A SÍNDROME DE SAUL

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Introdução: Você já conheceu alguém que tinha tudo para ser um grande sucesso, mas, se tornou um grande fracasso? Saul é essa pessoa! Ele aparece no cenário como alguém que tinha tudo para ser um grande sucesso. Ele era muito bonito, um forte candidato ao Big-Brother Brasil ou a fazenda. Um homem guerreiro, um estrategista militar, um homem chamado por Deus (Cf. Atos 13.21), Mas, a despeito de tudo isso, Saul se tornou um grande fracasso.
Contexto: Saul escolheu 3 mil soldados. Estavam com ele em Micmás (que ficava 11 km de Jerusalém) 2 mil soldados, e com seu filho Jônatas mil soldados em Gibeá, terra natal de Saul. Acontece que Jônatas arrumou uma briga com os filisteus em Gibeá de Benjamim e derrotou a guarnição dos Filisteus naquela região ( 1-7) . A fim de ser ovacionado, Saul, precipitado, fez tocar trombeta afirmando a todo o povo que ele venceu a guarnição dos filisteus. Isso gerou uma reação odiosa dos filisteus que ajuntaram uma tropa poderosa contra Saul. Eram 30 mil carros e 6 mil cavaleiros, um povo como areia do mar. Os soldados de Israel se desesperam ( V-6). O final da história revela que Saul fracassou completamente. Quando nos parecemos com Saul?

I. QUANDO SEGUIMOS REGRAS PRÓPRIAS E DESOBEDECEMOS ( 8,9).

Saul desobedeceu à ordem de Samuel em 1 Sm 10. 8 (Cf. 9.13). Samuel chegou no prazo determinado, mas Saul, querendo a aprovação de Deus através de algo místico, e muito impaciente ( como mostra o verbo hebraico) toma do holocausto e ofertas pacificas e oferece o sacrifício. Aqui temos o início trágico de Saul. Era um sacrifício oferecido antes da Batalha ( 1 Sm 7.9).
Saul achou que como rei, poderia usurpar a função que era do sacerdote ( Cf. Êx 30 7-8, Nm 3.10) . Ele dá uma ordem “Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas”. Saul fracassou como rei quando usurpou prerrogativas sacerdotais na tentativa de controlar o destino de uma batalha. Em 1 Sm 11. 14, 15 Saul tinha visto Samuel sacrificar as ofertas pacificas. Ele ofereceu com intensidade o sacrifício.
Ilustração: Uzias pagou um alto preço, por cometer um pecado semelhante (Cf. 2 Cro 26 16 - 23 ).
J. Bright em seu extraordinário livro sobre a História de Israel, afirma que Saul, perto do fim de sua vida não desfrutava “plenamente de sua faculdade mental”,
Todo lider fracassado, segue regras próprias.
1.5. Aplicação.
Deus tem regras estabelecidas em sua palavra para nós. Não podemos agir de maneira emancipatória. Até o culto é estabelecido por Deus.
Aparentes atitudes de piedade, não justificam a desobediência. Você se lembra do caso de Uza em I Crônicas 13. 7-11 ? Cf. 1 Sm15. 22.
Nossa Regra é a Palavra (Salmo 119.9, 11, 105, Jo 17.17, 2 Tm 3 14.17). Ilustração: Adão e Eva quiseram fazer do seu jeito.
Nenhuma líder pode ter sucesso sendo tomado por regras próprias.

II. QUANDO INDUZIDOS PELO POVO, PECAMOS ( 10- 11).

2.1. O povo estava reunido em Gilgal, perto de Jericó, quando percebeu que os filisteus, os fabricantes de armas (V.19), já estavam em Micmás, se sentiram em apuros (V-6). Interessante que o povo se escondeu até em túmulos.
Saul então, induzido pelo povo ofereceu o sacrifício (V.9).
2.2. Saul sempre culpava o povo. Veja na questão dos amalequitas 15.9, 14-15; 20-21. Veja em especial 24. Ele culpou Samuel, os soldados, ele culpou os Filiesteu Ele transfere responsabilidades intransferíveis.
2.3. No livro “O Pastor Reformado”, Richard Baxter, alertava pastores da sua época que negavam exercer a disciplina, porque temiam ao povo.
Aplicação: Você já ouviu àquela expressão popular, aquele adágio de que “a voz do povo é a voz de Deus”. Isso pode ser um grande engano. Nem sempre a vós do povo é a vós e Deus (Cf: Êxodo 23. 2).

III. QUANDO FORÇADOS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS, PECAMOS ( 12).

3.1. A PRESSÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS, PODE NOS FAZER ERRAR V.12.
3.1. O povo havia se dispersado, os Filisteus estavam em Micmás e Saul temia que chegassem a Gilgal. Micmás ficava apenas 30 kilometros de Gilgal.
3.2. Quando arguido por Samuel, Saul responde: “forçado pelas circunstâncias ofereci o holocausto”. Pressionados pelas circunstâncias podemos errar!
3.3. Estas circunstâncias mencionadas por Saul são fáceis de serem identificadas.
Ele estava com medo: “agora descerão os filisteus contra mim” era o que ocupava sua mente.
Ele estava impaciente “vendo que tu não vinhas nos dias aprazados”.
Ele ficou descrente “ainda não obtive a benevolência do Senhor”.
Saul não sabia lidar com pressões no reinado.
Aplicação: Vivemos no mundo sob pressão, mas devemos resistir às pressões. Deus nos capacitará.
Conclusão.
Façamos uma comparação entre Jesus e Saul
QUANDO SEGUIMOS REGRAS PRÓPRIAS, DESOBEDECEMOS (V.9).
Diferente de Saul, Jesus nunca seguiu Regras próprias ( Jo 5. 30, 6. 38).
MUITAS VEZES QUANDO SOMOS INDUZIDOS PELO POVO PECAMOS ( V.11).
Diferente de Saul, Jesus nunca deu ouvidos ao povo para pecar ( Mt 16. 22, 23).
A PRESSÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS, PODE NOS FAZER ERRAR ( V.12).
O diabo se aproximou dele na pressão das circustancias e mesmo ( Mt 4. 1- 11).
Related Media
See more
Related Sermons
See more