Paz em meio a Tribulação

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 73 views
Notes
Transcript
Handout

5 1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Esboço – Nathan P. Külkamp
Texto: Romanos 5.1-5
Tema: A paz em meio a tribulação
Ideia Central: A paz só é alcançada com a justificação mediante a fé, com ela podemos passar pelas aflições.
Proposição: Demonstrar que nossa paz não está firmada em algo terreno, gerar esperança aos que ouvem.
Introdução: Os últimos números da pandemia que estamos passando são estes, um pouco mais de 75 milhões de contaminados e mais de 1 milhão e meio de mortos. 191 países afetados
Transição: Como ter paz e esperança em meio a pandemia?
Contexto: Um dos temas centrais da carta de Romanos é a Fé, e a justificação que obtemos por meio dela (Rm 1.17 – O justo viverá por fé), aqui no capítulo 5 vemos que Paulo nos mostra uma das bençãos que alcançamos por essa fé e justificação.
Esboço:
1. Justificação
O que é a justificação?
Quando olhamos o termo justificação temos que lembrar do termo justiça, que segundo o dicionário significa:
Justiça: Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto.
Romanos 6.23  porque o salário do pecado é a morte.
Romanos 3.23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus
Se todos vocês pecaram e a recompensa deste pecado deve ser a morte, Deus seria justo se condenasse todos vocês a morte.
Romanos 3.24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus
Cristo pagou o nosso salário, com Ele nós fomos então justificados, tornados justos.
I. Fé
Segundo o texto de Romanos 5 e os outros que já lemos podemos perceber que essa justificação só ocorre através da Fé em Cristo e em Seu sacrifício por nós. Só assim o pecado pode ser limpo de nosso coração.
II. Paz com Deus
E é essa justificação que nos leva então a finalmente ter a paz com Deus, quando imersos em pecados, estávamos em guerra com Deus, afastados DEle, Deus é Santo e nosso pecado nos afasta DEle pois Ele não pode conviver com esse pecado, mas agora pelo sacrifício de Jesus naquela cruz temos a paz e a comunhão com Deus e podemos nos achegar a Ele.
III. Graça
Tudo isso nos revela a sua imensa Graça, seu favor imerecido, Deus nos oferece a fé
Efésios 2.8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus
E voltando ao nosso texto de Romanos 5 vemos que é essa justificação, fé e graça que nos dão firmeza para ter esperança
2. Esperança
Dicionário Esperança Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de realizar ou suceder.
Confiança de que algo bom acontecerá (esperança de se curar).
Crença de que um desejo se torne realidade (esperança de casar).
Mas como podemos ter esperança em meio a todos esse estado que temos passado de pandemia?
I. Tribulação
Vou contar uma história pessoal para vocês, uma vez eu morava em uma cidade chamada Atibaia, fica no interior do estado, nessa cidade, há uma grande montanha e no alto dessa montanha há uma grande pedra, por isso o nome da montanha é justamente pedra grande. Eu já havia ido diversas vezes de carro para o alto dessa montanha, dava algumas em torno de 1 a 2 horas de carro para subir até o topo, o caminho é bem difícil, mas dá para ir e lá em cima é lindo, da para ver toda a região e é tão alto que dá para ver até o estado de Minas Gerias com um bom binóculo.
Mas além do caminho de carro, dá também para subir a pé, e para isso haviam 3 trilhas, a verde, a amarela e a vermelha.
A verde era a trilha mais fácil, era bem aberta, não tinham muitas pedras, era somente ingrime e longa mas sem muitas dificuldades, a amarela já se tornava um pouco mais difícil, com mais pedras e dificuldades e por ultimo a vermelha, que essa sim era bem fechada, difícil, e com trechos íngremes e quase de escalada, eu nunca havia feito nenhuma delas, mas fui convidado por alguns amigos a acompanhar um grupo de uma igreja e subir com eles, eu tinha bastante experiencia em fazer trilhas, em acampar e por isso me chamaram para ajudar.
Seriam varias horas de caminhada e logo na primeira hora uma menina se machucou, ela torceu o pé, e não tínhamos como voltar, as pessoas que nos levaram até a entrada da trilha tinham ido com os carros até o topo nos aguardar lá, não havia celular na época, então a nossa unica opção era continuar subindo devagar.
O problema é que todos continuaram subindo e eu fiquei com ela e mais uma amiga dela para socorrer, e quando terminei de enfaixar o pé dela percebi que estávamos sozinhos.
Eu não sabia o caminho, estava com uma pessoa machucada (em certos pontos eu tinha que carregar ela) e não havia como me comunicar.
E para piorar a situação, eu acabei caindo justamente na pior trilha, a vermelha.
Estávamos em uma grande tribulação.
II. Perseverança
Não tínhamos como voltar, não sabíamos o caminho, mas só havia uma opção, subir, olhávamos para cima, e tendo o cume do monte como referencia continuamos a subir, sempre olhando para cima.
Isso é perseverança, continuar, não desistir, persistir.
E olhando para cima, depois de muita luta e suor conseguimos finalmente chegar no topo, nossos amigos já estavam super preocupados, mas chegamos sãs e salvos.
O que isso gerou em mim? Experiencia.
Aprendi o caminho, inclusive o fiz mais diversas outras vezes, aprendi que precisava de mais alguns equipamentos para primeiros socorros, aprendi que não podia confiar em alguns amigos ali que me deixaram sozinho, e na hora do desespero, aprendi a confiar em Deus, pois clamei o caminho todo que Ele me ajudasse a achar a direção certa.
IV. Esperança
A vida ultimamente está como essa trilha que eu fiz, estamos no meio da montanha, alguns estão doentes, alguns sem esperança de que tudo vá passar.
Assim como na trilha, só há uma coisa que podemos fazer, olhar para o alto, sabemos de onde vira nosso socorro, devemos caminhar com perseverança, com animo, com fé.
Nossa esperança não está em um mundo melhor, infelizmente só posso dizer para vocês que só vai ficar pior, mesmo que consigamos vencer essa doença, outras virão, a violência continuará só aumentando, a fome também, a falta de emprego também. Infelizmente nosso futuro não é dos melhores, a própria Bíblia nos diz isso, mas onde temos então esperança?
Olhem o final do versículo 2, nossa esperança está Na glória de Deus.
Nossa esperança não deve estar em uma cura, em um emprego, em um premio da loteria, nossa esperança é la do alto, nossa esperança é que tudo isso vai passar, mas que nosso futuro está garantido.
Fomos justificados, estamos em paz com Deus, nossa esperança é que no final algo maravilhoso nos aguarda, o céu nos aguarda.
É para lá que devemos olhar, é lá que devemos buscar.
Nossa esperança esta nas palavras de Jesus em João 16.33

33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Esse é nosso futuro, aquele que venceu o mundo, venceu as aflições, venceu as tribulações, Ele nos dá a paz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more