NATAL EM FAMÍLIA

O VERDADEIRO NATAL  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  52:45
0 ratings
· 134 views
Files
Notes
Transcript
O VERDADEIRO NATAL

NATAL EM FAMÍLIA

Estudo 526
Lucas 2:10-11
Lucas 2.10–11 NAA
10 O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: 11 é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

INTRODUÇÃO

Se o Natal do Senhor Jesus é realmente importante para mim, os membros da minha família, com certeza, já perceberam isso.
A importância do natal na minha vida não pode ser guardada como um segredo de Estado, porque Natal é alegria e alegria a gente expressa de muitas maneiras.
Então, como é que eu expresso a alegria do Natal na minha casa?
Lucas 1:41-45
Lucas 1.41–45 NAA
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre. Então Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: — Bendita é você entre as mulheres, e bendito o fruto do seu ventre! 43 E que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu Senhor! 44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da saudação que você fez, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.
Você pode imaginar a preocupação de Maria em ter que convencer a Izabel de que a história da sua gravidez era verdadeira e era de fato um milagre de Deus e não uma historiazinha para encobrir um pecado?
Pois é, Maria nem precisou se explicar, o Espírito Santo operou em Izabel a manifestação da palavra de conhecimento, da revelação, e agora Maria não tinha mais que se explicar, apenas contar o que de fato havia acontecido.
Izabel era prima de Maria e ficou muito feliz em recebê-la; nenhuma sabia que a outra estava grávida, mas ambas ficaram muito felizes com o natal dos seus filhos como um verdadeiro milagre de Deus para cada uma delas, guardada a devida proporção dos milagres.
Você pode imaginar como elas se sentiam? E como expressar aquela alegria?
Acho que quem tomou a dianteira em expressão de alegria foi João Batista no ventre de Izabel que deu um pulo de alegria!
Mas o Natal não é o mesmo para todas as famílias e, durante este estudo, com certeza, Deus vai lhe tomar pela mão e lhe levar por caminhos que farão deste, o melhor Natal de toda a sua vida; mesmo que você ache impossível, apenas creia e siga o Senhor Jesus.
Desfrute!

FAMÍLIA FELIZ

O quadro é de alguém passando em frente a uma casa e, olhando para a janela, vê do lado de dentro uma família sorrindo feliz ao lado de uma linda árvore enfeitada com adornos de Natal, trocando presentes.
Está frio do lado de fora, mas a família está elegantemente vestida e agasalhada. A mesa está posta e há fartura sobre ela.
Parece coisa de filme americano e utopia.

poucas famílias hoje em dia conhecem essa realidade dentro da sua casa

Afinal, bem poucas famílias hoje em dia conhecem essa realidade dentro da sua casa. Parece que a maioria vive algo bem diferente.
Mas como conseguir que esse sonho seja realizado na sua casa?
A realidade é que essa felicidade está bem mais perto de você do que você imagina e muito mais fácil de viver do que a própria razão pode processar.

Não importam as circunstâncias

Natal feliz, em qualquer circunstância, em família ou não, tem que começar com a consciência do que realmente é o Natal de Jesus.
Natal não tem a ver com as nossas circunstâncias, Natal tem a ver com a maior história de desprendimento e amor da história do universo e da humanidade.
O que nós temos que realmente celebrar no Natal é o maior evento de amor de todos os tempos:
João 3.16 NAA
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O maior

O maior Deus – o único e verdadeiro Deus!
O maior amor – de tal maneira...
A maior doação – que deu o seu filho unigênito...
A maior fé – para que todo aquele que nele crê...
A maior Salvação – não pereça, mas tenha a vida eterna!!!

Áreas precisam ser trabalhadas dentro do lar

Vamos tentar cobrir algumas áreas que, sinceramente, precisam ser tratadas nas nossas famílias no que concerne ao período do Natal. Algumas coisas que estão lá dentro do coração e que, na maioria das vezes, a gente nunca tem coragem de comentar ou abordar, com medo de ferir os sentimentos das outras pessoas, ou porque, no passado já feriu.
Como agir em circunstâncias assim?

A presença de Jesus!

Como encontrar um lugar de conforto para todo mudo ou, pelo menos, um lugar de aceitação – o que significa dizer, um lugar em que você conscientemente concorde com as circunstâncias porque não se pode fazer nada melhor.
Nós somos latino-americanos e somos um povo absolutamente emocional, colocamos sentimentos em tudo, especialmente em circunstâncias e pessoas.
Mas há muitas situações difíceis e algumas delas são muito delicadas. Nós temos que aprender a lidar com elas, enfrentá-las, e reverter a situação para fazer melhor o Natal da nossa família, o nosso próprio, o daqueles que estão ao nosso redor e, especialmente, para o Senhor Jesus.
Vamos tocar algumas feridas e aprender como lidar com elas, sem dor nem ressentimento, afinal, é o Natal do Senhor Jesus Cristo e ele merece que compartilhemos com alegria esse dia tão especial.

AUSÊNCIA DE PESSOAS QUERIDAS

Existem momentos que é simplesmente impossível ter todo mundo junto. Especialmente este ano de 2020 quando tantas vidas foram vitimadas pelo COVID-19, muitos sofrerão a ausência dos seus queridos que, ou passaram para a eternidade ou estão se recuperando da enfermidade.
A vida é dinâmica e as coisas vão mudando para todo mundo; a palavra-chave nesse estudo é – maturidade!

Os que partiram para sempre

É muito comum a noite e o dia de Natal serem afetados pela ausência de pessoas da família que partiram para a eternidade. Geralmente sente-se uma dor profunda porque estávamos acostumados a desfrutar aqueles momentos juntos.

Como lidar com esse tipo de circunstância?

Precisamos lembrar que essas pessoas eram, são e sempre serão muito importantes na nossa vida não apenas no Natal, mas em todos os eventos da nossa vida.
Porém, de novo, o Natal é do Senhor Jesus Cristo e precisamos aprender a associá-lo a Ele e àqueles que Ele nos permite compartilhar o Natal.
Essa não é uma tarefa simples e fácil, mas temos que repensar nossas atitudes, a maneira como nós vemos as coisas e as tradições que foram criadas em cima daquilo que não é apenas tradição, mas uma ação concreta de gratidão a Deus pelo nascimento do Senhor Jesus que veio nos trazer, além da salvação, a possibilidade de encontrarmos os nossos queridos outra vez na eternidade.
1Tessalonicenses 4.13–14 NAA
13 Irmãos, não queremos que vocês ignorem a verdade a respeito dos que dormem, para que não fiquem tristes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, na companhia dele, os que dormem.
A Bíblia diz que no Céu não vamos derramar lágrimas, não vamos ter tristeza e nem dor, portanto, cremos que, aqueles que já estão na eternidade com o Senhor Jesus, não têm os mesmos sentimentos que nós aqui e sequer podem nos ver e nos acompanhar.
Mas, se fosse possível nossos entes queridos nos acompanharem desde a glória de Deus,

Como você crê que as pessoas queridas gostariam que você passasse o Natal?

Depois que perdemos meu sogro, uma pessoa muito querida, aprendemos a lidar com a ausência de pessoas queridas e hoje aplicamos a mesma regra para a ausência da minha também querida mãe – nós, sempre que começamos a sentir a dor da saudade, convertemos a atenção e foco para as melhores lembranças que temos deles, especialmente das coisas alegres e engraçadas que vivemos juntos, na maioria das vezes, coisas que eles mesmos faziam e diziam. Então, começamos a rir junto com o choro que geralmente, termina com uma oração agradecendo a Deus pela oportunidade de ter convivido com eles.

Pedir ao Espírito Santo uma maneira de agir m relação a essa dificuldade.

É só a gente pedir ao Espírito Santo para nos dar uma maneira de lidar com essas dificuldades e fazer do limão a limonada. Isso não é motivação apenas, ou utopia, é algo concreto – você pode fazer isso agora mesmo e vai mudar o seu coração, e a sua influência vai mudar a vida de muitas pessoas ao seu redor. Portanto, faça isso hoje mesmo!

Os que não conseguiram chegar

Muitas vezes acontecem impedimentos e aqueles que esperávamos, não conseguem chegar para passar o Natal conosco, ou nós, que esperávamos ir e, infelizmente, por alguma circunstância, não podemos ir.
Nós temos que entender que a vida é assim e voltar a atenção e o foco para a presença do Senhor Jesus e celebrar o verdadeiro sentido do Natal – o nascimento do nosso Salvador!

Os que não quiseram chegar

Infelizmente acontece, e não podemos esconder que, geralmente, nessa época do ano, vemos nos outros muita ingratidão, e nós mesmos também enfrentamos isso.
Muitas famílias experimentam, por ocasião do natal, a tristeza de filhos rebeldes.
Aqueles que deliberadamente não querem estar com você porque estão magoados com você, ou com alguém da família, ou simplesmente, porque o natal em família já não é interessante para eles. Eles querem sua independência e liberdade e crêem que estar com amigos seja mais maduro do que se vincular à família. Tal qual o filho pródigo, alguns não conseguem enxergar o verdadeiro valor da família e quando finalmente percebem, algumas vezes é muito tarde porque já perderam os pais. Outros, porém são tocados pelo Espírito Santo e voltam a desfrutar do amor da família.
Lucas 15.17–18 NAA
17 Então, caindo em si, disse: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! 18 Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor;
Muitas famílias passam por isso, especialmente quando os filhos adquirem uma cultura mais adaptada ao país estrangeiro onde foram morar.

Qual é a solução?

De novo, que o natal é do Senhor Jesus e nada deve roubar dEle o centro da atenção e adoração. Na verdade, é Ele quem pode mudar os corações, e Natal também é momento de intercessão!
Essas circunstâncias trazem frustração e a frustração é um dos melhores sinais emocionais que podem existir. Embora pareçam ser de tristeza, na verdade é um incentivo à maturidade e um convite a rever a situação:

Por que você está triste?

Porque as pessoas queridas não vieram, ou porque você não pôde ir, ou em outras palavras, porque as coisas não aconteceram como você gostaria.
Excelente! Na próxima oportunidade vamos tentar estar juntos de novo, vamos pensar e criar novas oportunidades.
A frustração é boa porque ela não é uma desilusão, ela nos dá a oportunidade de tentar de novo!
Gálatas 6.9 NAA
9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos.

NOVA FASE DA VIDA

Os que tiveram que criar uma nova agenda

Às vezes, são os nossos filhos que precisam se adaptar às suas próprias realidades. Casaram-se, ou mudaram para um pouco mais longe, mudaram de emprego e precisam trabalhar nos feriados, etc.
Talvez, agora, precisem dividir o tempo entre os seus parentes e os parentes do esposo ou da esposa; talvez tenham que passar o Natal com eles.
Cada um de nós precisa ter maturidade para entender que essas são circunstâncias da vida e que elas não são fáceis para lado algum, mas nós podemos fazê-las mais leves através da compreensão, aceitação e deixando os nossos lábios derramarem palavras de bênçãos, de amor e principalmente de incentivo, como:
- Vamos sentir sua falta, mas vamos celebrar com Jesus e alegrar os nossos corações com Ele, nós daqui e vocês de lá, ok?
- Com certeza, muito breve, Deus vai criar oportunidades para estarmos juntos e matar essas saudades de uma maneira muito alegre e feliz.
- Veja pelo lado bom - se estamos incomodados é porque queremos estar juntos - o importante é que nos amamos. Glória a Deus porque somos unidos!
Há pessoas que se casaram e gostariam de passar o Natal na sua casa, o Natal do casal ou só da sua família.
Gênesis 2.24 NAA
24 Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Nós precisamos entender, e aceitar isso como uma coisa também boa porque, afinal, queremos que nossos filhos, nossa família, nossos irmãos em Cristo em geral, tenham famílias unidas e felizes!

FAZENDO FAMÍLIAS FELIZES

Observando os que podemos fazer felizes nesse Natal

Quando não podemos passar o Natal com nossos familiares, ou mesmo quando podemos, muitas pessoas podem ser impactadas e ficar muito felizes com apenas um gesto da nossa parte.
- Que tal juntar nossas famílias na noite de Natal?
- Que tal almoçarmos juntos nesse Natal?
Muitas famílias estão a sós e gostariam de agradecer a Deus com outros irmãos na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
Alguns chegaram recentemente do Brasil, outras mudaram este ano para perto de nós, outros são solteiros e não têm parentes por perto, e muitas outras coisas podem estar acontecendo e há sempre alguém precisando sentir o amor cristão que está nas suas vidas – o poeta escreveu:

“Há sempre alguém sozinho, precisando de um amigo, toque por mim, Espírito Santo, toque por mim.”

Não perca essa oportunidade de imitar ao Senhor Jesus e exercitar o dom da hospitalidade.
Àqueles que nunca tiveram a oportunidade de fazer feliz o Natal de outrem, recomendamos fazê-lo como um oferecimento ao Senhor Jesus Cristo. Tenho certeza de que a experiência será muito boa e amplamente recompensada pelo Senhor Jesus. Lembre-se:

Natal é tempo de ser feliz e fazer gente feliz

foi exatamente para isso que o Senhor Jesus veio ao mundo!
Quando Deus proporciona libertação, também promove união. No Egito, antes de saírem da escravidão, os filhos de Israel despediram-se do sofrimento com um lauto banquete – cordeiro assado, com pães ásimos. A palavra de Deus para eles foi – se for muito para sua família sozinha, convide um vizinho, celebre ao Senhor e alegrem-se juntos porque o tempo da partida está muito próximo, a manhã está raiando!
Êxodo 12.4 NAA
4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então o chefe da família convidará o seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas. Conforme o que cada um puder comer, por aí vocês calcularão quantos são necessários para o cordeiro.

FAMÍLIAS MISTAS

Nem sempre é possível ter filhos de famílias mistas para a noite de Natal ou Ano Novo. Essas tensões muitas vezes causam dor e mágoa naqueles que realmente não abraçam o verdadeiro sentido do Natal:

Amor, Perdão, Altruísmo, Benevolência, Benignidade...

Natal é tudo isso e muito mais porque tudo isso é o que meu Jesus é, e se, no Natal a festa é para Ele, então esses ingredientes não podem faltar.
Eu sei que isso não é tão fácil de viver como é fácil de escrever e falar, mas se nós não esticarmos as nossas forças ao máximo, não potencializarmos nossa capacidade de parecer com o Senhor Jesus, nunca seremos maiores e melhores, e nenhum de nós quer ser anão moral, social e, o mais importante – espiritual.

Aproveite o Natal para dar um banho de amor e perdão, de compreensão e consentimento, de abnegação e de mudar os planos sem ressentimento.

1Coríntios 13.2 NAA
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
No final das contas, Natal é todo dia e com essas atitudes no coração, prepare-se para ter surpresas e ver dias muito felizes com oportunidades só suas, com os que você ama durante o ano inteiro.

CONCLUSÃO

Nesse Natal, vamos celebrar o Natal do Senhor Jesus Cristo, não o Natal do nosso jeito, do nosso gosto, das nossas expectativas e da nossa satisfação própria.

Vamos antes pensar no Senhor Jesus, vamos nos aproximar mais dEle e procurar saber como Ele gostaria que fosse a nossa atitude neste Natal de 2020.

Que presente Ele gostaria de receber de você e da sua família?

Que adoração, traduzida em atitude e ação, honraria o nome dEle diante de Deus e diante dos homens?

Celebre o Natal, dê presentes, receba presentes, alegre-se, abrace o quanto possível, mas acima de tudo louve, adore e confesse em alta voz que o Senhor nosso Deus é maravilhoso e que foi Ele quem enviou a salvação da nossa vida na pessoa querida do Senhor Jesus Cristo!
Merry Christmas!
Em Cristo,
Joel Freire Costa Pastor
Dezembro 2020
Related Media
See more
Related Sermons
See more