GALATAS

Sermon  •  Submitted
1 rating
· 42 views
Notes
Transcript

INFORMAÇÕES GERAIS

Para muitos estudiosos a carta aos galatas foi a primeira carta escrita por Paulo.
Ela possui a particularidade de ser a única carta que não é escrita para uma igreja, mas para uma coletividade de igrejas (deveria circular) na região conhecida como Galácia (região que Paulo alcançou em sua primeira viagem missionária). Há alguns que defendem como público o povo que vivia na região chamada de Galácia do Norte.
Se vocês lerem Atos 13 e 14 vão encontrar lá algumas igrejas sendo plantadas naquela região(Antioquia da Psidia, Icônio, Listra e Derbe)
Abram comigo rapidamente em Atos 13 e 14. Observem qual foi o cenário visto naquela região quando o evangelho chega lá: os gentios recebem com alegria a palavra de Deus (13: 48-49), muitos creram (14: 1), mas eles encontraram forte oposição da parte dos judeus (13: 50; 14: 2, 19)
Uma informação importante, mas não totalmente clara, é a de que quando Paulo chega naquela região ele se encontra enfermo (4: 13-15)
Mesmo com todas as dificuldades, quando lemos Atos 14: 21-27 percebemos a grande benção que foi vista ali, graças a poderosa mão de Deus.
A carta aos galatas possui grande semelhança com a carta aos romanos, nela também encontramos Paulo dando destaque a uma importante doutrina cristã, a justificação pela fé.

PROPÓSITO

Pouco depois dos galatas terem aceito o evangelho, eles começam a receber ataques e influências de alguns agitadores (judaizantes, membros da seita dos fariseus). O que eles faziam?
Eles pregavam um falso evangelho (1: 6-9); eles queriam desacreditar Paulo como Apóstolo (4: 17), o que poderia ser feito dizendo que ele era uma renegado que desafiava os outros apóstolos; que em outro momento ele pregava sobre a circuncisão (5: 11)
O cenário que Paulo tem diante dele quando escreve essa carta era um cenário em que aquelas igrejas já estavam se rendendo ao falso evangelho dos judaizantes, e por este motivo não encontramos nenhum elogio a eles (1: 6). O que encontramos em galátas é a maior defesa do evangelho (apologética) que Paulo faz em suas cartas, assim como uma defesa do seu apostolado.
Este acontecimento colocou em risco o futuro do cristianismo, ele estava correndo o risco de se tornar uma seita judaizante. Isto foi tão impactante naquele momento, que um concílio é formado em Jerusalém (AT 15) para discutir a questão.
Então a posição majoritária que entende que Paulo escreve essa carta as igrejas plantadas na galácia, entende que ele escreve logo que toma conhecimento do ataque dos judaizantes, e antes do concílio. Este é o motivo pelo qual ele não cita esse concílio.

O PROBLEMA DOS JUDAIZANTES

Em atos 15: 1 nós lemos que assim que Paulo saiu daquela região, alguns judeus desceram até lá e começaram a ensinar que: se os gentios não guardassem a lei de Moisés, especialmente a circuncisão, eles não poderiam ser salvos.
PERGUNTA: Quais as duas maneiras em que o evangelho pode ser adulterado? (retirando algo, por exemplo graça, ou acrescentando algo)
No caso desses judaizantes eles estavam acrescentando algo, no caso a circuncisão. Eles estavam ensinando que a salvação não se dá suficientemente em Cristo, eles estavam ensinando que a graça não era suficiente.
Novamente nós temos aqui um alerta. Cuidado com qualquer pregação ou ensino que retire ou acrescente algo ao evangelho. Às vezes isso passa despercebido e vem camuflado principalmente em questões como: se você não fizer isso Deus não vai te abençoar, etc.
Não estamos dizendo que não temos obrigações (inclusive dizimos), mas a questão é nós fazemos isso em gratidão e obediência a Deus, e não para acrescentar algo, ajudar Jesus ou coisas do tipo.
Algo importante que Paulo escreve é que aqueles que distorcem o evangelho são malditos (1: 8-9), e devem ser vistos como inimigos e com indignação (5: 12). Só existe um evangelho, nós não aceitamos mais novas revelações, não estamos de peito aberto e mente aberta para as novidades.
Um cuidado que também devemos ter é o de que por vezes essas pessoas estão bem perto de nós (2: 4)

A DEFESA DO APOSTOLADO

Juntamente com o ataque ao evangelho, os judaizantes também atacam a autoridade de Paulo. O que diziam era algo do tipo: Paulo não tem o mesmo currículo dos outros apóstolos, ele tem a sua própria mensagem, e coisas semelhantes.
Paulo vai então defender o seu apostolado nos capítulos 1 e 2: ele não tinha como objetivo agradar a homens (1: 10); a mensagem ele recebeu de Jesus (1: 11-12), a sua missão veio de Deus (1: 15-16); os apóstolos reconheceram o apostolado de Paulo (2: 9-10); Paulo não era menor do que Pedro (2: 11)
PERGUNTA: Será que Paulo estava sendo vaidoso aqui? Pensem comigo qual era a missão de Paulo, e o que aconteceria se ele perdesse credibilidade? Isto é bem diferente de quando somos injuriados por causa do evangelho.

A TOLICE DOS GALATAS (3: 1-5)

Como vocês caracterizariam aqueles que tendo ouvido o verdadeiro evangelho, deixem-se levar por um falso evangelho?
Paulo não alisa, ele é duro e direto, vocês são insensatos (tolos) v. 1
A pergunta (retórica) de Paulo é: por caso vocês receberam o Espírito e presenciaram milagres no meio de vós por que vocês cumpriram a lei?
Os galatas foram levados a parar e pensar. Qual a lógica de nos deixarmos escravizar novamente, se não foi pela circuncisão que recebemos essas coisas?
Essas palavras duras não são de alguém indiferente, não são de alguém que está dizendo: bem feito, tomara que vocês se explodam. Essas palavras duras são de alguém que estava perplexo, mas que amava e se preocupava com aquelas pessoas (4: 16-20)
Enquanto as palavras do pastor que ama e zela pelas ovelhas pode ser muitas vezes dura, as palavras dos falsos mestres sempre são doces e agradáveis (4: 17, obsequiam)

A DEFESA DO EVANGELHO

Em vários lugares dessa carta nós vamos também encontrar Paulo falando sobre o verdadeiro evangelho (1: 3-4; 2: 16, 19-20; 3: 26; 6: 14)
Paulo também vai fazer uma defesa do evangelho, mostrando o estrago que resultaria seguir os judaizantes (5: 2-3)
Vamos entender o que Paulo está ensinando: Se os galatas quisessem se submeter a circuncisão eles estavam obrigados a cumprir toda lei (5:3). A Bíblia é clara que nenhum homem pode obedecer a lei perfeitamente (3: 11), por não cumprir a lei o homem é maldito (3: 10)
Isto significa que se você tentar buscar sua salvação por qualquer coisa que não seja Cristo, você é maldito.
Isto pode ser atraente, e era exatamente essa atração que os judaizantes estavam utilizando para atrair os galatas (6: 12-13), os falsos mestres vão oferecer muitos benefícios para deixarmos a suficiência de Cristo.
Contudo, o verdadeiro evangelho nos ensina que Jesus tomou o nosso lugar e se fez maldição em nosso lugar (3: 13), que por estarmos unidos a ele nós morremos para a lei (2: 19; 5: 1); que Cristo vive em nós (2: 20; 4: 19); que por meio dele nos tornamos Filhos de Deus (4: 4-5) e herdeiros da promessa (3: 26-29)
Este é o verdadeiro evangelho do qual era apóstolo e que vinha da parte do próprio Deus.

ANDANDO NO ESPÍRITO

Paulo também ensina que por meio de Cristo nós recebemos o Espírito Santo (4: 6)
Aquele que está unido a Cristo, foi justificado pela fé nele, agora deve então viver pelo Espírito (5: 16-26)
Devemos entender que a liberdade que temos em Cristo não deve ser utilizada de modo errado (5: 13-15; 6: 1-5; 9-10)
Related Media
See more
Related Sermons
See more