Formatura ERT

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Rm 11.
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiroh?
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituídoi?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Romanos é um dos textos mais completos sobre a doutrina cristã. É a maior epístola de Paulo e são inúmeras as histórias de conversão de importantes homens de fé que envolvem romanos.
Nesse trecho que nós lemos está o que é para mim uma sentença que responde a qualquer dúvida existencial, por mais profunda que ela seja:
Acompanhe novamente comigo o versículo 36:
Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Tudo aquilo que há, toda a matéria criada, não só ela, mas o metafísico -o que está além da física, tem uma razão de ser: a sua razão é o próprio Deus; a razão é Cristo.
Olhe para o seu entorno... Tudo forma um palco minuciosamente planejado para um enredo.
Um enredo planejado com uma criação, uma queda, uma redenção e uma consumação final.
Jesus Cristo é o centro dessa história e tudo encontra significado nessa história central.
Assim, eu e você estamos aqui hoje, neste exato local e neste exato momento, detalhadamente planejado, celebrando o motivo de tudo isso: Cristo Jesus.
Eu imagino o quanto foi difícil essa caminhada. Por quantos altos e baixos vocês passaram e talvez, em especial, neste tão difícil ano de 2020. Eu também tento imaginar as expectativas que os senhores e senhoras tinham quando iniciaram esse curso. O que será que vocês esperavam? Eu não sei.
Mas eu me lembro, que em um dos nossos primeiros dias de aula, uma aluna me falou que ela estava ainda precisando encontrar algumas respostas.
Eu não sei se ela conseguiu encontrar as respostas. E eu sei que pode parecer estranho, mas eu sinceramente espero que ela não as tenha encontrado.
Não que a Bíblia não nos dê as respostas, ela nos dá todas. Mas eu sinceramente espero que neste tempo, vocês tenham mudado suas perguntas.
Nós, ocidentais, latinos, brasileiros, temos uma forma de pensar; nossa forma pecaminosa de pensar é peculiar. Por isso, praticamente todos vocês tinham uma expectativa pragmática. Ou seja, talvez vocês acreditavam que este curso iria lhes servir para alguma coisa.
E talvez você pergunte: mas qual o problema em achar que um curso tão bacana como esse vai me servir para alguma coisa?
O problema está em aacreditar que ele será uma ferramenta útil para você.
E aqui está o grande diferencial de um curso de teologia. É por isso que a teologia é superior a toda e qualquer outra ciência ou a qualquer outro curso de qualquer faculdade.
Porque ela não tem como fim último uma utilidade prática para nós, mas ela se ocupa com algo muito superior. Ela se ocupa com a glória de Deus.
Portanto, eu espero que este período tenha sim, servido para conhecerem mais o ser de Deus, seus atributos, a beleza e a profundidade da sua Santa Palavra, os detalhes da sua doutrina.
Enfim, eu espero que a pergunta de vocês tenha se transformado em:
“Como eu posso, definitivamente, morrer para mim mesmo e viver cada segundo da minha vida para a glória de Deus?”
Eu não sei quais serão seus passos daqui para frente. Mas eu sei que hoje vocês irão receber um símbolo que representa uma longa caminhada de aprendizado. Esse, assim como todo e qualquer símbolo, não tem qualquer valor em si mesmo, mas ele aponta para aquilo que ele representa.
Ele representa que, por um período de tempo, vocês foram instruídos para a glória de Deus.
Eu espero que este símbolo esteja na forma como irão expor a Palavra de Deus e pastorear suas ovelhas,
NA forma como irão cuidar dos detalhes do seu lar;
Eu espero que este símbolo esteja na forma como você educa seus filhos.
NA forma em que você honra seu senhor com o suor do seu trabalho;
Na forma em que você ama a sua esposa, sem esperar qualquer tipo de retribuição.
Na forma em que você, dia após dia, cuida do seu marido, mesmo não tendo qualquer retorno. Ou, em alguns casos, qualquer palavra, gesto ou resquício de memória. Ainda que ele não possa falar nada, nem esboçar qualquer forma de retribuição -Deus estará sendo glorificado.
Nenhum teólogo reformado gosta de falar em mérito. Se for para falar em mérito, que seja o de Cristo, não é verdade? Mas neste momento eu queria dizer que vocês estão de parabéns e que eu me orgulho muito de ter contribuído com essa história.
Agradeço a oportunidade que me deram em poder orar por cada um de vocês.
E em especial, fico feliz se eu puder ter contribuído para mudar as perguntas que vocês farão
Related Media
See more
Related Sermons
See more