistematica-a-longo-prazo-da-escritura/) :
1. Ela permite que você siga o exemplo da formiga.
As exigências da vida inundam meus dias. Na maioria dos dias, mal tenho tempo para colocar uma migalha na ponta da língua e levá-la de uma sala para a outra, como uma formiga (Pv 30:24,25).
Migalhas somam. Memorize as Escrituras durante 15 minutos por dia, cinco dias por semana, durante duas décadas, e você terá dedicado 1.300 horas em memorização das Escrituras.
Aprender com a formiga me motivou a ser metódico ao praticar outras disciplinas; eu desenvolvi estratégias paralelas para escrever, orar e preparar sermões. Os métodos do tipo “formiga” para disciplinas espirituais se multiplicam ao longo do tempo.
2. Junto com a oração, ela me oferece a maneira mais imediata e intencional de buscar a santificação.
O paradigma da santificação progressiva é simples. Ao olharmos profundamente para o rosto de nosso Salvador, o Espírito graciosamente transforma-nos para sermos cada vez mais como ele (2Co 3.17-18; 1Jo 3.3). A santificação ocorre ao longo dos anos e devemos escolher participar. A memorização oferece uma estratégia primária de santificação (Fp 2.12-13).
A memorização é a minha primeira linha de defesa na luta contra a tentação. Eu não posso lhe dizer quantas vezes eu tenho pregado Filipenses 4.8-9 para mim mesmo. Afinal, se eu estou tentado a pensar em chocolate, não adianta dizer a mim mesmo para não pensar em Snickers. Eu preciso de um foco alternativo.
3. Ela permite identificar insights das Escrituras que levam anos para se perceber.
A memorização me permite ler de forma mais eficaz a Bíblia como um todo. A Bíblia interage com ela mesma. O estudante da Palavra que memorizou o Salmo 110 ou o Cântico do Servo Sofredor de Isaías vai mais eficientemente processar citações diretas em outros lugares e verá alusões que não seriam evidentes de outra maneira.
4. Ela ensina-lhe o que orar. 
Memorizar as grandes orações de Paulo em Efésios 3.14-21 ou Colossenses 1.9-14 me dão palavras para orar. Memorizar bênçãos (Nm 6.24-26; Rm 15.13; Jd 24-25) permite que as palavras dessas orações transbordem de mim quando eu abençoar a nossa congregação.  Além disso, a memorização me oferece palavras para orar em tempos de crise (Hb 4.14-16)
5. Ela preserva memórias de quando a Palavra de Deus ficou impressa em você.
Há ocasiões na vida cristã em que o Espírito toca os nossos corações de uma maneira particular.
Por exemplo, fui convencido de uma verdade teológica no início de 2013, quando li o artigo de John Piper “Quanto Falta Cumprir da Grande Comissão?” Ele começa: “Nós deveríamos estar surpresos com quão sacrificial é a tarefa remanescente das missões mundiais”. Piper passa a compartilhar estimativas de quantas povos não alcançados permanecem. Dada a convicção daquele momento, eu memorizei Mateus 24.14, e no cartão de memorização dele escrevi: “11.310 povos, dos quais 6.405 são não-alcançados” Agora, sempre que reviso este verso, peço a Deus para permitir que a nossa igreja seja parte do alcance dos não-alcançados.
6. Ela oferece uma ferramenta para discipular os outros.
Paulo instruiu Timóteo a confiar a homens fiéis o que também estariam qualificados para ensinar a outros (2 Tm 2.1-2). A memorização tem sido uma das minhas estratégias mais eficazes para compartilhar a Bíblia. O método é simples e fácil de passar adiante. Eu não sei com quantas gerações de "memorizadores" eu me envolvi, mas eu gosto da matemática. Se uma pessoa puder ensinar apenas cinco outras a fazerem "memorização" e se isso continuar por seis gerações, o número cresce para mais de 15.000.
Mesmo se alguns poucos adotarem o sistema, a "memorização" pode dar exemplo para todo o seu rebanho e enfatizar o valor eterno da Palavra de Deus. Eu não falo muito sobre a minha memorização da Escritura do púlpito, mas ao longo do tempo outros aprendem do meu comprometimento, e isso influencia os seus objetivos.
7. Isso faz de você um leitor mais eficiente da teologia.
Grandes obras de teologia interagem com todo o conselho de Deus, mas autores evitam citar todas as passagens relevantes pois isso iria interromper o fluxo de seus argumentos. (Teólogos muitas vezes citam passagens entre parênteses em vez disso.) A memorização me permite dialogar mais imediatamente com as passagens com a qual eles parenteticamente apelam.
Conclusão:
Procure tomar passos práticos para implementar esse hábito na sua vida:
Comece com apenas um versículo;
Escolha temas que lhe interessam e procure os versículos na concordância bíblica;
Imprima os versículos e carregue consigo;
Faça quadros de versículos bíblicos para colocar em casa, no escritório etc
Comece a memorizar parágrafos de livros:
releia várias vezes;
grave um audio lendo a passagem e ouça enquanto caminha, pedala etc
Escreva a passagem algumas vezes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more