UM OLHAR PARA O ÍMPIO; UM OLHAR PARA DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

I. UM OLHAR PARA O ÍMPIO ( 1- 4).

Vejamos aspectos do seu carater.
V.1 Seu pecado é Intrínseca ( no coração). Há uma voz gritante no seu coração. E aqui não é a voz do ateu. Porque o ateu diz no coração que não há Deus ( Sl 14. 1), aqui é um situação pior. Ele sabe que Deus existe, porém, ele ouve a voz da trasgressão. Aqui enfrentamos mais uma vez o problema do coraçao.
Aplicação: Devemos cuidar do coração ( Mt 15. 19, Pv 4. 23).
2. V. 2 Ele exclui Deus do Horizonte da sua vida. Paulo cita esse verso em Rm 3. 18 , como razão de uma série de pecados que eles cometem ( Rm 3. 13- 18).
3. V. 3. Ele tem auto -satisfação na sua vida de pecados - ele é elogiado pelo seu próprio erro, é um reflexo do seu próprio coração enganoso ( v.1). Ele se engana quanto a natureza e conseguências dos seus erros. Ele também passa por um auto -engano. Acha que seu pecado nunca será descoberto, nunca será revelado, ledo engano ( Rm 1. 21).
Aplicação: Muitas pessoas pecam no privado, achando que nunca serão descobertos, que nunca serão vistos, que nunca serão flagados. É uma grande ilusão pecar e continuar no pecado. Pecador se recusa a aceitar a sabedoria, se recusa a aceitar o entendimento, se recusa a aceitar a palavra Deus ( Pv 15. 3). O pecador sempre se engana ( Is 44.20).
4. ele comete pcados na sua fala, como conseguências de um coração que ouve à voz da trasgressão ( MT 12. 34 ) Ele rejeita toda a sabedoria e conhecimentos. Ele já deixou a sabedoria, já deixou o conselho, já deixou a Instrução, já deixou as Escrituras, já deixou a coerência, vive para si mesmo.
5. Seus projetos são malgnos. no recôndito do seu quarto ele praneja as piores coisas. Ele vai dormir pensando no seu pecado, como nutrir seu pecado, acorda pensando no seu pecado, maquina o mal. Ele vive disso. Ele está completamente engajado no mal. Ele renunciou a sensatez e a honradez e vive e de noite, deitado, pedita e planeja um crime ( Mq 2.1) Sl 1 nos fala que nçao devemos nos relacionar com pessoas assim ( Sl 1. 1 ).
Aplicação: basta lermos as notícias:
“Jovem, estudante de medicina, esfaquea a mãe com uma faca da cozinha e, enquanto a vítima ainda estava viva, abriu o corpo e arrancou o coração , os pulmões e os intestinos”.
“ Jovem mata a mãe com 118 facadas e liga para a polícia confessando o crime”.
“ Adolescente de 13 anos mata o próprio pai porque se apaixonou pela madrasta”.
“ Homem é preso suspeito de estuprar a enteada de 10 anos e matar o irmão dela”.

I. UM OLHAR PARA DEUS ( 5- 12).

Há um agudo contraste entre o impío e Deus, há uma mudança extraordinária a partir do verso 5. Quando o Salmo fala da benignidade de Deus, nós podemos traduzir como graça de Deus. Aqui vai falar sobre a graça de Deus. A exaltação e celebração da graça de Deus.
Aplicação: É assim, não dá para vivermos apenas olhando para o ímpio. é necessario olhar para Deus (Hb 12. 2).
2 Enquanto a voz de transgressão está no coração do ímpio, a graça de Deus chega até os céus. Vemos aqui elementos da Aliança de Deus com o seu povo ( justiça, fidelidade e juízo). E outro detalhe importante da Aliança, Deus preserva os homens e animais. Deus prometeu preservar os homens e os animais no Diluvio ( Gn 8. 21, 22). Deus nunca destruirá os animais e os seres humanos que criou.
Aplicação: Deus vela por sua palavra para cumprir. Deus cuidará de todos nós.
3. Como os homens crentes reagem ao que Deus fez com sua aliança ( v. 7). A graça é preciosa ( Sl 63.3 ). Exalta a graça. Ele se rende a graça . Ele admira a graça.
Aplicação: A graça de Deus deve causar em nós certos espantos. Devemos admirar o que Deus fez na Cruz!
O salmista percebe que os homens se refugiam em Deus. Deus acolhe aqueles que são seus, como um ave, a galinha que acolha seus filhotes. A imagem é linda. Os que confiam no SENHOR são como um filhotinho de passáro que se oculto sob as assas de sua mãe ( Mt 23. 37, Sl 91.1).
4. Quando olhamos para Deus, somos saciados na casa de Deus ( v. 8). Na casa de Deus tem fartura. Simbolo de fartura. Aqui temos uma alusão ao sacrificios do Templo. O sangue e gordura eram oferecidos a YHWY ( Lv. 3. 17), mas, o melhor era dado aos levitas de Deus, o restante eles podiam comer, saborear aquela comida maravilhosa ( Sl 23.1).
5. Alem disso, há um manacial, há delícias, Deus lhes dá de beber
Aplicação: É impossivel sermos saciados espiritualmente longe da casa de Deus! Aqui é o lugar de matar a fome de Deus. Ser alimentado pela palavra de Deus. O banquete espiritual é servido para os eleitos ( Jo 7. 37, 38).
6. O manancial está no próprio Deus. Spurgeon disse que essas são as palavras mais bonitas do AT. Tudo se origina dele, tudo vem dele, nossa existência, nosso sustento, nossa salvação ( Atos 17. 25, 28).
Related Media
See more
Related Sermons
See more