A Unidade da Igreja - compreendendo meu lugar no Corpo de Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Ilustração:
o machucado no dedo da Noemi; o que me chamou a atenção foi como um corte, aparentemente pequeno, em um membro pequeno do corpo, deu tanto trabalho (dificuldade para escrever, pra carregar coisas simples, arrumar o cabelo, etc). Importância dos membros do corpo, e a limitação de não ter um deles a disposição.
Contextualização:
Paulo, pra falar sobre a Unidade da Igreja e qual é o nosso lugar nela, ele usa a ilustração do Corpo e os seus membros. Na parte anterior, Paulo havia observado que os membros individuais da igreja receberam uma variedade de dons espirituais. Ele olhou as proverbiais árvores, mas não chamou a atenção para a floresta. Agora ele abarca a totalidade dos membros individuais, refere-se ao corpo e demonstra a unidade básica dele.
1 Coríntios (1) O Corpo e o Espírito (12.12–13)

Paulo compara o corpo, isto é, o corpo humano (ver v. 14–26), com Cristo. Esperaríamos que Paulo comparasse o corpo com a igreja, não o corpo com Cristo, mas para ele a igreja é o corpo de Cristo (v. 27)

1 Coríntios (1) O Corpo e o Espírito (12.12–13)

O corpo humano é um organismo altamente diversificado. Cada membro tem sua própria função distinta, mas também contribui para a operação do corpo inteiro. Assim é com o corpo de Cristo, no qual cada membro recebeu algum dom espiritual. Nesse corpo, o emprego de cada dom é projetado para servir não àquele membro individual, mas sim à igreja toda

diante disso o texto nos apresenta pelo menos 3 características dessa unidade:
1° Diversidade v. 13-16
1 Coríntios (1) O Corpo e o Espírito (12.12–13)

Paulo enfatiza a unidade da igreja em suas diferentes formas. Ele nota as diferenças raciais, culturais e sociais que existiam na igreja de Corinto: havia judeus e gregos, escravos e livres. Fossem quais fossem suas condições e posições na vida, essas pessoas se reuniam para cultuar Deus em uma só igreja

v.14: Para qualquer organismo vivo se empenhar produtivamente, ele precisa coordenar todas suas variadas partes, funcionar de modo compatível, e em sua diversidade mostrar unidade de propósito.
v.15-16: A aplicação subentendida de Paulo para os coríntios é cortar pela raiz todo ciúme com respeito a um dom espiritual em particular que um membro não tenha recebido. Esse membro da igreja não deve se sentir inadequado por causa da falta de algum dom espiritual. E ninguém deve separar-se do corpo dos crentes por inveja ou despeito (cada membro é importante para o funcionamento saudável do corpo inteiro).
2° Dependência v.17-24
v.17-18:
1 Coríntios (2) O Corpo Físico (12.14–20)

sem a variedade de componentes do corpo, que desempenham seus papéis designados, o corpo em si iria deteriorar rapidamente

1 Coríntios (2) O Corpo Físico (12.14–20)

Os membros da igreja coríntia precisam uns dos outros. Cada um recebeu um dom espiritual do qual os demais irmãos da igreja dependem. Quem recebeu qualquer dom precisa entender que os membros da igreja dependem dele ou dela para que exerça aquele dom espiritual. Quando todos os membros empregam os talentos que o Espírito Santo distribuiu ao povo de Deus, então a igreja inteira funciona com eficiência para o bem de todos.

v.21: Resumindo, dentro da igreja todos os membros precisam um do outro com toda sua perícia e habilidade para a edificação mútua.
Lição de humildade v. 22-24 no Corpo de Cristo não existe pessoa mais importante ou menos importante;
1 Coríntios (3) Partes com Honra e Partes Inapresentáveis (12.21–26)

Deus criou o corpo humano soberanamente sem consultar ninguém. Isso quer dizer que o homem não tem poder algum para determinar a composição de seu próprio corpo. Jesus diz: “Você não pode nem mesmo tornar um fio de cabelo branco ou preto” (Mt 5.36). Deus tem autoridade absoluta na composição do corpo humano. Da mesma forma, ele mistura os componentes individuais dentro da igreja para que os fracos, em vez dos fortes, recebam atenção especial. Combinando as várias partes do corpo, Deus cria perfeita harmonia. Os elementos mais fortes compensam pelos mais fracos, de modo que estes últimos recebam até maior reconhecimento do que os primeiros. E com a combinação das muitas partes da igreja, Deus cria força e beleza. A criação da igreja é obra de Deus.

Para qual objetivo?
3°Cooperação v.25-27
v.25: “Para que não haja divisão no corpo
1 Coríntios (3) Partes com Honra e Partes Inapresentáveis (12.21–26)

O corpo físico criado por Deus não pode causar divisão dentro de si. Mas, dentro da igreja, os membros podem causar uma separação e a possibilidade de uma cisão é real. Por isso, Paulo afirma que dentro da igreja de Cristo nenhuma divisão deve ocorrer

v.25b - “Mas que os membros possam ter o mesmo cuidado uns pelos outros.” Cada membro da igreja precisa do outro para fazer a obra do Senhor efetivamente
: A preocupação de uns com os outros deve ser a marca registrada da comunidade cristã, pois nesse contexto a preocupação tem uma conotação positiva. Ela refere-se ao cuidado que Deus tem pelo seu povo e o cuidado que Deus espera que seus crentes demonstrem um pelo outro.
v.26: Esse é um dos mais lindos textos da primeira epístola de Paulo aos Coríntios. Descreve o efeito genuíno que o cuidado pode ter sobre os membros na Igreja Cristã. Quando o amor prevalece, vemos a igreja como um corpo físico vivo.
v.27 CONCLUSÃO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more