UMA VIDA VIVIDA NO ESPÍRITO Rm 8 5-8
Sermon • Submitted
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
UMA VIDA VIVIDA NO ESPÍRITO Rm 8 5-8
UMA VIDA VIVIDA NO ESPÍRITO Rm 8 5-8
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
O poder da santificação permite que os crentes desfrutem do ministério do Espírito, que dá segurança de vitória na vida cristã (8.1–39).
• A vida em submissão ao Espírito traz liberdade da possibilidade sempre presente de controle pela natureza humana pecaminosa (8.1–11).
• A base da libertação dos cristãos não é a Lei enfraquecida pela carne, mas a morte vicária de Jesus Cristo aplicada pelo Espírito que neles habita (8.1–4).
• O processo de libertação do cristão é a superação da mentalidade carnal que conduz à morte pela mentalidade espiritual que conduz à vida (8.5–11).
• Uma mente inclinada para a carne está em oposição a Deus e em conflito com ele (8.5–8).
• Uma mentalidade controlada pelo Espírito traz harmonia com Deus por meio da justiça (8.9–11).
O APOSTOLO TRAÇA UM PARALELO ENTRE AQUELES QUE SÃO GOVERNADOS PELO ESPÍRITO E AQUELES QUE SÃO GOVERNADOS PELA CARNE.
DE UM LADO MORTE, INIMIZADE CONTRA DEUS, UMA VIDA QUE DESAGRADA A DEUS
DO OUTRO LADO VIDA E PAZ, AMIZADE COM DEUS, UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS.............
4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
ser cristão é passar pela maior transformação que um ser humanos pode passar.
a Bíblia chama de nascer de novo; receber nova natureza, receber semente divina, nascer do alto, nascer de Deus, receber um novo coração, ser uma nova criatura;
´pra entrar neste reino tem que nascer de novo;
se somos Cristãos uma poderosa obra esta sendo executada dentro de nós pelo Espírito Santo;
HÁ UMA IMENSA DIFERENÇA ENTRE UM CRISTÃO E UM NÃO CRISTÃO, ENTRE OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO.
NESTE TEXTO É TRAÇADO A DISTINÇÃO ENTRE UM CRISTÃO E O NÃO CRISTÃO.
entre aqueles que se inclinam para a carne(NÃO CRISTÃOS) e aqueles que se inclinam para o Espírito(CRISTÃOS).
EM QUAL GRUPO VOCÊ ESTA?
A MANEIRA QUE VOCÊ VIVE, AS COISAS QUE LHE DÃO MAIOR PRAZER, O QUE GOVERNA SUA VIDA, DIZ MUITO A SEU RESPEITO
OS QUE ANDAM SEGUNDO O ESPÍRITO
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
OS NÃO CRISTÃOS “se inclinam para a carne”; CARNE:(sarx). REALIDADE ANTAGÔNICA CONTRA DEUS;
O NÃO CRISTÃO É GOVERNADO POR UMA FORÇA CONTRARIA A DEUS;
VOCÊ não precisa fazer nada para ser governado pela natureza pecaminosa, basta nascer; por natureza todos somos assim;
SEUS PENSAMENTOS....., VONTADES...., DESEJOS....., INCLINAÇÕES....., SEU PRAZER..... SÃO GOVERNADOS POR UMA NATUREZA(UMA FORÇA ATUANTE) CONTRÁRIA A NATUREZA DE DEUS.
As pessoas que se inclinam para a carne tem sua mente, vontade, afeições inclinadas aos desejos pecaminosos. Esta é disposição básica de todos aqueles que estão separados de Cristo. Mas os que se inclinam para o Espírito, tem sua mente, vontade e afeições governadas pelo Espírito. São inclinados a coisas santas.
Col 3.25 1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. 5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 7 . 8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. 15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. 19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. 20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. 21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. 22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
GOVERNADOS POR ESSA NATUREZA CORROMPIDA O SER HUMANOS ERRA:
quanto a pessoa de Deus;
quanto a si mesmo;
quanto a maneira de viver;
quanto ao sentido da vida;
RM 8.6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
VIVER SEGUNDO A NATUREZA CARNAL(NATUREZA CAÍDA CONTRÁRIA DEUS) DÁ PARA A MORTE;
O contraste continua entre os que andam na carne e os que andam no Espírito. Não é possível esta dos lados. Ou estamos do lado de Deus ou da natureza pecaminosa
lei do pecado e da morte Rm 8.2
separação eterna de Deus;
condenação eterna
uma vida sem Deus, uma eternidade sem Deus. Miséria eterna;
Não terá o mesmo destino aqueles que andam no Espírito. Estes desfrutam de vida e paz. Ele desfrutam da comunhão com Deus, que é maior tesouro do cristão.
A palavra vida traz a ideia de absoluta plenitude da vida. Vida que pertence a Deus e nos dada através de Cristo. Vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre.
[1] Paz traz ideia de estado tranqüilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de Deus e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe. Estado de bem-aventurança de homens justos e retos depois da morte[2](Salmo 4.8; 119.165;; Lucas 1.79; 2.14; João 14.27; Romanos 5.1; 14.17; 15.13, 33; Filipenses 4.7).
Os que estão em Cristo estão em paz com Deus. Ainda que neste mundo padeceremos muitas aflições, lutas e dificuldades, sabemos que o Senhor age em todas as coisas ao nosso favor, sejam boas sejam ruins.
Já os que são governados pela carne são inimigos de Deus. Eles tem uma mentalidade que é hostil a Deus. Tal mente é centrada em si mesma não pode nem quer se submeter à lei de Deus. Qualquer disposição de obediência à lei de Deus é uma impossibilidade para aqueles que estão “na carne”. Eles não podem agradar a Deus.
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
AQUELE que rejeita a lei de Deus, o governo de Deus, os mandamentos de Deus......REJEITA O PRÓPRIO DEUS;
o texto não somente afirma que por natureza somos inimigos de Deus, e que rejeitamos sua lei, seu governo, o texto também diz que essa é uma condição que não podemos mudar;
não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. O homem não pode fazer nada para mudar sua condição.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
POR NATUREZA SOMOS INIMIGOS DE DEUS, ESTAMOS DESTINADOS A CONDENAÇÃO ETERNA;
NÃO PODEMOS SAIR DESSA CONDIÇÃO, A MENOS QUE SEJAMOS AJUDADOS, ESTAMOS PERDIDOS;
POR ISSO O APOSTOLO INICIA ESTE CAPITULO AFIRMANDO:
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
DEUS FEZ O QUE NOS NÃO PODÍAMOS FAZER.
POR ISSO MENSAGEM DO EVANGELHO É A MENSAGEM MAIS IMPORTANTE DA TERRA;
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
a mensagem do evangelho é a única mensagem de esperança para o mundo caído
rm 89 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
4.“O Espírito ressuscitará nossos corpos mortais...(v10-v11)”.
Há uma intima relação entre o Pai, Filho e Espírito na obra de salvação, o crente torna-se a morada de ambos. Os termos “Espírito”, “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo”, “o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos” e “o Espírito que habita em vocês” se referem ao mesmo Espírito Santo. A variedade de títulos não é, de modo nenhum, sem sentido. Indica a gloriosa unidade existente entre Pai, Filho e Espírito Santo, unidade não só de essência (unicidade ontológica), mas também de operação no interesse de nossa salvação.
[1] O fato de estarmos unidos a Cristo e o Espírito de vida estar atuando em nós, não anula o fato de nosso corpo físico estar debaixo das consequências do pecado. Mesmo que sejamos verdadeiros cristãos, sofreremos envelhecimento e morte física. A criação original não conhecia a morte. A morte só se tornou uma realidade devido ao pecado. A morte do corpo é o salário do pecado (Rm 5.12, 6.23).
O apostolo continua mostrando o contraste entre o pecado e o Espírito. “Mas o Espírito é vida, por causa da justiça.” Ainda que nós cristãos sofremos em nosso corpo as consequências do pecado, temos da parte de Cristo provisão neste aspecto. O Espírito de vida que está em nós, garante a anulação da morte, por meio da ressurreição. Jesus é a ressurreição e a vida (Jo 11.25).
Esta graça vem até nós por causa da justiça. Ou seja, por causa da obra redentora de Cristo a nosso favor. Se estamos unidos a Cristo, venceremos a morte, porque Cristo venceu a morte.
Somos filhos de Deus, porque Ele é filho de Deus. Somos amados, porque Ele é amado. Estamos assentados nos lugares celestiais, porque Ele estamos assentado nos lugares celestiais.
O mesmo Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, vivificará nosso corpo mortal. Deus é o agente de nossa salvação. Isso nos dá segurança e certeza.
Nosso corpo mortal será vivificado. Deus nos trará a vida, ressuscitará nossos corpos. Mas estes não mais serão mortais, eles serão vivificados. A Palavra vivificar, no grego ζωοποιεω, não significa apenas trazer à vida. Também traz a ideia de gerar ou dar à luz a uma nova vida, fazer viver, tornar vivo, dar a vida. Pelo poder espiritual, despertar e revigorar revestido com novos e maiores poderes de vida[2]. Receberemos um corpo de glória.
35 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm? 36 Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; 37 e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. 38 Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado. 39 Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes. 40 Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres. 41 Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor. 42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. 43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 48 Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.
50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita:
Tragada foi a morte pela vitória.