Para isso Jesus Nasceu

Natal  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

Introdução

O Natal finalmente está chegando! A cristandade celebra a vinda de seu Salvador, Jesus Cristo. Sem dúvida, esse é um momento muito especial para aqueles que têm fé em Jesus e o amam. Por isso é importante que nos lembremos do que a Bíblia nos fala sobre a vinda do Filho de Deus ou, como preferimos dizer, sobre o nascimento de Jesus. Porque se nos lembrarmos dessas verdades bíblicas, não correremos o risco de celebrar o Natal pelos motivos errados.
João em sua primeira carta faz uma defesa da encarnação do Filho. O ponto de João é afirmar que o Filho de Deus se fez verdadeiro homem: uma pessoa que ele conheceu pessoalmente, a quem ouviu e viu, com quem conviveu e em quem tocou (1Jo 1.1-3). Ele escreve sobre isso para que alegria dos crentes seja complete (1Jo 1.4) e para que eles tenham certeza de que possuem a vida eterna (1Jo 5.13).

Objetivos de João

1. Para que a alegria dos crentes seja completa (1Jo 1.4)
2. Para que os crentes tenham certeza de possuem a vida eterna (1Jo 5.13)
Se pudéssemos perguntar a João: por que o Deus se fez homem, por que o Verbo encarnou ou, usando os termos de João, por que o Filho de Deus se manifestou? Ou, se simplesmente lhe perguntássemos, “por que Jesus nasceu?”, ele nos daria, pelo menos, quatro razões:

“Para tirar os nossos pecados” (1Jo 3.5)

Um anjo disse a Maria que o filho que ela estava esperando deveria se chamar Jesus (Mt 1.21). A razão de ser assim é que Jesus (o Senhor salva) salvaria seu povo dos pecados deles. Ao ver Jesus, João Batista exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29).
“O ofício de Cristo é tirar os pecados”, diz Calvino. Comentando 1 João 3.5, ele explica: “João quer dizer aqui que Cristo realmente tira os pecados, porque através dele nosso velho homem é crucificado, e seu Espírito, por meio do arrependimento, mortifica a carne com todas as suas concupiscências”.
O Natal deve nos lembrar dessa bendita boa nova, que Jesus Cristo tira os nossos pecados. Todos nós éramos escravos do pecado e condenados por nossas culpas. Mesmo que quiséssemos nos livrar do pecado e da culpa, para nós seria impossível! Mas, graças a Deus, Jesus nasceu. Ele veio ao mundo para tirar o pecado de nossas vidas. Ele tirou a culpa do pecado por meio da Justificação. Ele tirou o domínio do pecado de nossos corações por meio da Santificação e Ele também tirará a presença do pecado em nossas vidas por meio da Glorificação.
Assim, no Natal, nós os crentes em Cristo, podemos celebrar o fato de que o pecado não nos condena mais (Rm 8.1) e que estamos em paz com Deus (Rm 5.1). Que o pecado não tem mais domínio sobre nós, porque Jesus crucificou consigo nosso velho homem (Rm 3.6). Que, embora presente em nossos corações, o pecado não é mais senhor dele porque o Espírito de Cristo opera em nós a santificação. Que haverá um dia – quando morrermos ou Cristo voltar – que veremos finalmente que o pecado foi tirado de nós. Então, seremos perfeitos.
Sei que o Natal nos faz pensar em coisas que ganhamos, mas gostaria que você pensasse naquilo de lhe foi tirado, seus pecados. Assim, glorifique a Deus por Jesus Cristo que tirou os nossos pecados.

“Para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3.8)

Em Gênesis 3.15, Deus promete a Adão e a toda humanidade caída em pecado e miséria que um dia um descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente.
O Diabo é a fonte de todo mal e pecado. Cada ato de rebelião se origina nele que “vem pecando desde o início”. Seu desejo é transformar a criação de Deus em um reino de pecado, um caos moral e espiritual. Sua característica e pecar. Ele mata, rouba e destrói. E os que fazem do pecado seu estilo de vida são seus filhos.
Porém os intentos de Satanás foram frustrados na cruz, quando Jesus o destruiu (Hb 2.14) juntamente com as obras dele. Era inimaginável que em humilhação e fraqueza, Jesus esmagaria Satanás sob seus pés. Mas foi exatamente isso que Ele fez na cruz. Ele destruiu o pecado e matou sua fonte, o Diabo. Quando Jesus vier em glória e estabelecer seu tribunal, Ele lançará o Diabo no lago de fogo e enxofre onde sofrerá eternamente (Ap 20.10-15).
Celebre o Natal com a certeza de que Jesus ao vir a esse mundo destruiu o Diabo e suas obras. Ele não poderá nos seduzir e enganar. Ele não poderá nos acusar. Ele não existirá para sempre. Ele é um inimigo vencido! Um cachorro raivoso, mas preso pelas coleiras da soberania de Deus. Um condenado aguardando a execução de sua pena. Jesus o venceu e destruiu a sua obra! A rebelião do pecado pereceu com Satanás.

“Para que pudéssemos viver por meio Dele” (1Jo 4.9)

Jesus veio também para que tivéssemos vida em abundância (Jo 10.10). O próprio João testemunha que Deus deu seu filho para que todo que Nele crer tenha a vida eterna (Jo 3.16). Antes de Jesus vir ao mundo imperava a morte e o medo dela. Mas a morte não foi suficiente para o Autor da vida, posto que a vida estava Nele (Jo 1.4). Ele zombou da morte na cruz. Ele ressurgiu vitorioso.
Deus enviou seu Filho ao mundo “para que pudéssemos viver por meio Dele”. Os que creem em Jesus vivem e, ainda que morram, viverão. Viver por meio Dele é apegar-se a Ele pela fé. E, por fé, sujeitar-se ao seu senhorio e receber sua salvação. Quem tem o Filho tem a vida! Cristo veio para nos dar vida eterna.
O Natal, como todo aniversário, é uma celebração da vida! Mas nesse caso não é só a vida de Cristo que celebraremos, mas também a nossa. Pois, nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus nos ressuscitou juntamente com Cristo (Ef 2.4-6). Pela graça somos salvos.

“Como propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 4.10)

Jesus veio para nos permitir experimentar o amor de Deus. Deus não poderia nos amar sendo nós pecadores. Ele só poderia despejar sua justa ira sobre nós. Paulo nos diz que Deus está irado com as pessoas porque elas suprimem a verdade por amor a injustiça, porque elas são idólatras e imorais e, dessa condição, todos fazem parte. A má notícia é que por causa disso todos estão condenados.
Deus propiciou os nossos pecados. O sacrifício da propiciação era aquele que fazia Deus olhar favoravelmente para o pecador e, invés de derramar sua ira, Ele dispensava sua graça. Pois bem, Cristo foi o derradeiro e definitivo sacrifício de propiciação. Por causa Dele e Nele Deus nos ama e nos cobre com sua graça. Jamais poderíamos experimentar a graça de Deus e seu amor paternal se antes Jesus não tivesse vindo ao mundo para ser propiciação pelos nossos pecados.

Conclusão

Por tudo isso, o Natal não deve nos concentrar na manjedoura apenas, mas principalmente na cruz. Jesus nasceu para morrer! Eu sei que isso parece óbvio, mas se Ele não nascesse e não morresse, nós não teríamos salvação. A cruz é o centro! A humilhação do Filho é o que está em foco. O Deus encarnado e sua obra é o que devemos celebrar. Devemos mesmo glorificar a Deus por isso!
A notícia do nascimento de Jesus foi celebrada com festa celestial e anunciada pelo coro angelical que cantava: Glória a Deus nas maiores alturas!
Related Media
See more
Related Sermons
See more