QUAL É O SEU NOME?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Qual é o significado do seu nome? Na nossa cultura o significado do nome não tem tanta impância. Mas, nos tempos bíblicos o nome dizia quem a pessoa era. O texto que lemos nos fala do nascimento de um menino, o qual nasceria em um contexto de guerra, e esse menino salvaria seu povo. Ezequias, Filho de Acaz, que apontaria para Cristo. Veremos o nome do menino.
I. Maravilhoso Conselheiro.
I. Maravilhoso Conselheiro.
O que significa Maravilhoso neste texto? Precisamos analisar isto. Esta palavra Maravilhoso aqui significa aquilo que causa espanto e louvor.
Esta palavra no Antigo Testamento enfatiza a limitação da compreesão e da capacidade humana . No contexto dos livros de sabedoria, signifca os fenômenos da vida que são “maravilhosos demais” para serem entendidos ( Pv 30. 18, 19).
Esta palavra também foi usada para expressar o templo salomônico ( 2Cr 2.9 ). Usado em contextos de libertação ( Mq 7. 15), na travesia do Jordão ( Js 3.5 ), no louvor de individuos crentes ( Sl 9 .1)
Deus é o unico, segundo os salmos, que opera maaravilhas ( Sl 136. 4).
O texto afirma que ele é Conselheiro que causa espanto pela sua capacidade. Sua sabedoria em aconselhar é espantosa. O menino que nasceria seria cheio de sabedoria para aconselhar ( Lc 2. 40).
Aplicando este texto a Cristo, percebemos que Ele ( Jesus) tem todas as prerrogativas para aconselhar a humanidade ( Is 11. 2, 1Co 1. 24 Cl 2.3 )
Aplicação:
Se você estiver perdido, Ele diz eu “sou o caminho”. Se você está sendo enganado ele diz “ Eu sou a verdade”, se você está morto espiritualmente, ele diz “ eu sou a vida”, se você estiver preso, ele diz “ Eu sou a porta”. Se você estiver sedento, ele diz eu sou a “água da vida” , se você estiver com fome, ele diz “ Eu sou o pão vivo que desceu dos céus”. Para aqueles que estão cansados ele diz “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”.
Não deveríamos tomar nenhuma decisão antes de falar com Ele. Não deveríamos dá nenhum passo sem falar com Ele ( Is 28. 29). Se você entrou aqui e precisa tomar uma desição séria em sua vida, fala com Jesus. Abra seu coração para Jesus. Esse Conselheiro Maravilhoso nos conhece perfeitamente e tem conselhos maravilhosos porque ele também é uma pessoa maravilhosa.
II. DEUS FORTE.
Nós sabemos que nenhuma rei na história de Israel poderia ter esse título. “El Gibbor” “Deus forte” é um título divino. Somente um Deus pode ter esse título. É o guerreiro divino, é o herói divino, é o valente, o forte.
O grande imperio Assírio, invadiria Israel ( Is 8), e a pergunta é essa: Quem poderia salvar o povo de Deus? Quem socorreria a nação? Resposta: O menino que nasceria! O menino que nasceria é a resposta para a ameaça. A Assíria fica no Norte, onde hoje é o Iraque, e sua capital nessa época era Assur, nome do seu deus. Em 721 a nação de Israel seria escrava dessa nação impía. O menino que nasceria era a esperança.
O menino que nasceria, quebraria o julgo ( Is 9. 4) a guerra e seus sofrimentos, terá um fim ( Is 9.5) Por quê? Is 9.6.
4. Nosso Deus é descrito como o Deus que vence nosas guerras ( Sl 46, 24 7,8, Ex 15.3 ).
Aplicação:
Deus venceu o Egito e todos os seus deuses. Deus venceu todas as nações cananeias e seus deuses. Deus venceu a cruel Assíria, Deus venceu a pomposa Babilônia, com seus jardins suspensos, uma das 7 maravilha do mundo antigo, Deus venceu os Medos- Persas, Deus venceu Alexandre, o Grande e sua Grécia, Deus venceu o Império Romano e sua tentativa de destruir o Cristianismo. Tanto Deus como Jesus, são chamados de o TODO-PODEROSO (pantokrátōr), uma referência à supremacia universal e sua soberania. Ele faz o que quer, com quer quer, como quer. Deus usou todas essas nações para cumprir seus desígnios. E aí, vem você me dizer que Deus não pode mudar nada em sua vida, sem sua permissão, porque você tem livre- arbítrio.
A história biblica termina revelando que Deus é Todo poderoso ( Ap 1.8; 4.8; 11.17; 15.3; 16.7, 14; 19.6, 15; 21.22). Jesus como o Deus forte vendeu o inferno e os demonios ( Cl 2. 15)
Jesus é o capitação da nossa salvação que vence nossas batalhas e guerras.
III. Pai da Eternidade.
III. Pai da Eternidade.
Já foi dado o título de Conselheiro, de General, agora, temos o título de pai. Ele é pai da Eternidade. Para os judeus pai significa originador, O menino que nasceria seria o orginador da eternidade. A Bílbia fala de um céu eterno. Fala de uma salvação eterna e de uma vida eterna. Mas, antes de tudo isto, o menino já existia, ele é o pai da Eternidade ( Sl 90. 2 Jo 8 58, Jo 1. 1-3, Cl 1. 17).
Ilustração: O que´é a eternidade?
Aplicação: Jesus não foi um ser criado como pregava o Arianismo e como ensinam as testemunhas de Jeová, e nem é o Arcanjo Miguel como ensina essa mesma seita. Ele tem atributos de eternidade. Somente um ser eterno pode nos da´a vida eterna ( Jo 10 28, Jo 3. 36, 6. 47 ). A vida eterna é uma vida que nunca terá fim. Desfrutada pelo eleitos de Deus. Onde passaremos a eternidade? O pai da eternidade nos convida a pensar e a refletir sobre nosso futuro.
IV. Principe da Paz.
IV. Principe da Paz.
A tão sonhada paz surgiria com a chegada e nascimento de um menino ( Is 9. 7). O termo hebraico Shalon idica não apenas ausência de guerras, mas uma condição de bem- estar espiritual, harmonioso. Davi como Rei de Israel, derramou muito sangue para conseguir a estabilidade de uma nação., mas o Rei que nasceria, ele traria completa paz para a humanidade.
Aplicação: “Quando Jesus nasceu, os anjos cantam: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” ( Lc 2. 14, Jo 14. 27, Ef. 2. 14, 15, 16, 17)
O que tem tirado nossa paz?
Uma doença? Uma depressão? Um ameaça? Sua vida espiritual? O principe da paz está aqui.