NINGUÉM É COMO NOSSO DEUS
SALMO 139 • Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O ano de 2020 deixou claro que o ser humano, por mais que desenvolva as suas capacidades, ele é um ser limitado. Não houve conhecimento antecipado de forma suficiente para prever o que ocorreria, todos foram pegos de surpresa. Não houve poder suficiente para evitar as muitas mortes e tragédias ocorridas. O mal, a perversidade continuaram a existir nesse último ano, e nós não conseguimos acabar com ele. E quanto a cada um de nós? talvez você tenha sido supreendido consigo mesmo, você descobriu que estava errado sobre coisas que você achou que estava certo.
O que esperar do ano de 2021? Quem de nós pode se levantar e dizer que conhece tudo o que acontecerá neste ano? Quem de nós poderá estar em todos os lugares ao mesmo tempo neste próximo ano e como um super herói das estórias em quadrinhos impedir coisas ruins de acontecerem? Quem de nós tem o poder para fazer isso? A resposta é clara: NÃO.
O que fazer então? devemos começar o ano cheio de temores e desnorteados? O Salmo 139, um salmo de Davi, com toda a certeza, responde essas perguntas, pois ele nos ensina sobre um Deus iniguálavel, que conhece todas as coisas, que está em todos os lugares ao mesmo tempo, que tem todo o poder, que destrói o mal e que nos conhece melhor do que nós mesmos.
Eu quero falar com os irmãos nesta noite sobre uma verdade extremamente importante, a de que ninguém é como nosso Deus.
Nós vamos seguir a divisão que o texto hebraico originalmente traz, uma divisão que mostra o salmista falando a respeito da natureza de Deus nos v.1-18, e depois dos v. 19-24 o salmista reage a reflexão feita a respeito de Deus.
O CONHECIMENTO DE DEUS (v. 1-6)
O CONHECIMENTO DE DEUS (v. 1-6)
Nesses primeiros seis versículos Davi destaca algo a respeito de Deus, este algo é o conhecimento que ele possui. Entre nós seres humanos é comum encontrarmos diferença no nível de conhecimento, alguns possuem mais conhecimentos do que outros, alguns conhecem mais determinadas coisas do que outros, mas o nosso conhecimento, por maior que seja, é e sempre será limitado. Mas o conhecimento de Deus não possui limites, ele é perfeito, ele é infinito.
Davi descreve nesses versículos verdades como: o conhecimento de Deus alcança o nosso intimo v. 1 (sondar significa que Deus conhece o nosso interior, o nosso coração, ele nos esquadrinha); o conhecimento de Deus abrange tudo o que fazemos de dia e de noite (v.2-3); o conhecimento de Deus abrange até mesmo as palavras que ainda nem falamos (v. 4). Davi entendia que esse conhecimento o cercava por todos os lados (v. 5), não havia nada que pudesse acontecer ou que Davi pudesse fazer que ficasse escondido de Deus, pois o seu conhecimento é perfeito. Olhar para esse conhecimento levou Davi a se maravilhar (v. 6), o que traz a ideia de algo que está longe do nosso alcance, é incompreensível.
De fato, essa também deve ser a nossa reação, mas ela deve ir além de uma admiração somente, entender a respeito do perfeito conhecimento de Deus deve influenciar a nossa vida, o que pode ocorrer de diversas formas, mas eu queria destacar duas:
O ano de 2021 se inicia, e nós não sabemos o que vem por ai, isto pode gerar em nós medo, desânimo e ansiedade. Diante disso, precisamos lembrar que Deus conhece perfeitamente cada detalhe do ano de 2021, e ele conhece não porque viu, mas porque ele determinou. O A.T nos revela um Deus que anuncia todas as coisas antes delas acontecerem(IS 46: 9-10); e o N.T nos mostra o Senhor Jesus, que ao anunciar as coisas que iriam acontecer aos seus discípulos (JO 16: 30) ao mostrar o seu conhecimento a respeito do coração humano, é este Deus onisciente, cujo conhecimento é perfeito e infinito. Saber disso nos traz paz e segurança para cada dia dos próximos anos.
Em segundo lugar saber que o Senhor conhece todas as coisas, nos faz refletir sobre a maneira com que temos vivido. Apenas saber teoricamente a respeito do conhecimento perfeito de Deus não é suficiente, isto não traz somente paz e segurança, mas isto também nos deixa um alerta, um alerta a respeito dos nossos pensamentos, das nossas motivações, daquilo que muitas vezes escondemos dos homens por não falarmos ou colocarmos pra fora. Deus sonda os nossos corações, nós estamos cercados por esse conhecimento. Que esta verdade desperte em nós o maravilhar-se, mas também influencie o nosso modo de viver nesse próximo ano.
O pai não conhece o pensamento do filho; o filho não conhece o pensamento do pai. O marido não conhece o pensamento da esposa, e nem a esposa o pensamento do marido, por mais que se amem. Mas Deus conhece os nossos pensamentos e tudo o que está dentro de nós.
A PRESENÇA DE DEUS (v. 7-12)
A PRESENÇA DE DEUS (v. 7-12)
A Polícia Federal é uma instituição altamente respeitada em nosso país, ela dispõe de alta tecnologia e mão de obra capacitada para poder lidar com diversos tipos de situações. Mas, vire e mexe recebemos notícias de criminosos que escapam, pelo menos por um tempo, das investigações e buscas da Polícia Federal. Isto não ocorre somente no Brasil, mas também em outros lugares. Obviamente um dos fatores que levam a isso é o fato da Polícia não poder estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
Nos versículos 7-12 Davi fala de fuga, esconder-se, ocultar-se. Mas nesses versículos, diferente do que pode acontecer com a Polícia, Davi está falando de um Deus que está presente com todo o seu ser, em todos os lugares ao mesmo tempo. Observe como Davi faz uso de uma linguagem que envolve os extremos, mostrando a impossibilidade de fugir da presença de Deus: céu e profundo (sheol) abismo (v. 7-8); leste e oeste (v. 9-10); escuridão total (v. 11-12). A fulga é impossível. Logo, a pergunta que Davi faz no v. 7 tem como resposta um Sonoro Nenhum lugar.
É interessante lembrarmos que desde a queda, se tem algo que o homem tem tentado sempre fazer é fugir de Deus. Mas essa é uma tentativa inútil, e ela é inútil nesta vida e na por vir: pois enquanto os salvos desfrutarão da presença bondosa e graciosa de Deus, os ímpios desfrutarão da presença de Deus com toda a sua ira santa.
Não sei quantos dos irmãos aqui conhecem ou já ouviram falar de uma expressão que foi muito utilizada pelos reformadores: coram Deo. Esta expressão tinha como significado o fato de que toda a nossa vida se passa diante de Deus. Você já parou pra pensar nisso? Você já parou pra refletir sobre a verdade de que cada segundo de sua vida, não importa a hora ou o lugar, se passa diante da presença daquele que é três vezes Santo? Qual o impacto que isso causa em você? Abra comigo em Jeremias 23: 23-24. Qual o impacto desses palavras na sua vida? Nós nos acostumamos tanto com essas verdades, que passamos a tratá-la de forma superficial: Gostamos de dizer aos outros “Deus está vendo hem”, mas não pensamos corretamente sobre isso.
Para te ajudar a refletir sobre essa verdade, sobre o atributo da Onipresença de Deus, eu quero deixar aqui duas coisas importantes:
Atente para sua vida, cuidado com aquilo que você tem feito, com a forma com que você tem agido. Há coisas que fizemos, coisas que estamos fazendo ou talvez até pretendendo fazer, que nós teríamos vergonha de mostrar aos outros (que são pecadores também), mas as vezes parece que nós não temos vergonha de faze-las na presença de Deus. Deus não está presente apenas aos domingos, ele está presente todos os dias e todos os momentos. coram Deo.
A onipresença de Deus é para nós um conforto e segurança. Esta presença não é somente no espaço de todo o universo, mas ela é uma presença conosco. Jesus disse: Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Jesus esteve presente em todos os momentos e lugares durante toda a história até aqui, ele continuará a estar presente em todos os lugares e momentos no ano de 2021. E este Deus onipresente prometeu estar com você. Isto lhe traz conforto? Isto lhe traz segurança? Que neste ano você confie cada vez mais naquele que preenche todo o universo.
O PODER DE DEUS EVIDENCIADO NA NOSSA CRIAÇÃO (v. 13-18)
O PODER DE DEUS EVIDENCIADO NA NOSSA CRIAÇÃO (v. 13-18)
Pense comigo na seguinte situação: se os mais sábios do mundo se reunissem e trabalhassem juntos, mas não possuissem poder para agir da maneira que quisessem, isto adiantaria muita coisa? Não, inclusive os sábios teriam que se sujeitar ao poder daqueles que talvez não sejam sábios como eles. Isto significaria que nós teríamos um certo conhecimento, uma presença de pessoas sábias juntas, mas além do conhecimento e da presença serem limitados, não haveria poder suficiente para agir.
Mas quando se trata de Deus, o que nós temos é um conhecimento perfeito (1-6); uma presença perfeita (7-12); e também todo o poder em mãos (13-18). De forma mais específica, Davi vai mostrar como esse poder é evidenciado na criação do próprio Davi, ou melhor, na criação do ser humano, ou seja, isto que Davi diz nesses versículos não é sobre ele, mas é sobre cada um de nós. A respeito de como o poder de Deus se revela na nossa criação, Davi diz:
Deus nos formou, ele é aquele que nos teceu perfeitamente ainda no ventre de nossa mãe. Meu irmão, olhe para a complexidade do corpo humano, para as suas bilhões, trilhões de células. Olhe para o nascimento de uma criança, desde a concepção até a hora do parto. A ciência ainda engatinha e se surpreende com cada descoberta do corpo humano, isto é assombroso, Davi sabia disso e se maravilhou (v. 14). O responsável por tudo isso é Deus, mas não um deus qualquer, e sim o Deus que tem todo conhecimento, toda sabedoria, está em todos os lugares e, tem todo o poder. É uma clara demonstração da depravação humana quando homens olham para a complexidade do ser humano e dizem que isto é obra do acaso, ou de um processo de evolução ou coisas semelhantes.
Davi também mostra que Deus nos viu antes de estarmos formados, e que todos os nossos dias, toda a nossa história já estava nas mãos dele, não só por conhecê-la, mas por determiná-la. Deus não é um mero expectador da história (deixa eu olhar para o dia 10 janeiro de 2021 e ver o que os membros da Antioquia irão fazer), Deus escreveu, determinou a história. Uma verdade difícil de lidar, mas é o que a Palavra de Deus ensina.
Diante de tal grandeza, Davi não poderia ter outra reação senão exaltar a Deus, e é o que ele faz nos v. 17-18 concluindo essa primeira parte.
Neste ano de 2021 lembre-se que este Deus , aquele que te teceu ainda no ventre de sua mãe, aquele que escreveu a história (nascimento, morte, ressurreição e retorno de Jesus), determinou cada um dos seus dias, ainda é o Deus que tem todo o poder. Crer nisso o fará viver e enxergar este ano de uma forma totalmente diferente, independente do que aconteça.