Sem título Sermão (14)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 55 viewsNotes
Transcript
Yaakov Celestial e o Mashiach nos portões de Roma
Yaakov Celestial e o Mashiach nos portões de Roma
וַיִּשְׁלַ֨ח יַעֲקֹ֤ב מַלְאָכִים֙ לְפָנָ֔יו אֶל־עֵשָׂ֖ו אָחִ֑יו אַ֥רְצָה שֵׂעִ֖יר שְׂדֵ֥ה אֱדֽוֹם׃
Gen. 32:4: “E enviou Yaakov mensageiros diante de sua face a Essav, seu irmão, na terra de Seir, no campo de Edom”.
Gen. 32:22-24: Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Yabok. Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha. Yaakov, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.
Rashbam: Ele tentou fugir em vez de encontra-se com Essav. O anjo o impediu para que ele visse o cumprimento da promessa do ETERNO: Essav não poderia feri-lo.
Prossegue Rashbam ensinando que o anjo apareceu a Yaakov para ensiná-lo a confiar em HaShem e não fugir de Essav. Já que Yaakov pretendia fugir de seu irmão, o anjo apareceu para dizer que deveria confiar em HaShem e Essav não iria feri-lo. Quando o anjo percebeu que Yaakov não o ouvia e queria realmente fugir de seu irmão, tocou na articulação de seu quadril para forçá-lo a permanecer ali. Ao amanhecer, Yaakov descobriu que aquele homem era um anjo, e pediu para ser abençoado. O anjo o feriu pelo fato de que ele não teve bitachon (confiança) suficiente no ETERNO, e isto serve como uma advertência para todos aqueles que não seguem o caminho do ETERNO ou se portam contra a sua vontade.
Rambam (Maimônides), que não acredita na existência de anjos, leciona que sempre que a Torá menciona o encontro de homens com anjos, a narrativa se refere à uma visão profética, e não a uma verdadeira aparição (Moré Nevuchim 2:42). Por isso, de acordo com a sua concepção, a luta entre Yaakov e o anjo não foi real!
Ramban (Nachmânides) afirma que a Torá narra encontros entre homens e anjos no mundo real.
O Rabino Chisdai Crescas assevera que, se a luta entre Yaakov e o anjo foi uma visão profética, então, por que Yaakov foi tocado na articulação da coxa, ficou manco e os judeus não comem o nervo do quadril por conta disso?
וַיִּוָּתֵ֥ר יַעֲקֹ֖ב לְבַדּ֑וֹ וַיֵּאָבֵ֥ק אִישׁ֙ עִמּ֔וֹ עַ֖ד עֲל֥וֹת הַשָּֽׁחַר׃
Gn 32:25 (24): E permaneceu Yaakov sozinho, e lutou um homem com ele até a subida da aurora.
וַיֹּ֗אמֶר לֹ֤א יַעֲקֹב֙ יֵאָמֵ֥ר עוֹד֙ שִׁמְךָ֔ כִּ֖י אִם־יִשְׂרָאֵ֑ל כִּֽי־שָׂרִ֧יתָ עִם־אֱלֹהִ֛ים וְעִם־אֲנָשִׁ֖ים וַתּוּכָֽל
Gen. 32:29: “E disse: não será mais chamado de Yaakov o seu nome, mas sim Yisrael, porque lutaste com Elohim e com homens, e prevaleceste”.
וַיִּשְׁאַ֣ל יַעֲקֹ֗ב וַיֹּ֙אמֶר֙ הַגִּֽידָה־נָּ֣א שְׁמֶ֔ךָ וַיֹּ֕אמֶר לָ֥מָּה זֶּ֖ה תִּשְׁאַ֣ל לִשְׁמִ֑י וַיְבָ֥רֶךְ אֹת֖וֹ שָֽׁם׃
Gen. 32:30: “E perguntou Yaakov e disse: Declare, por favor, o seu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome. E o abençoou ali”.
וַיִּקְרָ֧א יַעֲקֹ֛ב שֵׁ֥ם הַמָּק֖וֹם פְּנִיאֵ֑ל כִּֽי־רָאִ֤יתִי אֱלֹהִים֙ פָּנִ֣ים אֶל־פָּנִ֔ים וַתִּנָּצֵ֖ל נַפְשִֽׁי׃
Gen. 32:31: “E chamou Yaakov o nome do lugar de Peni’el, porque vi Elohim face a face, e foi salva/liberada a minha vida/alma”.
Flávio Josefo: o opoente era um anjo de Deus.
Rashi, Midrash Rabá e outros rabinos afirmam que aquele homem era o anjo (de guarda) de Essav.
Midrash Avkir: Yaakov lutou com o anjo Michael.
Esh Kadosh: Yaakov lutou com o anjo de guarda de Essav, que era Samael.
Zohar: Também afirma que o anjo era HaSatan e Yetser Hará.
Rabbi Johathan Sacks: Ensina que, de acordo com o relato de Yaakov, aquele homem era D’us; “Ele chamou o lugar do encontro de Peniel, ‘porque eu vi D’us face a face, e minha vida foi poupada’. O próprio adversário implica tanto quanto ele dá o nome de Yisrael, ‘porque você lutou com D’us e com o homem e superou’”.
Por que Yaakov não queria deixar o “homem” partir antes de abençoá-lo?
Gn 32:29: “E disse: não será mais chamado de Yaakov o seu nome, mas sim Yisrael, porque lutaste com Elohim e com homens, e prevaleceste”.
Explicação dos rabinos: não será mais chamado de Yaakov para que ninguém pense que foi abençoado por “akevá” (trapaça).
Targum Onkelos: Afirma que “lutaste com Elohim” se refere ao próprio ETERNO, tecendo a seguinte explicação: “porque você é grande diante de Elohim e dos homens, e prevaleceu”.
Iturei Torá: A poeira de seus pés voa por todo o caminho de cima até o santo Trono (Chulin 91a). Esta guerra não era apenas empreendida entre o anjo de guarda de Essav e Yaakov na terra, mas principalmente contra o Yaakov Celestial, uma vez que, de acordo com Chazal, a imagem de Yaakov está gravada no Santo Trono.
Ampla literatura rabínica afirma que a imagem de Yaakov está gravada no Trono de Glória (Targum Yonatan, Targum Neofiti e Fragmentos do Targum).
Targum Yonanatan de Gn 28:12: “Ele [Yaakov] teve um sonho, e eis que uma escada foi fixada na terra com o topo atingindo os céus ... e naquele dia eles (anjos) subiram aos céus no alto, e disseram: Venham e vejam Yaakov, o piedoso, cuja imagem é fixada (gravada) no Trono da Glória, o qual vocês desejam ver”.
Andrei A. Orlov ensina que a imagem de Yaakov gravada no Trono da Glória se refere à Face de Deus, uma entidade celestial especial, o assento da antropomórfica Glória do Senhor. O Professor ainda leciona que este conceito possui relação com o Filho do Homem descrito no Livro de Enoque, que também se assenta no Trono da Glória. Também diz respeito à Metatron.
Zohar II 241a: O céu é o meu trono (Is 66:1) indica o firmamento em que Yaakov habita, uma imagem exaltada, por assim dizer, do mais alto Trono divino.
Conclusão: o Yaakov celestial é uma entidade celestial especial, é a Glória de Deus, é a Face de Deus, é a manifestação antropomórfica de Deus e está assentado no Trono. Ele é chamado de Filho do Homem! Tanto no Livro de Daniel quanto no de Enoque, o Filho do Homem é uma expressão para se referir ao Mashiach.
וַיֵּצֵ֤א הָרִאשׁוֹן֙ אַדְמוֹנִ֔י
Gen. 25:25: “E saiu o primeiro vermelho [ruivo]”.
וַיֹּ֨אמֶר עֵשָׂ֜ו אֶֽל־יַעֲקֹ֗ב הַלְעִיטֵ֤נִי נָא֙ מִן־הָאָדֹ֤ם הָאָדֹם֙ הַזֶּ֔ה כִּ֥י עָיֵ֖ף אָנֹ֑כִי עַל־כֵּ֥ן קָרָֽא־שְׁמ֖וֹ אֱדֽוֹם׃
Gen. 25:30: “E disse Essav a Yaakov: Deixe-me comer, por favor, deste vermelho, vermelho, porque exausto estou; por isso foi chamado o seu nome de Edom”.
- Essav era vermelho, ruivo (אַדְמוֹנִ֔י);
- Já que Essav queria a comida que era vermelha (אָדֹ֤ם), foi chamado de Edom (אֱדֽוֹם).
וַיִּשְׁלַ֤ח וַיְבִיאֵ֙הוּ֙ וְה֣וּא אַדְמוֹנִ֔י עִם־יְפֵ֥ה עֵינַ֖יִם וְט֣וֹב רֹ֑אִי
1 Sam. 16:12: “E [Yishai] enviou e o trouxe, e ele era vermelho/ruivo, com belos olhos e boa aparência”.
Baal HaTurim: Quando Shemuel viu que David era vermelho, pensou: Talvez este também seja um derramador de sangue tal como Essav. Mas o verso continua: com belos olhos; isto é, ele fazia aquilo que estava de acordo com os membros do Sanhedrin, que são chamados de “olhos”, como foi dito: “olhos da congregação” (Nm 15.24).
Carta de Publius Lentullus: “Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos o chamam de Filho de Deus. Ele ressuscita os mortos e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura mediana, e ele tem um aspecto venerável e seus observadores podem amá-lo e temê-lo.
Seu cabelo é da cor da avelã madura, liso até as orelhas, ondulado até os ombros, onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são brilhantes, claros, e espertos. Reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são bonitos de se ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem que, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens”.
דּוֹדִ֥י צַח֙ וְאָד֔וֹם
Shir HaShirim 5:10: “O meu amado é radiante e vermelho/ruivo”.
Essav = Edom = Roma = Cristianismo
Sl. 137:7:
Lembra-te, YHWH, contra filhos de Edom, do dia de Yerushalayim, porque eles diziam: Desnude-a, desnude-a até o seu alicerce.
Radak explica que este verso se refere a Roma.
Martinho Lutero
Cristo cometeu adultério: “Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: “Que fez, então, com ela?”, depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer.” (Martinho Lutero: Tischreden, nº 1472, ed. Weimer, 11, 107)”.
Você pode ser um pecador e continuar no pecado: “Seja um pecador, e deixe os que vossos pecados sejam fortes, mas deixe que vossa confiança em Cristo também seja forte, e nos glorificamos em Cristo que é a vitória sobre a morte, o pecado e o mundo. Nós cometemos pecados enquanto estamos aqui, pois esta vida não é um lugar onde resida a justiça … Nenhum pecado pode nos separar d’Ele, mesmo se estivéssemos a matar ou cometer adultério milhares de vezes por dia.” (“Que os vossos pecados sejam fortes, a partir de “O Projeto Wittenberg, ‘O Segmento Wartburg”, traduzido por Erika Flores, de Saemmtliche Dr. Martinho Lutero Schriften, Carta n º 99, 1 de agosto de 1521).
Quem faz o bem deve ser computado como ímpio: “Estas almas piedosas que fazem o bem para ganhar o Reino dos Céus não só nunca terão sucesso, mas devem mesmo ser contadas entre os ímpios, é mais importante preservá-las contra as boas obras do que contra o pecado.” (Wittenberg, VI, 160, citado por O’Hare, em “Os fatos sobre Lutero, TAN Books, 1987, p. 122.)
Você pode praticar a poligamia: Confesso que não posso proibir uma pessoa de casar com várias esposas, pois isso não contradiz a Escritura. Se um homem deseja se casar com mais de uma esposa que ele deveria ser perguntado se ele está satisfeito em sua consciência de que o faz em conformidade com a palavra de Deus. Nesse caso, a autoridade civil não tem nada a fazer sobre o assunto. ” (De Wette II, 459, ibid., Pp 329-330).
A Bíblia é ruim e nociva: “O livro de Ester, eu lanço no Elba. Eu sou como um inimigo para o livro de Ester, que eu gostaria que não existisse, pois judaíza demais e tem em si uma grande dose de loucura pagã.” (“Os fatos sobre Lutero, O’Hare, TAN Books, 1987). “… A epístola de São Tiago é uma epístola cheia de palha, porque não contém nada evangélico.” (Prefácio ao Novo Testamento, “Dillenberger. Ed, p. 19).
Os judeus devem ser odiados e perseguidos
O Sefer Zerubavel diz que o Mashiach está aprisionado em Roma:
“Ele me disse: Vá até a casa da imundície, perto do mercado. E eu fui tal como ele me ordenou. Ele me disse: Vire para este lado, e então eu virei. Ele me tocou, e então eu vi um homem desprezado, caído no chão e com dores. O homem desprezado me disse: Zerubavel, o que você faz aqui? Quem o trouxe aqui? Eu respondi e disse: Um vento de YHWH me levantou e me carregou até este lugar. Ele me disse: Não tenha medo, porque você foi trazido a este lugar para que Ele possa lhe mostrar, e então você poderá retornar e informar ao povo de Israel sobre tudo o eu você viu. Quando eu ouvi estas palavras, eu fiquei consolado e recuperei a minha compostura. Eu lhe perguntei: Senhor, qual é o nome deste lugar. Ele me disse: Esta é a poderosa Roma, onde eu fui aprisionado”. Eu lhe disse: Quem, então, é você? Qual é o seu nome? O que você procura aqui? O que você está fazendo neste lugar? Ele me disse: Eu sou o Mashiach de YHWH, o filho de Chizkyahu [vide Mt 1:9-10] que foi confinado na prisão até o fim dos tempos.
Is. 63:1:4: Quem é este, que vem de Edom, de Bozrá, com vestiduras tintas de escarlate? este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado.
Moshé Chayim Luzzato assim comenta a citada passagem de Is 63:1: “Eu lhes explicarei um certo segredo que está completamente selado, e isto se refere ao que está escrito: Quem é este que vem de Edom... (Yeshayahu 63:1). Este é o Tsadik, e ele é o Mashiach Ben Yosef”.
Maharsha:
“Quando Roma cair, o Reino Messiânico se levantará”.
Sanhedrin 98a: “O Rabino Yehoshua Ben Levi encontrou Eliyahu, o profeta, que estava em pé na entrada da caverna do rabino Shimon Ben Yochai. O rabino Yehoshua Ben Levi disse-lhe: ‘Eu entrarei no Mundo Vindouro?’ Eliyahu disse-lhe: ‘Se o Senhor desejar’. (…) O rabino Yehoshua Ben Levi disse a Eliyahu: ‘Quando o Mashiach virá?’ Eliyahu disse-lhe: ‘Vá perguntar a ele’. [O Rabino Yehoshua Ben Levi perguntou]: ‘E onde ele está sentado?’ [Eliyahu disse-lhe]: ‘No portão da cidade [de Roma]’.
[O Rabino Yehoshua Ben Levi perguntou-lhe]: ‘E qual é o sinal de identificação por meio do qual eu posso reconhecê-lo?’ [Eliyahu respondeu]: ‘Ele está sentado entre os pobres que sofrem de doenças. E todos eles desatam seus curativos e amarram todos de uma vez, mas ele [o Mashiach] desata um curativo e amarra um de cada vez, pois ele diz: ‘Eu posso ser necessário [a qualquer momento; portanto, eu nunca colocarei mais de um curativo], e assim eu não irei me atrasar’. [O rabino Yehoshua Ben Levi] foi até ele [o Mashiach]. Ele disse [ao Mashiach]: ‘Shalom sobre você, meu Rabino e Mestre’. [O Mashiach] lhe disse: ‘Shalom sobre você, filho de Levi’. [O Rabino Yehoshua Ben Levi] disse-lhe: ‘Quando o Mestre virá?’ [O Mashiach] lhe respondeu: ‘Hoje!’.
[Algum tempo depois, o Rabino Yehoshua Ben Levi] foi até Eliyahu. [Eliyahu] disse-lhe: ‘O que o Mashiach lhe falou?’ Ele disse [a Eliyahu o que o Mashiach falou]: ‘Shalom sobre você, filho de Levi’. [Eliyahu] disse-lhe: ‘Assim, ele garantiu que você e seu pai estarão no Mundo Vindouro’. [O rabino Yehoshua Ben Levi] disse a [Eliyahu]: ‘Ele [o Mashiach] mentiu para mim, pois ele me disse: Eu estou vindo hoje, e ele não veio!’. [Eliyahu] disse-lhe: ‘Isto é o que ele disse para você: Hoje, se vocês ouvirem a Minha voz’ ” (Salmos 95:7).
Kefá Bet 3:12:
“esperando e apressando a vinda do Dia de Elohim, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão”.
Maharsha:
“A redenção virá antes do tempo fixado, se o povo ouvir a voz de Deus, isto é, caso eles se arrependam e pratiquem obras virtuosas”.
Azariah Figo:
“O propósito do exílio é nos ensinar a humildade e a disciplina. Parece que não sentimos o exílio… Nossas casas estão cheias de todas as coisas boas; nós e nossos filhos e filhas vestimos sedas e ornamentos como a nobreza, e trazemos para a nossa mesa iguarias reais como Salomão em toda a sua pompa, exatamente como no tempo de nossa prosperidade quando não nos faltava nada ... Pelo adiamento [da redenção], nós mesmos somos responsáveis” (apud The History of Messianic Speculation in Israel).
כִּ֘י ה֤וּא אֱלֹהֵ֗ינוּ וַאֲנַ֤חְנוּ עַ֣ם מַ֭רְעִיתוֹ וְצֹ֣אן יָד֑וֹ הַ֝יּ֗וֹם אִֽם־בְּקֹל֥וֹ תִשְׁמָֽעוּ
Salmo 95:7:: “Porque ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pasto, e o rebanho de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz”.
Talmud Yerushalmi, Taanit 1:1, II:5:
“O Rabino Acha em nome de Rabino Tanchum Ben Rabi Chiyya disse: ‘Se Israel se arrepender por um dia, imediatamente o filho de David [Mashiach] virá. Qual é a base para isso nas Escrituras? ‘Que hoje vocês ouçam a Sua voz!’" (Salmo 95:7).
Ap 12:17: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam as mitsvot de D’us [= Torá], e mantêm o testemunho de Yeshua.
Ap14:12: Aqui está a perseverança dos k’doshim, daqueles que guardam as mitsvot de D’us [= Torá ] e a emuná em Yeshua.