O NATAL DE JESUS E EU
Notes
Transcript
O VERDADEIRO NATAL II
O NATAL DE JESUS E EU
O NATAL DE JESUS E EU
Estudo 525
10 O anjo, porém, lhes disse:
— Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: 11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Introdução
Introdução
Estamos chegando próximo de mais um final de ano e, com ele, a chegada das festas natalinas. E neste período o comércio é agitado: a maioria das pessoas, envolvidas pelas campanhas publicitárias sobre as ofertas de Natal, saem ansiosamente às compras, cumprindo cegamente o ritual consumista de final de ano e esquecidas do verdadeiro sentido do Natal e o que ele representa para nossas vidas.
O Natal ainda é e sempre será Jesus
O Natal ainda é e sempre será Jesus
O Natal é sem dúvida uma das festas mais importante do ano. Sendo comemorada pela maioria da população mundial. Mesmo com a deturpação feita nesta data, seu valor não foi perdido, apesar da transformação que sofreu, tendo sido inseridos coisas como Papai Noel, ou mesmo o consumismo, o Natal ainda é e sempre será Jesus, e isto faz com que este evento seja o mais importante. No Natal é comemorado o nascimento de Jesus. Embora seja sabido que Ele não tenha nascido nesta data, o dia em si não é importante, mas sim, o evento comemorado.
1. A importância do Natal em nossas Vidas
1. A importância do Natal em nossas Vidas
A comemoração do Natal requer de nós uma atitude de total abertura ao mistério do nascimento de Jesus, pois só assim entenderemos o motivo de sua vinda e a importância disso para cada cristão.
1.1. Oportunidades
1.1. Oportunidades
O Natal nos proporciona oportunidades maravilhosas de falarmos de Deus, falarmos do seu grande amor por todos nós, que nos deu o maior presente que a humanidade poderia receber: Jesus Cristo e através dele a salvação.
As pessoas vivem reclamando de que não recebem oportunidades, esta é uma data excelente para pregarmos a Cristo para todo o mundo.
2 que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.
Este é um ótimo momento de falarmos de Jesus, não em ficarmos presos a questões que não edificaram em nada como que se pode ou não ter arvores dentro de casa e outros detalhes, mas sim de falar daquele que mudou a história, que mudou a minha vida e a sua vida.
1.1.1. Natal de infelicidade e sem a repleta alegria
1.1.1. Natal de infelicidade e sem a repleta alegria
Existem muitas pessoas que ainda hoje passam um Natal de infelicidade e sem a repleta alegria de um verdadeiro Natal, pois estão baseados apenas em coisas que só trazem alegria superficial e não um gozo eterno, por isso é um momento de:
1.1.2. Precisamos falar de Jesus, apresentar o messias prometido.
1.1.2. Precisamos falar de Jesus, apresentar o messias prometido.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”.
plano maravilhoso
plano maravilhoso
Lendo este texto podemos ver que o nosso Deus construiu um grande plano maravilhoso – “Um menino nos nasceu…”.
“menino” > semente da mulher
“menino” > semente da mulher
Este “menino” é a semente da mulher, aquele que foi prometido pelo nosso Deus assim que o homem se distanciou dele. (Gn 3.15)
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
4 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
Anunciou a todos nós uma maravilhosa notícia – “Um filho se nos deu…”. A grande promessa não ficou nas palavras.
A promessa foi cumprida:
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Reino poderoso
Reino poderoso
Também nos falou de reino poderoso – “O principado está sobre os seus ombros…”.
O Reino de Deus recebe todos os que foram resgatados do império das trevas.
O Natal é a comprovação da chegada desse Grande Reino, tudo esta sob seu controle.
Seu nome
Seu nome
E que o seu nome, traz consigo a essência do que Ele é.
Maravilhoso,
Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da eternidade,
Príncipe da Paz…
Aqui encontramos um vasto material para mostrarmos a todos quem é o nosso Cristo, Glória a Deus!!!
Devemos entender que o verdadeiro sentido do Natal é mostrar ao nosso próximo o que Deus já deu em nosso favor, o Seu filho Jesus Cristo que veio a este mundo para trazer salvação a todos que nele creem.
Devemos mostrar o quão Ele é importante para nossas vidas e que através da Bíblia encontramos as credenciais de que precisamos para apresenta-lo.
1.2. Ele sempre esta conosco:
1.2. Ele sempre esta conosco:
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
1.2.1. Nos dias difíceis ele esta ao seu lado:
1.2.1. Nos dias difíceis ele esta ao seu lado:
16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto na conta!
17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me revestiu de forças, para que, através de mim, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem. E fui libertado da boca do leão.
1.3. Ele é um grande profeta:
1.3. Ele é um grande profeta:
15 — O Senhor, seu Deus, fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir.
1.4. Sacerdote eterno:
1.4. Sacerdote eterno:
4 O Senhor jurou e não voltará atrás: Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
1.5. Ele sofreu em nosso lugar:
1.5. Ele sofreu em nosso lugar:
4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
1.5.1 A materialização do grande amor.
1.5.1 A materialização do grande amor.
Para os cristãos, o Natal (o nascimento de Jesus) significa a materialização do grande amor de Deus:
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Falemos de Jesus porque:
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Não somos merecedores da comunhão com Deus e da vida eterna. Porém, a Bíblia também afirma que porque Deus nos amou tanto que providenciou a nossa Salvação.
23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
mas Deus deu o Seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar. Jesus levou sobre si mesmo o castigo pelos nossos pecados, a fim de que tivéssemos direito à comunhão com Deus e à vida eterna com Ele.
Quantas pessoas estão nesse exato momento precisando ouvir que o Senhor Jesus Cristo se importa com elas.
Em tempo difícil e assolador onde muitos tem sofrido, devido a pandemia muitos procuram respostas para os seus dilemas, conflitos e preocupações, mas nós temos a resposta a eles: Jesus Nasceu.
De alguma forma Deus quer lhe usar para alcançar os perdidos e os necessitados.
Testemunho:
Testemunho:
Através da Operação Christmas Child, um projeto do Samaritan’s Purse, um pastor deficiente conseguiu usar presentes de Natal para evangelizar em uma área montanhosa remota no México.
As caixas de presentes são enviadas para muitos lugares, incluindo 50 áreas de difícil acesso, contendo brinquedos, itens de higiene, material escolar e folhetos com mensagens cristãs.
Sem poder usar as pernas, Benitez se locomove em uma scooter. Ele só aceito Jesus aos 42 anos e se tornou missionário para contar sua história de transformação. “Deus mudou minha vida.
2. Não podemos nos esquecer...
2. Não podemos nos esquecer...
11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Vemos a expressão, “vos nasceu hoje o salvador”.
2.1. todos precisam de um salvador
2.1. todos precisam de um salvador
Ouçam bem, a razão do Natal, é que todos precisam de um salvador, esta é a razão do Natal é Deus presenteando a todos nós.
No entanto, Jesus veio realizar uma grande obra de muito maior:
2.2. Ele veio destruir as obras do diabo.
2.2. Ele veio destruir as obras do diabo.
8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
Todo aquele que cometeu pecado é escravo do diabo, mas Jesus veio para libertar-nos.
Ele possibilitou o que era impossível na antiga aliança.
Por causa da obra gloriosa que aconteceu em Cristo, aquele pecado na carne foi condenado à morte, já não somos devedores da carne para viver de acordo com suas concupiscências.
Agora a vida gloriosa de Jesus pode ser manifestada em nós diariamente se seguimos o exemplo dele.
2.3. Pela fé em Jesus nascemos de novo para ser uma nova criatura
2.3. Pela fé em Jesus nascemos de novo para ser uma nova criatura
Pela fé em Jesus nascemos de novo para ser uma nova criatura com uma nova mente redimida e um coração puro que, por alegria e gratidão, pode viver de acordo com novas leis gloriosas que estão sendo escritas dentro dele.
A “grande alegria” é que fomos transformados na imagem de Jesus Cristo, de glória em glória.
Podemos ser transformados de ter uma mente carnal para receber a mente de Cristo que é cheia de amor e bondade.
De ter uma vida de pecado para uma vida gloriosa em Deus, por isso João Batista disse:
29 No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Se você quer sentir a real presença de Jesus dentro da sua alma, lembre-se a verdadeira razão do Natal, que é Jesus.
Comemoramos com alegria o nascimento de pessoas queridas e nos confraternizamos em seus aniversários.
Portanto, façamos com regozijo também o nascimento de Jesus e lembremos sempre desse acontecimento ímpar na história da humanidade com alegria e jubilo. Jesus Nasceu!!!
3. Jesus e Eu, neste Natal
3. Jesus e Eu, neste Natal
3.1. Não esqueça de Jesus
3.1. Não esqueça de Jesus
Quero lhe convidar para que nesse Natal, lembremo-nos de Jesus Cristo.
Será um Natal diferente no aspecto social para muitas pessoas devido ao momento em que o mundo esta passando, diversas nações estão se organizando para permitir com restrições que apenas um pequeno número de pessoas se reúnem por casa, muitas congregações serão impedidas de realizar aquelas festas maravilhosas que todos os anos vinha sendo realizada.
Mas tenho certeza que não terá restrições em nossos corações e em nossas vidas, pois o verdadeiro adorador adora até mesmo em prisões e em lugares difíceis, vamos agradecer a Deus pelo maravilho presente que nos concedeu que é Jesus e pelos muitos milagres que recebemos dele, é certo que temos passados momentos difíceis, momentos de choro, mas sempre, sempre Ele esteve conosco e sempre estará ao nosso lado e Jesus já havia nos dito:
33 Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
Testemunho: Um milagre de Natal em meio ao tsunami
Testemunho: Um milagre de Natal em meio ao tsunami
Na cidade de Meulaboh existem aproximadamente quatrocentos cristãos. No dia 25 de dezembro de 2004, eles queriam celebrar o Natal juntos. Porém, a população de Meulaboh recusou que fosse celebrado o Natal naquela cidade. Recusando o pedido dos cristãos, disseram que se quisessem festejar o Natal, que fizessem na montanha. Como eles queriam mesmo realizar o culto de Natal, os quatrocentos cristãos, no dia 25 de dezembro, saíram da cidade e foram para a montanha celebrar Natal. Ali eles passaram a noite.
Como sabemos, no dia seguinte de manhã, dia 26 de dezembro, aconteceu o maremoto e o terrível tsunami que destruiu Meulaboh e trouxe muitas mortes.
A cidade de Meulaboh ficou ao nível do chão, milhares de pessoas morreram, enquanto o povo de Deus que passou o Natal na montanha ficou a salvo. A população de Meulaboh que sobreviveu está dizendo: "O Deus dos cristãos nos puniu".
Se os quatrocentos cristãos que moram em Meulaboh tivessem insistido em celebrar o Natal na sua cidade, teriam morrido também. Mas por causa da sua humildade, mesmo sendo rejeitados, foram celebrar Natal na montanha. Por isso, foram salvos e todos viram que foi por obra extraordinária de Deus.
3.2. Não podemos ficar calados
3.2. Não podemos ficar calados
Não há como não falarmos de Jesus, não podemos nos calar.
Tenho certeza que quando você estiver com seus familiares e amigos neste Natal, algo de maravilhoso você terá para falar do que Jesus fez em sua vida somente neste ano.
Existem muitas pessoas que nesse Natal, só estarão preocupados com comida e bebida, com festas e mais festas, e de receber presentes, esquecendo-se daquele que é o verdadeiro dono da Festa, e que deveria ser Lembrado.
Outros, por falta de conhecimento, ou por um zelo sem nenhum entendimento, vão estarem atacando o Natal, demonizando o Natal, perdendo a grande oportunidade de falarem de Jesus, de celebrarem a Jesus Cristo, e de darem um verdadeiro Testemunho Cristão, se dizendo-se sábios e se tornando loucos.
Outros nessa data vão simplesmente descansarem, e ignorarem o seu real significado, achando que seja mais um feriado qualquer, totalmente comercial, e sem nenhum sentido.
Outros vão acharem que Natal seja Papai Noel, ou alguma outra coisa, ou vão acharem que Natal é um daqueles lindos filmes que se passam na época de Natal.
Para outros Natal vai ser apenas comércio e época para ficar reunido com a Família, e colocar a conversa em dia.
Mas eu e você que amamos o nosso Jesus Cristo vamos, com todo o nosso ser celebrar esta data tão linda e tão maravilhosa que mudou o mundo, a.C. e d.C.
Conclusão
Conclusão
Se alegre em Jesus Cristo. Se regozije em Jesus Cristo. Faça desse Natal uma verdadeira Festa de Adoração e de Louvor a Deus, pois Nasceu-nos hoje na cidade de Davi, Cristo Jesus, que é o Nosso Salvador.
Glorifique a Deus por Jesus Cristo. Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Minha oração é que neste Natal a Paz do Senhor Jesus Cristo encha o seu coração de gozo, de paz, de mansidão, e que você possas louvar e glorificar ao Senhor do amanhecer ao por do Sol, e até mesmo ao escurecer do dia, e a cada minuto e segundo do dia, e não somente nesse Natal, mas para todo o sempre.
Que possamos viver o verdadeiro Natal de Jesus Cristo, e não esse Natal comercial. Que nesse Natal nossos pensamentos e nossas vidas possam estar centrados em Cristo Jesus, e não somente nesse Natal, mas em todos os dias da nossa vida.
Que Deus em Cristo te abençoe e que neste Natal proclamemos que Jesus Nasceu!!!
A Responsabilidade é Minha!
Em Cristo
Pr. Ronaldo Melo
Novembro 2020 / Munique - Alemanha
Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia de Estudos King James Atualizada
Bíblia Sagrada Revista Corrigida
Comentário bíblico Pentecostal
CPAD News
https://www.portasabertas.org.br/noticias/cristaos-perseguidos/hos200501noticia1623
https://overbo.news/pastor-usa-presentes-de-natal-para-evangelizar-pessoas-carentes-no-mexico