Sem título Sermão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
O VERDADEIRO NATAL
NATAL NA IGREJA
NATAL NA IGREJA
Estudo 527
Lucas 2:10-11
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Se o Natal do Senhor Jesus é realmente importante para mim, os membros da minha família, com certeza, já perceberam isso.
A importância do Natal na minha vida não pode ser guardada como um segredo de Estado, porque Natal é alegria e alegria a gente expressa de muitas maneiras.
Então, como é que eu expresso a alegria do Natal na minha casa?
Lucas 1:41-45
Você pode imaginar a preocupação de Maria em ter que convencer a Izabel de que a história da sua gravidez era verdadeira e era de fato um milagre de Deus e não uma historiazinha para encobrir um pecado?
Pois é, Maria nem precisou se explicar, o Espírito Santo operou em Izabel a manifestação da palavra de conhecimento, da revelação, e agora maria não tinha mais que se explicar, apenas contar o que de fato havia acontecido.
Izabel era prima de Maria e ficou muito feliz em recebê-la; Izabel não sabia que Maria estava grávida, mas ambas ficaram muito felizes com o natal dos seus filhos como um verdadeiro milagre de Deus para cada uma delas, guardada a devida proporção dos milagres.
Você pode imaginar como elas se sentiram? E como expressar aquela alegria?
Acho que quem tomou a dianteira em expressão de alegria foi João Batista no ventre de Izabel que deu um pulo de alegria!
Mas o Natal não é o mesmo para todas as famílias e durante este estudo, com certeza Deus vai lhe tomar pela mão e lhe levar por caminhos que farão deste, o melhor Natal de toda a sua vida; mesmo que você ache impossível, apenas creia e siga o Senhor Jesus.
Desfrute!
FAMÍLIA + IGREJA
FAMÍLIA + IGREJA
Nós aprendemos e ensinamos uma importante escala de valores:
1. Deus,
2. eu,
3. minha família,
4. a Igreja do Senhor Jesus,
5. e as demais coisas.
Porém, o equilíbrio entre família e Igreja é muito importante para manter a família e a fé, saudáveis.
À medida que os meus filhos iam crescendo, que fazia questão de sempre lembrar a importância do Natal com eles. Enquanto íamos nos preparando para celebrar o Natal na Igreja com todos os nossos irmãos, íamos também preparando a nossa casa para a nossa festa natalina com os nossos irmãos e amigos, mostrando à nossa família que a nossa fé é importante e a família é importante.
Você alguma vez já reparou que aprendemos a escala de valores com Deus, eu, a minha família, a Igreja do Senhor Jesus e as demais coisas, mas como será a escala de valores do aniversariante?
Considerando que o Senhor Jesus é um só com o Pai e o Espírito Santo, imagino que a escala de valores dEle seja mais ou menos assim:
1. Você!
2. A Igreja,
3. Os perdidos e as demais coisas.
Sim, você vem em primeiro lugar no coração de Deus, foi por você que Ele enviou o Senhor Jesus para entregar a Sua vida na cruz do Calvário.
João 3:16.
Então, considerando que você e o seu cônjuge são uma só carne, que vocês são do Senhor Jesus e os seus filhos são herança do Senhor, vocês são parte do corpo de Cristo e é impossível dissociar vocês do corpo do Cristo, impossível separar vocês da Igreja do Senhor Jesus!
A Igreja é o projeto de Deus em execução para salvar os perdidos e ela é formada pelas nossas famílias. Somos nós que realizamos a Obra do Ministério. Somos nós o único povo da Terra que tem o privilégio de adorar a Deus em espírito e em verdade.
Não pode, portanto, haver algo mais adequado, apropriado e único que celebrar o Natal adorando a Cristo com a sua amada Igreja.
LEMBRANDO OUTROS NATAIS
LEMBRANDO OUTROS NATAIS
Muita gente atravessa o Natal com tristeza e amargura, outros amargam o Natal com nostalgia, mas nós desfrutamos o Natal com muita alegria!
Há uma antiga canção que sugere: sempre melhorando, sempre melhorando, sempre melhorando no Senhor. A vida do crente é de valor em valor, de glória em glória.
Eu lembro com muita alegria e saudades os natais da minha infância, adolescência e juventude. Como eram extraordinários. Como eu lamento que a geração de hoje não conheça a alegria, o glamour a expectativa e a empolgação dos natais passados. Mal chegava dezembro e o comércio colocava festões verdes com bolas vermelhas de Natal de um poste ao outro atravessando a rua. Quase todas as lojas tocavam músicas de Natal. E todo mundo se preparava para passar o natal de roupa nova.
Mas as melhores memórias estão nos cultos de Natal. Eram compridos, mas parece que toda a igreja tinha que participar. As crianças recitavam poesias e faziam jograis. Cada criança recitava uma poesia e os pais, ansiosos, não podiam esperar para chegar o dia do Culto de Natal para orgulhosos, verem os seus filhos recitando e cantando; todos de roupa e sapatos novos que os pais economizavam quase o ano inteiro para comprar.
Pessoas vinham de longe e muita gente na igreja trazia convidados. O resultado era extraordinário e lembrado quase o ano inteiro. Rapidamente chegava o tempo que as professoras começavam a distribuir as poesias do próximo Natal.
Todos eram muito felizes levando sua família para honrar e adorar ao Senhor Jesus no Natal. Se não houvesse Igreja, jamais parecia que era Natal.
Salmos 55:14.
Quais as melhores memórias que você tem do Natal? O quanto, até hoje, você valorizou a comemoração na Casa do Aniversariante?
PRESENTES DE NATAL
PRESENTES DE NATAL
Afinal das contas, dar e receber presentes é sentimento ou consumismo?
Não há nada de errado em se dar e receber presentes no Natal. Na verdade, dar e receber presentes é uma tradição antiga dos moradores do oriente médio.
Há muitas ocasiões em que presentes eram oferecidos, a começar com o Senhor nosso Deus:
Deuteronômio 16:16-17.
Ninguém deveria comparecer diante do Senhor vazio! A oferta é um presente que trazemos para Deus.
Quando Saul foi encontrar-se com Samuel preocupou-se porque não tinha nenhum presente que lhe oferecesse:
1Samuel 9:7
Quando o povo judeu foi liberto do edito real pelas mãos de Ester e Mardoqueu houve grande alegria entre todo o povo e, a alegria, foi celebrada com banquetes e presentes.
Ester 9:19.
1Crônicas 16:29
A tônica de dar e receber presentes não tinha nada a ver com consumismo, comércio ou demonstração de apreço pessoal, mas sim era uma demonstração de gratidão a Deus por uma benção recebida. No caso de Ester, o livramento da morte das mãos do mal Hamã. Além das ofertas davam presentes uns aos outros e se alegravam no seu Deus.
A FESTA DO ANIVERSÁRIO DE JESUS
A FESTA DO ANIVERSÁRIO DE JESUS
Mal começa o segundo semestre e já estamos lembrando os nossos líderes que devem se preparar e preparar os seus departamentos para oferecerem ao Senhor uma linda Festa de Natal. Preparem poesias, jograis, canções de natal, tudo o que for possível – é uma das maiores celebrações da nossa Igreja.
Insisto com as pessoas, especialmente os líderes, para que não viagem de férias nessa época, afinal esse dia é do Senhor Jesus, talvez o único no ano que dedicamos exclusivamente a Ele em tudo, nos hinos, apresentações, mensagens, etc.
O Senhor é tão maravilhoso que àqueles que não viajam na época do Natal, Ele dá várias outras oportunidades durante o ano para viajarem com a família, ainda melhores do que fariam por si mesmos.
O Natal é tempo de semeadura. Semear suas férias, suas viagens, significa plantar no Jardim de Deus e Deus não fica devendo para pessoa alguma.
Alguma vez na sua vida você dedicou o seu dia de Natal inteiramente ao Senhor Jesus Cristo? Que maravilha será quando toda a nossa igreja tiver essa consciência e elevar aos céus a melhor Festa de natal da nossa história como Igreja de Cristo.
Quando vamos celebrar o aniversário de alguém, procuramos pensar em tudo e não esquecer nenhum detalhe. Como é que você se prepara para o Natal de Jesus?
Preparamos a festa, compramos os ingredientes da comida, compramos as bebidas, pratos e guardanapos de festa, arrumamos a mesa, mas o ponto alto é a hora de cantar os parabéns e ver a alegria no rosto do aniversariante.
Como estamos preparando a Festa do Senhor Jesus? Será que nos dedicamos mais para as nossas próprias celebrações do que às dEle?
Salmos 95:1-2
O Presente de Aniversário para Jesus
O Presente de Aniversário para Jesus
O melhor presente que você pode oferecer ao Senhor Jesus:
Hebreus 13:15
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Uma crônica que escrevi em 2004 ainda representa o verdadeiro sentido do Natal.
Era uma fria noite de Natal. O silêncio das ruas indicava que todos estavam recolhidos protegendo-se da espessa tempestade de neve. Não poderia haver cenário melhor para a noite de Natal, afinal, natal sem neve não é natal nessa região do país. Mesa farta, famílias reunidas, muita descontração e sorrisos são comuns e abundantes.
Em meio a tanta festa e “alegria” a voz da consciência ecoava num coração que se esforçava para festejar. O pano de fundo na realidade era outro. Uma profunda tristeza na alma, frustração e amargura escondidos atrás de um lindo sorriso natalino. Ninguém poderia notar, nem sequer imaginar, o vazio e o frio que açoitavam aquela vida; frio na alma, talvez maior que o da neve do outro lado da janela.
Mas por que essa tristeza? Afinal de contas, é Natal e é suposto que todo mundo esteja alegre.
É festa de amor e alegria, mas, onde está a alegria? Onde está o amor?
Na verdade, o politicamente correto deu lugar à atitude cortês, às palavras elogiosas e parece que mesmo os mais severos, se desmancham em amabilidades para estarem contextualizados.
Aquele coração entenebrecido, no entanto, trocaria todos os presentes, a festa, mesmo as amizades, tudo, por apenas uma resposta de Deus. A voz dos “por quês” é mais alta que todo o vozerio da festa. Ela pergunta o porquê de cada coisa: a situação econômica é o número 1, seguido do relacionamento familiar, da frustração no trabalho e até na igreja e nos amigos.
Uma pergunta – será que só eu estou me sentindo assim? Uma simples resposta – absolutamente não! Há uma multidão de infelizes natalinos lá fora. Mas então onde está a verdadeira alegria do Natal? O açoite da neve, o rigor do frio, pessoas solitárias enquanto outros celebram, tudo isso faz do natal uma grande hipocrisia. A alma ladrava – é isso mesmo, Natal é só comércio, é só mentira!
Enquanto a amargura inundava a alma e ia tomando conta da mente, uma meiga voz começava a se depositar naquele triste coração:
- O que é Natal? suavizava a voz. Bem, é o nascimento de Jesus, respondeu. Então, o que é celebrado, o pagamento das dívidas, os bons relacionamentos, a solução dos problemas enfim? Não! Responde agora o coração aflito num lampejo de luz.
Não, celebramos a Cristo! Retorna a doce voz – e o que é Cristo senão paz, amor e alegria?
Aproximando-se da janela aquela vida começa a ordenar os pensamentos. É bem verdade, Natal não é para mim, Natal é para Jesus. Ele é quem tem de receber os presentes e, que presentes Lhe haveríamos de dar, senão um coração adorador, alegre e agradecido? Mesmo com problemas e nos problemas, Ele nunca nos desamparou e afinal só chegamos até aqui através d’Ele.
Um perfume sobe do coração numa expressão de gratidão e louvor a Deus – Obrigado Senhor Deus pelo amor e a alegria do Natal.
Lá fora a neve continua enfeitando a grama, árvores e chão enquanto desliza suave na brisa do inverno.
Merry Christmas! – Feliz Natal!
Em Cristo,
Pr. Joel Freire Costa
Dezembro 2020